Conheça a tribo Mosuo, uma sociedade matriarcal
No Dia Internacional da Mulher, o Viajei Bonito resolveu falar de uma cultura bem diferente da que estamos habituados. Já imaginou um lugar que seja governado apenas por mulheres? Esse lugar existe e, acredite: fica em um país em que a população masculina é superior à feminina. Na China, o patriarcado é predominante e é comum o infanticídio feminino, isto é, o assassinato de meninas recém-nascidas. Ainda assim, em uma região afastada do país, mais precisamente no sudoeste, fica o Lago Lugu e é lá que vive a tribo Mosuo. Nessa tribo, as mulheres são responsáveis pela administração financeira e pelo sustento da família. Pela tradição, a avó é a figura mais importante e responsável pela harmonia familiar.
Desde cedo, as mulheres da Tribo Mosuo já sabem a posição que ocupam nessa sociedade. A partir dos 13 anos, as meninas já podem morar sozinhas e aos 17, escolhem com quem querem se relacionar. Caso tenham interesse em algum dos homens da tribo, deixam a porta da casa aberta. Nessa cultura, não há casamento convencional e a mulher não mora junto com os homem que escolheu. Os encontros entre eles, só acontecem quando for da vontade dela e, mesmo com o nascimento dos filhos, ela continua morando a mãe e cria as crianças com a ajuda dos irmãos. Nesse caso, não há figura do pai, mas dos tios, que se tornam a única referência da figura masculina.
São as mulheres que ficam responsáveis por todo o trabalho, inclusive, os que envolvem força física. Trabalham na pesca, nas embarcações e nas plantações de arroz, enquanto os homens cuidam das tarefas de casa. Embora seja uma região afastada, o Lago Lugu tem recebido muitos turistas, o que tem causado preocupação entre moradores e especialistas, que temem que a cultura da Tribo Mosuo seja ameaçada. Mas há, também, quem vê isso de forma positiva, já que a economia está crescendo.
Veja algumas imagens da tribo matriarcal.
[vb_gallery ids=”3786,3784,3785,3783,3781,3782″]
Que em todas as sociedades as mulheres consigam o espaço, o respeito e a valorização pela qual tanto lutam há séculos e tenham, enfim, um Feliz Dia!