Já nasceu um país tão alegre quanto o Brasil e seu nome é Uzupis, que quer dizer: “do outro lado do rio”. No caso, referem-se ao rio Vilnia, que deu nome à cidade de Vilnius, capital da Lituânia.

Peraí! O que Uzupis, um estado declarado independente, tem a ver com a capital da Lituânia?

É que Uzupis, com seu imenso território de menos de 600m² está situado no Centro de Vilnius. Isso mesmo! Um país dentro de outro.

Para ler em seguida

Entenda como isso aconteceu

Por muitos anos, a área que hoje é ocupada por Uzupis permaneceu isolada do restante de Vilnius pelos rios que a cercam, formando uma fronteira natural. Até que no século XVI os moradores de Vilnius construíram duas pontes em lados opostos e passaram a viver ali.

Durante séculos, aquele foi um bairro de judeus, que foi evacuado em tempos de guerras mundiais, já que os moradores eram perseguidos e quase todos eles foram mortos durante o Holocausto. O tempo passou e o distrito começou a ser reocupado por marginais, mendigos, prostitutas e, posteriormente, por artistas boêmios.

Até março de 1990, quando a Lituânia se separou da União Soviética, Uzupis era um lugar completamente largado. Foram essas pessoas que deram nova vida ao local. Artistas pintavam as paredes como queriam, faziam e deixavam lá esculturas, promoviam encontros musicais, etc. Tudo isso sem qualquer interferência política, pois a área era completamente negligenciada pelas autoridades.

E foi assim que em 1997 Uzupis declarou a sua independência. A brincadeira ficou séria e eles têm até presidente, bandeira, hino nacional, moeda própria (mas aceitam Euro também, não se preocupe), as próprias leis e até uma embaixada no Brasil e um Consulado em São Paulo. Sim!! O embaixador se chama Henry Krutzen e vive em João Pessoa, ele é psicanalista e músico. No site da Embaixada de Uzupis é possível conferir os países com os quais ele se relaciona.

O engraçado é que os pedestais onde antes havia imagens de importantes personalidades socialistas, como Marx e Lenin, agora foram ocupadas por ídolos da arte e da música. Há, por exemplo, um busto de Frank Zappa, astro do rock.

A estátua de Frank Zappa substituiu a de Lenin após Uzupis se declarar independente

A estátua de Frank Zappa substituiu a de Lenin após Uzupis se declarar independente. Créditos: Ville Hyvönen / Fonte: Flickr

O pessoal de Uzupis não quer saber se a República foi reconhecida ou não pelos outros países, mas segue como se fosse. Se alguém criar confusão, vai ter que enfrentar o exército do país, composto por uns 15 soldados, bravos guerreiros.

A galera gosta tanto de uma zoeira que escolheu comemorar o Dia da Independência em 1º de Abril, data em que o mundo inteiro usa para pregar peças nos outros, assim como a gente faz no Brasil. Isso mostra como eles ironizam a seriedade como a política é feita e tratada.

Onde fica Uzupis?

Para entrar em Uzupis você não vai precisar pegar nenhum voo, nem ônibus, tampouco trem. Para chegar lá, basta seguir pelo Centro Histórico de Vilnius e quando avistar a placa abaixo, pode entrar sem pedir licença.

vilnius-lituania-uzupis-placa-entrada

Parece apenas uma placa engraçadinha, mas em Uzupis também se fala sério e cada desenho tem um motivo para estar lá:

  • Sorriso: todo mundo deve estar sorrindo;
  • Velocidade: 20 km/h, já que todo mundo em Vilnius anda rápido nas ruas;
  • Monalisa: este é um distrito artístico;
  • Carro caindo na água: é necessário tomar cuidado, já que existe um rio passando em volta com ruas bem próximas.

Já que o lugar foi fundado por artistas e boêmios, pessoas que prezam pela liberdade do indivíduo, você poderá entrar e sair de Uzupis quando e quantas vezes bem entender, sem precisar de visto para isso. Mas se estiver a fim, poderá carimbar o seu passaporte em uma das lojas de artesanato e levar consigo uma recordação bem bacana, como nós fizemos.

Não precisa de visto para entrar, mas é possível carimbar o passaporte de graça em Uzupis, Vilnius, Lituânia

Não precisa de visto para entrar, mas é possível carimbar o passaporte de graça em Uzupis, Vilnius, Lituânia. Créditos: Gisele Rocha

Pelas ruas de Uzupis

Uzupis é o país mais colorido que nós conhecemos. A começar pelas margens do rio, onde estão expostas várias obras de artistas locais. Note que para os mais aventureiros, há até um balancinho debaixo da ponte. E notem que bela essa sereia que saúda os visitantes. Ela quase foi embora com a correnteza do rio durante uma cheia em 2004, mas foi recuperada e posta de volta em seu lugar. Dizem até que ela já seduziu alguns turistas, que apaixonados, permaneceram em Uzupis e por lá ficarão pelo resto de suas vidas.

A bela sereia de Uzupis que quase sumiu nas águas do rio Vilnia

A bela sereia de Uzupis que quase sumiu nas águas do rio Vilnia. Créditos: Gisele Rocha

Há também o Jesus Mochileiro, com o seu mochilão pronto pra uma trip, de braços abertos, abençoando todos nós viajantes.

Jesus é mochileiro e protege os viajantes. Créditos: Gisele Rocha

Jesus é mochileiro e protege os viajantes. Créditos: Gisele Rocha

O país também tem seu monumento imperdível, assim como o Brasil tem o Cristo, Nova York tem a Estátua da Liberdade e Paris tem a Torre Eiffel, Uzupis tem a escultura do arcanjo Gabriel tocando trombeta, feita em bronze, que fica na praça principal de sua única cidade. O monumento simboliza o renascimento e liberdade artística do leste europeu e foi criado em honra de Zeonas Steinys, um pintor local muito querido pelo povo que morreu em 1998. Além do mais, Uzupis também é conhecida como a “República dos Anjos” e por isso a obra de arte virou o símbolo do lugar.

A estátua do Arcanjo Gabriel está na praça central e é o símbolo de Uzupis

A estátua do Arcanjo Gabriel está na praça central e é o símbolo de Uzupis. Créditos: Adriano Castro

E se você acha que Uzupis é uma terra sem lei, está redondamente enganado. Eles escreveram a própria Constituição, que está disponível para ser lida em diversos idiomas. O português infelizmente não é um deles, mas o Viajei Bonito está aqui para traduzir.

Pela Constituição de Uzupis, nem todo mundo é obrigado a ser feliz

Pela Constituição de Uzupis, nem todo mundo é obrigado a ser feliz. Créditos: Gisele Rocha

  1. Todo mundo tem o direito de viver à beira do Rio Vilnia e o Rio Vilnia tem o direito de correr por todos.
  2. Todo mundo tem direito à água quente, aquecimento no inverno e a um teto.
  3. Todo mundo tem direito de morrer, mas isso não é uma obrigação.
  4. Todo mundo tem o direito de cometer erros.
  5. Todo mundo tem o direito de ser único.
  6. Todo mundo tem direito de amar.
  7. Todo mundo tem direito de não ser amado, mas não é obrigatório.
  8. Todo mundo tem o direito de ser banal e desconhecido.
  9. Todo mundo tem direito ao ócio.
  10. Todo mundo tem direito de amar e cuidar de um gato.
  11. Todo mundo tem direito de cuidar do cão até que um deles morra.
  12. Um cão tem o direito de ser um cão.
  13. Um gato não é obrigado a amar o seu dono, mas deve ajudá-lo em tempos difíceis.
  14. Todo mundo tem o direito de não estar ciente de seus deveres de vez em quando.
  15. Todo mundo tem direito de estar em dúvida, mas isso não é uma obrigação.
  16. Todo mundo tem direito de ser feliz.
  17. Todo mundo tem direito de ser infeliz.
  18. Todo mundo tem direito de ficar em silêncio.
  19. Todo mundo tem direito de ter fé.
  20. Ninguém tem direito à violência.
  21. Todo mundo tem o direito de observar a própria insignificância.
  22. Ninguém tem o direito de ter um projeto em eternidade.
  23. Todo mundo tem direito de entender.
  24. Todo mundo tem o direito de não entender nada.
  25. Todo mundo tem o direito de ter qualquer nacionalidade.
  26. Todo mundo tem direito de celebrar ou não celebrar seu aniversário.
  27. Todo mundo deve se lembrar do próprio nome.
  28. Todo mundo pode compartilhar o que tem.
  29. Ninguém pode compartilhar o que não tem.
  30. Todas as pessoas têm direito de ter irmãos, irmãs e pais.
  31. Todo mundo pode ser independente.
  32. Cada um é responsável pela sua própria liberdade.
  33. Todo mundo tem o direito de chorar.
  34. Todo mundo tem direito de ser mal interpretado.
  35. Ninguém tem o direito de culpar ao outro.
  36. Todo mundo tem o direito de ser único.
  37. Todo mundo tem direito de ter direitos.
  38. Todo mundo tem o direito de não ter medo.
  39. Não se deixe vencer.
  40. Não se vingue.
  41. Não se renda.

Muito revolucionário, né? Deixamos aqui mais algumas fotos para que vocês possam ter uma ideia do quão maneiro é o lugar. Mas quando puder, vá lá e veja com os seus próprios olhos!

Sabia que existe uma cidade nesses mesmos moldes na Dinamarca? A Angela do blog Apure Guria visitou e escreveu um post muito maneiro sobre o lugar.

Onde se hospedar em Uzupis

Se você adorou a ideia de conhecer Uzupis e quer se hospedar por lá, confira as datas disponíveis no Downtown Forest Hostel & Camping que o Viajei Bonito recomenda. Você pode fazer sua reserva por aqui mesmo.

Leia mais sobre Uzupis e Vilnius

 

Prepare-se para sua viagem

Em Vilnius, nossa sugestão de hospedagem é o B&B&B&B&B. Aprenda a reservar um hotel pela internet aqui. Você pode procurar outros hotéis através do Booking, casas e quartos no Airbnb ou então se sua preferência é por albergues, acesse o Hostelworld.

Quer economizar em sua viagem? Conheça então os cupons de desconto oferecidos pelo Viajei Bonito.

Os países europeus exigem que os viajantes tenham contratado seguro viagem, geralmente com valores mínimos estabelecidos para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Leia também o que escrevemos sobre seguro viagem para a Europa. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiroE se liga que tá rolando promoção! Até o dia 28/11/19 você pode usar o cupom BLACKWEEK para garantir 17% de desconto em sua apólice! Aproveite esse descontão porque ele é por tempo limitado! Como alternativa, nós sugerimos que você também faça uma cotação na Real Seguro Viagem.

Viajar pela Europa de trem é uma experiência que serve bem a qualquer tipo de viajante, é fácil e em muitos casos mais barato até mesmo que os voos low cost. Você pode pesquisar preços para uma infinidade de destinos na Omio. Aprenda aqui a comprar passagens de trem na Europa pela internet.

Vai alugar um carro? O preço do aluguel de veículos na categoria Mini em Vilnius é de aproximadamente R$90,00 por diária (confira mais preços aqui). Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOF. Tem cupom de desconto rolando! Até o dia 30/11/2019 você garante 5% de desconto ao utilizar o cupom ESQUENTA5OFF (confira as condições aqui). Veja como é simples fazer sua cotação e reservar um carro pela internet.

testamos o chip internacional da Easysim4u e aprovamos tanto o serviço quanto a qualidade da internet no exterior. Clique aqui para ver todas as opções de coberturas disponíveis nos EUA e em mais de 210 países! Ainda, utilize o cupom VIAJEIBONITO10 para garantir 10% de desconto em seu pedido! Recomendamos que você dê uma olhada nos planos Dados Mundi e 4G Europa que saem a partir de R$218,03 e R$230,60 respectivamente. O Viajei Bonito indica também como alternativa o chip da Yes Brasil.

A GetYourGuide oferece passeios, tours, visitas a atrações turísticas e guias para vários destinos no mundo! Descubra o que ela tem a oferecer para Vilnius. Você pode conferir também o nosso passo-a-passo sobre como reservar tours e guias pela internet.

Descubra quando viajar para Vilnius, ou então pesquise por preços de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais na plataforma da Kayak. Aprenda a criar um alerta de passagens aéreas em promoção.

Se você teve algum voo cancelado, atrasado, perda de conexão, overbooking, extravio de bagagem ou outros tipos de imprevisto com companhias aéreas, faça aqui uma consulta e descubra se você tem direito a indenizações. A Resolvvi cuida de toda a burocracia e você recebe o valor sem sair de casa, além de pagar apenas se ganhar.

TransferWise é o serviço de transferência de moedas para dentro e para fora do Brasil que utilizamos sempre que precisamos efetuar ou receber pagamentos internacionais. De todos no mercado, ele é o que garante até o momento a taxa de câmbio mais próxima da conversão atual.

Receba um desconto em sua primeira viagem com a Uber ao utilizar o cupom adrianoc135ue durante o cadastro pelo aplicativo ou então através deste link.

Em Vilnius, o almoço simples sai por volta de R$36,44, já o fast-food sairá por mais ou menos R$22,78. Considerando o cappuccino, podemos dizer que o cafezinho da tarde custa R$9,85. Em restaurantes, a garrafa d'água de 330ml custa R$5,59, o refrigerante - considerando também o de 330ml - custa R$7,59 e o pint de cerveja R$13,67. Descubra quanto custa viajar para Vilnius.

Adicione ao Pinterest

Clique na imagem para adicionar este artigo em seu Pinterest e veja também nossos painéis. Foto por: Gisele Rocha

Viajei Bonito

Somos duas pessoas apaixonadas por movimento. Para nós, cair na estrada é mais importante do que um projeto futuro de estabilidade e quaisquer oportunidades de novas viagens, por mais remotas e loucas que pareçam ser, a gente tá pegando!

Ver mais artigos de Viajei Bonito

Créditos da imagem de capa: Gisele Rocha

4 comentários em “Você já ouviu falar em um país europeu chamado Uzupis?”

  1. Vivendo e aprendendo! Amei a reportagem sobre Uzupis, e agradeço por vcs a terem compartilhado. Já morei na Europa e quem sabe, um dia, conheça a Lituânia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *