Do nosso casamento vietnamita organizado às pressas em Ho Chi Minh
O primeiro de nossos casamentos foi realizado em Vilnius, na Lituânia com algumas boas semanas de planejamento, mas o que aconteceu conosco em [link tag=”ho-chi-minh”]Ho Chi Minh[/link] não precisou de 24 horas! Você acredita?
Durante nossa viagem pelo [link tag=”vietna”]Vietnã[/link] estávamos com a ideia de realizar um casamento tradicional do país, mas nenhuma ideia concreta. Para falar a verdade tudo começou a ser levantado durante um café da manhã, quando decidimos: vamos celebrar nossa renovação de votos aqui!
A partir desse momento começamos a distribuir e-mails e mensagens de WhatsApp aos fotógrafos de casamento que encontrávamos em alguns sites. Mas só recebíamos respostas desagradáveis: ora o preço cobrado era muito alto, ora não havia disponibilidade para o dia seguinte. Até o almoço a única pessoa que se encaixava no orçamento e que tinha disponibilidade começou um papo de nos levar para um templo muito afastado da cidade e começamos a desconfiar que tinha algo de errado ali.
Felizmente até o meio dia já tínhamos conhecido Thường Việt Huỳnh, carinhosamente apelidado de Ted, que se empolgou tanto com a história do blog e de nossos casamentos que pelo próprio WhatsApp nos deu várias dicas a respeito das vestes tradicionais.
Começamos então a levantar os preços e locais que alugavam as roupas típicas de uma cerimônia vietnamita: Áo dài, feminino e o Áo Dài nam, masculino. Mais complicado do que explicar o que queríamos era entender o que os atendentes respondiam pelo telefone e até o final do mesmo dia já tínhamos duas lojas para visitar no dia seguinte, da cerimônia.
Alugadas as roupas e com horário combinado com o fotógrafo fomos em direção ao templo onde fizemos uma sessão de fotos na entrada. Curiosa foi a hora em que um ônibus completamente tomado por turistas idosos chegou. É sério, não fazemos a mínima ideia de quantas câmeras eram apontadas para nós naquele momento.
[vb_gallery ids=”5046,5048,5047″]
Entramos no templo e procuramos um monge que nos pudesse dar a benção budista, mas o fotógrafo nos explicou que naquele momento não seria permitido. A falta de compreensão entre nossos “ingleses” nos deixa a dúvida até hoje do motivo. Entretanto ele me disse que tradicionalmente os noivos fazem uma oração de pé, com as costas para a porta, e assim o fizemos, como forma de renovar os votos.
Terminado o ritual no templo, percorremos as ruas de Ho Chi Minh onde fomos extremamente bem recebidos e era incrível observar as manifestações de alegria das pessoas que nos reconheciam como turistas mas que estavam ali valorizando a cultura local.
[vb_gallery ids=”5050,5052,5051″]
Thường era muito criativo e nos levou para várias partes da cidade onde ele sabia que as fotos seriam bem enquadradas. A réplica da Catedral de Notre Dame foi uma delas.
[vb_gallery ids=”5056,5055,5498″]
Curiosa foi nossa segunda visita ao Chợ Bến Thành, mercado popular. Dizemos que foi curiosa porque um dia antes passamos por lá e saímos emburrados por conta do tumulto e da impaciência dos vendedores – em alguns momentos até mesmo com a grosseria. Já com os trajes e todo aquele clima de casamento, os mesmos vendedores esboçavam largos sorrisos, aplaudiam e queriam tirar suas fotos. O amor é capaz de todo tipo de milagre!
[vb_gallery ids=”5057,5058″]
Agora repare na próxima foto. Terminamos a sessão de fotos em um ponto de ônibus com várias vendedoras ambulantes. Encontramos uma delas no dia seguinte e ela se lembrava de nós. Disse que foi lindo ver um casal de fora fazendo a renovação de votos em trajes típicos vietnamitas. Para nós, essa troca é fantástica. É algo sem preço.
Quanto custou?
No Vietnã o custo de vida é muito barato de uma forma geral. Ao todos, pagamos o equivalente a R$60 pelo aluguel dos Áo dài e dos khăn đóng (o acessório da cabeça). Como dissemos acima, a experiência não tem preço.
A sensação posterior a todas as emoções que esse dia nos proporcionou só reforçou algo que já havíamos aprendido no primeiro casamento: a verdadeira alegria da vida está na simplicidade das coisas. É impossível orquestrar uma cerimônia complexa e detalhada com menos de 24 horas e o que fizemos, por mais simples que fosse, nos trouxe momentos inesquecíveis.
Foi nosso segundo casamento, a primeira renovação de votos e ali tivemos mais certeza ainda de que queremos continuar com esse projeto. Onde será o próximo?
Vcs se casaram em mais algum país, além de Vietnã e Lituânia? Quem sabe possa surgir um livro a partir disto? Casamentos pelo mundo ;)
A gente sa casou na Tailândia também, mas o post ainda não foi publicado. Boa essa ideia do livro, hein? Quem sabe? :)
Eu adoro essa história de vários casamentos de vcs! <3
Muito criativo e vcs sempre encontram uma forma simples de fazer. Por que os casamentos no Brasil precisam ser tão complicados??
Que legal! Acho o máximo quem tem essas ideias. Deve ter sido uma experiência incrível.
Adorei ler o relato de vocês!!! Achei a ideia genial. Parabéns!!!
Que experiência incrível! Fiquei impressionada com o preço, super em conta. Se fosse aqui no Brasil seria uma fortuna!
Muito legal! As fotos ficaram lindas! Há tempos tenho vontade de renovar os votos em algum lugar diferente, mas o Vietnã nunca tinha me passado pela cabeça. Ótima dica!!!
Que incrível! Meta de vida é isso, pode casar em vários lugares pelo mundo! Que experiência maravilhosa!
Fiquei boba minha gente!! Que coisa mais linda esse casamento. Parabéns pra vocês, e o próximo será onde mesmo?
é lindo demais gente, vietnã é só amor, tá no meu coração ahuehaueh
o engraçado é que eles tb adoram o casamento ocidental, quando visitei a catedral “notre dame vietnamita” tinha uma guria com um baita vestido de noiva branco super longo!! troca de culturas <3