Fortaleza: coisas que você precisa saber antes de viajar
Tapioca, buchada de bode com farinha, cuscuz, praias paradisíacas, gente alegre, isso é nordeste! Hoje nosso destino é Fortaleza, Ceará!
Fortaleza é, sem dúvidas, uma cidade linda! Seria uma árdua tarefa tentar descrever a receptividade do povo nordestino, aliás, sou suspeita. Filha de cearense-cabeça-chata pude comprovar o que o meu pai sempre me dizia sobre nordeste: “não é só essa seca que a televisão mostra, não”.
Navegue pelo post
A lenda de Iracema, como nasceu o Ceará
A primeira coisa que fiz quando fui a Fortaleza foi ler Iracema, de José de Alencar. Realmente é muito mais emocionante quando você está em um lugar em que leu a história anteriormente! Para quem não conhece a história, preste atenção nesse post. Iracema era uma bela índia, conhecida como a virgem dos lábios de mel. Ela e Martim, um guerreiro, se apaixonam e após várias tentativas de ficarem juntos acabam se separando. Grávida, Iracema adoece de saudades do seu amor distante e ao dar a luz, entrega o filho ao pai e morre. O conto também é conhecido como a Lenda do Ceará, pois a união de Iracema com Martim e o nascimento do filho dos dois simboliza o nascimento de uma nova raça, raça mestiça entre índios e colonizadores, ou seja, tipifica os portugueses e índios que deram origem aos cearenses. Iracema foi enterrada por seu amado junto a um coqueiro que ela gostava. Todos os dias a ave de estimação da índia pousava no coqueiro e cantava. O canto da ave chamava-se Ceará, dando nome à terra que hoje é o estado nordestino.
A praia de Iracema
Uma das praias mais famosas da cidade é a praia de Iracema. O nome é uma homenagem à obra de José de Alencar.
Ali você pode encontrar a estátua de Iracema, monumento símbolo inaugurado em 1996 por Zenon Barreto, artista plástico cearense. Lá você também pode ter uma vista privilegiada da famosa ponte dos Ingleses, iniciada em 1921 com o objetivo de servir com porto.
Ah! Encontramos outra estátua de Iracema na Lagoa da Messejana, bairro da zona sudeste da cidade.
Veja outros sete passeios de um dia saindo de Fortaleza no blog Vamos por Aí!
Show de Humor
O Ceará é o berço de muitos comediantes! Tom Calvancante, Adamastor Pitaco, Didi Mocó e muitos outros! Assim que chegamos ao aeroporto podemos ver cartazes com os humoristas e uma frase abaixo: “terra do humor”. Se você gosta de dar boas risadas, nós te indicamos o Lupus Bier, onde os artistas fazem suas apresentações. Você paga pelo bifê (40 reais) e pela bebida e pode assistir ao show sem pagar taxa extra! Tem até pizza de rapadura, creiam! Vale muito à pena!
Anote aí o endereço: Rua dos Tabajaras, 340 (Praia de Iracema), Fortaleza, CE, 60165-080, Brasil
Horário de funcionamento: de terça a sábado, de 19h30 ao meio dia.
Mercado Central
No fim da viagem é hora de comprar lembracinhas para “ozamigo”. No Mercado Central você encontra de tudo: roupas de renda, rede, rapadura, castanhas, imãs de geladeira… No nordeste é comum as pessoas “pechincharem” o preço das coisas. Como em todo lugar, se você é turista o preço sempre pode ser mais caro! Não tenha vergonha de “chorar” um descontinho!
[vb_gallery ids=”5420,5421″]
O mercado ainda oferece comidas típicas do estado. Que tal um pausa para uma deliciosa tapioca da tia?
Horário de funcionamento: das 8h às 18h de segunda a sexta, das 8h às 17h; aos sábados e das 8h às 13h aos domingos.
Transporte em Fortaleza
O sistema de transporte em Fortaleza é um pouco diferente do de Minas. Em Fortaleza, se quero ir do meu bairro a outro distante, não preciso pagar dois ônibus. Pego meu ônibus normalmente e paro em um terminal. Uma vez descendo no terminal, não preciso pagar outra passagem para pegar o outro ônibus até o bairro que quero chegar (desde que eu não saia do terminal, claro). Além do mais, a passagem é um pouco mais barata se comparada a outras capitais do Brasil. Paga-se R$2,75.
Dialeto cearense
Mesmo que o idioma oficial do Brasil seja o português, ao longo de cada estado encontramos as variações linguísticas. Aí vai um minidicionário cearense para você não se perder:
- ABESTADO = Bobo.
- AMUNHECAR = Estar desanimado.
- APERREADO = Angustiado, muito nervoso.
- AVIA = Anda logo!
- BULIÇOSO = Pessoa que mexe em tudo.
- CABRA-DA-PESTE = Homem corajoso.
- DA MOLÉSTIA = Muito, demasiado.
- EMBUANÇA = Briga, barraco.
- FLOZÔ = Ficar ocioso.
- GASTURA = Mal estar.
- INFERNO DA PEDRA = Onde Judas perdeu as botas.
- JURURU = Amuado.
- MANGAR = Zoar.
- NUM FRESQUE NÃO! = Pode parar com isso!
- PELEJAR = Tentar insistentemente.
- SALIENTE = Intrometido.
Agora que já conhece alguns lugares incríveis para curtir em Fortaleza, aproveite a baixa temporada e embarque para lá, visse?