No Dia Internacional da Mulher, o Viajei Bonito resolveu falar de uma cultura bem diferente da que estamos habituados. Já imaginou um lugar que seja governado apenas por mulheres? Esse lugar existe e, acredite: fica em um país em que a população masculina é superior à feminina. Na China, o patriarcado é predominante e é comum o infanticídio feminino, isto é, o assassinato de meninas recém-nascidas. Ainda assim, em uma região afastada do país, mais precisamente no sudoeste, fica o Lago Lugu e é lá que vive a tribo Mosuo. Nessa tribo, as mulheres são responsáveis pela administração financeira e pelo sustento da família. Pela tradição, a avó é a figura mais importante e responsável pela harmonia familiar.

Trabalhadoras da tribo Mosuo. Lá, são os homens são responsáveis pelos serviços domésticos.

Trabalhadoras da tribo Mosuo. Lá, são os homens são responsáveis pelos serviços domésticos. Créditos: Richard DG city

Desde cedo, as mulheres da Tribo Mosuo já sabem a posição que ocupam nessa sociedade. A partir dos 13 anos, as meninas já podem morar sozinhas e aos 17, escolhem com quem querem se relacionar. Caso tenham interesse em algum dos homens da tribo, deixam a porta da casa aberta. Nessa cultura, não há casamento convencional e a mulher não mora junto com os homem que escolheu. Os encontros entre eles, só acontecem quando for da vontade dela e, mesmo com o nascimento dos filhos, ela continua morando a mãe e cria as crianças com a ajuda dos irmãos. Nesse caso, não há figura do pai, mas dos tios, que se tornam a única referência da figura masculina.

São as mulheres que ficam responsáveis por todo o trabalho, inclusive, os que envolvem força física. Trabalham na pesca, nas embarcações e nas plantações de arroz, enquanto os homens cuidam das tarefas de casa. Embora seja uma região afastada, o Lago Lugu tem recebido muitos turistas, o que tem causado preocupação entre moradores e especialistas, que temem que a cultura da Tribo Mosuo seja ameaçada. Mas há, também, quem vê isso de forma positiva, já que a economia está crescendo.

Veja algumas imagens da tribo matriarcal.

Que em todas as sociedades as mulheres consigam o espaço, o respeito e a valorização pela qual tanto lutam há séculos e tenham, enfim, um Feliz Dia!

Continua após a publicidade

Prepare-se para sua viagem

Quer economizar em sua viagem? Conheça então os cupons de desconto oferecidos pelo Viajei Bonito.

Comidas exóticas, fenômenos climáticos e furtos: veja alguns dos motivos pelos quais recomendamos o seguro viagem para os países da Ásia. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiroE se liga que tá rolando promoção! Até o dia 21/10/19 você pode usar o cupom SEGURA para garantir 10% de desconto em sua apólice! Aproveite esse descontão porque ele é por tempo limitado! Como alternativa, nós sugerimos que você também faça uma cotação na Real Seguro Viagem.

testamos o chip internacional da Easysim4u e aprovamos tanto o serviço quanto a qualidade da internet no exterior. Clique aqui para ver todas as opções de coberturas disponíveis nos EUA e em mais de 210 países! Ainda, utilize o cupom VIAJEIBONITO10 para garantir 10% de desconto em seu pedido! Recomendamos que você dê uma olhada no plano Dados Mundi que sai a partir de R$213,75. O Viajei Bonito indica também como alternativa o chip da Yes Brasil.

Pesquise por preços de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais na plataforma da Kayak. Aprenda a criar um alerta de passagens aéreas em promoção.

Se você teve algum voo cancelado, atrasado, perda de conexão, overbooking, extravio de bagagem ou outros tipos de imprevisto com companhias aéreas, faça aqui uma consulta e descubra se você tem direito a indenizações. A Resolvvi cuida de toda a burocracia e você recebe o valor sem sair de casa, além de pagar apenas se ganhar.

Receba um desconto em sua primeira viagem com a Uber ao utilizar o cupom 9udns9 durante o cadastro pelo aplicativo ou então através deste link.

Viajei Bonito

Somos duas pessoas apaixonadas por movimento. Para nós, cair na estrada é mais importante do que um projeto futuro de estabilidade e quaisquer oportunidades de novas viagens, por mais remotas e loucas que pareçam ser, a gente tá pegando!

Ver mais artigos de Viajei Bonito

Créditos da imagem de capa: franciegu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *