Viajei Bonito

Planejamento de viagens e nomadismo digital

Punta del Este: o que fazer, como chegar e onde ficar

Saint Tropez, Mônaco, Miami… Punta del Este é comparada a muitas cidades balneárias frequentadas por pessoas ricas, mas a verdade é que ela é única!

Punta del Este encanta por sua dualidade. Ela atende a quem procura por praias, hotéis luxuosos, lojas de grife e festas intermináveis, mas também oferece opções para quem busca sossego, contato com a natureza, a história e a arte.

Neste guia completo você encontrará dicas sobre o que fazer em Punta del Este, seus principais pontos turísticos e praias. Disponibilizamos também informações sobre como chegar e onde ficar na cidade mais badalada do Uruguai. Boa leitura!

Onde fica Punta del Este

Punta del Este fica em uma península no departamento de Maldonado, no sudeste do Uruguai. A cidade está localizada a apenas 130 km de distância da capital Montevidéu e é possível fazer um bate e volta entre as duas, embora o tempo recomendado para uma visita ao balneário seja de ao menos três dias completos.

Como chegar a Punta del Este

Ônibus

É possível viajar de ônibus para o Uruguai e assim economizar uma boa quantia. A TTL tem ônibus regulares que saem de Porto Alegre, Pelotas e Florianópolis com destino a Punta del Este. Já a COT tem linhas que saem do Chuí com destino ao balneário uruguaio. 

Essas empresas também operam entre cidades uruguaias, além de outras como a Copsa, a Rutal del Sol e a Turil. Consulte os respectivos sites para se informar sobre preços, itinerários e horários.

Carro

Nós fomos ao Uruguai de ônibus e optamos por alugar um carro em Punta del Este para rodar pelo país durante 18 dias. As estradas são bem conservadas, sinalizadas e contam com paradas estratégicas para admirar a paisagem, um privilégio que aqueles que viajam de ônibus não podem usufruir.

Usamos a Rentcars para comparar preços e fazer a reserva. Ela divide o valor final em até 12 vezes e não cobra IOF. Muito melhor que tentar negociar direto no balcão de cada empresa, uma por uma!

Avião

Gol, Latam, Azul e Aerolíneas Argentinas são as companhias aéreas que ligam cidades brasileiras ao Aeroporto Internacional Capitan Corbeta Carlos A. Curbelo, também conhecido como Aeroporto Internacional de Laguna del Sauce.

Consulte o nosso post sobre como ir do aeroporto de Punta del Este ao centro e escolha o meio de transporte que melhor se adapta ao seu estilo de viagem.

Onde se hospedar em Punta del Este

Onde se hospedar em Punta del Este, Uruguai
Onde se hospedar em Punta del Este, Uruguai. Créditos: Gisele Rocha

No nosso artigo sobre onde ficar em Punta del Este, mencionamos a Península como o melhor lugar para se hospedar na cidade se o intuito for apenas turistar.

No entanto, como fomos no Réveillon e queríamos sair da muvuca, dessa vez decidimos nos hospedar no Balneario Buenos Aires, um lugar tranquilo e barato até mesmo no alto verão. Como estávamos com carro alugado, a distância de 18 km do centro não foi um problema. De qualquer forma, ônibus urbanos e Uber também circulam por lá.

O que fazer em Punta del Este

Dos pontos turísticos de Punta del Este, os mais conhecidos são o monumento Los Dedos e a Casapueblo, que na verdade fica em Punta Ballenas. Mas a cidade tem muito mais a oferecer e é isso que vamos mostrar agora!

Los Dedos

Monumento "Los Dedos" ou "La Mano", em Playa Brava, Punta del Este
Monumento “Los Dedos” ou “La Mano”, em Playa Brava, Punta del Este. Créditos: Guilherme Morisson

Poucos sabem, mas o nome verdadeiro da escultura é “Hombre emergiendo a la vida”, embora seja popularmente chamada de “Los Dedos” ou “La Mano”. A obra foi criada pelo artista chileno Mario Irarrázabal em 1982 como parte de uma exposição de escultura ao ar livre, sem a menor pretensão de se tornar o grande cartão postal de Punta del Este.

Se quiser tirar fotos sem enquadrar centenas de turistas, acorde cedo. Nós chegamos às 7h20 e mesmo assim foi preciso um pouco de paciência para conseguir fotografias satisfatórias.

Plaza Gran Bretaña e Punta de la Salina

Plazoleta Grã-Bretanha, onde o rio se encontra com o mar em Punta del Este, Uruguai
Plazoleta Grã-Bretanha, onde o rio se encontra com o mar em Punta del Este, Uruguai. Créditos: Inmobiliaria Deymonnaz

Caminhando até a ponta da península você chegará à Plaza Gran Bretaña, de onde é possível observar as águas do Rio da Prata se misturando com o Oceano Atlântico. 

O contraste não é tão nítido quanto ao encontro das águas do Rio Negro com o Solimões em Manaus, mas ainda assim é bonito de se ver. Além disso, é relaxante passear pela Rambla General José Artigas durante o entardecer com o vento batendo no rosto. Leve um casaquinho!

Igreja de Nossa Senhora da Candelária

[vb_gallery ids=”22070,22071″]

Quem acompanha o Viajei Bonito no Instagram sabe que eu não resisto a igrejas. Não costumo frequentar missas, mas gosto de conhecer o interior das basílicas, observar os detalhes e tirar alguns minutos para agradecer por estar ali.

A Igreja de Nossa Senhora da Candelária foi inaugurada em 1911, transformando-se no templo católico mais importante da região. Foi restaurada recentemente, recuperando seu aspecto original. Em frente a ela está o Farol de Punta del Este, que atualmente não está aberto à visitação, mas é digno de belos registros.

Museu da Marihuana

[vb_gallery ids=”22052,22051″]

O Uruguai foi o primeiro país do mundo a legalizar a venda de cannabis para uso recreativo. A decisão de colocar o Estado à frente do controle da produção e da venda da erva partiu do ex-presidente Pepe Mujica, como forma de reduzir o tráfico de drogas e a violência que é consequência do crime.

A lei permite que cidadãos uruguaios plantem cannabis para uso próprio e a erva também é vendida em farmácias, mas turistas não podem comprá-la, embora seja fácil ver vasos da planta em lojas e lugares públicos.

Uma dessas lojas é a Canoa Quebrada, em La Barra, que criou um museu que compartilha informações e esclarece dúvidas. No Museo de la Marihuana de Punta del Este é possível ver um mural que expõe benefícios do uso medicinal da cannabis, bem como os aspectos negativos do consumo excessivo da maconha com THC, substância psicoativa encontrada na erva.

No museu é possível ver e tocar tecidos e até papel-moeda produzidos com fibra de cannabis sativa. O espaço serve como uma boa fonte de conhecimento para quem se dispõe a aprender.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 22h.
Preço: a visita guiada de 15 minutos custa 100 pesos uruguaios. Clientes que adquirem lembrancinhas na loja podem entrar de graça. 

Museu Ralli

Se você pensa que a cidade é movida a praia e festas, está enganado. Há muito o que fazer em Punta del Este se você não estiver procurando curtição. O Museu Ralli é um exemplo disso. São mais de 6 mil metros quadrados, preenchidos com obras de artistas renomados, entre eles Salvador Dalí, Pablo Picasso e Alfredo Volpi. 

O museu possui elevador e rampas de acesso para pessoas com necessidades especiais, além de pátios amplos e arborizados. Um ambiente fantástico que os amantes das artes não podem deixar de visitar durante sua passagem pelo Uruguai! Visite o site do Museu Ralli para conferir a agenda de eventos e exposições temporárias.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 17h às 21h.
Preço: entrada gratuita.

Fundação Pablo Atchugarry

[vb_gallery ids=”22066,22065″]

Pablo Atchugarry é um artista contemporâneo uruguaio que presenteou o mundo com um parque de esculturas de 25 hectares, com mais de 55 obras de arte que dialogam com a natureza circundante. Quem já visitou o Instituto Inhotim em Brumadinho vai encontrar muitas semelhanças entre os dois lugares.

Somam ao parque as galerias fechadas, onde são exibidas esculturas do artista, que inclusive estava presente no momento da nossa visita. Nesses espaços são promovidos concertos de piano, bailes de tango, saraus e até aulas de meditação.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h, podendo se estender em dias de eventos. Consulte a agenda da fundação para se informar. 
Preço: entrada gratuita

Galeria Sur

Seguindo a mesma pegada cultural, a Galeria Sur tem um acervo voltados a artista latino-americanos, entre eles Portinari, Di Cavalcanti, Torres García, Diego Rivera, Botero, Alfredo Volpi, Barradas, Figari, Gurvich, Segall e Hilda López.

Há também exposições temporárias com obras fantásticas de artistas contemporâneos. Visite o site da Galeria Sur para ver a programação.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h à meia-noite.
Preço: entrada gratuita

Galeria del Paseo

Criada há mais de 20 anos com o objetivo de promover artistas contemporâneos latino-americanos, a Galeria del Paseo está presente em Punta del Este e Lima, no Peru, com acervos fixos e exposições temporárias. A agenda está disponível no site oficial da instituição.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h às 22h.
Preço: entrada gratuita.

Casapueblo

Entardecer na Casapueblo, em Punta Ballenas, Uruguai
Entardecer na Casapueblo, em Punta Ballenas, Uruguai. Créditos: Gisele Rocha

[vb_gallery ids=”22041,22042″]

A Casapueblo é uma construção única, não se encontra nada parecido em nenhum outro lugar do mundo! Cada detalhe foi pensado e moldado pelo artista plástico Carlos Páez Vilaró, que fez desta a sua casa e a abriu para o mundo.

A estrutura é gigantesca e dela cinco salas e três terraços são dedicados às obras de arte feitas pelas mãos de Vilaró, entre elas esculturas, pinturas, murais e cerâmicas, além de fotos, recortes de jornais e objetos pessoais. Há também uma sala de cinema que exibe documentários sobre a vida do artista.

No entanto, o ponto alto da visita certamente é a “Ceremonia del Sol”, quando as caixas de som reproduzem o poema escrito e narrado por Vilaró homenageando o Astro Rei. Na primeira vez que ouvi quase chorei, mas desta vez o local estava tão cheio que mal consegui me concentrar. Se você puder escolher, vá na baixa temporada.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h ao pôr do sol.
Preços: 330 pesos (ou 38 reais, ou 9 dólares, ou 8 euros – você escolhe em qual moeda prefere pagar). Compre o ingresso antecipadamente pelo mesmo valor e evite filas.

😍 Hospede-se na Casapueblo!

Villaró recebeu convidados ilustres em sua obra de arte habitável e agora você pode se tornar um deles. Quem se hospeda no Club Hotel Casapueblo tem acesso privilegiado a áreas exclusivas do complexo e pode assistir à cerimônia do pôr do sol na varanda do quarto, sem disputar espaços com outros visitantes.

Além da experiência fantástica de acordar em um dos lugares mais icônicos do país, você poderá usufruir de spa, academia, piscina, quadra de tênis e restaurante com vista para o mar. Seria um sonho, né?!

Cassinos

Cassino em Punta del Este, Uruguai
Cassino em Punta del Este, Uruguai. Créditos: Benoit Dare / Fonte: Unsplash

Seja por curiosidade ou para apostar na sorte, uma visita ao cassino não pode ficar de fora da lista com o que fazer em Punta del Este. 

Na cidade existem dois deles: o Enjoy e o Nogaró. O primeiro é mais pomposo e pertence a um dos hotéis mais luxuosos do país, é maior e tem máquinas mais modernas, bem como mesas de cartas e roletas. Lá dentro tem bar e periodicamente acontecem torneios.

Já o segundo é mais simples, mas também conta com slots, roleta física e eletrônica, além de mesa Black Jack. Vinícius de Moraes já jogou aqui. Será que ele se deu bem?

Praias em Punta del Este

Graças ao seu recorte geográfico, Punta del Este apresenta diferentes tipos de praias, que agradam a todos os estilos de viajantes. Há praias de águas doces e salgadas, calmas e agitadas, selvagens e urbanas. E o melhor: todas possuem estacionamento gratuito!

Praia Mansa

Playa Mansa, Punta del Este, Uruguai
Playa Mansa, Punta del Este, Uruguai. Créditos: Gisele Rocha

Com 5 km de extensão, a Playa Mansa é a mais longa e uma das mais movimentadas de Punta del Este. É uma praia de água salobra, abastecida pelo Rio da Prata. Pela ausência de ondas e com águas rasas, alguns pontos se assemelham a piscinas naturais, oferecendo banhos seguros para crianças e idosos.

Sua orla é povoada por bares, restaurantes e hotéis de alto padrão. Na areia é comum encontrar pessoas se exercitando, seja praticando corrida, jogando vôlei ou participando de alguma aula de aeróbica. Já as águas tranquilas são favoráveis à prática de windsurf, caiaque, SUP e outros esportes náuticos.

Se o dia estiver bonito, com céu claro, é recomendável ficar até o fim da tarde para admirar o sol se pondo sobre o mar e a Ilha Gorriti. Uma visão inesquecível! 

Ilha Gorriti

Por falta de tempo, não conhecemos pessoalmente a Ilha Gorriti, uma Reserva Natural que está a 2,5 km da costa de Punta del Este. Para chegar lá é preciso pegar um dos barcos que saem a cada 30 minutos no porto com preço fixo de 350 pesos ida e volta.

O deslocamento dura cerca de 15 minutos e ao chegar lá você poderá desfrutar de duas praias: Puerto Jardín e Playa Honda. A ilha também preserva uma fortaleza e canhões que faziam a defesa do território. 

Se você visitar a ilha, volte para nos contar se vale a pena!

Praia Brava

A Playa Brava já foi mencionada por abrigar a emblemática escultura “Los Dedos”, mas seus atrativos vão muito além disso. Diferentemente da primeira, essa é uma praia oceânica de águas agitadas e atrai surfistas em busca de ondas constantes. Ventava muito quando estivemos lá, por isso achamos melhor continuar o passeio e conhecer outras praias.

Praia El Emir

[vb_gallery ids=”22061,22060″]

Graças aos ventos constantes e mar agitado, El Emir tornou-se o point dos jovens e dos surfistas, que aproveitam as ondas regulares para praticarem o esporte.

Conta a história de que a praia recebeu esse nome graças a um turco, Emir Emin Arslan, que chegou aqui nos anos 1920, se encantou pelo lugar e construiu aqui sua casa à beira-mar, vivendo isolado durante muitos anos.

Mas as ondas não são o único atrativo da Playa El Emir. Aqui também se encontra uma imagem de Nossa Senhora da Candelária, decorada com azulejos de fiéis agradecendo graças alcançadas. A cada minuto aparecia alguém lá para fazer uma oração, era bonito de se ver. 

Dizem que quando a maré está baixa, também é possível ver o casco do navio cargueiro “Santa María del Luján”, que encalhou nas pedras desta praia em 1965, mas nós não vimos.

Ilha dos Lobos

A Ilha dos Lobos abriga a maior colônia de lobos marinhos do mundo. Ela fica a cerca de 10 km da costa, mas nós decidimos não fazer o passeio porque sabíamos que seria possível ver esses e outros animais em Cabo Polonio de graça e sem grandes esforços. Além disso, ainda havia muito o que fazer em Punta del Este e optamos por otimizar o roteiro com atrações dentro da cidade.

De qualquer forma, se você se interessar pelo tour, vá ao porto e se informe sobre preços e horários de saída, que podem variar de acordo com a época do ano. 

Praia El Placer

Playa El Placer, praia de águas calmas em Punta del Este, Uruguai
Playa El Placer, praia de águas calmas em Punta del Este, Uruguai. Créditos: Gisele Rocha

El Placer é uma praia de beleza peculiar, ainda pouco conhecida por turistas, dada a distância de 8 km desde a península. Está localizada na foz do Arroyo Maldonato, tem águas rasas e tranquilas, perfeitas para banhos sem sustos. Ideal para quem procura um refúgio para se desligar da agitação de Punta del Este.

La Barra

Atravessando a icônica ponte ondulada, chegamos à La Barra, uma antiga vila de pescadores que conquistou os corações dos uruguaios com sua atmosfera despojada. 

La Barra conta com ateliês, galerias de arte, centros culturais e grifes criativas. Mas também tem lojas, restaurantes, bares e hotéis que funcionam a todo vapor durante o verão, mas que minguam na baixa temporada. 

Se farra for o seu objetivo, pode ficar por aqui mesmo, pois a vida noturna em La Barra é pulsante, com festas que terminam ao amanhecer. O único ponto negativo é a distância dos principais pontos turísticos, problema que é facilmente sanado através do transporte público e de aplicativos como o Uber.

Playa Montoya

Com suas areias grossas e douradas, Playa Montoya pode não ser uma das praias mais bonitas de Punta del Este, mas atrai surfistas em busca de ondas altas e contato com a natureza. Aqui acontecem campeonatos importantes da modalidade, como a Copa Billabong e o Campeonato Mundial de Surf.

Nadar aqui pode ser arriscado, mas vale a pena fazer ao menos uma caminhada para esticar o esqueleto e se reenergizar com as vibrações que emanam do mar. 

Playa Bikini e Manantiales

[vb_gallery ids=”22048,22049″]

Bikini Beach é o lugar ideal para quem gosta de badalação, já que o movimento começa pela manhã nas areias da praia e não tem hora para acabar. Por aqui circula gente bonita e celebridades que escolhem o Uruguai como destino para suas férias.

No quesito beleza, não se diferencia em nada das demais praias de La Barra. O mar é agitado, tem águas turvas e venta bastante. Venha se o seu objetivo for curtir as festas e conhecer gente bonita.

Balneario Buenos Aires

Praia de Balneario Buenos Aires, em Punta del Este, Uruguai
Praia de Balneario Buenos Aires, em Punta del Este, Uruguai. Créditos: Gisele Rocha

Essa é a praia que escolhemos para chamar de nossa em Punta del Este. E era mesmo quase um espaço privativo, pois não havia ninguém além de nós. Embora seja um lugar de fácil acesso, não há estrutura de bares, restaurantes e hotéis em sua volta, apenas algumas casas de temporada, por isso poucas pessoas se dão o trabalho de irem até lá. O mar é agitado e não há postos de salva vidas, então seja cauteloso.

Seguro viagem para o Uruguai

O seguro viagem para a América do Sul não é obrigatório no Uruguai, mas é altamente recomendável. Com apenas R$ 9 por dia você viaja tranquilo, garantido assistência médica e odontológica caso algum imprevisto aconteça. 

O seguro viagem também oferece auxílio em caso de bagagem extraviada, cancelamento de voos e perda de passaporte e cartão de crédito, além de assistência jurídica em casos de acidentes de trânsito, que é muito conveniente para quem decide alugar um carro.

Use os nossos cupons de descontos para economizar. 

PROMO10

Esse cupom dá direito a 10% de desconto.

  1. Acesse a página da Real Seguro Viagem
  2. Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
  3. Selecione a apólice
  4. Utilize o cupom na etapa de pagamento

Cupom permanente

PROMO10

Esse cupom dá direito a 10% de desconto.

  1. Acesse a página da Real Seguro Viagem
  2. Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
  3. Selecione a apólice
  4. Utilize o cupom na etapa de pagamento

Cupom permanente

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo