Viajei Bonito

Planejamento de viagens e nomadismo digital

7 principais pontos de Wi-Fi grátis em São Paulo

Permitindo conexão constante mesmo quando não há acesso a dados móveis, o Wi-Fi gratuito é um enorme diferencial que beneficia igualmente turistas e habitantes locais. É por isso que a maioria das metrópoles mundiais oferece esse serviço em múltiplas localidades. E São Paulo, claro, não poderia ser uma exceção. Lá, o que não falta é lugares onde é possível acessar Wi-Fi grátis.

Essa comodidade, contudo, não é totalmente inofensiva. É por tal que, antes de discutir os principais hotspots da grande capital Paulista, é importante entender o que é cibersegurança e quais são os perigos que o uso do Wi-Fi público apresenta.

Em linhas gerais, o termo cibersegurança se refere à proteção de sistemas conectados à internet, o que inclui a defesa de hardware, software e dados confidenciais contra ataques, danos ou acesso não autorizado por parte de agentes maliciosos.

O uso do Wi-Fi público pode ser um problema de cibersegurança porque ele, muitas vezes, expõe os usuários a vários riscos, como ataques de hacker, maior propensão ao phishing e infecção por malware. Então, para garantir sua segurança online, especialistas recomendam apenas acessar essas redes públicas quando usar também uma rede virtual privada (VPN), que é capaz de blindar sua conexão com criptografia e, assim, garantir a segurança da sua navegação.

VPN é uma forma de proteger os seus dados ao se conectar à uma rede de Wi-Fi pública
VPN é uma forma de proteger os seus dados ao se conectar à uma rede de Wi-Fi pública. Créditos: privecstasy / Fonte: Unplash

Principais pontos de Wi-Fi grátis em São Paulo

Uma vez abordada a questão da segurança cibernética, aqui estão os 7 principais hotspots de Wi-Fi grátis em São Paulo, onde é possível navegar sem custos pela internet, seja por entretenimento ou para trabalhar de forma remota na metrópole paulista.

1. Starbucks

A famosa cadeia estadunidense de cafeterias é uma das queridinhas de SP, tendo dezenas de unidades pela cidade – apenas na região da Avenida Paulista são 12 lojas. Por lá, como não poderia ser diferente, milhares de pessoas se beneficiam todos os dias do Wi-Fi gratuito para trabalhar, estudar ou passar o tempo enquanto desfrutam de uma bela xícara de café ou um bom frappuccino.

2. Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos

Sendo um dos maiores aeroportos da América do Sul, Guarulhos é outro grande ponto de Wi-Fi grátis na capital Paulista. Lá, os passageiros podem aproveitar do benefício enquanto esperam seus voos, acompanham outras pessoas ou simplesmente aguardam a próxima conexão para continuar sua jornada.

Aprenda como ir do Terminal Rodoviário do Tietê até o Aeroporto de Guarulhos.

3. Transporte público

Muitas das opções de transporte público em São Paulo, incluindo ônibus e trens do metrô, oferecem Wi-Fi gratuito aos passageiros. E a tendência é que essa oferta seja ampliada com o tempo. Apenas no final de 2020, o governo anunciou pelo menos 13 terminais de ônibus com oferecimento do serviço na cidade.

4. Shopping centers

A maioria dos grandes shoppings de São Paulo já oferecem Wi-Fi gratuito a seus clientes. Essa pode ser uma ótima opção para quem precisa fazer uma pausa nas compras e colocar os e-mails em dia ou conferir as redes sociais. Entre os centros comerciais que apresentam o benefício, destacam-se o Iguatemi, na Avenida Brigadeiro Faria Lima; o Villa-Lobos, no bairro Alto de Pinheiros; e o Morumbi Shopping, próximo à Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini.

5. Bibliotecas públicas

Se o objetivo é encontrar um bom lugar para estudar ou trabalhar em paz, São Paulo também tem ótimas bibliotecas públicas com espaços cômodos, silenciosos e com Wi-Fi gratuito. Algumas das principais alternativas são a Biblioteca de São Paulo, próxima à estação de metrô do Carandiru; a Biblioteca Mário de Andrade, no centro da cidade; e o Centro Cultural São Paulo, localizado ao lado da estação Vergueiro do metrô.

6. Parques públicos

Vários dos parques públicos de São Paulo agora oferecem Wi-Fi gratuito, incluindo o Parque do Ibirapuera, na Vila Mariana, e o Parque do Povo Mário Pimenta Camargo (ou simplesmente Parque do Povo), em Pinheiros. Essa pode ser uma ótima opção para quem quer relaxar em um espaço verde e ao mesmo tempo se manter conectado, seja para trocar mensagens com os amigos, conferir seus e-mails ou ouvir suas músicas preferidas por streaming.

7. Hotéis

Em São Paulo, é quase uma regra tácita que os hotéis forneçam Wi-Fi gratuito a seus clientes. É claro que, ao bem da verdade, existem estabelecimentos que não oferecem a regalia, mas eles são uma clara exceção. As principais hospedarias da cidade não só trazem o benefício, como fazem questão de divulgá-lo.

Antes de finalizar a leitura, que tal ver as nossas fotos no Instagram?

Esses são apenas alguns dos muitos hotspots de Wi-Fi gratuito disponíveis em São Paulo. Seja para um turista ou um morador local, a verdade é que dificilmente alguém se verá obrigado a permanecer offline na capital Paulista.

O importante é apenas se lembrar de usar uma boa VPN ao acessar essas redes públicas para garantir sua segurança online e evitar dores de cabeça. Afinal, como já mencionado, por mais convenientes que esses hotspots possam ser, eles também apresentam diversos riscos. Então, é melhor estar atento – e precavido.

Viajei Bonito

Somos duas pessoas apaixonadas por movimento. Para nós, cair na estrada é mais importante do que um projeto futuro de estabilidade e quaisquer oportunidades de novas viagens, por mais remotas e loucas que pareçam ser, a gente tá pegando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo