Viajei Bonito

Planejamento de viagens e nomadismo digital

Onde se hospedar na Lagoa da Conceição, em Florianópolis

Das coisas que eu mais gosto em hostel, o contato com outras pessoas está em primeiro lugar. Não me refiro apenas à interação com outros viajantes, mas também com os donos do estabelecimento. E isso eu tive desde o momento em que decidi me hospedar no Vintage Hostel, após uma longa pesquisa onde me hospedar na Lagoa da Conceição, em [link tag=”florianopolis”]Florianópolis[/link].

[vb_toc]

Por que se hospedar na Lagoa da Conceição?

A Lagoa está em um ponto estratégico e privilegiado em Florianópolis, situado no centro da ilha. Possui atrativos para todas as cidades, desde construções históricas, mercados de artesanatos, trilhas, passeios de barco, esportes aquáticos e vida noturna bastante agitada.

Por ser um bairro bem localizado e badalado, o que não falta são opções de hospedagens. Eu escolhi o [bookinglink id=”898953″] não só por ele ser uma alternativa com ótimo custo-benefício perto do centrinho e do terminal de ônibus, mas também pelas práticas sustentáveis que vão de encontro com o tipo de turismo que valorizamos aqui no Viajei Bonito.

Comodidades

[vb_gallery ids=”13451,13450,13452″]

Além da excelente localização que já mencionei, o [bookinglink id=”898953″] é uma ótima opção para quem busca tranquilidade. Embora se trate de um albergue, não há festas varando a madrugada, tampouco quartos aglomerados.

A casa possui varanda, jardim de inverno e horta, por isso está sempre fresquinha e recebe a visita de muitos pássaros. O ambiente é decorado com móveis e objetos antigos vindos do acervo da família do Sander, o proprietário do hostel, um viajante incurável que já esteve em mais de 50 países. Atualmente ele é instrutor do Método DeRose e dá aulas diárias em uma área da casa adaptada justamente para isso. Nos próximos parágrafos explico os detalhes.

Ainda sobre as comodidades, a internet é ótima, embora o sinal seja inconstante no dormitório compartilhado. A cozinha é bem equipada, com geladeira e microondas, assim é possível cozinhar no hostel e economizar uma grana. Para relaxar, recomendo que você experimente alguns drinks preparados pelo staff. Os preços estão listados no cardápio, variando entre R$4 a cerveja até R$25 o vinho.

Quartos

[vb_gallery ids=”13455,13454″]

O [bookinglink id=”898953″] dispõe de três tipos de quartos. Um deles é o dormitório compartilhado com três beliches, totalizando seis camas. Foi nele que me hospedei. Os lockers, tomadas e lâmpadas são individuais, então não rola aquela guerra na hora de carregar os dispositivos eletrônicos. Os armários são separados e ficam na altura do chão, então é possível deixar algumas coisas em cima do móvel e tê-las sempre à mão (desde que não seja dinheiro ou produtos de valor). O banheiro está sempre limpo e perfumado, nada de cabelos no ralo.

O segundo quarto é o duplo básico, com cama de casal e cabideiro para guardar algumas peças. O banheiro fica ao lado do quarto e é de uso comum, embora quase ninguém o utilize, já que os outros quartos possuem banheiro.

Por último, há uma suíte incrível, bem espaçosa e decorada com móveis antigos. O banheiro é amplo, com azulejos e pias novinhos. O chuveiro também é magnífico, a água sai com bastante pressão. Perfeito para um banho relaxante.

[vb_gallery ids=”13458,13457,13456″]

Café da manhã

Dá pra ver que o Sander preza por alimentação saudável levando em conta as opções disponíveis no café da manhã: suco natural (com gominhos de fruta e tudo), água saborizada, leite, café, chá, bolo, frutas, pães com grãos, queijo, geleia de frutas e doce de leite. Começa às 9h da manhã, um pouco tarde sim, mas se você deixar as coisas organizadas de antemão, não atrapalha a saída para os passeios.

[vb_gallery ids=”13460,13459″]

Método DeRose

Em cada viagem eu aprendo um pouquinho. Nessa viagem à Ilha da Magia eu conheci o Método DeRose, uma cultura baseada em técnicas que promovem o equilíbrio e a qualidade de vida. Os treinamentos trabalham postura, respiração, concentração, alimentação e muitas outras coisas que juntas aumentam o nosso bem-estar. Com o tempo, os praticantes são capazes de desenvolver o foco e a atenção, melhorar a capacidade comunicativa, trabalhar o controle emocional e de quebra ainda conseguem tonificar os músculos e entrar em uma dieta mais regrada.

No [bookinglink id=”898953″ text=”Vintage Hostel”] há uma área adaptada para os encontros ministrados pelo dono do estabelecimento, que oferece uma aula experimental para os hóspedes. Pense nisso quando estiver pesquisando sobre onde se hospedar na Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

[vb_gallery ids=”13464,13463″]

EcoPet

Além de todas as comodidades que citei, o que torna o Vintage Hostel ainda mais incrível é o fato de ele ser também um ponto de coleta de tampinhas plásticas para o projeto EcoPet, que revende o material com objetivo de arrecadar fundos para castração de animais abandonados. Uma iniciativa linda que além de proteger os bichinhos, colabora com a redução de lixo despejado no meio ambiente. Na página deles há uma explicação mais completa sobre o que pode ser doado e uma lista dos postos de coleta.

Prós e contras

Apresentamos aqui os prós e contras de se hospedar no [bookinglink id=”898953″ text=”Vintage Hostel”], em Florianópolis.

Prós

  • Ótima localização;
  • Lugar tranquilo, silencioso e seguro;
  • Os quartos são amplos, bem cuidados e limpos;
  • Opções de quartos para grupos, casais e famílias com crianças;
  • Lâmpadas e tomadas individuais no dormitório compartilhado;
  • Café da manhã incluso na diária;
  • Próximo ao terminal de ônibus (Tilag);
  • Fácil e rápido para conseguir táxis ou Uber;
  • Cozinha bem equipada (geladeira, fogão, microondas, panelas e demais utensílios);
  • Equipe muito prestativa, disposta a dar as melhores dicas sobre Florianópolis.

Contras

  • Café da manhã servido tarde, às 9h da manhã;
  • Internet instável no quarto (o proprietário disse que não colocou repetidores no dormitório para que os hóspedes não incomodem uns aos outros com a luz que vem da tela dos aparelhos, uma justificativa bastante plausível).

Se você ficou interessado em nossa sugestão de onde se hospedar na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, [bookinglink id=”898953″ text=”clique aqui”] para ser levado ao Booking e realizar a reserva de acordo com o tipo de quarto desejado.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo