Do nosso casamento pagão na Lituânia
Vamos nos casar em cerimônias típicas de outras culturas? Não é um pedido de casamento muito popular. Na verdade, conosco isso não nasceu de um pedido, mas sim depois de várias conversas que foram evoluindo para essa vontade. Gostamos de viajar, nos amamos, então por que não conciliar tudo em um grande pacote extremamente enriquecedor em todos os sentidos?
Já tínhamos um roteiro pelos países bálticos e Rússia montado. O primeiro destino? [link tag=”vilnius”]Vilnius[/link], na [link tag=”lituania”]Lituânia[/link], a escolhida para iniciar nossa série de casamentos pelo mundo. Nos próximos parágrafos você verá mais detalhes sobre como uma cerimônia pagã praticamente mudou nossas vidas e nos trouxe a felicidade e a inspiração para seguir escrevendo, viajando e valorizando cada vez mais o amor.
No final de 2014, um de nós (Adriano) estava fazendo uma viagem pelo Marrocos, mais precisamente em [link tag=”chefchaouen”]Chefchaouen[/link], quando conheceu Erika e Romanas, um casal lituano que morava em [link tag=”vilnius”]Vilnius[/link], capital do país. Depois de longos dois dias de amizade, o convite para uma visita à sua casa durante o mochilão foi feito. Já a resposta foi quase um “se der eu apareço por lá”.
Mal sabiam que apareceria mesmo!
Quando a ideia dos casamentos ao redor do mundo surgiu, justamente em nosso Mochilão Báltico, contatamos Erika pois sabíamos que ela trabalhava com roupas. Quando soube que estávamos dispostos a nos casar em uma cerimônia tradicional ela se mostrou extremamente empolgada e foi uma das grandes responsáveis por isso tudo ter dado certo.
Depois de alguns dias recebemos dela a sugestão de procurar por uma cerimônia tradicional da Lituânia, mas que estava sendo deixada de lado ano após ano: um casamento pagão.
Navegue pelo post
A Cerimônia
Chegado o dia, vestimos as roupas tradicionais que o casal lituano preparou para nós e seguimos para um parque fora da cidade de [link tag=”vilnius”]Vilnius[/link]. Fazia muito frio naquela manhã e mal conseguíamos parar de tremer para tirar as primeiras fotos, ainda na entrada.
Ainda não fazíamos ideia de como seria a tal cerimônia pagã, mas em nossa cabeça várias imagens já surgiam, uma melhor do que a outra. A realidade foi mais incrível ainda. Após caminhar alguns poucos metros por uma trilha, saímos no alto de uma colina muito arborizada e aos poucos começávamos a ouvir o som da gaita de fole tocada por um dos cerimonialistas.
Fomos então apresentados a Inija Trinkuniene, que nos contou um pouco sobre a religião báltica, que, ora chamada de paganismo, nada mais é do que a fé lituana que foi deixada de lado há séculos atrás, como resultado do catolicismo que havia convertido grande parte do país.
O casamento foi feito naquele bosque não é à toa: para a religião báltica, os elementos da natureza são venerados e estão diretamente ligados à sua crença.
Ficamos em pé de frente para a Eternal Flame (chama eterna) para que começasse o ritual. As primeiras orações à Gabija, deusa e espírito do Fogo, e Deivas, deus da luz e da vida, exigiu que jogássemos sal na fogueira que se mantinha acesa mesmo com a pequena garoa que caía.
[vb_gallery ids=”4990,4991,4992,4989″]
Houve a troca de alianças assim como conhecemos e após algumas palavras e cânticos em lituano, demos as mãos para segurar a pedra de âmbar que ali representava nossa união. Segundo Inija, a partir daquele momento passaríamos a carregar a pedra conosco, mesmo que ela não estivesse materializada em nossas mãos. A partir desse momento circundávamos a chama eterna e fazíamos os votos um para o outro, e tudo foi muito pessoal, afinal de contas, falávamos em português naquele momento, e ninguém além de nós sabia o que estava sendo dito.
[vb_gallery ids=”4994,4995,4993,4996″]
A todos que estavam acompanhando a cerimônia foi oferecido uma pequena quantidade de trigo e que era jogada em nossas cabeças, e uma pequena mecha de cabelo de cada um foi cortada para ser lançada ao fogo.
Por fim, fomos convidados a tomar o tradicional hidromel em copo duplo. Precisamos nos contorcer para não deixar entornar, uma metáfora das circunstâncias difíceis que todos os casais enfrentam no cotidiano, nas quais ambos precisam se adaptar para conseguirem, juntos, a vitória. Quando já estávamos saboreando ela nos tirou para servir aos demais convidados. Antes de beber, cada pessoa nos fazia votos de felicidades, vida próspera, saúde e fertilidade.
[vb_gallery ids=”4997,4998,4999″]
Mais algumas orações, canções e bênçãos, a cerimônia terminou com uma chuva evoluída da garoa que nos acompanhou desde o início desse dia fantástico que permanecerá em nossa história. Inija disse que jamais choveu durante alguma de suas cerimônias e isso era algo a ser comemorado, pois é sinal de abundância. Seu espanto foi único ao saber que éramos brasileiros. Segundo ela, não é comum receber casais fora dos bálticos, muito menos da América do Sul.
Quanto custou
Em todas as cerimônias que fizemos até hoje, tivemos a sorte de contar com a ajuda de moradores locais e assim reduzimos custos, além de termos uma experiência muito genuína e nada comercial.
Na Lituânia, nossos amigos providenciaram as nossas roupas e só tivemos que arcar com as despesas dos cerimonialistas, que nos custou exatos 100 euros. Isto é, essa cerimônia tão especial saiu por cerca de R$400.
O pós-cerimônia
[vb_gallery ids=”5000,5002,5001″]
Terminada a cerimônia, tiramos algumas fotos ainda no parque e depois subimos até às Três Cruzes (Three Crosses) de Vilnius para comemorar: uma garrafinha de champanhe e quatro tacinhas, nada mais. Na verdade, nada muito grande era realmente necessário. Toda a simplicidade da cerimônia nos faz pensar que não é necessário gastar fortunas para um evento que, em sua essência, celebra algo muito simples: o amor.
[vb_gallery ids=”5006,5009,5005,5007,5004,5008,5003″]
Naquele momento passamos a carregar uma aliança no dedo e a memória de um dia fantástico, muito diferente de tudo que pudéssemos imaginar. Se tínhamos dúvidas a respeito da possibilidade de se fazer uma cerimônia na cultura de outros países completamente diferentes do nosso, elas foram completamente sanadas, e dizemos mais, só nos trouxe mais empolgação para renovar os votos matrimoniais em outros cantos do planeta.
Sempre que isso acontecer, contaremos tudo no blog, talvez não nos primeiros dias seguintes, afinal de contas, demora-se um tempo para absorver tudo e conseguir expressar todos esses sentimentos em palavras.
Um grande abraço e até o próximo casamento!
Que lindo! Amei a história desse casamento! Aliás, adoro o blog de vocês! :)
Obrigado pelo feedback, Karen!! =)
Que lindo! ?? e que viva o amor, seja lá onde for.
Obrigada, Evelyn! Em breve vamos nos casar de novo, mas o destino ainda é segredo. :x Hahaha
ahh muito amor nessas fotos!! fiquei com uma vontade imensa de fazer um casamento assim, acho muito mais bonito quando é simples e no meio da natureza!!!
Aki que casamento lindo!! Muito amor e muitas felicidades pra vocês! amei as fotos e a ideia!!
Que coisa mais linda esta cerimônia! Amei muito! Muito linda a história de vocês <3
E te falar: você estava muito mais bonita no simplório vestido tradicional pagão lituano do que muita noiva emperequetada por aí ;)
Viva o amor e a simplicidade! <3
Beijos procês
Nossa fiquei emocionada com a cerimônia e todo o momento especial que rolou. Um lugar lindo, trajes encantadores e a felicidade que não tem preço e nem palavras que possam expressar. Parabens, amei a proposta e me inspirou a fazer isso em marrocos que iremos em abril do ano que vem. Será que consigo?
Que romântico! Lindo demais! Love is in the air!
Que experiência incrível!!! E o melhor, nem saiu os olhos da cara! Muito show!!
História fantástica!! Muitos parabéns!! :) Já fui umas 10 vezes à Lituânia, mas nunca me casei (nem lá, nem em qualquer outro lugar lool). Mas gostei tanto do vosso casamento… que ainda me perco :)))
Muito bonita essa cerimonia! Adorei as fotos!
Eu não sou muita fã de casamentos, acho um absurdo os valores praticados no BR e um casal que se ama de verdade não precisa de tudo isso!
Lindo! Nem tem como expressar de outra forma. Fiquei apaixonada pelo ritual, tão simbólico e tão profundo. As fotos nos passam mesmo o qual emocionante foi esse momento pra vcs. Desejo muitos outros casamentos lindos pra vcs pelo mundo e estarei aqui pra acompanhar :D
Que cerimônia mais linda! Com certeza foi tudo bem especial e com carinho.
Não parecia que estavam com frio, mas deu para ter uma ideia da temperatura vendo as outras pessoas da foto.
Lindo lindo!
Achei extremamente incrível a ideia de vocês e a cerimônia!!! Você estava linda demais e as fotos também são muito legais… mas a última tá perfeita!! Hehehhehe
Gostaria de fazer o mesmo. Você poderia me ajudar?
Olá! Você precisa de alguma informação específica?