Se você procura um lugar para se isolar do mundo nas próximas férias, ou se busca um destino tranquilo para passar o Réveillon ou fugir da folia do Carnaval, saiba que existem diversas praias no Nordeste brasileiros que podem proporcionar a paz que você tanto quer e merece!

Selecionamos nove cidades litorâneas –  uma em cada estado da região – com praias paradisíacas e semidesertas para que você possa se desligar do mundo, respirar ar puro e renovar as energias. Não esqueça o filtro solar!

Sumário

1 Atins, Maranhão

Voltar para o sumário
Pousada à beira-mar em Atins, Maranhão
Pousada à beira-mar em Atins, Maranhão. Créditos: Divulgação Vila Vento

Rústica, tranquila e encantadora, assim podemos definir Atins, uma vila de pescadores privilegiada pela natureza. Por estar localizada na foz do Rio Preguiça e na entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, as opções de passeios são numerosas. Os visitantes podem desfrutar das lagoas de águas cristalinas que aparecem em meio às dunas ou se arriscar no kitesurf, esporte que é favorecido pelos ventos constantes. 

Por ser um local de difícil acesso, Atins tem a atmosfera ideal para quem está em busca de isolamento e paz interior. Curiosamente, a presença de gringos é maior que de brasileiros, promovendo uma troca cultural que tornará o seu “retiro” ainda mais rico e interessante.

Onde ficar em Atins

Voltar para o sumário

As opções de hospedagem seguem a vibe praiana, cada uma com seu nível de rusticidade. Nós nos apaixonamos pela Vila Vento, com cabanas de madeira que oferecem vista para o mar e para o pôr do sol glorioso.

2 Luís Correia, Piauí

Voltar para o sumário
A Praia do Arrombado, em Luís Correia, é uma das praias desertas do nordeste brasileiro
A Praia do Arrombado, em Luís Correia, é uma das praias desertas do nordeste brasileiro. Créditos: Divulgação Pousada Casa Azul

Com 28 km de faixa litorânea, Luís Correia é a cidade que concentra o maior número de praias do Piauí, o que a leva a ser um dos destinos mais procurados por turistas da região. Mas não se preocupe, ainda restam muitas áreas intocadas, com ruas de terra e poucos moradores.

Esse é o caso da Praia do Arrombado, que ganhou esse nome por causa das ondas que batem forte na areia. O mar agitado é propício à prática de surf e kitesurf, mas é necessário ser cauteloso, uma vez não há postos de salva-vidas por aqui. Durante os meses de fevereiro a abril, as tartarugas de pente aparecem para a desova, tornando esta praia deserta ainda mais especial. Peixes-boi também costumam dar o ar da graça por aqui!

Onde ficar em Luís Correia

Voltar para o sumário

Hospede-se na Casa Azul da Praia do Arrombado, um refúgio à beira-mar decorado com muito bom gosto. Somam-se a isso o conforto, a amabilidade dos proprietários e as refeições deliciosas. É a combinação perfeita para uma viagem memorável!

😎 Brasil ou Caribe?

Você consegue diferenciar as praias brasileiras das caribenhas? Faça o teste e descubra!

3 Vila do Preá, Ceará

Voltar para o sumário
O Ceará guarda algumas das melhores praias do nordeste brasileiro
O Ceará guarda algumas das melhores praias do nordeste brasileiro. Créditos: Divulgação Rancho Do Peixe

A Vila do Preá é uma típica aldeia de pescadores do sertão nordestino, com ruas de terra, casinhas humildes e gente animada, sempre disponível para uma boa prosa. O povoado fica a menos de 20 km da badalada Jericoacoara e surpreendentemente ainda não foi descoberto pelo turismo de massa. Aqui a paz reina soberana, por isso ele merece entrar na lista de lugares tranquilos para conhecer no Brasil.

As belezas naturais e a simplicidade causam encantamento imediato! A paisagem é marcada por coqueiros, lagoas de águas translúcidas, mar agitado e dunas a perder de vista. E já que estamos falando de uma vila de pescadores, aproveite para degustar peixes, camarões, lagostas e outros frutos do mar fresquinhos. Dizem que são os melhores do Ceará!

E se você for dar uma esticada na cidade vizinha, recomendo ler o Guia completo de Jericoacoara no blog Live More, Travel More.

Onde ficar na Vila do Preá

Voltar para o sumário

Para desfrutar deste paraíso, reserve um bangalô no Rancho Do Peixe. As construções foram inspiradas nas antigas casas de pescadores, alinhando simplicidade e conforto sem interferir na paisagem natural.

4 São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte

Voltar para o sumário
Aconchego em São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte
Aconchego em São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte. Créditos: Divulgação Pousada Pousada Mi Secreto

Como ignorar um destino com esse nome? São Miguel do Gostoso é um paraíso tranquilo onde vivem cerca de 10 mil pessoas. A cidade fica na “esquina do Brasil” ou “onde o vento faz a curva”. E como venta! Não é à toa ela que ficou conhecida entre praticantes de kite e windsurf. 

A ausência de calçadões, barracas e ambulantes contribuem para a sensação de total isolamento das praias. Durante a maré baixa é possível aproveitar as piscinas naturais de águas mornas e cristalinas. É o destino perfeito para quem precisa desestressar!

Onde ficar em São Miguel do Gostoso

Voltar para o sumário

A Pousada Mi Secreto está localizada na Ponta do Santo Cristo, uma das praias mais exuberantes da cidade. Os quartos são cercados por jardins tropicais, onde também estão a piscina, o redário, um bar e um restaurante, tudo em perfeita harmonia com a paisagem.

5 Barra de Camaratuba, Paraíba

Voltar para o sumário
Barra de Camaratuba, um paraíso selvagem no litoral da Paraíba
Barra de Camaratuba, um paraíso selvagem no litoral da Paraíba. Créditos: Divulgação Pousada Yemanjá Toré

Se você busca lugares tranquilos para viajar no Brasil durante o Carnaval ou Ano Novo, a Barra de Camaratuba é uma ótima opção. Aqui as horas passam devagarinho e o acesso à internet é instável, mesmo nas pousadas. Aproveite para se desconectar e apreciar a paisagem, com áreas de Mata Atlântica, dunas, lagoas e manguezais.

Na maré baixa é possível cruzar a foz do rio Camaratuba a pé para conhecer as aldeias indígenas Potiguaras e aprender sobre a história da tribo, comprar artesanatos e conhecer as nascentes que existem ali. O mar, por sua vez, oferece boas ondas para a prática de surf e até sediou campeonatos de nível nacional no passado.

Onde ficar em Barra de Camaratuba

Voltar para o sumário

Sabe aquelas casas de novelas e filmes que ficam de frente para o mar e oferecem uma vista poética? A Pousada Yemanjá Toré é assim! E ainda tem piscina, rede de descanso e café da manhã com alimentos regionais. 

6 Tamandaré, Pernambuco

Voltar para o sumário
Tamandaré, um reduto de praias paradisíacas no nordeste brasileiro
Tamandaré, um reduto de praias paradisíacas no nordeste brasileiro. Créditos: Divulgação Carneiros Paradiso

Tamandaré é um paraíso selvagem que aos poucos vem sendo descoberto por turistas que viajam pelo nordeste brasileiro, mas ainda assim, está longe de ser um lugar badalado. Pelo contrário, esse é o destino certo para quem busca sossego, descanso e silêncio.

As praias são dignas de produções cinematográficas, com mar azul turquesa cercado por coqueiros e barreiras de corais que formam deliciosas piscinas naturais durante a maré baixa. Suas águas calmas e límpidas favorecem a prática de mergulho, já que a visibilidade pode chegar a 20 metros. 

É provável que você já tenha visto a Praia dos Carneiros em fotos do Instagram. A Capela de São Benedito é seu principal cartão postal e a torna inconfundível. Só não deixe de conhecer também as ruínas da Igreja de São José e a Bulha D’água, uma cachoeira de 10 metros de altura em meio à reserva de Mata Atlântica. 

Onde ficar em Tamandaré

Voltar para o sumário

Os bangalôs pé na areia do Carneiros Paradiso são incríveis e combinam perfeitamente com a atmosfera de paraíso de Tamandaré. Os quartos possuem camas confortáveis, banheiros novinhos, cozinha equipada e varanda com vista para o mar, onde o café da manhã é servido individualmente, garantindo conforto e privacidade aos hóspedes. Só de olhar as fotos você vai querer se teletransportar para lá!

🚘 Alugar um carro faz toda a diferença!

Deslocar-se até as praias desertas fica muito mais fácil quando você tem um carro à sua disposição. Nós usamos e indicamos a Rentcars, uma plataforma que compara preços entre as maiores locadoras de veículos do mundo e divide o valor final em até 12 vezes.Faça uma cotação

7 Porto de Pedras, Alagoas

Voltar para o sumário
Porto de Pedras e suas praias desertas no nordeste brasileiro
Porto de Pedras e suas praias desertas no nordeste brasileiro. Créditos: Divulgação Pousada Reserva do Patacho

Um refúgio de praias preservadas, vegetação abundante, charmosas construções coloniais e rica gastronomia. Parece a descrição do paraíso, e é!

Se você acha que é impossível encontrar praias no nordeste para passar o Carnaval e o Ano Novo longe do agito, Porto de Pedras pode te surpreender. As faixas de areia são largas, possibilitando o distanciamento entre os visitantes. Além disso, o mar é calmo e tem águas mornas, perfeito para famílias com crianças pequenas.

Durante a sua passagem, considere uma visita ao Santuário do Peixe-Boi, onde você poderá ver esses animais em seu ambiente natural e ainda aprender algumas práticas para usufruir da natureza com consciência e responsabilidade.

Onde ficar em Porto de Pedras

Voltar para o sumário

A Pousada Reserva do Patacho reúne todos os elementos necessários para uma viagem extraordinária. Os chalés e bangalôs possuem decoração moderna, camas king size, TVs de 43 ou 51 polegadas, ar-condicionado, frigobar e piscina privativa, o que permite manter o distanciamento social com comodidade. Tudo isso a poucos passos da Praia do Patacho, uma das praias mais bonitas do nordeste brasileiro!

8 Itaporanga d’Ajuda, Sergipe

Voltar para o sumário
Itaporanga, uma cidade rica em belezas naturais no litoral de Sergipe
Itaporanga, uma cidade rica em belezas naturais no litoral de Sergipe. Créditos: Divulgação A Casa de Rio

Itaporanga d’Ajuda é uma verdadeira joia escondida no litoral sergipano. Mesmo estando a poucos quilômetros da capital Aracaju, a cidade permanece sossegada até mesmo durante a alta temporada, perfeita para quem deseja renovar as energias longe da multidão.

A Praia da Caueira, por exemplo, possui uma extensa faixa de areia, o que é fundamental para evitar aglomerações. Com um pouco de disposição, é possível ir caminhando até a praia do Coqueirinho, onde piscinas naturais se formam na maré baixa.

Programe-se para fazer a travessia até a Ilha Mem de Sá, onde é possível fazer trilhas ecológicas, tomar banho de rio e relaxar. Para fechar o passeio com chave de ouro, experimente alguns pratos da culinária local à base de frutos do mar. Camarões, caranguejos, ostras, siris e peixes são servidos fresquinhos em porções generosas.

Onde ficar em Itaporanga

Voltar para o sumário

Você pode procurar por pousadas em Aracaju, que está a 30 km de Itaporanga. Mas se o seu objetivo for se isolar na natureza, recomendamos a A Casa de Rio, no Condomínio Porto Bello, com vista para o rio, piscina, churrasqueira, jardim e tranquilidade de sobra. 

9 Itacaré, Bahia

Voltar para o sumário
Itacaré e sua natureza abundante no sul da Bahia
Itacaré e sua natureza abundante no sul da Bahia. Créditos: Divulgação KA BRU River Villa

A Costa do Cacau, no sul da Bahia, guarda algumas das praias mais bonitas do nordeste brasileiro. Entre tantos lugares deslumbrantes, Itacaré se destaca pela arquitetura colonial e pela grande diversidade de paisagens, que incluem praias selvagens, matas virgens, cachoeiras, rios e manguezais.

O vilarejo é famoso entre os surfistas pela qualidade das ondas, no entanto, as possibilidades são inúmeras para os aventureiros. Caiaque, stand up paddle, arvorismo, tirolesa, rafting e trekking são algumas das opções de esportes que podem ser praticados em sintonia com a natureza. 

Onde ficar em Itacaré

Voltar para o sumário

A pousada KA BRU River Villa é perfeita para quem prefere ficar afastado do burburinho do centro e curtir a mansidão da natureza. Como o nome sugere, ela está localizada às margens do Rio de Contas, um cenário de inigualável beleza, envolto pela Mata Atlântica. A casa possui quartos com closet e banheiros enormes, além de cozinha funcional, piscina e varanda.

Seguro viagem nacional

Voltar para o sumário

Mais do que nunca, sabemos da importância de viajar protegido contra imprevistos. O seguro viagem nacional custa apenas R$3,57 por dia e cobre consultas, traslados, internações, extravio de bagagens e até atraso de voo e cancelamento de viagem, coisas que um plano de saúde não abrange. Use o nosso cupom de desconto e faça uma cotação agora mesmo!

Seguros Promo
BNOVEMBER
Cupom que dá direito a 15% de desconto Ver todos os cupons Enviar por e-mail

Cupom temporário válido entre 01/11/2020 e 18/11/2020
  1. Acesse a página da Seguros Promo
  2. Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
  3. Selecione a apólice
  4. Utilize o cupom na etapa de pagamento

Informe abaixo seu e-mail para receber este cupom em sua caixa postal. Ele não será armazenado, nem utilizado para enviar campanhas de marketing.
Prepare-se para sua viagem Quer economizar em sua viagem? Conheça então os cupons de desconto oferecidos pelo Viajei Bonito. Mesmo sem a obrigatoriedade de contratar um seguro viagem ao viajar pelo Brasil, é altamente recomendável para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiroE se liga que tá rolando promoção! Até o dia 18/11/20 você pode usar o cupom BNOVEMBER para garantir 15% de desconto em sua apólice! Aproveite esse descontão porque ele é por tempo limitado! Como alternativa, nós sugerimos que você também faça uma cotação na Real Seguro Viagem. Pesquise por preços de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais nas plataformas da Kayak e da Skyscanner. Aprenda a criar um alerta de passagens aéreas em promoção. Se você teve algum voo cancelado, atrasado, perda de conexão, overbooking, extravio de bagagem ou outros tipos de imprevisto com companhias aéreas, faça aqui uma consulta e descubra se você tem direito a indenizações. A Resolvvi cuida de toda a burocracia e você recebe o valor sem sair de casa, além de pagar apenas se ganhar. A ClickBus é uma plataforma para compra de passagens de ônibus no Brasil indicada pela ampla quantidade de itinerários. Utilize o cupom 5ABUS para garantir 5% em sua compra. Receba um desconto em sua primeira viagem com a Uber ao utilizar o cupom 9udns9 durante o cadastro pelo aplicativo ou então através deste link.

Adicione ao Pinterest

Clique na imagem para adicionar este artigo em seu Pinterest e veja também nossos painéis. Foto por: dominik-kiss / Fonte: Unsplash

Gisele Rocha
Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo. Ver mais artigos de Gisele Rocha Créditos da imagem de capa: Divulgação Reserva do Patacho
8 comentários em “9 praias semidesertas no Nordeste brasileiro”
  1. Incrível essa lista de praias no Nordeste!
    Assino em baixo as dicas da Praia do Preá, Tamadaré, Porto de Pedras e São Miguel do Gostoso. Conheci todas elas o ano passado e, de fato, o que mais me encantou foi realmente o fato delas estarem beeeeem mais vazias que algumas outras!

    Fiquei com mega-vontade de visitar as demais indicadas do post que ainda não conheço!

    Abraço!

    1. São maravilhosas mesmo, Luciane! E espero que possamos visitá-las novamente em breve, porque o baque lá com a questão do óleo e a pandemia foi feio. Um ano quase perdido para os profissionais do turismo dessa região. 🙁

  2. Amei a lista de praias do nordeste brasileiro semi desertas! Acho que curtir praia assim é a melhor coisa. Agradável demais! Já salvei as dicas, algumas praias como as do Piauí eu nunca tinha lido sobre. Na minha lista de desejos estão Tamandaré e Itacaré.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *