Como visitar o Museu do Louvre de graça em Paris

O Museu do Louvre é o museu mais visitado do mundo, o maior de Paris e o terceiro maior do mundo. Casa de obras de arte de valor inestimável, como a Mona Lisa de Leonardo da Vinci, Vênus de Milo, a Coroação de Napoleão Bonaparte, a Morte da Virgem, de Caravaggio, a Liberdade Guiando o Povo (símbolo da Liberdade e da República), entre outras milhares. E não tem nada melhor do que descobrir que dá para fazer um passeio turístico superfamoso e bem recomendado sem gastar nada, não é mesmo? Vou te contar tudo o que você precisa saber para visitar o Museu do Louvre de graça. Preste atenção nos dias, horários e pré-requisitos para conseguir encaixar esse passeio em seu roteiro e assim economizar alguns euros.

Pré-requisitos para visitar o Museu do Louvre de graça

Sem mais delongas, vamos aos critérios que permitem visitar o Museu do Louvre de graça e assim ter experiência inesquecível de contato com algumas das obras de arte mais conhecidas da história de todo o mundo:

  • O Louvre oferece entrada gratuita para o acervo permanente de obras no primeiro sábado do mês, das 18h às 21h45.
  • No dia 14 de julho, o museu abre suas portas para visitas gratuitas em homenagem ao feriado do Dia da Bastilha, ou Festa Nacional Francesa, a data comemorativa mais importante do país, que homenageia a tomada e a queda da Bastilha, um marco da Revolução Francesa, em 1789.
  • Menores de 18 anos vindos de qualquer país têm direito à entrada gratuita no acervo permanente e temporário do museu, além do museu Eugène Delacroix, em qualquer dia da semana.
  • Deficientes e seus acompanhantes também possuem entrada gratuita e acesso às coleções permanente e exposições temporárias em qualquer data.
  • Menores de 26 anos com cidadania europeia ou estudantes em alguma instituição da Europa e professores de escolas públicas primárias ou secundárias na França.
  • Às sextas-feiras, das 18h às 21h45, para menores de 26 anos de qualquer nacionalidade.
Museu do Louvre à noite, quando está mais vazio

Museu do Louvre à noite, quando está mais vazio. Créditos: EdiNugraha / Fonte: Pixabay

Como cortar fila no Louvre (de forma honesta)

Nem tudo são flores. No ano passado, o Louvre recebeu nada mais, nada menos do que 8,1 milhões de visitantes. Faça as contas: um museu, quase 40 mil obras de arte, 8 milhões de visitantes, 6 dias por semana em funcionamento (às terças-feiras o museu não tem visitação) … é, se você concluiu que o acesso ao museu requer um pouco de paciência e programação, você está certíssimo. A entrada na famosa pirâmide de vidro costuma contar com filas quilométricas que se formam muito cedo, antes mesmo da abertura do museu, às 9h.

Entrar no Louvre durante os horários gratuitos não vai ser moleza, então cabe a você decidir encarar essa jornada ou comprar o ingresso antecipadamente e furar a fila. Mas antes que você diga “que absurdo!”, saiba que essa é a política do próprio museu. Quem compra os ingressos pela internet entra em uma fila preferencial que é muito mais rápida que a dos outros meros mortais desavisados.

O mesmo ingresso também dá direito à entrada livre no Museu Delacroix, que fica a aproximadamente 10 minutos de distância do Louvre. Mas para que a promoção tenha validade, é necessário visitar os dois no mesmo dia.

Dica importante: se você abrir mão de entrar pela pirâmide, o acesso será ainda mais rápido. As entradas pela Galerie du Carrousel ou pela Rue de Rivoli são muito menos tumultuadas.

Informações úteis sobre o Louvre

Horário de funcionamento: todos os dias, exceto terça-feira, das 9 às 19h30. Até 21h45 às quartas e sextas-feiras.

Melhores dias e horários para visitar: às segundas-feiras, quando o Musée d’Orsay e o Palácio de Versalhes estão fechados, todo mundo resolve ir ao Louvre e o lugar fica abarrotado. Durante as manhãs (entre 9h e 11h) o museu fica mais vazio, bem como às quartas-feiras à noite, depois das 18h.

Tempo médio de visitação: é impossível conhecer todas as obra de arte do Louvre em um dia. Na verdade, você demoraria semanas. Ao mesmo tempo, sabemos que as pessoas tendem a se entediar depois de muito tempo no mesmo lugar. Por isso, recomendo que você entre no site do museu, escolha o que quer ver e monte um roteiro. O tempo recomendado para visitação varia entre 3h e 5h, dependendo dos interesses de cada indivíduo.

Preço: €17 o ingresso fura-fila

Onde se hospedar em Paris

Para quem está com o orçamento limitado mas não abre mão de boa localização, limpeza e conforto, recomendo o Vintage Gare du Nord, o Le Village Montmartre ou o Les Piaules. Se você procura um pouco mais de sofisticação, o Hôtel des Buttes Chaumont é a hospedagem ideal.

Agora você já conhece os requisitos fundamentais para visitar o museu do Louvre de graça em Paris e pode organizar sua viagem para conciliar datas e garantir seu passe livre! Que tal aproveitar e colocar mais alguns museus com entradas gratuitas no roteiro? Ah! Não se esqueça de contratar o seguro viagem antes de embarcar. Ele é obrigatório na França!

Como visitar o Museu do Louvre de graça em Paris

Prepare-se para viajar

Use o cupom SAUDE para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus,  a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Isabella Brando

Jornalista por paixão e curiosa por natureza, aposta na simplicidade para fazer grandes descobertas. Divide as horas do dia entre o trabalho, numa agência de comunicação, e constantes pesquisas sobre possíveis-próximos-destinos para desbravar.

2 pensou em “Como visitar o Museu do Louvre de graça em Paris

  1. Olá Isabella, tudo bem?

    Sou formada em jornalismo e vou passar um mês na Europa. Vi em alguns sites de museus que jornalistas podem entrar gratuitamente e até furar fila. Você sabe se isso é válido para jornalistas brasileiros? Se sim, seria apenas apresentando meu MTB ou seria necessário algo a mais?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo