Paradiso: a história da igreja que virou boate
O que passa pela sua cabeça quando você pensa em uma igreja? Símbolos religiosos, pessoas em silêncio, concentradas, vestindo-se com roupas mais recatadas, manifestando a sua fé em Deus e Jesus Cristo. Não é isso? Pois é, mas em [link tag=”amsterda”]Amsterdã[/link] é diferente.
A igreja do século XIX com seus belos vitrais e pinturas deu lugar a uma boate badaladíssima na capital holandesa: a Paradiso. O vinho continua rolando solto, mas a água benta foi trocada por vodka, os corais foram substituídos por bandas mundialmente conhecidas, o altar virou uma enorme pista de dança e o padre deu lugar ao DJ. Fiéis? Eu chamaria de “ratos de festa” ou de clientes VIP.
Navegue pelo post
História
Tudo começou no final da década de 1960, em uma época marcada pela rebeldia, um grupo de jovens ocupou o prédio da igreja de Weteringschans e criou o “Cosmic Relaxation Center Paradiso“, uma espécie de centro voltado para a liberdade de expressão e das artes e cenário de muitas apresentações musicais.
Mas o que não faltou nessa história, além de liberdade, foi conflito. Brigas e problemas relacionados ao tráfico de drogas eram comuns no espaço. Anos mais tarde, a antiga igreja mudou de direção e passou por algumas adaptações e, não demorou muito, se tornou uma das casas de shows mais conhecidas da Holanda.
Onde fica?
A boate Paradiso fica perto de Leidseplein, uma das principais praças de Amsterdã e onde as pessoas costumam se reunir. Ela é considerada o Templo da Música e recebe desde pequenas bandas até grandes nomes do cenário mundial, em um estilo bem eclético. Por lá, já passaram bandas como: David Bowie, Rolling Stones, Nirvana, Guns, U2, The Police, Scorpions, Prince, Ramones e outros que estão na estrada há menos tempo, como: Adele, Arctic Monkeys, Lady Gaga e Florence and the Machine.
[vb_gallery ids=”4004,4005″]
Vários festivais de música acontecem por lá e bandas do mundo inteiro se apresentam em Paradiso. E, claro, não podia faltar nesse time, o Brasil. O grupo Little Joy, a banda feminina Cansei de Ser Sexy e a cantora Maria Mendes também já tocaram no templo.
O espaço tem capacidade para 1500 pessoas e, geralmente, os ingressos, para os festivais, devem ser comprados com certa antecedência. Então planeje-se de uma vez e confira já a agenda de shows da Paradiso.
Pecado? Heresia? Cada um tem sua visão. A minha é de que a fé está dentro de cada um de nós e que devemos fazer o bem independente de crenças e espaços físicos.
[vb_gallery ids=”4012,4010,4013,4011,4009″]
E você, o que achou?