Experiência Nativa em El Calafate

Nosso último passeio pelo extremo sul das Américas foi sensacional, para fechar a viagem com chave de ouro. O roteiro que começa com um passeio de 4×4 e passa por mirantes naturais com vista para o Lago Argentino, termina com uma verdadeira aula de história sobre a região com inscrições rupestres e um jantar servido no interior de uma caverna.

O passeio foi promovido pela All Patagonia, nossa grande parceira em Ushuaia e El Calafate e executado pela Patagonia Profunda. Na verdade, esse tour foi uma grande surpresa, já que não tínhamos nada programado para a noite que antecederia o primeiro de nossos voos de volta para casa. Recebemos o convite enquanto estávamos arrumando as malas e não pensamos duas vezes (ainda bem).

O que você lerá nos próximos parágrafos é uma revisão sincera do tour. Para maiores informações sobre como fazer sua reserva, consulte nos dados disponibilizados no final do artigo.

Contemplando o Lago Argentino

Lago Argentino em El Calafate

Lago Argentino em El Calafate. Créditos: Gisele Rocha

Havíamos chegado em El Calafate dois dias antes e a todo momento era possível ver de nosso quarto o grande lago ao fundo que é um dos cartões postais de lá. Entretanto não tínhamos ainda um ponto onde fosse possível vê-lo do alto.

Para nossa felicidade, a primeira parte do tour consiste justamente em parar num ponto onde era possível contemplar o lago e de quebra a própria cidade de El Calafate. Depois de, aproximadamente, 30 minutos na 4×4 ziguezagueando pelas estradas de chão que faziam parte do caminho, nosso guia parou junto a outros muitos carros de turistas e tours para podermos tirar fotos do alto.

Se você também planeja fazer o tour, leve um bom casaco corta-vento, porque lá no alto a baixa temperatura e a força com o que o vento passava reduzia muito a sensação térmica.

Inscrições rupestres

A noite chegou rapidamente e nos dirigimos ao ponto de entrada da segunda parte do tour, que começava em uma cabana com banheiro. Nessa hora nossa 4×4 se juntou a duas outras – que também acredito fazerem parte do mesmo passeio.

Siga nossa página no Facebook

Era a última parada com banheiro até o fim da noite, por isso uma pequena fila se formou. O restante do grupo aguardava no lado de fora batendo queixo e tentando se aquecer de qualquer jeito. Estávamos ali na beira do lago, e a “brisa” também era glacial.

Última parada com banheiro no Experiência Nativa, em El Calafate, Argentina

Última parada com banheiro no Experiência Nativa, em El Calafate, Argentina. Créditos: Gisele Rocha

A caminhada pelas grandes pedras que se iniciou ali era separada em duas partes. a primeira delas contava um pouco sobre como os nativos montavam suas cabanas e também sobre alguns de seus rituais. Nessa hora todos podíamos fotografar com flash.

Já na segunda parte, o flash era proibido, e digo isso porque o guia fez questão de repetir várias e várias vezes. Estaríamos em contato com inscrições rupestres reais, e qualquer tipo de luminosidade agressiva como a luz das câmeras em grande quantidade ao longo dos anos e dos vários grupos que já passaram (e que passarão por ali no futuro) é capaz de comprometer a conservação desses elementos.

Cada inscrição é muito bem detalhada e explicada, iluminada apelas pelas lanternas do guia.

A caverna e o jantar

Terminado o percurso pelas inscrições rupestres, somos levados até uma enorme caverna onde já estão cozinhando nosso jantar. Vale ressaltar que durante todo o passeio o frio era muito rigoroso, dada a quantidade de vento que corre pelo percurso e a proximidade com o lago. Entrar na caverna com aquele monte de panela saindo fumaça foi extremamente aconchegante.

Sentamos à mesa e fomos presenteados com vinho e uma sopa deliciosa de abóbora. Curiosamente aceitei o suco de laranja que foi servido… os dentes quase trincaram. Onde eu estava com a cabeça?

Experiência Nativa, em El Calafate, Argentina

Experiência Nativa, em El Calafate, Argentina. Créditos: Viajei Bonito

Depois da sopa o prato principal: carne de cordeiro servida em um pão italiano.

Terminado o jantar, voltamos para as 4×4 e fizemos o caminho de volta para casa.

Como fazer sua reserva

Contatos da All Patagonia
www.allpatagonia.com
Email: ventas2@allpatagonia.com
Telefone: +54 2901 433622
Celular e WhatsApp: +542901611946
Atendimento em Espanhol, Português e Inglês
Descubra como conseguir desconto nos passeios e tours em Ushuaia

Leia mais sobre nossa viagem pelo extremo sul das Américas

Argentina flag
Buenos Aires

Argentina flag
Ushuaia

Chile flag
Punta Arenas

Chile flag
Puerto Natales

Argentina flag
El Calafate

Vídeos

Prepare-se para sua viagem

Boutique Hotel La Cantera

calle 306 numero 173

Descrição obtida de Booking

O La Cantera é um alojamento de turismo selvagem de design, localizado no alto da panorâmica cidade de La Calafate.

Quando você utiliza o botão abaixo para procurar sua hospedagem, o Viajei Bonito ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. É uma forma de ajudar nosso blog a continuar vivo, trazendo informações valiosas para sua viagem.

Verificar disponibilidade

Em El Calafate, nossa sugestão de hospedagem é a Boutique Hotel La Cantera. Você pode procurar outros hotéis através do Booking, ou então se sua preferência é por albergues, acesse o Hostel World.

Vai alugar um carro? O preço do aluguel de veículos na categoria Economico em El Calafate é de aproximadamente R$370,00 por diária pela Alamo (confira mais preços aqui). Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOF. Veja como é simples fazer sua cotação e reservar um carro pela internet.

De malas prontas para Ushuaia e em busca de desconto em passeios, tours e transfers? Conte à All Patagonia que você a conheceu pelo Viajei Bonito e garanta um preço melhor na contratação. Leia mais aqui!

Veja o motivo pelo qual recomendamos o seguro viagem para quem viaja pela América do Sul. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiro.

Do Brasil, o voo mais barato para El Calafate sai de São Paulo no dia 06/02/18 com volta em 07/02/18 e custa R$1.400,19 (ver as datas). Confira todas as opções de voo para El Calafate.

Com base em cotações atualizadas do Yahoo Finance a cada duas horas, a proporção entre o Peso argentino e o Real é de 1 ARS para 0,1828 BRL. Utilizando o voucher VIAJEIBONITO você garante em sua primeira compra 10% de desconto no spread da BeeCâmbio e 25% de desconto no spread da Remessa Online, além de garantir as melhores taxas para câmbio de moeda.

Adriano Castro

Formado em Ciência da Computação pela UFJF, trabalhou durante 10 anos como analista de sistemas até chutar o balde e tocar a vida como freelancer, carregando seus projetos para onde quer que vá. Créditos da imagem de capa: Gisele Rocha
  • Uau! Primeira vez que leio mais a fundo sobre El Calafate. Bacana esta experiência ein.

  • Michelle Pfaff

    Nossa, já estive em El Calafate, mas esta experiência é mesmo diferente! Se eu voltar lá, quem sabe me animo.

  • Expanda Fronteiras

    Gostei muito do relato, sonho o dia que irei conhecer o extremo sul das Américas. Esse frio deve ser de matar, mesmo, né? Parabéns pelo post!

  • que viagem hein, um dos meus sonhos de viagem é a Patagônia, tenho que prepará-la bem e o roteiro de vocês é genial, obrigada por compartilhá-lo! Abraços

  • Uauu! Que viagem! Não sei se tenho coragem de encarar esse friozão, mas pra quem tem desse ser d+! Adorei!

  • Diego Cabraitz Arena

    Nossa, essa trip é um sonho. Adorei saber um pouco mais sobre o lugar, principalmente a parte das pinturas rupestres, não sabia desse passeio por lá. Obrigado por compartilhar.

  • Michela Borges Nunes

    Que delícia de passeio. Eu não conhecia e adorei saber da existência. Saudade demais de El Calafate. Ah, adorei o jantar na caverna aconchegante. Tudo a ver com o passeio.

  • Aline Aguiar

    Que experiência fantástica!!!! Fiquei morrendo de vontade de conhecer também! Só fiquei desapontada com a comida no final, será que tem uma opção para vegetarianos?!?!?!

  • Victória Farina

    Adorei o modo de contar a história, as dicas e achei super divertido o jantar dentro da caverna! Que aventura ! Parabéns pelo post 🙂