Paradiso: a história da igreja que virou boate

O que passa pela sua cabeça quando você pensa em uma igreja? Símbolos religiosos, pessoas em silêncio, concentradas, vestindo-se com roupas mais recatadas, manifestando a sua fé em Deus e Jesus Cristo. Não é isso? Pois é, mas em Amsterdã é diferente.

A igreja do século XIX com seus belos vitrais e pinturas deu lugar a uma boate badaladíssima na capital holandesa: a Paradiso. O vinho continua rolando solto, mas a água benta foi trocada por vodka, os corais foram substituídos por bandas mundialmente conhecidas, o altar virou uma enorme pista de dança e o padre deu lugar ao DJ. Fiéis? Eu chamaria de “ratos de festa” ou de clientes VIP.

História

Fachada da Paradiso, igreja que virou boate, em Amsterdã, Países Baixos

Fachada da Paradiso, igreja que virou boate, em Amsterdã, Países Baixos. Créditos: Franklin Heijnen / Fonte: Flickr

Tudo começou no final da década de 1960, em uma época marcada pela rebeldia, um grupo de jovens ocupou o prédio da igreja de Weteringschans e criou o “Cosmic Relaxation Center Paradiso“, uma espécie de centro voltado para a liberdade de expressão e das artes e cenário de muitas apresentações musicais.

Mas o que não faltou nessa história, além de liberdade, foi conflito. Brigas e problemas relacionados ao tráfico de drogas eram comuns no espaço. Anos mais tarde, a antiga igreja mudou de direção e passou por algumas adaptações e, não demorou muito, se tornou uma das casas de shows mais conhecidas da Holanda.

Onde fica?

A boate Paradiso fica perto de Leidseplein, uma das principais praças de Amsterdã e onde as pessoas costumam se reunir. Ela é considerada o Templo da Música e recebe desde pequenas bandas até grandes nomes do cenário mundial, em um estilo bem eclético. Por lá, já passaram bandas como: David Bowie, Rolling Stones, Nirvana, Guns, U2, The Police, Scorpions, Prince, Ramones e outros que estão na estrada há menos tempo, como: Adele, Arctic Monkeys, Lady Gaga e Florence and the Machine.

Vários festivais de música acontecem por lá e bandas do mundo inteiro se apresentam em Paradiso. E, claro, não podia faltar nesse time, o Brasil. O grupo Little Joy, a banda feminina Cansei de Ser Sexy e a cantora Maria Mendes também já tocaram no templo.

Little Joy na Paradiso, em Amsterdã

Little Joy na Paradiso, em Amsterdã. Créditos: Michell Zappa / Fonte: Flickr

O espaço tem capacidade para 1500 pessoas e, geralmente, os ingressos, para os festivais, devem ser comprados com certa antecedência. Então planeje-se de uma vez e confira já a agenda de shows da Paradiso.

Pecado? Heresia? Cada um tem sua visão. A minha é de que a fé está dentro de cada um de nós e que devemos fazer o bem independente de crenças e espaços físicos.

E você, o que achou?

Paradiso: a história da igreja que virou boate

Prepare-se para viajar

Use o cupom SAUDE para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus,  a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo