Onde ficar em Granada: melhores bairros e hotéis para se hospedar
Se você é do tipo de viajante que escolhe hospedagem apenas olhando fotos ou filtrando por preços, tem grandes chances de entrar em uma furada. É preciso muita atenção para escolher onde ficar em Granada, na Espanha, já que esta cidade tão fotogênica tem ruas estreitas onde os carros não passam e ladeiras íngremes e escorregadias, um desafio para quem viaja com bagagens pesadas.
A vida nômade me agraciou com a oportunidade de morar em Granada e aqui estou há três meses, me apaixonando por algo novo a cada dia. As ruas da cidade têm um cheiro adocicado delicioso, os primeiros raios de sol transformam o centro histórico em um cenário poético, e ao pôr do sol, cantamos e dançamos em qualquer mirante.
Me sinto privilegiada por conhecer esta cidade como a palma da minha mão e por poder te guiar na escolha dos melhores bairros para se hospedar em Granada. Vou listar os pontos turísticos em cada um deles e quais perfis de viajante combinam com cada área.
Para facilitar, também listarei hostels, hotéis econômicos e opções luxuosas, porque Granada é uma cidade democrática, que recebe todos os viajantes de braços abertos.

Navegue pelo post
Melhores bairros para se hospedar em Granada
Granada é composta por 8 distritos e 33 bairros e é bem conectada pelo transporte público. É realmente uma cidade grande, mas não se preocupe, os pontos turísticos estão condensados em uma área pequena.
Se eu tivesse que indicar apenas um bairro para se hospedar em Granada, não pensaria duas vezes antes de sugerir o Centro Histórico, que é onde estão os principais atrativos da cidade.
No entanto, há outras áreas que também valem a pena explorar. Para ser mais direta, trouxe esta tabela, mas tenho muito mais a contribuir ao longo deste texto.
Bairro | Características | Perfil de viajante | |
---|---|---|---|
Centro Histórico | Concentra a maioria dos pontos turísticos, grande oferta de serviços e bem conectado pelo transporte público. | Pessoas que estão na cidade pela primeira vez e todos que buscam praticidade. | Ver preços |
Albaicín | Bairro histórico mais charmoso de Granada, com rica herança árabe, ruelas íngremes, palácios em estilo mourisco, casas caiadas, mirantes e hotéis com vista para a Alhambra. | Casais em viagem romântica e fotógrafos. | Ver preços |
Sacromonte | Está localizado na parte alta de Granada, é conhecido por suas casas-cavernas e também por resgatar a cultura flamenca, através dos tradicionais espetáculos de zambra. | Pessoas em busca de experiências fora do comum. | Ver preços |
Ronda | Bairro residencial com atmosfera jovem, tem vida noturna animada e bons bares de tapas. Conta com ótimos hotéis e os melhores hostels de Granada. | Jovens e mochileiros, amantes da vida noturna e pessoas que viajam de carro. | Ver preços |
Beiro | Zona residencial, menos turística e mais tranquila. Fica na área plana da cidade, perto da estação de trem e com boa infraestrutura. | Viajantes que buscam hospedagem de alto padrão com o melhor custo-benefício, nômades digitais e famílias. | Ver preços |
Centro Histórico
O Centro Histórico é a melhor área para se hospedar em Granada, especialmente para quem visita a cidade pela primeira vez. A maioria dos pontos turísticos está concentrada nessa região ou em bairros vizinhos, facilmente acessíveis a pé ou de ônibus.
Em uma cidade cheia de ladeiras, escolher uma hospedagem aqui é uma decisão inteligente. O Centro Histórico fica em uma área plana, ideal para explorar sem grandes esforços. Além disso, a região é repleta de bares de tapas, casas de chá, lojas de artesanatos marroquinos, supermercados, bancos e correios. Ou seja, tudo o que você pode precisar durante a viagem.
Como moradora local, meu conselho é optar por um hotel ou hostel próximo à Gran Vía de Colón ou à Avenida Reyes Católicos, onde você estará bem localizado e com fácil acesso a toda a cidade. E você vai ficar surpreso ao descobrir que alguns dos hotéis mais baratos de Granada estão localizados aqui!
Pontos turísticos no Centro Histórico: Alhambra, Generalife, Silla del Moro, Carmen de los Mártires, Puerta de Elvira, Real Monasterio de San Jerónimo, Basílica de San Juan de Dios, Catedral de Granada, Capela Real, Madraça de Granada, Museo Casa de Los Tiros, Fuente de las Batallas e Puente Romano.
Hotéis econômicos:
Hotéis luxuosos:
🔥DICA QUENTE! Garanta o seu ingresso para visitar a Alhambra antecipadamente, pois eles se esgotam rápidos e não são vendidos de última hora! Nós temos um cupom de 10% de desconto!
Albaicín
Albaicín é uma continuação do Centro Histórico, sendo o bairro mais antigo de Granada e também o mais característico. Ele mantém a herança árabe da época em que Granada era a capital do Reino Nasrida, com ruelas labirínticas calçadas com pedra, casas mouriscas adornadas com flores coloridas, palácios imponentes, cármenes (praças ajardinadas) e mirantes estrategicamente posicionados para assistir ao nascer ou ao pôr do sol.
Apesar desse cenário quase perfeito, é importante lembrar que o Albaicín se espalha por colinas, com ruas íngremes e, em alguns trechos, um tanto escorregadias. Além disso, há áreas onde o acesso de carro é restrito, o que pode influenciar a sua escolha de onde ficar em Granada.
Para fazer valer o sacrifício, você pode se hospedar em um dos charmosos hotéis com vista para a Alhambra. É uma imagem que vai permanecer para sempre na sua memória!
Pontos turísticos em Albaicín: Mirador de San Nicolás, Grande Mesquita de Granada, Palacio de Dar al-Horra, Mirador de San Miguel Alto, Convento de Santa Isabel, Muralla de la Albérzana, El Baño, Arco de las Pesas, Mirador de la Vereda de Enmedio e Calle Caldería Nueva.
Hotéis econômicos:
Hotéis luxuosos:
Sacromonte
Incluí Sacromonte na lista dos melhores bairros para se hospedar em Granada porque ele oferece uma experiência bem diferente do convencional. E eu explico
Sacromonte é um dos bairros mais peculiares da cidade, famoso por sua forte ligação com a cultura flamenca e, principalmente, por suas casas-caverna. Essas moradias começaram a ser ocupadas entre os séculos XVI e XVII por comunidades marginalizadas, incluindo ciganos, mouros e judeus convertidos.
Além da história fascinante, esse é um ótimo lugar para passear sem pressa, admirar o pôr do sol e assistir a um espetáculo de zambra, uma versão cigana do flamenco que combina dança, canto e palmas de forma hipnotizante.
No entanto, assim como o Albaicín, o bairro tem suas particularidades. Suas ruas são estreitas e íngremes, o que pode ser um desafio para quem tem dificuldade de locomoção. Além disso, o transporte público não chega com a mesma frequência que em outras áreas mencionadas neste guia de hospedagem.
Por isso, eu recomendaria Sacromonte para quem busca onde ficar em Granada com o objetivo de viver algo realmente autêntico. Afinal, dormir em um hotel-caverna é uma experiência fantástica que poucos lugares no mundo podem oferecer!
Pontos turísticos em Sacromonte: Abadía del Sacromonte e Museu das Cavernas do Sacromonte.
⚠️ Use o cupom de desconto VIAJEIBONITO20 para ter 20% de desconto no seguro viagem. Pagando pelo PIX, você garante mais 5% OFF!
Ronda
Ronda é um bairro residencial cortado pelo Rio Genil, localizado em uma área mais moderna de Granada. Apesar disso, ele não fica longe do Centro Histórico, permitindo que você chegue aos principais pontos turísticos a pé. Além do mais, como é uma região onde muitos moradores vivem, ficando aqui você terá uma perspectiva autêntica da vida granadina.
Uma das grandes vantagens de se hospedar em Ronda é o terreno plano, que torna as caminhadas mais confortáveis, além do fácil acesso de carro, algo raro em outras áreas da cidade. O bairro também abriga alguns dos melhores hotéis de Granada, alguns deles com piscina, elevador, café da manhã incluso e estacionamento próprio, o que traz ainda mais comodidade.
Por abrigar a Universidade de Granada, Ronda tem um ambiente jovem e descontraído, com diversos bares e cafés. A vida noturna também é animada, especialmente nas proximidades da Calle Pedro Antonio de Alarcón, onde estudantes e moradores se reúnem para tomar uns tragos, beliscar tapas e aproveitar a noite. Recomendo!
Pontos turísticos em Ronda: Universidade de Granada, Casa-Museu de García Lorca, Parque das Ciências e Centro Cultural CajaGranada.
Hostels:
Hotéis econômicos:
Hotéis luxuosos:
Beiro
Ainda na área central da cidade, Beiro se apresenta como um lugar animado, com uma atmosfera jovem, já que a Faculdade de Medicina está localizada aqui.
No entanto, não espere encontrar hostels por aqui. Em vez disso, Beiro abriga alguns dos hotéis mais luxuosos da cidade, com tarifas mais acessíveis do que as encontradas nas áreas históricas. Se você está em busca de acomodações com ótimo custo-benefício, esse bairro pode ser a escolha ideal.
Embora Beiro seja um bairro extenso e nem todas as suas áreas estejam a uma curta distância dos principais pontos turísticos, a localização compensa. O bairro conta com o principal terminal de ônibus intermunicipais e a estação de trem, garantindo que a área esteja bem conectada e que você tenha fácil acesso ao transporte público.
Pontos turístico em Beiro: Praça de Touros, Cartuxa de Granada, Pilar do Triunfo, Parque Rafael Fernández Piñar e Albercón del Moro.
Hotel econômico:
🤑 ECONOMIZE NAS VIAGENS INTERNAS!
Use o site da Omio para pesquisar preços e comprar passagens de trem, ônibus, avião e ferry.
A plataforma está em português e oferece a praticidade de consultar tarifas de várias empresas e diferentes tipos de transporte em um só lugar, garantindo o melhor custo-benefício.
Onde NÃO ficar em Granada
Granada é uma cidade bastante segura, inclusive para mulheres que viajam sozinhas. Ainda assim, é importante cuidar dos itens de valor, adotando medidas de segurança já comuns no Brasil: evite guardar carteiras e celulares nos bolsos e não ande por ruas pouco movimentadas à noite.
A taxa de criminalidade é mais alta na Zona Norte, a periferia da cidade, longe dos pontos turísticos. Bairros como Almanjáyar, La Paz e Rey Badis sofrem com ocorrência de assaltos, tráfico de drogas e vandalismo.
Outras opções de hospedagem em Granada
Depois de ler sobre onde ficar em Granada, quais são os melhores bairros e quais são as áreas a serem evitadas, você pode pesquisar outras opções de hotéis e albergues no Booking e Hostelworld.
O mapa abaixo também pode facilitar, caso você esteja procurando por acomodação em alguma área específica da cidade.
Seguro viagem internacional obrigatório
Para viajar para a Espanha, é necessário ter um seguro que cubra ao menos 30.000 euros em despesas médico-hospitalares, além de traslado médico e regresso sanitário. Deixei dois cupons de desconto de presente para você que chegou até aqui!
- Acesse a página da Seguros Promo
- Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
- Selecione a apólice
- Utilize o cupom na etapa de pagamento
Cupom temporário válido até 31/03/2025
- Acesse a página da Real Seguro Viagem
- Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
- Selecione a apólice
- Utilize o cupom na etapa de pagamento
Cupom permanente
Prepare-se para viajar
Use o cupom CONSUMIDOR20 para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.
Gisele Rocha
Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.