O que você deve saber ao alugar um carro pela internet

Alugar um carro em sua viagem pode valer muito à pena, mas é de extrema importância ficarmos atentos a todos os detalhes no momento da reserva/locação, para não termos nenhuma surpresa desagradável. O processo da reserva, em si, é muito simples. Se você é marinheiro de primeira viagem quando se trata de reserva de veículos pela internet, temos a solução: fizemos um guia passo-a-passo, ensinando a efetuar a reserva, usando o site da nossa parceira Rentcars. Dessa forma, é bem interessante que você comece por ele, para depois saber melhor dos pormenores do processo de locação.

Você reserva a categoria do carro, e não um modelo específico

Preenchidos os requisitos (destino e datas) da sua viagem, é provável que muitas opções de carros vão aparecer na sua pesquisa. A primeira coisa que você precisa saber é que não consegue alugar um carro específico. Perceba que sempre haverá a palavra “ou similar” ao lado do carro que você estiver olhando. Isso quer dizer que ou você alugará o carro em questão ou então algum outro que pertença à mesma categoria que ele. A locadora não garante a reserva de carro por marca, modelo, cor ou configuração específica. Mas pode ficar tranquilo, na falta de carros da sua categoria, é muito comum que eles te ofereçam um carro de alguma categoria superior (pelo mesmo preço já contratado, é claro).

Fique atento às características do carro

Muitas vezes, alguns detalhes simples podem passar despercebidos. Por isso, é muito importante você ficar antenado em todas as características que o carro oferece. Se você está viajando para um lugar quente, por exemplo, é indispensável que o carro tenha ar condicionado. Outras características, como vidros elétricos, freios ABS e rádio também podem ser analisadas e ajudar na tomada de decisão.

Você reserva a categoria do carro, e não um modelo específico.

Você reserva a categoria do carro, e não um modelo específico. Créditos: Rentcars

Atenção ao número de passageiros e às malas

Viajar de carro não combina com aperto. Por isso, é indispensável pensar em quantos passageiros levará e na quantidade total de bagagem. Se você for usar o veículo dentro da cidade e com poucas malas, é provável que um modelo compacto já seja o suficiente. Se for pegar a estrada, as melhores opções são os sedans ou peruas. Se o carro estiver com quatro pessoas e muitas malas, então invista na categoria perua para cima, pois um bagageiro grande passa a ser imprescindível.

Siga nossa página no Facebook

Seguro, proteção contra terceiros e km ilimitado

É indispensável que a sua locação contemple esses 3 itens. O seguro (também chamado de “proteção do veículo”) protege contra danos e avarias ao veículo decorrentes de colisões ou acidentes. Normalmente este seguro já está incluído no valor da locação, mas é bom ficar atento e confirmar isso no momento da retirada. Caso você queira alterar os valores de cobertura do seguro, isso também poderá ser feito no momento da retirada do carro. A proteção contra terceiros cobre os danos materiais e pessoais causados a terceiros em razão de acidentes com o veículo locado. E, por último, o Km livre ilimitado garante que sua locação estará isenta de taxas ou cobranças por quilômetro rodado.

Seguro, proteção contra terceiros e Km ilimitado

Seguro, proteção contra terceiros e Km ilimitado. Créditos: Rentcars

Local da retirada

Atente-se sempre para o local da retirada. Por mais que você escolha uma cidade, pode ser que o carro esteja no aeroporto da cidade, e não em alguma locadora no centro da cidade, por exemplo. Como alguns aeroportos são distantes do centro comercial da cidade, esse fator deve ser levado em conta no seu planejamento. Por isso, fique atento onde o carro deverá ser retirado e se a opção satisfaz. Saiba também que, normalmente, as retiradas em aeroportos são ligeiramente mais caras que na cidade.

Fique atento ao local da retirada do veículo

Fique atento ao local da retirada do veículo. Créditos: Rentcars

Opcionais do carro

Por último, após ter optado por algum veículo, uma tela com alguns opcionais aparecerá. Veja se algum opcional é necessário ou essencial para você. Por exemplo, é indispensável o uso de um navegador GPS para cidades que não conhecemos. Mas, ao mesmo tempo, uma dica muito boa é utilizar o próprio celular como GPS. Caso você esteja viajando para fora do país e esteja sem cobertura celular, faça as contas, pois talvez compense adquirir um chip pré-pago ao longo da sua viagem e utilizar o GPS pelo seu smartphone ao invés de alugar o navegador GPS. Outros opcionais podem ser escolhidos, como cadeirinha para bebês, wi-fi (aluguel de um aparelho roteador wireless 3G/4G) e condutores adicionais.

Opcionais do veículo

Opcionais do veículo. Créditos: Rentcars

Dicas gerais

Como citamos no guia passo-a-passo de como alugar um carro pela internet, se você deseja cortar despesas, tente sempre devolver o carro no mesmo local da retirada. Outra dica para evitar tarifas adicionais, é devolver também no mesmo horário, evitando ser taxado pelas horas adicionais. Nunca é demais lembrar: todos os condutores precisam estar devidamente documentados, ou seja, não esqueçam de levar a CNH ou a PID (caso o destino seja internacional).Quanto mais cedo você efetuar sua reserva, mais barato você conseguirá pagar. Lembre-se que em períodos de baixa temporada, os preços são mais baixos também. Além disso, quanto maior for o período da locação, menor será a tarifa diária. Faça sempre uma vistoria (junto ao funcionário da locadora) em todo o veículo antes de retirá-lo. Inspecione o estado geral do veículo, verifique possíveis batidas e arranhões na lataria.

A página da Rentcars utilizada no exemplo é parceira do Viajei Bonito. Nós ganhamos uma comissão sempre que você contrata um plano por nossa indicação e você não paga nada a mais por isso. A grande vantagem é que você consegue pesquisar e filtrar as ofertas de locação de uma forma que ela se adequará 100% às suas necessidades e não te deixará na mão.

Peça um upgrade!

Como diz o velho ditado, “quem não chora, não mama”. Pois isso também pode ser aplicado quando o assunto é locação de carros. Não se esqueça de pedir um upgrade gratuito. É bem comum conseguir um carro melhor ou, pelo menos, um agrado.

Esperamos que corra tudo bem na sua viagem. Seguindo todas as dicas acima, pode ter certeza que você estará muito bem encaminhado. Qualquer dúvida, não hesite em nos perguntar aqui nos comentários.

Leia mais sobre o que já escrevemos sobre aluguel de carros

Prepare-se para sua viagem

Já pensou em cair na estrada sem saber o destino? Conheça a ferramenta que monta um roteiro personalizado pra você com apenas algumas perguntas. A melhor parte: sua viagem já está marcada e é tudo surpresa! Basta preparar as malas e aproveitar!

É altamente recomendável contratar um seguro viagem para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiro.

Osmar Sexto

Formado em Ciência da Computação, ex-analista de sistemas e jogador profissional de poker desde 2013, vai levando a vida rodeado por músicas, esportes, jogos, séries e viagens. Créditos da imagem de capa: StockSnap / Fonte: Pixabay