Viajei Bonito

Planejamento de viagens e nomadismo digital

5 países que você pode conhecer falando apenas português

A língua portuguesa é quinta mais falada no mundo, e está presente nos cinco continentes. Só o [link tag=”brasil”]Brasil[/link] corresponde a aproximadamente 80% desses falantes. Entre os dez países que falam português, selecionamos cinco, para te mostrar que é possível viajar para o exterior sem dominar uma língua estrangeira.

[vb_toc]

[su_dropcap]1[/su_dropcap] Portugal

[vb_gallery ids=”11582,11584,11583″]

Vamos começar pelo país que disseminou a língua portuguesa. [link tag=”portugal”]Portugal[/link] se destaca por manter um rico patrimônio arquitetônico, preservado por séculos e uma grande diversidade cultural e paisagista. Entre a imensidão de possibilidades, os destinos mais visitados em Portugal são: Lisboa, Porto, Algavare, Ilha da Madeira, Sintra, Faro, Albufeira, Funchal, Braga, Coimbra, Fátima, Cascais, Lagos, Évora, entre outras. Por ser um país relativamente pequeno, a viagem para Portugal pode ser uma bela oportunidade para alugarmos um carro e viajarmos entre as cidades. A nossa parceira [vb_product_link code=”RENTCARS”] oferece excelentes tarifas. Já até preparamos um tutorial passo-a-passo sobre como alugar um carro pela internet aqui no blog.

Vamos falar um pouquinho sobre algumas das cidades portuguesas:

Lisboa

Conhecida como a Cidade das Sete Colinas, Lisboa é o coração cultural de Portugal. Sua variedade turística é imensa, mas existem algumas coisas que você não pode deixar de fazer por lá, como por exemplo:

  • A Torre de Belém é o cartão postal de Lisboa, e fica situada nas margens do Rio Tejo. Encantadora, é Patrimônio Mundial e você tem que conhecer – e se deliciar com os pastéis que levam seu nome – Belém;
  • Subir o Castelo de São Jorge e passear por Alfama é uma oportunidade única de sentir e perceber a ligação da cidade com o Rio Tejo. É nele o ponto mais alto de Lisboa, com mais de 100m de altura;
  • Ir ao Terreiro do Paço, a maior Praça de Lisboa e também uma das mais emblemáticas. Ela é símbolo da cidade e da sua reconstrução após o grande terramoto de 1755;
  • O teleférico de Lisboa é um dos pontos mais famosos da capital. Nele pode-se ter uma vista deslumbrante da cidade, avistando o Rio Tejo, o Parque das Nações, o Oceanário de Lisboa e outros pontos turísticos. Dica: deixe esse passeio para o fim do dia, o pôr-do-sol é deslumbrante;
  • Dica: o [getyourguide_link id=”63419″ text=”Bilhete Hop-On Hop-Off: Ônibus, Bonde e Barco em Lisboa”] pode ser uma boa ideia para conhecer os melhores pontos turísticos da cidade.

Uma boa opção de hospedagem em Lisboa é o [bookinglink id=”1707561″ text=”NLC Hostel”]. Com excelente localização, o hostel fica a apenas 3 minutos da estação de metrô. As acomodações oferecem aquecimento e há quartos mistos e também separados por gênero.

Algarve

Assim como qualquer lugar em Portugal, a região sul do país esbanja muita riqueza e beleza. Mas para quem não dispensa praias paradisíacas, com águas azuis de tirar o fôlego e muita natureza, Algarve tem esse diferencial para oferecer.

  • Lagos, um dos destinos mais badalados do Algarve, possui praias belíssimas entre elas, a Praia de Dona Ana, eleita em a melhor praia do mundo (pela Conde Nast Traveller), e a melhor praia de Portugal pelo TripAdvisor.
  • O Cabo de São Vicente fica localizado a sudoeste do Algarve, em Sagres. A partir dele é possível ver os navios que vão pelo Mar Mediterrâneo até o norte da [link tag=”africa”]África[/link].
  • Albufeira tem suas construções muito brancas do centro da cidade lembrar outros cenários, como [link tag=”grecia”]Grécia[/link] ou mesmo Tunísia.

Évora

Uma das cidades históricas mais bonitas de Portugal, Évora é considerada a cidade mais charmosa e romântica do Alentejo, região na qual está inserida. Vale a pena conferir:

  • Catedral da Sé, fundada no século XII pela filha do Rei D. Manuel I. Sua arquitetura original continua praticamente intacta.
  • Capela dos Ossos é ousada em relação às demais capelas do mundo: suas paredes são feitas de ossos e crânios humanos e a capela pertence à Igreja Real de São Francisco. Sem dúvidas é um dos lugares mais inesquecíveis que você pode conhecer falando português.
  • O Templo de Diana ou Templo Romano de Évora é o que há de símbolo romano em Portugal. Ele foi construído no século I D.C. para servir de culto ao então imperador Augusto. Apesar do tempo, o tempo ainda conserva colunas originais de sua construção.

Em Évora, indicamos o [bookinglink id=”709812″ text=”Moov Hotel Évora”], que oferece decoração minimalista, pátio coberto e WiFi gratuito. Ele está localizado a 300 metros do Royal Palace of Evora, da Capela dos Ossos e da Praça do Giraldo.

[su_dropcap]2[/su_dropcap] Moçambique

[vb_gallery ids=”11588,11589,11586,11587″]

Mais um na lista dos países que falam português, Moçambique é um país fantástico onde a vasta diversidade paisagística oferece uma variedade gigante de destinos. Tem sol, praia, natureza, aventura, exotismo e muito mais. Um dos pontos mais vantajosos de ir para Moçambique é que o “turistar” por lá é bem mais em conta do que em outros lugares. Um taxi lá, por exemplo, custa em média R$6, e raramente passa de R$23. A melhor época do ano para ir até lá é entre Maio e Outubro. Nesse período mais seco do ano, o visitante vai aproveitar dias bonitos, céu azul e temperaturas amenas.

Maputo

Paraíso natural há 40 km de Maputo, a Ilha de Inhaca é o destino ideal para relaxar. Nada mais é, do que uma maravilhosa pequena ilha semitropical no oceano Índico. Lá você pode mergulhar nas águas cristalinas, conhecer sua pequena vila, se aventurar e apreciar as cores vibrantes dos famosos jardins tropicais, fazer excursões ao Museu de Biologia Marinha ou conhecer o Farol de Inhaca.

O artesanato também é cartão postal de Maputo, e para quem curte, a dica é conhecer a Feima, a Feira de Artesanato, Flores e Gastronomia de Maputo. Para quem gosta e sempre sai das feirinhas carregado de lembrancinhas, a dica é pechinchar. Lá o preço para turistas costuma ser um pouco mais alto do que para residentes, então, quem não arrisca, não petisca. Pertinho do Jardim Botânico e da Praça da Independência, encontra-se a Casa de Ferro, de ninguém mais ninguém menos que Gustave Eiffel, em 1892. Hoje a locação abriga o Ministério da Cultura e do Turismo e pode ser visitada por dentro sem custo algum. O local ainda conta com uma pequena exposição de objetos de cidades medievais de Moçambique.

Bazaruto

Bazaruto é um arquipélago localizado na costa de Moçambique no sudeste africano. As ilhas são banhadas pelo Oceano Índico e ao leste está Madagascar. Lá você encontra o conjunto de praias mais encantadoras do país. Imagina só um mar azul que muda de tom conforme o horário do dia: hora é verde esmeralda, depois um azul turquesa e no fim dia, azul profundo.

Parque Nacional da Gorongosa

O Parque Nacional da Gorongosa além de muita uma beleza natural, possui uma cultura muito rica. Lá você encontra um tanto de vida selvagem, ou simplesmente, muitos observadores de aves. Já parou pra pensar que você pode estar no coração da África e falando português? Pois é isso mesmo. Um dos lugares mais selvagens da África, na ponta da sua língua. É uma experiência rica e inesquecível.

[su_dropcap]3[/su_dropcap] Angola

[vb_gallery ids=”11595,11593,11594″]

Ecoturismo é a palavra que traduz uma viagem a Angola. Um mix de muita aventura, riqueza natural e beleza em um só destino, que pode ser desbravado por quem não fala nenhuma língua estrangeira.

Luanda

Conhecida como “Paris da África” por sua beleza incontestável, com certeza você já ouviu falar dos contrastes da capital da Angola. Sua variedade de vegetação possibilitou a criação do Parque Nacional da Quiçama, onde existe uma fauna abundante e variada, podendo encontrar elefantes, zebras, girafas, macacos, etc.
Na verdade, o que não falta na Angola são parques de preservação: Parque Nacional da Cangandala, do Bicuar, de Lona, da Cameia, da Mupa, da Cimalavera, do Luando… são várias opções de áreas de parques e reservas de preservação.

Em Luanda, uma boa oportunidade de hospedagem é o [bookinglink id=”1537817″ text=”Thomson House Hotel”]. O hotel dispõe de de wi-fi e estacionamento privativo gratuito. Também oferece instalações para esportes aquáticos e aluguel de carros e bicicletas.

Deserto de Namibe

Na língua local, Namib significa “enorme”, e o tal deserto não poderia ter outro nome. Namibe é o deserto mais antigo do mundo, e ocupa uma área de cerca de 50 000 km², sendo maior que países europeus! Imagina um lugar onde o deserto se encontra com o mar e forma uma paisagem indescritível: pois é, é lá!

Lubango

Uma das coisas que mais deixam os turistas eufóricos é o famoso desfiladeiro da Serra da Leba, na cidade do Lubango. Uma montanha que chega a 1.845 metros acima do nível do mar, e seu trecho mais famoso é um zigue-zague, com sete curvas especialmente fechadas.

Kalandula

Outro ponto muito procurado por turistas são as quedas de Kalandula. Elas têm 410m de comprimento e 105m de altura (são as segundas maiores da África!).

[su_dropcap]4[/su_dropcap] Macau

[vb_gallery ids=”11597,11599,11598″]

Do outro lado do mundo, encontra-se Macau, uma das regiões administrativas especiais da [link tag=”china”]República Popular da China[/link] desde 20 de dezembro de 1999. Lá ainda é possível encontrar falantes da língua portuguesa.

Dentre os lugares mais procurados pelos turistas que vão a Macau estão as Ruínas de São Paulo, localizadas no centro de Macau, são o que sobraram da antiga Igreja da Madre de Deus e do adjacente Colégio de São Paulo. Junto com a Fortaleza do Monte (que fica bem ao lado, no Museu de Macau), o complexo foi construído pelos jesuítas, e fazem parte da lista do Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO.

Outro ponto imperdível é a Torre de Macau, que tem 338m de altura e atualmente é a 22ª Torre mais alta do mundo. Com vista panorâmica para toda Macau, a dica é: faça o passeio na torre no primeiro dia, assim, quando visitar os outros lugares da cidade, você os verá com outros olhos. A GetYourGuide possui uma [getyourguide_link id=”161085″ text=”excursão ao patrimônio mundial de Macau”] que inclui a torre! Vale a pena conferir.

Jamais deixe de conhecer o cassino The Venetian Macau, o luxuoso e maior cassino do mundo, com 3.400 máquinas de jogos e 800 mesas de jogos e uma arena de 15 mil lugares para espetáculos e eventos desportivos. À noite, suas luzes são um verdadeiro espetáculo para os olhos.

Uma opção de hospedagem com bom custo-benefício em Macau é o [bookinglink id=”247929″ text=”Best Western Hotel Sun Sun”]. A localização é ótima e hotel esta a apenas 150m do centro histórico da cidade. Os quartos dispõem de ar-condicionado, TV, filmes e comodidades para fazer chá/café. Os banheiros privativos incluem amenidades de banho e banheira.

[su_dropcap]5[/su_dropcap] Timor-Leste

[vb_gallery ids=”11602,11605,11603,11604″]

O Timor-Leste não poderia ficar de fora desta lista de países que podemos visitar falando apenas a língua portuguesa. Ali os amantes de ecoturismo estarão em casa, já que o país é banhado por praias paradisíacas e grandes florestas tropicais.

Ataúro

Entre os lugares mais turísticos do Timor-Leste, destacamos Ataúro uma pequena ilha localizada há aproximadamente 25 km de Díli, a capital do país. Dona de uma biodiversidade marinha apaixonante, Ataúro conta com mais de 252 espécies de peixes de recife ao seu entorno – não existindo diversidade assim em nenhum lugar no mundo.

Monte Ramelau

Monte Ramelau ou Foho Ramelau é a montanha mais alta da ilha de Timor e o ponto mais alto de Timor-Leste, com 2.963 m de altitude. Crenças locais dizem que quando uma pessoa nativa dessa região morre, seu espírito vai para o alto do pico mais alto, o Tatamailau.

Parque Nacional Nino Konis Santana

O Parque Nacional Nino Konis Santana é uma área protegida, e o primeiro parque nacional criado em Timor-Leste. Ele conta com um amplo leque de paisagens terrestres e marinhas, e muitos (e extensos) recifes de coral. Sem contar a maior área sobrevivente de terras alagadas tropicais e de floresta tropical de monção na ilha de Timor. É um paraíso natural que vale ser desbravado.

Como você pode perceber, não faltam opções de países falantes de língua portuguesa esperando sua visita, e posso confessar?! São muitas atrações e lugares legais em cada país citado aí. Foi muito difícil resumir e escolher sobre quais falar, então já sabe: não domina língua estrangeira? Tem um mundo em português esperando por você!

Viajei Bonito

Somos duas pessoas apaixonadas por movimento. Para nós, cair na estrada é mais importante do que um projeto futuro de estabilidade e quaisquer oportunidades de novas viagens, por mais remotas e loucas que pareçam ser, a gente tá pegando!

15 pensou em “5 países que você pode conhecer falando apenas português

    1. O que mais me fascina são as variações linguísticas dentro do nosso idioma. Aqui no Brasil mesmo é difícil compreender os sotaques e as gírias de estados diferentes. A forma de falar dos portugueses também é muito diferente, assim como dos angolanos, moçambicano e guineenses que conheci durante a faculdade.

  1. Oi Gisele! Que legal! Posts assim são ótimos para motivar as pessoas que não sabem um outro idioma a viajar mais… Muitas ficam travadas por medo de não saberem se comunicar no exterior. Falando o mesmo idioma (apesar de algumas variações) já ajuda muito… Parabéns pelo post!
    Abraços,
    Carolina

  2. Muito legal! Adorei a idéia do post e saber de todos esses lugares onde posso falar português. Tudo bem que o sotaque é tão diferente de um lugar para o outro (mesmo dentro do Brasil né?) que às vezes parece até mais difícil que falar outra língua kkkk…

  3. O “falar a lingua” local ajuda muita gente na hora de viajar. Acabei de voltar de Portugal e amei, além da facilidade de comunicação. Bj.

  4. Nossa, adorei o post! Viajar para um lugar que tem a linguá que você domina é ótimo! E todos esses países parecem lindos e interessantes.

  5. Gostei de todos os países, principalmente Macau e Timor-Leste. Uma pela mistura de culturas locais, chinesa e portuguesa e a outra devido ao ecoturismo. Ótimo post! Gostei muito das dicas. Obrigado por compartilhar.

  6. Ótimas dicas! De todos só conheço Portugal, mas quero muito zerar a lista! Deve ser super interessante ouvir os diferentes tipos de sotaque de nossa amada língua!

  7. Muito legal o post, ótimas dicas!!! Porém em Macau NINGUÉM fala ou entende português mais. Não dá de jeito nenhum pra ir só falando português. Lá se fala cantonês mesmo (chinês) e dá pra quebrar um galho com inglês. O que existem são os nomes de ruas e monumentos escritos em português, mas ninguém fala e nem entende. Também não dá para passar pelo controle migratório só falando português porque os funcionários dos portos e aeroportos não entendem. As perguntas são todas feitas em inglês. (Informações com base em viagem feita em dezembro de 2016).

  8. Oi, achei ótimo e muito informativo o post , mas falta um pais ai…e ja foi colônia portuguesa e se chama Cabo Verde , e conjunto de dez ilhas , 9 habitadas e um deserta ,lingua oficial portuguesa , entendemos e falamos mouito bem tb o português do Brasil devido as telenovelas q assistimos assiduamente .

  9. Não quero dar banho de água fria em ninguém, mas não é verdade que Macau fala português (não mais, pelo menos).
    Estive lá há poucos anos e já não se vê a nova geração falando. Talvez alguém muuuito velhinho saiba algo, mas em geral, tentar falar com eles em português, é até confuso.
    Claro, não bati em todas as portas e nem falei com todo mundo, mas, comercialmente, português causa até estranheza a eles.

  10. sobre Macau: o português é língua oficial, mas não acredite que vai conseguir se comunicar lá falando só português. Estive lá em 2019 e só consegui me comunicar em inglês! Até se vê cardápios em restaurantes em português, mas só vai conseguir fazer o pedido se apontar no cardápio o que quer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo