Conheça a tribo Mosuo, uma sociedade matriarcal

No Dia Internacional da Mulher, o Viajei Bonito resolveu falar de uma cultura bem diferente da que estamos habituados. Já imaginou um lugar que seja governado apenas por mulheres? Esse lugar existe e, acredite: fica em um país em que a população masculina é superior à feminina. Na China, o patriarcado é predominante e é comum o infanticídio feminino, isto é, o assassinato de meninas recém-nascidas. Ainda assim, em uma região afastada do país, mais precisamente no sudoeste, fica o Lago Lugu e é lá que vive a tribo Mosuo. Nessa tribo, as mulheres são responsáveis pela administração financeira e pelo sustento da família. Pela tradição, a avó é a figura mais importante e responsável pela harmonia familiar.

Trabalhadoras da tribo Mosuo. Lá, são os homens são responsáveis pelos serviços domésticos.

Trabalhadoras da tribo Mosuo. Lá, são os homens são responsáveis pelos serviços domésticos. Créditos: Richard DG city

Desde cedo, as mulheres da Tribo Mosuo já sabem a posição que ocupam nessa sociedade. A partir dos 13 anos, as meninas já podem morar sozinhas e aos 17, escolhem com quem querem se relacionar. Caso tenham interesse em algum dos homens da tribo, deixam a porta da casa aberta. Nessa cultura, não há casamento convencional e a mulher não mora junto com os homem que escolheu. Os encontros entre eles, só acontecem quando for da vontade dela e, mesmo com o nascimento dos filhos, ela continua morando a mãe e cria as crianças com a ajuda dos irmãos. Nesse caso, não há figura do pai, mas dos tios, que se tornam a única referência da figura masculina.

São as mulheres que ficam responsáveis por todo o trabalho, inclusive, os que envolvem força física. Trabalham na pesca, nas embarcações e nas plantações de arroz, enquanto os homens cuidam das tarefas de casa. Embora seja uma região afastada, o Lago Lugu tem recebido muitos turistas, o que tem causado preocupação entre moradores e especialistas, que temem que a cultura da Tribo Mosuo seja ameaçada. Mas há, também, quem vê isso de forma positiva, já que a economia está crescendo.

Veja algumas imagens da tribo matriarcal.

Que em todas as sociedades as mulheres consigam o espaço, o respeito e a valorização pela qual tanto lutam há séculos e tenham, enfim, um Feliz Dia!

Conheça a tribo Mosuo, uma sociedade matriarcal

Prepare-se para viajar

Use o cupom FERIAS para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus,  a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Viajei Bonito

Somos duas pessoas apaixonadas por movimento. Para nós, cair na estrada é mais importante do que um projeto futuro de estabilidade e quaisquer oportunidades de novas viagens, por mais remotas e loucas que pareçam ser, a gente tá pegando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo