Onde ficar em Santorini, Grécia: as melhores localizações e hotéis

Descubra onde ficar em Santorini, a maior e mais famosa ilha da Grécia, situada ao Sul do mar Egeu. Ela fica a cerca de 200km de distância do continente grego e foi formada através de uma erupção vulcânica. Inclusive, ser considerada restos de uma caldeira vulcânica é justamente um de seus charmes, responsável por atrair milhões de turistas anualmente. No entanto, a ilha é dividida em várias “cidadezinhas”, cada uma com suas particularidades. Hoje vou ajudar você a decidir onde se hospedar em Santorini, falando um pouco de cada uma dessas principais vilas.

A ilha tem um formato de meia-lua e, em seu centro, encontra-se uma cratera gigantesca, que na verdade é a caldeira de um vulcão. Tomando proveito da beleza natural proporcionada pelos abalos sísmicos e várias erupções datadas de 1650 a.C., as charmosas casinhas brancas foram erguidas no cume do penhasco, beirando a cratera. É de lá que você poderá ver um pôr do sol inesquecível.

Onde ficar em Santorini: praia ou caldeira?

Já começamos com uma questão polêmica. Não tem um lugar melhor para ficar. Tudo vai depender, é claro, do que você quer e de quanto está disposto a pagar pela hospedagem em Santorini

A região das praias é o lado direito (costa leste) de Santorini. São praias diferentes da que nós, brasileiros, estamos acostumados. Você não verá aquele mar azul turquesa e a areia é mais escura, devido à origem vulcânica. Um ponto positivo é que as vilas praianos (falaremos deles mais abaixo) formam a parte mais barata da ilha, onde você encontrará hotéis e restaurantes mais econômicos.

Do outro lado de Santorini, do lado esquerdo (costa oeste) da ilha, é a região da caldeira. Sem dúvida é a parte mais turística e procurada de lá, uma vez que a vista da caldeira, das paisagens lá de cima do penhasco e do pôr do sol são extraordinárias. Para quem ainda não decidiu onde ficar em Santorini, mas já sabe que quer ficar próximo à caldeira, também há várias opções de vilas. Ao contrário da região das praias, nessa parte da ilha você encontrará preços mais elevados.

💡 Otimize seu roteiro em Santorini!

Com a GetYourGuide você pode contratar transfers, cruzeiros e passeios guiados com antecedência de maneira segura, prática e rápida com suporte em português. Pagamento via cartão de crédito e prazo para cancelamento.

Ver preços e passeios

Onde se hospedar em Santorini: as melhores vilas

Fira (capital)

Fira, a capital de Santorini, Grécia
Fira, a capital de Santorini, Grécia. Créditos: Russell_Yan / Fonte: Pixabay

Fira é a capital da ilha de Santorini. É uma vila muito bem localizada, uma vez que fica próximo do porto, do aeroporto e também da região de praias. Tem grande oferta de restaurantes, hotéis e lojas. Possui também agência de turismo e locadora de veículos. Falando nisso, alugar um carro em Santorini e ter acesso rápido e fácil a todas as vilas é uma ideia bem interessante.

Uma vez que Fira está bem centralizada no mapa de Santorini, ela está relativamente próxima de todos os outros vilarejos. Em relação a Oia (da qual falaremos logo abaixo), possui um visual menos encantador. Em contrapartida, tem preços melhores e mais praticidade, embora costume ficar lotada de turistas durante o dia.

Onde ficar em Santorini na vila de Fira:

Reserve hospedagem em Fira agora

Oia

Oia, vila de Santorini conhecida pelo exuberante pôr do sol
Oia, vila de Santorini conhecida pelo exuberante pôr do sol. Créditos: Sadie Teper / Fonte: Unsplash

Oia é sem dúvida a região mais cara de Santorini. No entanto, a mais encantadora. É muito famosa por ter um pôr do sol exuberante. É lá também que você verá o visual inesquecível das casinhas brancas, no cume do penhasco. A vila oferece grande variedade de lojinhas e os melhores restaurantes também estão por lá. A única desvantagem é que Oia está no norte da ilha, um pouco isolada. Assim, ele está mais distante do porto, aeroporto e da região das praias.

Onde ficar em Santorini na vila de Oia:

Reserve hospedagem em Oia agora

Imerovigli

Imerovigli, um bom lugar para se hospedar em Santorini, Grécia
Imerovigli, um bom lugar para se hospedar em Santorini, Grécia. Créditos: Mariamichelle / Fonte: Pixabay

Imerovigli é mais uma boa opção de onde ficar em Santorini. A vila encontra-se entre os outros dois que citamos acima, Fira e Oia. É um local mais calmo e silencioso. De lá você também consegue curtir vistas incríveis da cratera vulcânica, uma vez que está na região mais alta de Santorini. Inclusive, também é possível reservar hotéis com vista para a caldeira. Embora a vila seja menos badalada, também possui restaurantes incríveis, além de oferecer várias lojinhas.

Onde ficar em Santorini na vila de Imerovigli:

Reserve hospedagem em Imerovigli agora

Megalochori

Onde se hospedar em Santorini na vila de Megalochori
Onde se hospedar em Santorini na vila de Megalochori. Créditos: Dancar / Fonte: Shutterstock

A vila de Megalochori é bem parecida com Imerovigli. É menos agitada que Fira e Oia e também possui hospedagens com vista para a caldeira. Oferece menos variedade de lojas e restaurantes. Mas como tudo na ilha é bem pertinho, para você ter uma ideia, é possível chegar de Fira até Megalochori de carro em pouco mais de 10 minutos.

Onde ficar em Santorini na vila de Megalochori:

Reserve hospedagem em Megalochori agora

Firostefani

Firostefani, uma boa opção para quem procura onde se hospedar em Santorini
Firostefani, uma boa opção para quem procura onde se hospedar em Santorini. Créditos: Aphotog / Fonte: Shutterstock

Localizada logo acima de Fira, Firostefani é considerada praticamente uma continuação da capital. Está a menos de 10 minutos, de carro, ao norte. Também está próxima à caldeira e como todos os vilarejos que já citamos até agora, oferece também boa quantidade de hotéis, restaurantes, cafés e bares. Tem até mesmo um mini-mercado. Segue também a lógica de ser uma localização menos procurada que Fira e Oia, o que mantém os preços mais baixos por lá.

Onde ficar em Santorini na vila de Firostefani:

Reserve hospedagem em Firostefani agora

Kamari

Kamari, uma boa localização para ficar em Santorini, Grécia.
Kamari, uma boa localização para ficar em Santorini, Grécia. Créditos: ian woolcock / Fonte: Shutterstock

Mudando para a parte da praia de Santorini, Kamari está localizada em uma área bem tranquila e possui boa estrutura para os turistas: lojas, restaurantes, bares e cafés. Muitos dos restaurantes são à beira-mar, com preços aceitáveis. Há por lá também diversas opções de hotéis para se hospedar em Santorini. Fica a 15 minutos de Fira, na costa oeste. Ao contrário do que estamos acostumados aqui no Brasil, lá a areia é escura e há cascalhos nas praias, devido à origem vulcânica da ilha. Leve sua sapatilha!

Onde ficar em Santorini na vila de Kamari:

Reserve hospedagem em Kamari agora

Perissa

Perissa, a praia mais famosa de Santorini, Grécia
Perissa, a praia mais famosa de Santorini, Grécia. Créditos: Gianluca Figliola Fantini / Fonte: Shutterstock

Entre todos os vilarejos citados, Perissa é o menor deles. É uma aldeia com menos de 1.000 habitantes, localizada a 13km de Fira. É lá que está a considerada melhor praia da ilhaPerissa Beach. Assim como em Kamari, a areia da praia também é escura. Em compensação, o mar é transparente, com um azul cristalino. É um local extremamente tranquilo, com opções de bares, restaurantes com espreguiçadeiras e sem a presença daqueles ambulantes que estamos acostumados no Brasil.

O comércio é limitado, porém suficiente. Entre os passeios interessantes por lá, destacam-se: visitar a Igreja de Santa Inês, passear de barco até o vulcão e aproveitar a noite nas tavernas.

Onde ficar em Santorini na vila de Perissa:

Reserve hospedagem em Perissa agora

Outras considerações sobre onde ficar em Santorini

Independentemente de onde for a sua hospedagem em Santorini, tenha em mente que os vilarejos são muito próximos uns dos outros. Assim, é perfeitamente possível se locomover entre eles com muita rapidez. Ou seja, é completamente possível visitar as praias da ilha, conhecer as famosas casinhas brancas dos penhascos e se deslumbrar com a vista da caldeira e do pôr do sol.

Lembre-se do seguro viagem

É extremamente importante contratar o seguro viagem. Como já dissemos aqui no blog, ele é obrigatório e essencial. Se você tiver alguma dúvida em como contratar o seu seguro, veja o nosso passo-a-passo. Como há uma oferta muito grande de empresas e seguros diferentes, já explicamos também, em outro post, como fazer a comparação entre eles.

Leia mais sobre a Grécia

Onde ficar em Santorini, Grécia: as melhores localizações e hotéis

Prepare-se para viajar

Ícone seguro viagem

Use o cupom CRIANCA para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Compre passagens aéreas com até 35% de desconto usando o comparador de preços ou utilize a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus, a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Osmar Sexto

Formado em Ciência da Computação, ex-analista de sistemas e jogador profissional de poker desde 2013, vai levando a vida rodeado por músicas, esportes, jogos, séries e viagens.

2 pensou em “Onde ficar em Santorini, Grécia: as melhores localizações e hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo