Monções asiáticas podem atrapalhar a sua viagem
Você junta seu suado dinheiro o ano inteiro, planeja durante meses aquela viagem dos sonhos e quando chega ao destino para finalmente ter as merecidas férias, vem um fenômeno climático e atrapalha tudo! Não tem como brigar com a mãe natureza ou cobrar de São Pedro por aquele passeio perdido, mas dá para evitar alguns perrengues e contratempos pesquisando a época ideal para conhecer o lugar desejado.
No sudeste asiático, as monções são o terror dos viajantes. No dicionário, esse é nome dado aos ventos que sopram do mar para o continente e vice e versa, dependendo da época do ano. Mas, em alguns casos, elas causam muito mais do que simplesmente um tempo nublado ou chuvas esporádicas. Na prática, a palavra monções pode significar tempestades assustadoras, enchentes, mar agitado além da conta, tufões e desastres. Em alguns locais, a intensidade desses fenômenos é tanta que alguns serviços deixam até de ser oferecidos aos turistas. Banho de água fria para quem esperava poder curtir 100% do destino escolhido.
Não tem porque se arriscar e enfrentar as monções asiáticas se dá para pesquisar melhor sobre cada lugar antes de comprar a passagem. O único porém é que, em cada um dos países, o fenômeno aparece numa época do ano. Isso quer dizer que o exercício de planejar seu roteiro e a logística pelos países durante um mochilão vai exigir um pouco de paciência e conhecimento. Mas a gente te ajuda!
Navegue pelo post
Qual a melhor época para viajar para a Ásia?
A resposta depende do lugar que você pretende visitar. Em alguns, as monções têm baixa intensidade e não representam grandes riscos. Mas, em outros, não vale a pena nem aproveitar a baixa temporada no Brasil para economizar em passagem se não será possível usufruir tudo o que o destino tem de melhor. Entenda de uma vez por todas: as monções asiáticas podem atrapalhar a sua viagem de maneira estrondosa. A chuva causada por elas muitas vezes fecha estradas, pontos turísticos e causa estragos dignos do noticiário da TV.
Listamos os principais países do sudeste asiático para lhe ajudar e garantir que as monções não atrapalhem a sua viagem.
Camboja
É onde ocorrem as monções mais fracas do sudeste asiático, que podem se resumir a chuvas fracas. Porém, em determinados períodos, elas são religiosamente diárias. Para evitá-las, a melhor época para conhecer o [link tag=”camboja”]Camboja[/link] e suas belas praias é de novembro a abril.
China
Apenas a região sul da [link tag=”china”]China[/link] é afetada pelas monções, geralmente de abril a setembro, trazendo fortes chuvas que alagam as cidades por vários dias, trazendo grandes transtornos ao viajante.
Filipinas
A temporada de monções vai de maio a outubro e o ideal é não visitar as [link tag=”filipinas”]Filipinas[/link] de junho a novembro, quando ocorre a temporada de tufões. As chuvas são imprevisíveis e muitos passeios turísticos são cancelados
Índia
De julho a setembro o ar fica pesado e a soma de calor excessivo com alta umidade causa chuvas torrenciais na [link tag=”india”]Índia[/link]. Os alagamentos são comuns e os passeios ficam praticamente impossibilitados.
Indonésia
Pouco afetada pelo fenômeno, a temporada de monções vai de outubro a março, mas raramente causam algum transtorno na [link tag=”filipinas”]Indonésia[/link]. O dia fica constantemente nublado e ocorrem chuvas leves.
Laos
A intensidade do fenômeno também não é tão forte, mas especialmente em agosto a atenção precisa ser redobrada. Até mesmo algumas estradas chegam a fechar e viajar de ônibus torna-se tarefa arriscada. Por isso, dê preferência aos meses que vão de dezembro a abril ao planejar sua viagem a [link tag=”laos”]Laos[/link].
Malásia
A [link tag=”malasia”]Malásia[/link] atingida duplamente pelo fenômeno. Na costa leste, a temporada vai de novembro a março e são bastante intensas, suspendendo até mesmo os serviços de suporte a turistas – como hotéis e restaurantes. Na costa oeste, a temporada vai de maio a outubro, mas em geral se resume a pancadas de chuva nos fins de tarde.
Nepal
No [link tag=”nepal”]Nepal[/link]as monções atingem fortes intensidades. Geralmente de julho a setembro podem ocorrer alagamentos e as muitas das trilhas para trekking que existem no país ficam impossibilitadas de uso.
Sri Lanka
Assim como na Malásia, o [link tag=”sri-lanka”]Sri Lanka[/link] apresenta duas épocas de monções. Em ambas, a intensidade é moderada, com chuvas dentro da normalidade. No sudoeste do país, a temporada vai de maio a agosto e, no nordeste, de outubro a janeiro.
Singapura
Mesmo fora da temporada, o país recorrentemente é atingido por chuvas temporárias. O tempo é imprevisível em [link tag=”singapura”]Singapura[/link], mas no geral o período de monções vai de abril a agosto.
Tailândia
A [link tag=”tailandia”]Tailândia[/link] é banhada por dois mares diferentes e, consequentemente, é afetado por dois tipos de monções. Eita! Na costa oeste, onde está a famosa Koh Phi Phi, [link tag=”krabi”]Krabi[/link] e [link tag=”bangkok”]Bangkok[/link], o período vai de abril a outubro, e na costa da Ko Samui e da Ko Tao, de setembro a dezembro.
Taiwan e Hong Kong
De abril a setembro, podem ocorrer tufões por conta da umidade e do calor excessivos. O ideal é evitar estes locais nesta época, principalmente em agosto e setembro.
Vietnã
A temporada de monções no [link tag=”vietna”]Vietnã[/link] vai de maio a outubro, mas o período mais preocupante é durante a temporada dos furacões, cujas incidências são bem maiores entre agosto e novembro. Nessa época, as chances de vivenciar grandes tempestades e pegar ventanias que muitas vezes evoluem para algo pior é grande.
Agora que você já sabe quando viajar para cada país asiático, é hora de começar a procurar o melhor lugar para ficar. A gente pode te ajudar!
Juliana, eu diria que esse post é quase plágio…
Muito bom o post
Falei um pouco sobre isso há uns meses atrás lá no blog também. Pior de tudo é que esse tempo tá doido.
Choveu uma semana sem parar aqui na Tailândia esse começo de ano, deu uma parada na chuva por uns 5 dias e agora a chuva voltou com tudo, isso tudo fora de época.
Abraços
Pois é, Flavio. A gente pegou chuva em Krabi e em Kuala Lumpur fora de época, mas foram chuvas isoladas, de um dia só, ainda bem. Li o seu relato sobre os últimos 6 meses na Ásia, muito massa!
Excelente seu post!!! Tenho uma viagem programada para Tailândia (apenas BKK), Vietnã e Camboja, no final de junho até início de julho. Sei que vou pegar chuva e já até comprei minha capa, rs! Mas a dúvida é: vale a pena ir mesmo assim??? Ou seria melhor eu desistir desse roteiro e procurar um outro destino??? Infelizmente não tenho possíbilidade de vijar no período de novembro à Maio, quando não pegaria as chuvas… Olhei para alterar o destino pra Bali, que será tempo seco, mas confesso que esse destino não me enche tanto os olhos… Me ajudem!!!
Fernanda, para você saber se vale a pena ou não mudar o roteiro, veja quanto choveu nos últimos três anos nas cidades que escolheu visitar. Em alguns casos, só a capa não resolve. Com chuvas torrenciais e alagamentos, não dá nem para curtir o passeio. No Camboja eu acredito que você não enfrentará muitos problemas.
Abraços e boa sorte!
Ótimo post! Eu estive duas vezes na Ásia e realmente dei muita sorte pois mesmo sendo temporada (em tese) eu não peguei nada. Mas em compensação já peguei o resto de um tufão na China e foi caótico.