As praias mais bonitas nos arredores de Atenas

Quando falamos em Atenas, logo nos vem à mente ruínas de construções milenares que vimos durante toda a vida nos livros da escola. Certamente são pontos indispensáveis durante uma visita à capital da Grécia.

E por falar em “Grécia”, qual é a primeira associação que o seu cérebro faz quando escuta esse nome? “Praias paradisíacas” talvez.

Mas engana-se quem pensa que é preciso pagar por cruzeiros caríssimos para conhecer as praias cinematográficas desse país. Nos arredores de Atenas é possível relaxar à beira-mar gastando muito pouco e sem o desgaste de longas horas dentro de uma balsa.

Eu te mostro!

1 Votsalakia

Votsalakia é uma das praias mais badaladas nos arredores de Atenas
Votsalakia é uma das praias mais badaladas nos arredores de Atenas. Créditos: Anders Gustavson / Fonte: Flick

Votsalakia está localizada em Piraeus, perto do porto de onde saem os barcos que levam às ilhas. Pela facilidade de se chegar até lá, costuma ficar cheia, mas nada parecido com as praias do Rio durante o verão escaldante.

É uma praia de cascalho, mas não chega a incomodar. A minha dica é que você fique o mais longe possível do porto. Eu tenho pra mim que as águas não são muito limpas onde há grande fluxo de barcos.

Perto de lá é fácil encontrar bares e restaurantes para se abastecer após um dia de descanso sob o sol.

Assim como os cariocas bebem Mate na praia, os atenienses gostam de tomar frappé, aquele café com creme gelado. Delicioso, não dá para ir embora sem experimentar.

Como chegar

Na estação Monastiraki, pegue o M1 e vá até Piraeus. De lá pegue ônibus 915 ou o 20 e desça pertinho da praia. O percurso dura cerca de 55 minutos.

2 Alimos

Um dia de verão na praia de Alimos, em Atenas. Créditos: trexcali / Fonte: Flick
Um dia de verão na praia de Alimos, em Atenas. Créditos: trexcali / Fonte: Flick

Uma praia de areia fina e branca, localizada próximo ao centro de Atenas. Em decorrência dessa proximidade, tende a ficar muito cheia durante o verão, mas isso pode ser até uma vantagem caso você queira trocar uma ideia com os moradores locais.

Não se preocupe, a praia é muito grande e cabe todo mundo. Não espere ver ambulantes vendendo comidas, protetor solar, chapéus, canga, ou qualquer outra coisa que você precise usar na praia. Isso não é tão comum na Grécia (embora haja em algumas praias), então é melhor levar tudo, com exceção da comida, que pode ser comprada em algum restaurante ou mercado por perto.

Recomendo Alimos para os atletas, porque dá para correr na areia ou jogar uma partida de tênis e vôlei nas quadras.

Como chegar

A partir da Praça Syntagma, pegue o trem da Linha 2 em direção a Elliniko, descendo em Alimos. Consulte os horários e itinerários no site da Urban Rail Transport. Será preciso andar um tanto para chegar até a praia. Outra opção é pegar um ônibus e descer no Edem, que fica à beira-mar.

3 Glyfada

Nos arredores de Atenas existem praias paradisíacas
Nos arredores de Atenas existem praias paradisíacas. Créditos: Nikos Patsiouris / Fonte: Flickr

É uma das mais conhecidas e por isso fica lotada durante a alta temporada. Há áreas públicas e privadas, estas ficam menos cheias porque são pagas.

As águas são cristalinas e tranquilas, indicadas para famílias com crianças ou para pessoas que não sabem nadar.

A praia de Glyfada tem boa infraestrutura para receber os banhistas, oferecendo duchas, cadeiras e guarda-sóis para alugar. Perto da praia é possível encontrar restaurantes, bares e mercados para comprar bebidas e comidas. À noite o bicho pega nas festas que acontecem nas boates perto da praia.

Como chegar

Na Praça Syntagma, pegue o Trem T5 e espere cerca de 1h10 até sair de frente para a praia.

4 Astir

Imensidão azul na praia de Astir, em Atenas, na Grécia
Imensidão azul na praia de Astir, em Atenas, na Grécia. Créditos: Astir Palace

Águas rasas e calmas, não oferecem perigo a ninguém. De longe só se vê a imensidão azul, que contrasta com a areia branquinha. Também fica cheia durante o verão (Atenas tem 3,2 milhões de habitantes, fora os turistas. Difícil achar uma praia deserta por ali), mas sempre há espaço pra mais um.

Dá para alugar espreguiçadeiras e guarda-sol, também não será difícil comprar alguma coisa para comer, basta apertar um botão na cadeira e alguém irá te atender. Ou você mesmo pode sair para procurar, se quiser economizar.

Vestiários, quadras de vôlei e aluguel de equipamentos estão disponíveis para os banhistas.

Perto da praia estão as ruínas do templo de Apolo. Vale a pena abrir mão de alguns minutos de sol e mar para visitá-las.

Se tiver tempo, fique para ver o pôr do sol escandaloso que acontece ali. Renderá fotos maravilhosas.

Como chegar

Na estação Syntagma você pega trem A3 em direção a Glyfada e depois o ônibus 114. Ou então pegue o ônibus Ε22 no sentido Akadimia – Saronida, que para a 500 metros da praia.

5 Vouliagmeni

Lago Vouliagmeni, em Atenas, na Grécia
Lago Vouliagmeni, em Atenas, na Grécia. Créditos: Sergii Figurnyi / Fonte: Shutterstock

É uma praia urbana, que fica lotada durante os finais de semana e na alta temporada. Mas nem por isso deixa de ser espetacular. É convidativa, sobretudo, para os praticantes de windsurfe e demais esportes aquáticos, pois é um dos poucos lugares onde o mar tem ondas.

A uma curta distância do mar encontra-se o lago Vouliagmeni, com águas límpidas e geladas, uma solução para quem não gosta muito de água salgada.

A área possui excelente infraestrutura para visitantes, com restaurantes, boates, quadras de tênis, vôlei e até playground. No verão muitas festas acontecem nas areias de Vouliagmeni, com música ao vivo, DJ e muita birita. Experimente os pratos feitos à base de peixe e frutos do mar.

Como chegar

Pegue a linha M2 na Praça Syntagma e desça em St. Elliniko. De lá, pegue o ônibus e desça na praia de Vouliagmeni.

6 Lomvarda

Além do azul intenso, as praias de Atenas são embelezadas por flores de cores vibrantes
Além do azul intenso, as praias de Atenas são embelezadas por flores de cores vibrantes. Créditos: Robert Wallace / Fonte: Flick

É uma pequena praia de areia, uma das poucas da região. Está dividida em uma parte mais turística, que conta com guarda-sóis e espreguiçadeiras, e outra mais deserta, sem muitos recursos.

As águas são calmas e seguras, mas quando começa a ventania as coisas podem mudar.

Está bem servida de bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais.

Como chegar

Na praça Sintagma, pegue o M2 e vá até St. Elliniko. De lá pegue o ônibus 122 e desça em Lomvarda. Caminhe mais uns 3 minutos e direção à praia e depois é só correr pra água.

7 Cabo Sounion

O pôr do sol no Templo de Poseidon, em Sounion, Atenas
O pôr do sol no Templo de Poseidon, em Sounion, Atenas. Créditos: S.Borisov / Fonte: Shutterstock

Essa é imperdível! E península é sem dúvida alguma uma dos lugares mais bonitos que visitei na Grécia. Além do mar azul que você encontra fácil em qualquer uma das praias aqui listadas, o Sunion se diferencia pela vista privilegiada para as ruínas do Templo de Poseidon, construído em 444a.C para homenagear o deus supremo do mar, que protege as águas do território grego e os marinheiros que por ali navegavam.

Se você assim como eu gostava de assistir Os Cavaleiros dos Zodíacos depois da escola, deve se lembrar do Cabo de Sounion, pois era ali que os prisioneiros eram deixados como oferendas a Poseidon, que poderiam ser afogados pela maré ou ser libertado com a ajuda de um deus tão poderoso quanto Atenas.

Minha dica é que você fique até o pôr do sol, é absurdamente lindo.

Como chegar

Pegue o ônibus KTEL laranja que parte de Atenas com destino a Sounion. A viagem demora cerca de 2h. Consulte mais informações em Rome2rio (dica: ao abrir o link, altere o destino para “Temple of Athena Sounias” de forma a ter mais precisão do percurso).

8 Kokkino Limmanaki

É necessário percorrer uma trilha até a praia de Kokkino Limmanaki, em Atenas, mas vala a pena
É necessário percorrer uma trilha até a praia de Kokkino Limmanaki, em Atenas, mas vala a pena. Créditos: Dimitris Kamaras / Fonte: Flick

Cercada por falésias, essa é uma praia pequena e muito tranquila, com mar de intenso azul e águas cristalinas. Fica perto do porto de Rafina, menos popular que o Porto de Piraeus. De lá saem balsas para as ilhas de Evia e Andros, a cerca e uma hora de viagem.

É necessário descer uma pequena trilha até a praia, que valerá qualquer esforço quando você colocar os pés n’água.

Como chegar

Pegue o ônibus KTEL laranja que sai de Pedion Areos (perto da estação de metrô Viktoria) e siga direto para Rafina. De lá você pode ir andando até a praia, numa caminhada que leva cerca de 15 minutos. Consulte os horários no site da empresa.

9 Schinias

As árvores oferecem sombra na praia de Schinias, em Atenas, Grécia
As árvores oferecem sombra na praia de Schinias, em Atenas, Grécia. Créditos: Ed Chadwick / Fonte: Flick

Praia fascinante, excelente para a prática de esportes aquáticos, pois ali os ventos sobre as águas chegam bem fortes. É cercada por uma floresta, que oferece sombra para aqueles que não querem se expor muito ao sol.

É composta por áreas pagas e áreas públicas. Na primeira você terá mais confortos e regalias, como espreguiçadeiras, guarda-sóis e uma pessoa para trazer o que você precisar. Na segunda, você terá de levar as suas coisas, desde canga a comida. Nenhum sofrimento, mas a escolha é sua.

Como chegar

Pegue o ônibus KTEL laranja que parte do Pedion Areos (perto da estação de metrô Viktoria) com destino a Marathon. A viagem dura cerca de 1h40. Consulte os horários no site da empresa.

Quer mais dicas de lugares legais para curtir o verão europeu? Dê uma olhada neste post do Ligado em Viagem.

Onde se hospedar em Atenas

Apesar de ser uma cidade muito procurada pelos turistas, Atenas oferece muitas formas de hospedagens baratas, entre elas os hostels (recomendo o Chameleon Youth Hostel) e alguns apartamentos confortáveis e bem localizados no Airbnb. Temos também um guia completo de hospedagem em Atenas, vale a pena conferir.

A qual delas você vai primeiro?

As praias mais bonitas nos arredores de Atenas

Prepare-se para viajar

Use o cupom SAUDE para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus,  a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Um pensamento em “As praias mais bonitas nos arredores de Atenas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo