Onde ficar em Atenas: os melhores bairros, hotéis e albergues

Chegou a hora de ver de perto todos aqueles lugares que até agora você só conhece por meio de livros de História, filmes e fotos. Escolher onde ficar em Atenas não deveria ser uma grande questão, mas assim como em todas as capitais do planeta, há áreas que devem ser evitadas.

Atenas é uma das das cidades mais antigas do mundo, com verdadeiros tesouros arqueológicos que datam de mais de 8 mil anos. Em contraposição, é também uma metrópole em constante crescimento, com áreas modernas, um importante centro financeiro e o maior porto de passageiros da Europa. Somam-se a isso as praias paradisíacas e a saborosa culinária mediterrânea. Fica difícil não cair de amores pela cidade!

Onde ficar em Atenas

Cada bairro da capital tem um estilo diferente, por isso irei apresentar as particularidades de cada um deles para que você possa escolher onde se hospedar em Atenas de acordo com os seus interesses na cidade.

Outro ponto a ser levado em consideração é que o sistema de metrô é bastante eficiente e fácil de usar, então, mesmo que você não se fique hospedado próximo aos principais pontos turísticos, poderá se deslocar até eles em poucos minutos.

Conheça os melhores bairros para se hospedar em Atenas.

Plaka

A charmosa rua Anafiotika, no bairro Plaka, Atenas, Grécia
A charmosa rua Anafiotika, no bairro Plaka, Atenas, Grécia. Créditos: Tomasz Wozniak / Fonte: Shutterstock

Plaka é o bairro mais antigo da cidade e também o mais turístico. Eu poderia dizer que é também o mais gracioso, mas preciso ser sincera ao avisar que na alta temporada suas ruas labirínticas perdem um pouco de seu encanto com o vaivém de pessoas. Então, se você estiver procurando uma zona menos turística, este não é o melhor lugar para ficar em Atenas, pelo menos durante os meses de julho e agosto.

De qualquer forma, Plaka merece ser desbravado, pois está no coração na cidade, rende lindas fotos de recordação e permite deliciosas caminhadas até os principais pontos turísticos de Atenas. Aproveite a noite para curtir uns dos bares na calçada. Busque hospedagem em Plaka.

Principais pontos turísticos: Anafiotika, Arco de Adriano, Monumento Corágico de Lisícrates, templo de Eleusínio, Santuário de Aglauro, Museu da Arte Grega Infantil, Museu de Arte Popular Grega, Museu da Arte Grega Infantil, Museu Frissiras, Museu Judaico da Grécia, Museu da História da Universidade de Atenas, Igreja de Agioi Anargyroi, Fórum Romano, Torre dos Ventos, Casa de Banho dos Ventos (a última sauna pública em funcionamento) e a casa mais antiga de Atenas.

Hotéis:

Reserve hospedagem em Plaka agora

Syntagma

Troca da guarda no Parlamento de Atenas, Grécia
Troca da guarda no Parlamento de Atenas, Grécia. Créditos: Duncan Rawlinson / Fonte: Flickr

Syntagma é o lugar certo onde ficar em Atenas se você quer estar perto dos pontos turísticos e não se importa com a intensa movimentação de pessoas. Aqui fica o Parlamento Grego, onde acontece a troca da guarda todos os domingos às 11h, um evento imperdível! Se você não estiver na cidade neste dia, pode ao menos assistir o render da guarda que acontece de hora em hora, com uma coreografia mais breve, mas também interessante. Pesquise por hotéis e albergues em Syntagma agora.

Principais pontos turísticos: Praça Syntagma, Parlamento, Jardim Nacional e Zappeion.

Hotéis:

Reserve hospedagem em Syntagma agora

Monastiraki

Monastiraki, o maior mercado de rua de Atenas, Grécia
Monastiraki, o maior mercado de rua de Atenas, Grécia. Créditos: Milan Gonda / Fonte: Shutterstock

Gosta de comprar lembrancinhas durante a viagem? Então você acabou de encontrar onde ficar em Atenas! Monastiraki é conhecido pelo extenso mercado de rua, que vende um pouco de tudo. Foi aqui que encontrei olhos gregos e ouzo pelo melhor preço.

Mas Monastiraki não é só compras. O bairro é uma boa base para visitar a pé boa parte dos principais pontos turísticos da capital, como a Acrópole, Biblioteca de Adriano, Mesquita de Tzistarakis. Enquanto caminha pelas ruas estreitas, deixe-se levar pelo delicioso aroma de comida fresca e experimente alguns pratos típicos da Grécia, como moussaka (o meu favorito), gemista, gyros e souvlaki.

Principais pontos turísticos: Mercado das Pulgas, Biblioteca de Adriano, ruínas da Ágora, Mesquita de Tzistarakis, Mesquita de Tzistarakis, Igreja bizantina de Pantanassa, Igreja de São Filipe, Odeon Athenaeum, Museu Herakleidon e Museu de Arte Islâmica Benaki.

Reserve hospedagem em Monastiraki agora

Psiri

Psiri, um bom lugar para se hospedar em Atenas, Grécia
Psiri, um bom lugar para se hospedar em Atenas, Grécia. Créditos: Milan Gonda / Fonte: Shutterstock

Edifícios em estilo neoclássico renovados pela arte urbana e ruas arborizadas são as marcas de Psiri, um antigo e pequeno bairro de Atenas. Um bom lugar onde ficar no centro da cidade, com muitas galerias de arte, antiquários, ateliês, lojas de artesanatos e claro, vários bares, restaurantes, bistrôs e tabernas, onde muitas vezes há música ao vivo. Como não amar um bairro tão boêmio e cheio de vida?

Principais pontos turísticos: Praça dos Heróis, Igreja Agioi Anargyro, Museu de Gastronomia Grega, Teatro Emporikon e Theatro Kofon Ellados.

Albergues:

Hotéis

Reserve hospedagem em Psiri agora

Thissio

Thissio, um bairro seguro para quem procura onde ficar em Atenas, Grécia
Thissio, um bairro seguro para quem procura onde ficar em Atenas, Grécia. Créditos: Milan Gonda / Fonte: Shutterstock

Se estiver procurando onde se hospedar em Atenas na área central, recomendo Thissio. Aqui você terá a melhor vista para a Acrópole e poderá chegar ao principal cartão postal da Grécia com uma caminhada de poucos minutos.

Thissio é também um paraíso gastronômico, com restaurantes maravilhosos, além de grande variedade de cafeterias e tabernas. É um lugar seguro para sair à noite, conhecer outros viajantes e tomar algumas doses de ouzo, a bebida típica do país. Mas aprecie com moderação, pois o nível alcoólico dela é altíssimo!

Principais pontos turísticos: Templo de Hefesto, Santuário de Zeus, Ágora, Areópago, Antiga Muralha de Pnyx, Igreja Bizantina dos Santos Apóstolos e Observatório Nacional, além de igrejas históricas como as de Agia Marina e Agios Athanasios Kourkouris.

Albergue:

Hotéis:

Reserve hospedagem em Thissio agora

Kolonaki

Kolonaki, bairro com bons hotéis em Atenas, Grécia
Kolonaki, bairro com bons hotéis em Atenas, Grécia. Créditos: Apostolis Giontzis / Fonte: Shutterstock

Kolonaki é um bairro de elite, conhecido pelas lojas de luxo, boutiques de designers famosos, restaurantes finos, bares elegantes e hotéis sofisticados. É o lugar ideal para quem busca onde ficar em Atenas com classe perto dos pontos turísticos, para conhecer a cidade durante o dia e se render aos encantos da noite em estabelecimentos de alto nível. Encontre hospedagem em Kolonaki.

Principais pontos turísticos: Monte Lycabettus, Praça Kolonaki – onde fica a coluna de uma ruína que deu nome ao bairro – Museu Benaki, Museu Bizantino e Cristão, Fundação Nicholas P. Goulandris e Museu da Guerra.

Albergues:

Hotéis:

Reserve hospedagem em Kolonaki agora

Makrygianni

Museu da Acrópole de Atenas, Grécia
Museu da Acrópole de Atenas, Grécia. Créditos: jpbarcelos / Fonte: Shutterstock

Embora não haja muitas atrações turísticas em Makrygianni, a localização central faz dele um ótimo lugar para se hospedar em Atenas. É uma área segura, com ruas bonitinhas fechadas para pedestres, bons restaurantes e hotéis charmosos com vista para a Acrópole. Pesquise por hotéis e albergues em Makrygianni.

Principais pontos turísticos: Museu da Acrópole, Museu de Jóias Ilias Lalaounis, Monumento Corégico de Nicias, Templo de Dionísio e Igreja Ortodoxa Grega de São Jorge.

Albergue:

Hotéis:

Reserve hospedagem em Makrygianni agora

Koukaki

Vista de Atenas a partir da Colina de Filopapo, em Atenas
Vista de Atenas a partir da Colina de Filopapo, em Atenas. Créditos: Nikos Patsiouris / Fonte: Flickr

Koukaki é um bairro residencial tranquilo, moderno, cheio de personalidade, com calçadões arborizados e restaurantes ao ar livre. Um lugar para quem procura onde ficar em Atenas perto dos principais pontos turísticos, mas longe da muvuca. Todos os hotéis selecionados para este bairro oferecem vista para a Acrópole! Pesquise por hospedagem em Koukaki.

Principais pontos turísticos: Monumento de Filopapo, Museu de Arte Contemporânea (EMST), Praça Koukaki e Praça Gargaretta.

Hotéis:

Reserve hospedagem em Koukaki agora

Pireus

Porto de Pireus, na região metropolitana de Atenas, Grécia
Porto de Pireus, na região metropolitana de Atenas, Grécia. Créditos: Steve Heap / Fonte: Shutterstock

Pireus é um município da zona metropolitana de Atenas, onde está o principal porto de cruzeiros que levam às ilhas gregas. Pode ser facilmente acessado através do transporte público, mas por estar longe do centro, é uma opção conveniente para quem está apenas de passagem pela capital e precisa embarcar cedo no navio. Procure por hotéis próximos ao porto de Pireus.

Principais pontos turísticos: Igreja de São Nicolau, Catedral de Agia Triada, Teatro Municipal, Museu Arqueológico de Pireus, Museu Marítimo Helênico e Estádio Paz e Amizade.

Hotéis:

Reserve hospedagem em Pireus agora

Onde NÃO se hospedar em Atenas: áreas a evitar

Atenas é uma cidade segura, inclusive para mulheres que viajam sozinhas. Os cuidados que devem ser tomados aqui são os mesmos que precisam ser colocados em prática em qualquer lugar do mundo: ter atenção com batedores de carteiras, não contar dinheiro em público, não guardar carteira e celular em lugares de fácil acesso, tomar conta da própria bebida na balada e evitar becos escuros.

Além disso, há áreas que devem ser evitadas à noite, como Attiki, Patisia, Kypseli e Omonia, pela crescente criminalidade e presença de usuários de drogas.

Use essas informações para se sentir mais seguro, mas não fique paranoico. Vá tranquilo, use o bom senso e faça uma viagem inesquecível!

💡 Organize sua viagem para Atenas

Com a GetYourGuide, você adquire ingressos para passeios, cruzeiros, e traslados com antecedência de maneira segura. E o melhor: só paga na próxima fatura do cartão de crédito, sem IOF!

Ver preços e passeios

O que você achou deste guia de hospedagem?

Você gostou deste guia de bairros para se hospedar em Atenas? Tem sugestões para melhorá-lo? Deixe a sua opinião na caixa de comentários, ela é muito importante para que possamos aperfeiçoar o nosso trabalho!

Ah! Não esqueça de adquirir o seu seguro viagem para a Europa, porque ele é obrigatório! Faça uma cotação na Seguros Promo, o comparador de seguros viagem internacional mais utilizado por viajantes brasileiros.

Seguros Promo
VIAJEIBONITO5
Cupom que dá direito a 5% de desconto Ver todos os cupons Enviar por e-mail

Como utilizar este cupom
  1. Acesse a página da Seguros Promo
  2. Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
  3. Selecione a apólice
  4. Utilize o cupom na etapa de pagamento

Informe abaixo seu e-mail para receber este cupom em sua caixa postal. Ele não será armazenado, nem utilizado para enviar campanhas de marketing.

Leia mais sobre Atenas

Onde ficar em Atenas: os melhores bairros, hotéis e albergues

Prepare-se para viajar

Ícone seguro viagem

Use o cupom CRIANCA para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Compre passagens aéreas com até 35% de desconto usando o comparador de preços ou utilize a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus, a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo