Viajei Bonito

Planejamento de viagens e nomadismo digital

GetYourGuide ou Civitatis? Qual é melhor para reservar passeios online?

Reservar passeios online é uma conveniência que até poucos anos atrás era impensável para viajantes. Antes da popularização da internet, quem imaginaria poder agendar tours em cidades distantes ou até mesmo em outros países, com a facilidade de ler avaliações de outros clientes?

Hoje, plataformas especializadas facilitam o contato entre viajantes e agências ou guias de turismo em basicamente qualquer lugar do mundo.

Duas empresas se destacam nesse mercado: GetYourGuide e Civitatis. De maneira geral, ambas oferecem o mesmo serviço de agendamento de passeios, excursões e experiências de viagem. No entanto, elas têm diferenças substanciais em relação à quantidade de atividades oferecidas, formas de pagamento e políticas de cancelamento.

Neste post, você encontrará um quadro comparativo com os benefícios de cada empresa, seguido de uma explicação detalhada sobre cada item, além do meu parecer honesto sobre qual das duas é melhor.

GetYourGuide ou Civitatis, qual é o melhor?
GetYourGuide ou Civitatis, qual é o melhor? Créditos: Freepik

Imagine planejar sua viagem dos sonhos por meses, ou até anos, economizando cada centavo para torná-la real, e, ao finalmente chegar ao destino, perder tempo precioso de um lado para o outro, visitando agências.

Agora imagine algo ainda pior: o passeio que você escolheu foi um fiasco, ou o guia simplesmente não apareceu. Nessas situações, resolver o problema direto com a agência pode ser uma dor de cabeça.

Empresas especializadas, como a GetYourGuide e Civitatis, têm uma curadoria rigorosa de agências e guias de turismo, garantindo qualidade e segurança na prestação do serviço. E se mesmo assim algo der errado, o seu dinheiro será reembolsado com facilidade, já que ele só é repassado ao prestador do serviço depois de alguns dias que a atividade é concluída.

Essa é apenas uma das muitas vantagens. Vou listar algumas outras aqui:

  • Garantia de disponibilidade: em destinos turísticos muito concorridos, é comum que ingressos e vagas em passeios se esgotem rapidamente. Isso pode acontecer em lugares como Paris, Roma, Machu Picchu e até em destinos nacionais, como Bonito. Reservando com antecedência, você não corre o risco de voltar para casa com a frustração de não ter conseguido visitar um lugar muito esperado.

  • Sem surpresas desagradáveis: nessas plataformas, você encontra descrições detalhadas dos passeios e de custos extras, quando for o caso. Além disso, pode conferir as avaliações de outros viajantes que já vivenciaram as experiências que você está planejando.

  • Flexibilidade para pagamento: por atuarem em vários países, ambas as empresas oferecem uma ampla variedade de métodos de pagamento e aceitam diferentes moedas. Detalharemos isso mais adiante.

  • Liberdade para cancelar: a maior parte dos passeios tem uma política de cancelamento com prazos que variam entre 24 a 48 horas de antecedência, sem precisar justificar os motivos da desistência.

  • Atendimento multilíngue: as duas empresas oferecem atendimento 24 horas por dia através de diferentes canais e em vários idiomas, incluindo português. Assim, se você precisar tirar alguma dúvida, não haverá barreiras linguísticas.

⚠️ Use o cupom de desconto VIAJEIBONITO20 para ter 20% de desconto no seguro viagem. Pagando pelo PIX, você garante mais 5% OFF!

Quais são as diferenças entre GetYourGuide e Civitatis?

Abaixo, você verá uma tabela com as principais diferenças entre a GetYourGuide e as Civitatis, que serão detalhadas ao longo deste artigo.

⚠️ ATENÇÃO!

Se você estiver lendo este artigo no seu celular, pressione o dedo sobre a planilha e arraste para a esquerda e para a direita para conseguir ler todos os dados, ou use a barra de rolagem.

GetYourGuide ou Civitatis
Empresa GetYourGuide Civitatis
Abrangência Mais de 11.000 destinos em 150 países Mais de 4.000 destinos em 160 países
Número de atividades Mais de 140.000 Mais de 90.000
Free tours Não Sim
Cupom de desconto Sim Não
Plataformas de vendas Site e aplicativo (Android e iOS) Site e aplicativo (Android e iOS)
Formas de pagamento PayPal ou cartão de crédito, não permite parcelamento Cartão de débito e crédito (parcelamento em até 12x), Pix, PayPal, PicPay e Mercado Pago
Moedas aceitas USD (US$), EUR (€), GBP (£), entre outras. Não aceita Reais (R$) USD (US$), EUR (€), GBP (£), BRL (R$), entre outras
Política de cancelamento Cada passeio segue uma política específica, mas geralmente é possível cancelar gratuitamente com até 24 horas de antecedência Cada passeio segue uma política específica, mas em geral é possível cancelar com até 48 horas de antecedência
Suporte ao cliente 24 horas por dia, via chat, e-mail ou telefone 24 horas por dia via chat, WhatsApp ou telefone
Reputação 4.0/5 no Trustpilot e não está no Reclame Aqui 4.6/5 no Trustpilot e 7.1/10 no Reclame Aqui

*dados pesquisados em novembro de 2024.

Abrangência e número de atividades

A GetYourGuide foi fundada em 2009 e mantém parcerias com agências em mais de 11.000 destinos, espalhados por 150 países, oferecendo mais de 140.000 atividades. A empresa oferece diversos tours semelhantes, o que é positivo por proporcionar mais opções de escolha e maior variedade de preços, porém pode gerar confusão no momento da compra, pois nem sempre as diferenças estão claras nas descrições.

A Civitatis, por sua vez, surgiu um ano antes, em 2008, e conta com um catálogo que supera 90.000 atividades distribuídas em mais de 4.000 destinos em 160 países. Eles são bastante criteriosos com os serviços que disponibilizam na plataforma e dificilmente você encontrará algo repetido no portfólio.

Ambas as empresas já são consolidadas no mercado mundial, têm boa reputação e estão em constante expansão, ampliando a oferta de transfers, passeios, excursões e outros serviços relacionados ao mercado de turismo. Em alguns destinos, já é possível adquirir seguro viagem e eSIM para acesso à internet no exterior.

Facilidade para reservar

Além dos respectivos sites, tanto a GetYourGuide quanto a Civitatis oferecem aplicativos disponíveis para download na Google Play, para dispositivos Android, e na App Store, para aparelhos com sistema iOS.

Ambos os sites possuem navegabilidade intuitiva, permitindo inserir o destino desejado e acessar uma lista de atividades e serviços disponíveis para o local escolhido.

No caso da GetYourGuide, as atividades são organizadas em categorias específicas, o que facilita a busca. Ainda assim, há a opção de visualizar “todas as atividades” para garantir que nenhuma opção seja deixada de lado.

Formas de pagamento

Este é um fator decisivo no momento da compra e as duas empresas se diferem bastante nesse quesito.

A GetYourGuide permite pagamentos nas três moedas mais utilizadas por turistas: Dólar Americano (US$), Euro (€) e Libra Esterlina (£). Também aceita algumas moedas da América do Sul, como o Peso Chileno (CL$), Peso Colombiano (COL$) e Peso Uruguaio ($U).

No entanto, o Real Brasileiro (R$) ainda não está incluído, o que obriga os clientes brasileiros a realizar pagamentos em moeda estrangeira e arcar com as taxas de conversão. Os pagamentos podem ser feitos via PayPal ou cartão de crédito, mas não há opção de parcelamento.

Já a Civitatis, além de aceitar pagamentos em Reais (R$), também permite transações em moedas estrangeiras como Dólar Americano (US$), Euro (€), Libra Esterlina (£), entre outras.

Um diferencial da empresa é a ampla variedade de opções de pagamento, incluindo Pix e a possibilidade de parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito. Além disso, são aceitos métodos como PicPay, Mercado Pago e PayPal, oferecendo maior facilidade para os clientes brasileiros.

Cupons de desconto e passeios gratuitos

Para cativar os novos clientes, a GetYourGuide oferece um cupom de desconto para ser utilizado na primeira reserva. Basta se cadastrar no site e um cupom de uso único chegará ao seu e-mail.

A Civitatis, por sua vez, argumenta que trabalha com o preço mais baixo possível, por isso não dispõe de cupons de desconto. No entanto, a empresa conta com centenas de free walking tours em seu catálogo de atividades. Esses passeios não são propriamente gratuitos, mas você dá uma contribuição voluntária ao guia, sem valor preestabelecido.

Políticas de cancelamento

Tanto na GetYourGuide quanto na Civitatis, cada atividade tem regras específicas, como prazos diferentes para cancelamento gratuito ou taxas aplicáveis. Por isso é importante ler com atenção à descrição dos passeios.

Na GetYourGuide, a maioria das atividades oferece reembolso total para cancelamentos realizados até 24 horas antes do início do passeio. O valor será devolvido pela mesma forma de pagamento utilizada na reserva e geralmente estará disponível em sua conta entre 3 e 5 dias úteis.

Para pedir o cancelamento, preencha o formulário e envie automaticamente pelo site. Simples, rápido e sem dor de cabeça!

Por outro lado, na Civitatis é mais comum que as atividades não permitam remarcações ou cancelamentos. Quando essas opções estão disponíveis, geralmente exigem um prazo de antecedência que varia entre 24 e 48 horas. Nos casos em que o cancelamento é permitido, o reembolso será realizado na mesma forma de pagamento utilizada para a reserva.

Canais de atendimento

Ambas as empresas se orgulham de oferecer atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, em vários idiomas e através de diferentes canais. Mas será que é isso mesmo?

Como entrar em contato com a GetYourGuide?

Em sua página de Termos e Condições Gerais, a GetYourGuide garante atendimento via chat, telefone e e-mail, mas quando somos direcionados à página “entre em contato conosco“, não há nenhum número de telefone ou janela de bate-papo disponível, há apenas um campo para preencher o número da reserva.

Sendo assim, se a pessoa ainda não tiver uma reserva e quiser apenas tirar uma dúvida, conseguir atendimento será mais complicado. Felizmente eu consegui achar um endereço de e-mail, que é: [email protected].

Foi apenas vasculhando a página deles no Facebook que encontrei alguns números de telefone disponíveis, mas será necessário desenrolar no inglês ou na língua local:

EUA: +1 844-326-5840
Canadá: +1 844-326-5840
Austrália: +61 2 4708 9546
Reino Unido: +44 (0) 20 3962 0237
Alemanha: +49 (0) 30 56839445
Suíça: +41 (0) 43 505 14 95
Itália: +39 (0) 6 9480 0677
Espanha: +34 911 23 56 12
França: +33 (0) 1 75 85 97 22
Outros países: +49 (0) 30 56839445

Como entrar em contato com a Civitatis?

A Civitatis também afirma estar disponível através de e-mail, chat, telefone, WhatsApp e Telegram, no entanto, quando acessamos a página de Contato, aparecem apenas opções para preencher o código da reserva ou escolher o motivo da solicitação.

No entanto, navegando pela página eu descobri como destravar as outras formas de contato com a empresa.

  1. Clique em “Antes de reservar” ou “Minha conta”.
  2. Escolha qualquer opção que aparecer. Não precisa preencher nada.
  3. Continue rolando a tela para baixo e após o formulário, você vai encontrar todos os canais de comunicação da empresa.

Você pode ser atendido via chat, WhatsApp ou Telegram a qualquer hora do dia ou da noite. Já o atendimento via telefone da Civitatis no Brasil só está disponível das 8h às 18h através do número (19) 4560 2995.

Reputação

A GetYourGuide possui uma classificação geral de 4,0 em 5 no Trustpilot, com mais de 38.500 avaliações, sendo que 70% delas são “Excelente”. No entanto, a empresa não tem um perfil ativo no Reclame Aqui, o que dificulta a análise de reclamações específicas de consumidores brasileiros. Vale lembrar que a GetYourGuide é uma empresa suíça, com sede na Alemanha e sem nenhum escritório no Brasil.

A Civitatis, por sua vez, é uma empresa espanhola que possui um escritório em São Paulo e tem presença ativa no Reclame Aqui. No site, recebeu 217 reclamações e respondeu a 100% delas, com uma nota geral de 7,1 em 10.

Já no Trustpilot, a Civitatis conta com mais de 148.000 avaliações, sendo 77% delas “Excelente” e 14% “Muito Bom”, o que demonstra que a esmagadora maioria dos clientes está satisfeita com os serviços prestados.

Como reservar passeios através da GetYourGuide?

Como reservar passeios online pela GetYourGuide
Como reservar passeios online pela GetYourGuide. Créditos: Freepik

Comprar ingressos e reservar passeios através da GetYourGuide é muito simples. Abaixo, você encontra o passo a passo detalhado:

  1. Entre no site da GetYourGuide.
  2. Escreva o nome do destino ou atração desejada na barra de buscas e clique em “Buscar”. Se preferir, explore as sugestões exibidas diretamente na página inicial.
  3. Navegue pelas seções e escolha a atividade que lhe interessar.
  4. Leia a descrição do passeio escolhido, prestando atenção nas informações importantes como: horários, preços, política de cancelamento e revisões de clientes anteriores.
  5. Selecione o número de participantes, a data desejada e o idioma em que prefere fazer o tour, após isso, clique em “Verificar disponibilidade”.
  6. Escolha o horário de início de clique em “Reservar agora”, mas se quiser escolher oturos passeios, clique em “Adicionar ao carrinho”.
  7. Revise os dados do passeio, escolha o local em que você será buscado e clique em “Próximo: dados pessoais”.
  8. Insira os dados pessoais de todos os participantes para os quais você está adquirindo o ingresso e clique em “Ir para pagamento”.
  9. Escolha o método de pagamento, preencha os dados solicitados e clique em “Pagar agora” ou “Finalizar reserva”, dependendo do modo escolhido.
  10. Após o pagamento, você receberá um e-mail de confirmação com os dados da atividade e instruções detalhadas para o dia agendado.

Atenção! Imprima ou salve o comprovante de reserva no seu celular, pois você terá que apresentá-lo no momento do passeio.

Como reservar passeios através da Civitatis?

Como reservar passeios através da Civitatis
Como reservar passeios através da Civitatis. Créditos: Freepik

Reservar passeios e comprar ingressos através da Civitatis é fácil e rápido. Basta seguir este passo a passo:

  1. Acesse o site da Civitatis.
  2. Insira o nome do destino ou atração desejada na barra de buscas e clique em “Procurar”. Se preferir, explore as sugestões exibidas diretamente na página inicial.
  3. Navegue pela lista de opções disponíveis e escolha a que lhe agrada e clique em “Ver detalhes”.
  4. Leia atentamente a descrição da atividade selecionada. Confira informações como horários, preços, política de cancelamento, avaliações de outros clientes e o que mais você considerar relevante.
  5. Escolha a data desejada, insira o número de participantes e clique em “Reservar”.
  6. Revise os dados do passeio, como data e número de pessoas. Se quiser agendar outros passeios, clique em “Reservar mais atividades” ou, se preferir finalizar a compra, clique em “Continuar”.
  7. Escolha a moeda na qual deseja pagar, selecione o método de pagamento e clique em “Pagar”.
  8. Após o pagamento, você receberá um e-mail de confirmação com os dados da atividade e instruções detalhadas para o dia agendado.

Atenção! Imprima ou salve o comprovante de reserva no seu celular, pois você terá que apresentá-lo no momento do passeio.

Afinal, qual é melhor: GetYourGuide ou Civitatis?

Embora ambas as empresas sejam confiáveis, reconhecidas mundialmente e em constante expansão, a Civitatis é a melhor opção para o público brasileiro. Além de oferecer mais opções de passeios em território nacional, ela aceita pagamento em Reais e métodos mais convenientes, como PIX e parcelamento em até 12 vezes, o que a coloca à frente da concorrente.

Por outro lado, a GetYourGuide brilha pela abrangência global e por ter um catálogo mais diversificado. No fim das contas, as duas plataformas podem ser vistas como complementares, dependendo do perfil do viajante e do destino escolhido.

Leia mais sobre reservas de passeios online

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo