20 museus gratuitos em Paris

Aqui no Viajei Bonito a gente se esforça para desmistificar a ideia de que viajar para Paris é caro. Apresentamos uma opções de hospedagens boas e baratas, ensinamos como se deslocar com o transporte público, mostramos onde comer bem por menos de 10 euros, fizemos uma lista com dezenas de atrações grátis, que não se restringe a parques, igrejas e apresentações artísticas. Conheça agora 20 museus gratuitos em Paris e se surpreenda com a diversidade temática.

1 Maison de Balzac

A casa onde o romancista francês Honoré Balzac morou entre 1840 e 1847 hoje abriga um museu dedicado a ele, apresentando aos visitantes um acervo baseado em objetos pessoais, móveis, rascunhos manuscritos, livros, jornais, xilogravuras, esculturas, entre outras miudezas. O museu tem vista para a Torre Eiffel, mais um motivo para visitá-lo. Apenas as exposições temporárias estão sujeitas a taxas.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h. Fechado às segundas-feiras e feriados.

2 Maison Victor Hugo

Jardim da Maison de Victor Hugo em Paris, França

Jardim da Maison de Victor Hugo em Paris, França. Créditos: Melissa Delzio / Fonte: Flickr

Victor Hugo morou no segundo andar do Hôtel de Rohan-Guéménée, bem na Place des Vosges, entre os anos de 1832 e 1848. Neste edifício ele escreveu algumas de suas principais obras: Os Miseráveis, Maria Tudor, Ruy Blas, Cantos do Crepúsculo, Os Burgraves e As vozes internas. Durante a visita você poderá ver os móveis originais daquela época, bem como algumas penas que ele usou para escrever os seus clássicos, centenas de desenhos, livros, obras de arte e muito mais. Apenas as exposições temporárias estão sujeitas à cobrança.

A título de curiosidade, Victor Hugo tinha tanta influência na cidade de Paris que sua obra o Corcunda de Notre-Dame pesou na decisão de restaurar a basílica quando esta estava em ruínas após os ataques que aconteceram durante a Revolução Francesa. Por um triz ela não foi demolida e o romance escrito por ele ajudou a salvar essa preciosidade que hoje é um dos principais cartões postais da cidade (e está na nossa lista de atrações gratuitas em Paris).

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h.

3 Museu da Vida Romântica

O Museu da Vida Romântica (Musée de la Vie Romantique em francês) é um dos três museus literários em Paris, juntamente com a Maison de Balzac e a Maison de Victor Hugo, mas não está na lista dos mais visitados na cidade. Longe disso, é desconhecido até mesmo pelos parisienses e por isso é uma boa opção para quem gosta de conhecer lugares fora do mainstream. O museu está localizado na antiga casa do pintor Ary Scheffer, construído em 1830 e evoca o período romântico através de pinturas, retratos, móveis e joias dos séculos XVIII e XIX.

No térreo, há uma ala dedicada à romancista George Sand, pseudônimo de Amandine Aurore Lucile Dupin, que foi jornalista, crítica literária e uma das precursoras do feminismo. Já no andar de cima os salões homenageiam Ary Scheffer e seus contemporâneos, entre eles Louis Hersent, François Bouchot, François-Désiré Froment-Meurice, Charles Durupt, François Debon, Bra Théophile, David d’Angers, Redouté e Ernest Renan.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h. Fechado às segundas-feiras e feriados.

4 Museu de Arte Moderna de Paris

O Museu de Arte Moderna de Paris está a 15 minutos de caminhada a partir da Torre Eiffel. Inaugurado em 1961, ele exibe obras representativas dos principais movimentos artísticos do século XXI, entre os quais podemos destacar o fauvismo, cubismo, pós-cubismo, realismo, arte abstrata e arte contemporânea, sendo que muitas dessas obras de arte foram criadas por membros da Escola de Paris.

Horário de funcionamento: de terça a domingo: das 10h às 18h; quinta até as 22h.

5 Petit Palais

Petit Palais, um dos museus gratuitps em Paris

Petit Palais, um dos museus gratuitps em Paris. Créditos: Carlo Ciccarelli / Fonte: Flickr

O Petit Palais, também conhecido como Museu de Belas Artes de Paris, fica em um edifício deslumbrante construído para a Exposição Universal de 1900. Está localizado próximo à Champs-Elysées, à Torre Eiffel, aos Jardins das Tulherias, à Ponte Alexandre III e mais alguns pontos turísticos mencionados nesta lista de atrações gratuitas em Paris.

O acervo conta com pinturas e esculturas datados da Idade Média até a década de 1920. Não deixe de apreciar os belos vitrais e mosaicos e, se der tempo, faça um passeio pelos jardins, um reduto de paz em uma das áreas mais movimentadas da capital. O acesso às exposições temporárias é cobrado à parte.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h. Fechado às segundas-feiras e feriados.

6 Museu Carnavalet

O Museu Carnavalet (Musée Carnavalet em francês) reúne obras de arte, móveis, maquetes, fotografias e documentos que recontam a história de Paris desde os primórdios até os dias de hoje. Está instalado em dois edifícios grandiosos que um dia abrigaram o Hôtel Carnavalet e o Hôtel Le Peletier de Saint-Fargeau, que contam mais de 140 salas de exposição.

Horário de funcionamento: atualmente (fevereiro de 2018) o museu está fechado para reforma. A reabertura está prevista para o fim de 2019.

7 Museu Bourdelle

A antiga casa de Antoine Bourdelle hoje abriga um museu que leva o nome do escultor francês, pupilo de Rodin, com quem trabalhou durante 15 anos. O ateliê de Bourdelle permanece intacto e às vezes até parece que está em funcionamento. Passeando pelo edifício você verá ferramentas, esculturas de todos os tamanhos, assim como mobiliário da época e objetos pessoais. Apenas as exposições temporárias estão sujeitas à cobrança.

Horário de funcionamento: de terça a domingo das 10h às 18h. Fechado às segundas-feiras e feriados. É necessário agendar a visita através do telefone +33 (0) 01 49 54 73 91.

8 Museu Cernuschi

Henri Cernushi foi um banqueiro e economista italiano radicado em Paris que viajou o mundo inteiro. Durante sua passagem pela Ásia, sobretudo pela China e Japão, acumulou mais de 4 mil obras de arte nas quais predominavam motivos budistas. São milhares de esculturas em bronze, marfim, peças de cerâmica, pinturas e até telas pintadas em seda. Todo esse acervo está exposto no Museu Cernuschi (Musée Cernuschi em francês), o Museu de Artes Asiáticas da Cidade de Paris, que foi inaugurado em 1896 na mansão onde o banqueiro residia.

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Fechado às segundas-feiras e feriados.

9 Museu Cognacq-Jay

O Musée Cognacq-Jay está localizado em uma mansão datada de 1575 em pleno Marais. O acervo conta com obras de arte colecionadas pelo casal Ernest Cognacq e de sua esposa Marie-Louise Jay, que hoje compõem o Museu do Século XVIII da Cidade de Paris. São mais de 1.200 objetos distribuídos em cinco andares, incluindo mobiliários, objetos decorativos, porcelanas, joias, esculturas, pinturas, entre outras coisas mais.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h. Fechado às segundas e feriados.

10 Museu da Legião de Honra e das Ordens de Cavalaria

O Museu da Legião de Honra e das Ordens de Cavalaria foi criado em 1925 para reverenciar a coragem e a dedicação dos guerreiros a serviço da Nação. Em seu acervo são exibidas as honrarias francesas como armas, espadas, medalhas, condecorações e ordens de cavaleiros de Luis XI até os dias de hoje, contando também com insígnias de diversos países do mundo, incluindo o Brasil.

Horário de funcionamento: de quarta a domingo, das 13h às 18h.

11 Museu da Delegacia de Polícia

Museu da Delegacia de Polícia de Paris

Museu da Delegacia de Polícia de Paris. Créditos: Roi Boshi / Fonte: Wikimedia Commons

Os crimes que chocaram a França são recontados através de documentos, fotos e armas no Musée de la Préfecture de Police. A visita guiada explica o que há por trás dos casos que viraram notícia ao longo dos séculos, entre eles o roubo do colar da rainha, a morte do rei Henrique IV, as matanças de Landru e Pietot — dois assassinos em série que viveram em períodos diferentes —, o assassinato do ex-presidente Paul e muitos outros. Um programa totalmente fora do comum que não poderia ficar de fora da lista de atrações gratuitas em Paris!

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h e sábado, das 10h30 às 17h.

12 Museu Curie

O Musée Curie ocupa o antigo laboratório da família Curie, vencedores de cinco prêmios Nobel. Marie Curie, imigrante polonesa, foi uma das mais importantes personagens nas descobertas científicas do século XX. Foi ela quem descobriu a radioatividade e sua utilização na radioterapia para o tratamento de câncer. Marie foi, inclusive, a primeira mulher a lecionar na Sorbonne e também a primeira a ganhar o Prêmio Nobel de Física

O acervo conta com cartas, manuscritos, publicações científicas, documentos, livros, filmes e instrumentos utilizados nas pesquisas até a década de 1930, que agora ganharam a companhia de displays modernos que recontam a vida da família de cientistas de maneira mais atrativa e didática.

Horário de funcionamento: de quarta-feira a sábado das 13h às 17h. É necessário agendar previamente através do telefone +33 (0) 1 56 24 55 33 ou do site do Musée Curie.

Siga nossa página no Facebook

13 Museu do Perfume Fragonard

Os perfumes franceses são mundialmente conhecidos, portanto, nada mais justo que haver um museu dedicado a esse tema. No Museu do Perfume Fragonard você vai poder aprender sobre a produção das fragrâncias, desde as matérias-primas utilizadas, extração, destilação, formação dos produtos, embalagem, transporte e distribuição.

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 18h. Fechado aos domingos e feriados nacionais.

14 Atelier Brancusi

O Centro Pompidou é um dos museus mais importantes de Paris, tanto pelo seu rico acervo de arte moderna e contemporânea quanto pela arquitetura que contrasta com as construções mais antigos da cidade. É lá que se encontra o Atelier Brancusi, do artista romênico Constantin Brancusi, que viveu e trabalhou em Paris desde 1904 até sua morte em 1957.

Um ano antes, Brancusi deixou para o Estado tudo o que havia em seu estúdio (ferramentas, fotografias, livros, móveis, rascunhos, moldes e obras de arte) para que o ambiente pudesse ser reproduzido com exatidão e transformado em um museu. O desejo foi atendido em 1977, quando o espaço foi aberto à visitação pela primeira vez.

São 137 esculturas, 87 moldes, 41 desenhos, duas pinturas e mais de 1.600 placas fotográficas de vidro e impressões originais. Vá e veja com os seus próprios olhos.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 14h às 18h. Fechado às terças-feiras.

15 Museu Zadkine

O Musée Zadkine fica próximo ao Jardim de Luxemburgo, na mansão onde viviam o escultor russo Ossip Zadkine e sua esposa Valentine Prax, que doaram o imóvel e as obras de arte para o Estado. Atualmente o acervo conta com mais de 300 esculturas, desenhos, fotografias e pinturas, além de móveis, tapeçarias e outros objetos adquiridos ao longo dos anos.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h. Fechado durante as segundas-feiras e feriados.

16 Museu Édith Piaf

Édith Piaf foi uma lendária cantora francesa, intérprete de clássicos como “La vie en rose“, “Milord” e “Non, je ne regrette rien“. O apartamento onde ela viveu durante um curto período foi transformado em museu, que exibe em seu acervo fotos, matérias de jornais e objetos pessoais que recontam a trajetória conturbada da artista que morreu prematuramente aos 47 anos de idade. A propósito, o corpo dela foi sepultado no Cemitério Père-Lachaise, que também entra para a lista de atrações gratuitas em Paris.

Horário de funcionamento: de segunda a quarta-feira, das 13h às 18h; quinta-feira, das 10h às 12h. Fechado às sextas, sábados e domingos. É necessário agendar a visita através do número +33 (0) 1 43 55 52 72.

17 Museu da Companhonagem

O Museu da Companhonagem (Musée du Compagnonnage em francês) é outro que quase ninguém conhece. Ele habita a antiga sede da Compagnons Charpentiers du Devoir de Liberté e é dedicado à história dessa associação que reuniu jovens artesãos em busca de desenvolvimento profissional e moral. O acervo é composto por documentos, carimbos, ferramentas, desenhos, roupas e outras peças artesanais.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 14h às 18h. Fechado aos sábados, domingos e feriados.

18 Le Plateau – Centro de Arte Contemporânea

Le Plateau - Centro de Arte Contemporânea em Paris

Le Plateau – Centro de Arte Contemporânea em Paris. Créditos: Sara Gnecu / Fonte: Wikimedia Commons

Este é um dos espaços expositivos do Fundo Regional de Arte Contemporânea (FRAC) de Île-de-France. Além de exposições de obras de arte, o espaço sedia espetáculos de música e dança, workshops, vernissages, dentre outras atividades culturais.

Horário de funcionamento: de quarta a sexta, das 14h às 19h. Sábado e domingo: meio-dia a 8pm.

19 Memorial do Holocausto

Inaugurado no dia 27 de janeiro de 2005 por ocasião do 60º aniversário da libertação de Auschwitz e do Dia Europeu da Memória do Holocausto e da Prevenção de Crimes Contra a Humanidade, o Mémorial de la Shoah funciona também como museu e centro de documentação que têm como objetivo informar e combater todas as formas de preconceito e intolerância.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 18h. Fechado aos sábados.

20 Museu do Ar e do Espaço

O Musée de l’Air et de l’Espace fica no Aeroporto de Le Bourget, é o museu aeronáutico mais antigo do mundo e possui um dos mais ricos acervos. São mais de 300 modelos de aeronaves expostas, incluindo aviões, helicópteros, foguetes, satélites e até um exemplar do avião supersônico Concorde. Ah! Para o orgulho dos brasileiros, uma réplica do Demoiselle criado por Santos Dumont também pode ser vista.

O museu expõe também alguns projetos, desde o aeroplano de Leonardo da Vinci até os mais avançados nas técnicas espaciais. Há um salão dedicado a protótipos e aviões de combate da Força Aérea. Para quem gosta de aviação, essa é uma parada obrigatória nos arredores de Paris.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h.

Outros museus gratuitos em Paris

Além dos museus totalmente gratuitos que listei acima, existem outros cujo acesso é livre em determinadas dias da semana. Confira todos os nomes no site do Departamento de Turismo de Paris.

Tenha em mente que nessas ocasiões as filas tendem a ser ainda mais longas, então chegue cedo ou compre o Paris Museum Pass se preferir poupar esforços.

Onde se hospedar em Paris

A oferta de hospedagem em Paris é muito ampla, no entanto, é preciso estar atento nas localizações. Não adianta conseguir um hostel ou hotel econômico e gastar tempo, dinheiro e paciência com transporte público.

Para quem está com o orçamento limitado mas não abre mão de boa localização, limpeza e conforto, recomendo o Vintage Gare du Nord, o Le Village Montmartre ou o Les Piaules. Se você procura um pouco mais de sofisticação, o Hôtel des Buttes Chaumont é a hospedagem ideal.

Agora que você já conhece todos os museus gratuitos em Paris e já tem uma ideia de onde se hospedar, é hora de programar as férias. Só não se esqueça do seguro-viagem, ele é obrigatório na França.

Prepare-se para sua viagem

Vintage Paris Gare du Nord by Hiphophostels

73 rue de Dunkerque

Descrição baseada em avaliações do Booking

Analisando as revisões no Booking, a localização do albergue é muito bem avaliada. Quem já ficou por lá avaliou como ótima a limpeza. Os serviços prestados e as comodidades foram muito bem classificados, chamando atenção também pelo conforto. Os funcionários se destacam pelo excelente atendimento. Pode-se dizer que o custo benefício é ótimo.

Diárias a partir de R$105,00 (preço atualizado em 05 de setembro de 2018)

Quando você utiliza o botão abaixo para procurar sua hospedagem, o Viajei Bonito ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. É uma forma de ajudar nosso blog a continuar vivo, trazendo informações valiosas para sua viagem.

Verificar disponibilidade

Em Paris, nossa sugestão de hospedagem é o Vintage Paris Gare du Nord by Hiphophostels (diárias a partir de R$105,00). Aprenda a reservar um hotel pela internet aqui. Você pode procurar outros hotéis através do Booking, ou então se sua preferência é por albergues, acesse o Hostelworld.

Vai alugar um carro? O preço do aluguel de veículos na categoria Mini em Paris é de aproximadamente R$225,00 por diária pela InterRent (confira mais preços aqui). Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOF. Veja como é simples fazer sua cotação e reservar um carro pela internet.

Viajar pela Europa de trem é uma experiência que serve bem a qualquer tipo de viajante, é fácil e em muitos casos mais barato até mesmo que os voos low cost. Você pode pesquisar preços para uma infinidade de destinos na GoEuro. Aprenda aqui a comprar passagens de trem na Europa pela internet.

Receba um desconto de R$10 em sua primeira viagem com a Uber ao utilizar o cupom 9udns9 durante o cadastro pelo aplicativo ou então através deste link.

Os países europeus exigem que os viajantes tenham contratado seguro viagem, geralmente com valores mínimos estabelecidos para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Leia também o que escrevemos sobre seguro viagem para a Europa. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiroE se liga que tá rolando promoção! Até o dia 23/09/18 você pode usar o cupom CLIENTE para garantir 15% de desconto em sua apólice! Aproveite esse descontão porque ele é por tempo limitado!

Em Paris, o almoço simples sai por volta de R$61,29, já o fast-food sairá por mais ou menos R$35,02. Considerando o cappuccino, podemos dizer que o cafezinho da tarde custa R$14,57. Em restaurantes, a garrafa d'água de 330ml custa R$9,43, o refrigerante - considerando também o de 330ml - custa R$13,76 e o pint de cerveja R$28,45.

Descubra quanto custa viajar para Paris.

A Viator oferece passeios, tours, visitas a atrações turísticas e guias para vários destinos no mundo! Descubra o que ela tem a oferecer para Europa, Paris e França.

Descubra quanto custam os voos para Paris, ou então pesquise por preços de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais na plataforma da Passagens Promo.

Com base em cotações atualizadas diariamente do Alpha Vantage, a proporção entre o Euro e o Real é de 1 EUR para 4,8260 BRL. Utilizando o voucher VIAJEIBONITO você garante em sua primeira compra 10% de desconto no spread da BeeCâmbio e 25% de desconto no spread da Remessa Online, além de garantir as melhores taxas para câmbio de moeda. Confira nosso passo-a-passo para enviar e receber dinheiro do exterior durante uma viagem.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo. Créditos da imagem de capa: Tangopaso / Fonte: Wikimedia Commons. Imagem utilizada nas redes sociais: Ottavi Alain / Fonte: Flickr.