Quando ir a Campos do Jordão: melhor época pelo clima e eventos

Clima ameno o ano inteiro, paisagens espetaculares e uma agenda de eventos sempre movimentada. Escolher a melhor época para ir a Campos do Jordão depende do quanto você está disposto a gastar e o quanto de frio é capaz de suportar. 

Considerada a cidade mais alta do Brasil, Campos do Jordão recebeu o apelido de “Suíça Brasileira” devido às baixas temperaturas, mas as semelhanças não param por aí. A arquitetura, a gastronomia e até as peças de roupas vendidas nas lojas locais nos remetem à Europa. O carisma e a receptividade, no entanto, são típicos dos brasileiros!

Quando ir a Campos do Jordão

Quando ir a Campos do Jordão
Quando ir a Campos do Jordão? Créditos: Photos Danny / Fonte: iStock

Para não estragar os passeios ao ar livre, fique de olho no índice pluviométrico de cada mês, assim fica mais fácil escolher quando ir a Campos do Jordão. Vou mostrar as características de cada estação do ano para ajudá-lo em sua decisão.

Outono (de março a junho)

Vento soprando e as flores dos plátanos caindo, colorindo as calçadas com tons amarronzados. Ir a Campos do Jordão no outono é uma delícia, pois o frio se intensifica e as chuvas diminuem a partir de abril. A média máxima fica em 21°C, enquanto a mínima é de 9°C. É o clima perfeito para passeios românticos, que terminam em vinho e fondue. Outra vantagem é que esse período corresponde à baixa temporada, o que representa pontos turísticos menos cheios e hotéis com preços mais atrativos.

Inverno (de junho a setembro)

A temperatura cai e o charme aumenta, na mesma proporção dos preços. O inverno corresponde à alta temporada em Campos do Jordão e apesar do frio, o céu azul se faz presente. À noite é comum que a marcação dos termômetros fique abaixo de 0°C, então trate de escolher uma pousada com aquecedor ou, melhor ainda, com lareira. Roupas e acessórios específicos para o frio você pode comprar na Galeria Villa Capivari por preços justos em qualquer época do ano.

Primavera (de setembro a dezembro)

É a melhor época do ano para passeios ao ar livre. O Parque Amantikir fica colorido, assim como as avenidas margeadas por hortênsias. A temperatura começa a subir, mas ainda não dá para dispensar os casacos, pois a média máxima é de 22°C, enquanto a mínima é de 11°C. Os preços de hotéis e restaurantes voltam a cair e não há filas para entrar nos pontos turísticos, assim você aproveita o seu tempo com o que realmente importa.

Verão (de janeiro a março)

Por ser a cidade mais alta do país, Campos do Jordão é um refúgio para os que preferem evitar os dias quentes de verão. As temperaturas ainda são agradáveis, com média máxima de 23°C e mínima de 12°C, mas chove bastante entre dezembro e março, o que pode atrapalhar a sua programação. Os passeios que mais combinam com essa época do ano são as visitas às cervejarias, fábricas de chocolates e museus. Um hotel com piscina coberta também vem bem a calhar.

📸 Antes de continuar a leitura, que tal ver as fotos dessa viagem no nosso Instagram?

Calendário de eventos

O Festival de Inverno de Campos do Jordão é o maior evento de música erudita da América Latina
O Festival de Inverno de Campos do Jordão é o maior evento de música erudita da América Latina. Créditos: Divulgação

Além das belezas naturais, dos atrativos culturais e da rica gastronomia, a cidade tem uma agenda cultural bastante variada. Para ficar por dentro da programação, basta consultar o site da prefeitura de Campos do Jordão, onde estão listados todos os eventos do ano inteiro. Os mais esperados são estes:

Festa do Pinhão – abril

O evento gastronômico reúne diversos pratos feitos com o pinhão – fruto que advém da pinha nascida na araucária, árvore muito presente na região devido ao clima. As delícias feitas tendo o fruto como ingrediente principal vão de peixes, carnes, hambúrgueres, doces e muitas outras maravilhas culinárias. 

Festival de Inverno – julho

Considerado o maior evento de música clássica da América Latina, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão já é tradição na cidade e acontece todos os anos desde 1970, com exceção de 2020, quando a pandemia forçou o adiamento dos espetáculos. 

É no Auditório Claudio Santoro que acontecem os principais concertos, porém, para possibilitar as centenas de apresentações, outros palcos são montados em pontos estratégicos da cidade. Fique de olho no site do Festival de Inverno de Campos do Jordão para acompanhar a programação, prazos para inscrições e notícias relacionadas ao evento.

Festa da Cerejeira – julho e agosto

Os sábados e domingos de julho e agosto te levam a um passeio inesquecível pelos jardins de cerejeiras que estão no ápice de sua florescência nesta época do ano. O festival é organizado pela colônia japonesa e reúne apresentações de artes marciais, música e dança, além de feiras de artesanato e, claro, gastronomia japonesa. Entre no site da Festa da Cerejeira para saber mais.

L’Étape Brasil – setembro

L’Étape Brasil da Tour de France é o evento mais aguardado por ciclistas, tanto profissionais, quanto amadores. Mas é válido lembrar que o desafio requer muito treinamento e aptidão física, entre outras particularidades que você pode estar a par no site L’Étape Brasil. 

Beer Fest – outubro

Para quem curte rock e cerveja artesanal, outubro pode ser a melhor época para ir a Campos do Jordão, dado que é o mês em que acontece a Beer Fest. O festival reúne diversos fabricantes de cerveja artesanal, tanto locais quanto de outros lugares, com opções para todos os paladares.

Afinal, qual é a melhor época para ir a Campos do Jordão?

Se você leu todo o artigo e ainda não tirou as suas próprias conclusões sobre qual é a melhor época para ir a Campos do Jordão, eu te ajudo com o meu ponto de vista.

Maio, junho e julho são meses em que a cidade atinge o ápice de sua beleza. Raramente chove e o céu azul deixa o cenário ainda mais bonito. O lado negativo da alta temporada é que os preços sobem até 30% e as filas são longas tanto nos pontos turísticos quanto nos restaurantes, principalmente durante os feriados. Se você puder dar uma escapada no meio de semana, vai encontrar a cidade mais vazia e no auge de seu esplendor. 

Onde se hospedar em Campos do Jordão

A experiência de se hospedar em um trailer em Campos do Jordão é maravilhosa
A experiência de se hospedar em um trailer em Campos do Jordão é maravilhosa. Créditos: Gisele Rocha

Após escolher a melhor época para ir a Campos do Jordão, agora é a hora de escolher o melhor lugar para se hospedar na cidade. Se você estiver viajando com pouca grana, veja a nossa lista de pousadas baratas em Campos do Jordão. Mas se quiser ter uma experiência única, veja a lista de pousadas diferentonas. Eu me hospedei em um trailer completasso!

Clique para conhecer

Seguro viagem nacional

Com menos de R$ 5 por dia é possível contratar um bom plano de seguro viagem nacional, que inclui consultas, exames e internações nos melhores hospitais do país. Esse é um serviço essencial para todos os viajantes, mas indispensável sobretudo para idosos, gestantes e praticantes de esportes radicais. Use os nossos cupons de desconto para pagar menos.

Seguros Promo
VIAJEIBONITO5
Cupom que dá direito a 5% de desconto Ver todos os cupons Enviar por e-mail

Como utilizar este cupom
  1. Acesse a página da Seguros Promo
  2. Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
  3. Selecione a apólice
  4. Utilize o cupom na etapa de pagamento

Informe abaixo seu e-mail para receber este cupom em sua caixa postal. Ele não será armazenado, nem utilizado para enviar campanhas de marketing.
Real Seguro Viagem
PROMO10
Cupom que dá direito a 10% de desconto Ver todos os cupons Enviar por e-mail

Como utilizar este cupom
  1. Basta utilizar este link
  2. No momento da conclusão da compra, o valor do desconto será automaticamente aplicado ao total

Informe abaixo seu e-mail para receber este cupom em sua caixa postal. Ele não será armazenado, nem utilizado para enviar campanhas de marketing.

Leia mais sobre Campos do Jordão

Quando ir a Campos do Jordão: melhor época pelo clima e eventos

Prepare-se para viajar

Use o cupom CLIENTE para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus, a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo