Como alugar um carro pela internet (passo-a-passo)

Alugar um carro durante a sua viagem pode ser mais interessante do que você imagina. Às vezes estamos em países pequenos ou então em cidades próximas e certamente ter um carro em mãos pode ser bem mais útil (e barato) do que utilizar algum transporte público, como por exemplo, ônibus e trens.

Para começar, podemos dividir as despesas (que já não costumam ser altas) do aluguel do carro (e outras inerentes ao negócio, como seguro e aluguel de GPS) com os outros tripulantes. A liberdade e autonomia são só mais algumas das vantagens, além dos visuais e experiências que não teríamos se estivéssemos dentro de um ônibus ou trem.

Muitas pessoas podem descartar a ideia por acharem que o processo é custoso, trabalhoso, problemático ou por simplesmente nunca terem pensado a respeito. Se você se enquadrou em um desses casos, saiba que seus problemas estão com os dias contados. O Viajei Bonito preparou um tutorial bem simples, mostrando todo o processo da locação de um veículo.

Para começar, clique aqui para acessar o site da nossa parceira Rentcars ou abra o link em uma nova aba e siga o passo-a-passo abaixo.

1 Informações básicas da locação

Já na página inicial, vemos um box para que você preencha com as informações principais da locação do veículo. Basta preencher com a cidade ou aeroporto que você pretende alugar (se for o seu caso, não se esqueça de marcar a caixa de seleção “Devolver em outra cidade”). Depois disso, preencha com as datas e horários de retirada e também devolução. Uma dica interessante aqui é, se possível, devolver o veículo no mesmo horário da retirada, evitando assim preços mais altos pelas horas adicionais. Ainda é possível selecionar a “Residência”, justamente para que as tarifas sejam informadas corretamente para você. Preenchidas essas informações, é só clicar no botão “PESQUISAR”.

Passo 1: Informações básicas da locação

Passo 1: Informações básicas da locação. Créditos: Rentcars

2 Filtros e ordenação da busca

Já na página seguinte, após ter efetuado a pesquisa, são exibidos todos os resultados encontrados, já incluindo todas as empresas de locações disponíveis. Você ainda pode ordenar a busca pela “Locadora Recomendada” (normalmente é alguma que esteja oferecendo um desconto pela locação), pelo “Menor Preço” ou então pelo “Maior Preço”. Do lado esquerdo, caso seja do seu interesse, você consegue filtrar a busca e personalizá-la da forma mais conveniente para você. Formas de pagamento, categorias de carros, características do veículo e locadoras são apenas algumas das filtragens disponíveis. Caso você queira alterar os dados da sua consulta, como a cidade/aeroporto de retirada/devolução e seus respectivos horários, você também pode fazer por esta página, sem precisar de retornar para a página anterior.

Passo 2: Filtros e ordenação da busca

Passo 2: Filtros e ordenação da busca. Créditos: Rentcars

Siga nossa página no Facebook

3 Página de resultados

A página de resultados em si também é de fácil entendimento. Uma lista com todos os carros disponíveis aparecerá. Basta você ir rolando a tela até escolher um veículo que atenda às suas necessidades. Ao escolher, é bom ficar de olho nas características do veículo, na avaliação de outros motoristas e no valor da oferta, é claro. Você ainda pode clicar no link “Mais Detalhes” para ver informações detalhadas sobre o carro, valores e taxas. Escolhido o carro ideal para a sua viagem, basta clicar no botão “Continuar”.

Passo 3: Página de resultados

Passo 3: Página de resultados. Créditos: Rentcars

4 Página do veículo escolhido

O processo já está quase terminando, agora só faltam alguns detalhes. Na página seguinte, você pode confirmar as informações da locação mais uma vez. Outra opção de plano de aluguel pode ser sugerida para você. Fique atento nos valores e nos itens incluídos nesses outros planos. Caso algum te interesse, basta clicar no botão “Selecionar” referente à oferta. Rolando a tela para baixo, você verá informações mais detalhadas sobre a locadora e também sobre o veículo. Caso você deseje adicionar opcionais (como cadeirinha para criança, bebê conforto, navegador GPS, etc.), basta clicar nas caixinhas de seleção e os valores serão incluídos no valor total da sua locação. Fique atento também nos requisitos para alugar o carro, como idade mínima, CNH, cartão de crédito internacional e voucher da locação. Se estiver tudo certo e este for mesmo o veículo que você vai alugar para a sua viagem, é só clicar no botão “Alugar”.

Passo 4: Página do veículo escolhido

Passo 4: Página do veículo escolhido. Créditos: Rentcars

5 Preencha seus dados e conclua sua locação

Na última tela, você ainda terá a última oportunidade de revisar todas as informações da sua reserva: valores, formas de pagamento, características e opcionais do veículo, além dos locais e horários da retirada e devolução. Estando tudo certo, é só preencher com os dados pessoais solicitados para criar um cadastro e concluir a reserva. Ao clicar no botão “Continuar” ou “Solicitar Reserva”, no final da tela, você será direcionado para a página onde escolherá a forma de pagamento. É lá onde você vai escolher se pagará pela reserva no cartão de crédito ou se pagará ao chegar no destino para a retirada do seu veículo. É importante ficar atento, pois algumas ofertas só permitem uma forma ou outra.

Passo 5: Preencha seus dados e conclua sua locação

Passo 5: Preencha seus dados e conclua sua locação. Créditos: Rentcars

Concluído o pagamento, é sempre recomendável imprimir o voucher e toda a documentação para facilitar o processo.

A página da Rentcars utilizada no exemplo é parceira do Viajei Bonito. Nós ganhamos uma comissão sempre que você contrata um plano por nossa indicação e você não paga nada a mais por isso. A grande vantagem é que você consegue pesquisar e filtrar as ofertas de locação de uma forma que ela se adequará 100% às suas necessidades e não te deixará na mão.

Ficou alguma dúvida? Algum problema na escolha ou na conclusão da reserva? Pergunte para a gente nos comentários, teremos prazer em ajudar.

Leia mais sobre o que já escrevemos sobre aluguel de carros

Prepare-se para sua viagem

Já pensou em cair na estrada sem saber o destino? Conheça a ferramenta que monta um roteiro personalizado pra você com apenas algumas perguntas. A melhor parte: sua viagem já está marcada e é tudo surpresa! Basta preparar as malas e aproveitar!

É altamente recomendável contratar um seguro viagem para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiro.

Osmar Sexto

Formado em Ciência da Computação, ex-analista de sistemas e jogador profissional de poker desde 2013, vai levando a vida rodeado por músicas, esportes, jogos, séries e viagens. Créditos da imagem de capa: Matan Ray Vizel / Fonte: Pixabay