El Calafate é uma cidade pequenininha da Argentina, de cerca de 21 mil habitantes, localizada na província de Santa Cruz. Ela fica bem próxima à fronteira com o Chile. É lá onde você deve ir para desbravar as mais incríveis paisagens da Patagônia. Com certeza o principal passeio de quem vai para lá é visitar o Glaciar Perito Moreno, que está a cerca de 80km da cidade. Mas há outros passeios tão incríveis quanto, como é o caso de El Chaten e a visita à Estância Cristina. Hoje vou listar para vocês, além destes imperdíveis passeios, boas dicas sobre o que fazer em El Calafate.

O Viajei Bonito já esteve por lá. Antes de tudo, um bom ponto de partida para o seu planejamento, pode ser dar uma olhada na experiência que tivemos durante nossa viagem. É um post onde fazemos uma revisão sincera de alguns passeios e mostramos algumas coisas que vocês podem ver e fazer por lá. Tem até um vídeo para deixar mais interativo. E é claro que marcamos presença no Parque Nacional Perito Moreno. Contamos sobre o dia em que conhecemos a famosa geleira aqui neste post.

Muito mais pode ser feito por lá. Convido você a dar uma olhada nos passeios imperdíveis aqui no site da GetYourGuide. É a nossa parceira quando o assunto é pacotes e tours. Você verá uma lista com os principais pontos turísticos e a avaliação de outros turistas. É uma boa dica para ter um norte e saber tudo o que fazer em El Calafate.

Para ler em seguida

Onde se hospedar em El Calafate

Por ser uma cidade bem turística, El Calafate oferece dezenas de hospedagens. Há opções de hotéis, hostels, pousadas, entre outros. Já estivemos por lá e nossa indicação é esta aqui: Boutique Hotel La Cantera (85). É um hotel com boa avaliação, quarto muito confortável e um café da manhã excelente. Se quiser saber mais sobre a nossa estadia por lá, escrevemos a respeito aqui. Se você estiver procurando por um albergue, o Schilling Patagonia Travellers (89) pode ser uma boa pedida. Além de um preço muito bom, ele está localizado no centro da cidade e oferece acomodações aconchegantes. Agora, se você está procurando uma hospedagem mais confortável e com quartos mais bem equipados, vale a pena dar uma olhada no MadreTierra Patagonia (93). A tarifa da diária é um pouco mais salgada, mas a localização também é excelente, a apenas 300m do centro.

Quais documentos são necessários para se viajar para a Argentina?

Felizmente, a notícia é boa. Não é necessário nenhum tipo de visto para entrar no país. Para entrar em solo argentino basta levar RG ou passaporte (que devem ser recentes). Outros documentos aceitos no Brasil, como CNH e certidão de nascimento, não são aceitos por lá. Vale lembrar que, se houver um menor de idade entre os viajantes, será exigida a mesma documentação. Caso ele esteja sem os pais, uma autorização judicial será necessária.

Geleira Perito Moreno, com passeio de barco

Geleira Perito Moreno, em El Calafate, Argentina

Geleira Perito Moreno, em El Calafate, Argentina. Créditos: GetYourGuide

Este é o passeio mais bem avaliado pelos turistas. Dura cerca de 8h, saindo de El Calafate por volta das 9h da manhã. No início do trajeto, ao longo dos primeiros 40km, a viagem vai margeando o incrível Lago Argentino, em direção ao Parque Nacional Los Glaciares. Chegando lá, você viajará através de uma incrível floresta, até alcançar as bordas e os caminhos da impressionante geleira gigante. É um paredão de gelo, de 60 metros de altura por 5 quilômetros de largura. Certamente, você vai tirar fotos impressionantes e inesquecíveis de lá. Há uma pausa para o almoço e, em seguida, uma navegação pelo Braço Rico, a bordo de um catamarã. Você cruzará a geleira por aproximadamente uma hora. No final do passeio, viajará de volta a El Calafate.

Reservar tour

Trekking na geleira Perito Moreno

Trekking em Perito Moreno, El Calafate, Argentina

Trekking em Perito Moreno, El Calafate, Argentina. Créditos: GetYourGuide

Este passeio também dura cerca de 8h e é muito indicado para os amantes de trekking. A saída se dá de barco, em Bajo de las Sombras, que segue um trajeto de 20 min ao longo do Braço Rico. Desembarcando do outro lado da enseada, um guia turístico fará a recepção, passará as instruções e auxiliará no uso dos equipamentos. O circuito dura 2h e você verá geleiras, riachos, lagoas, valas, fendas e muitas formações de gelo. Enquanto você caminha por superfícies irregulares, porém seguras e firmes, seu guia lhe contará mais sobre a flora e fauna do local.

Reservar tour

Perito Moreno, Glaciarium e Ice Bar de El Calafate

Um dos passeios é feito em Perito Moreno, Glaciarium e GlacioBar

Um dos passeios é feito em Perito Moreno, Glaciarium e GlacioBar. Créditos: GetYourGuide

Este passeio parte do centro de El Calafate, a bordo de um ônibus rumo ao Parque Nacional Los Glaciares. A duração é de cerca de 10h. Conheça todas as nuances e singularidades da geleira Perito Moreno. Você chegará nas passarelas de geleira e receberá instruções do guia para explorar as trilhas pela caminhada. Após o almoço, você retornará ao ônibus e será levado ao Glaciarium, um centro científico repleto de informações sobre as geleiras. É um museu interativo bem interessante de se conhecer. No final da visita, você poderá tomar uma bebida no GlacioBar, um bar localizado no subsolo, onde tudo é feito de gelo. Antes de entrar no bar, você receberá botas, luvas e uma capa quente. Você pode retornar a El Calafate a bordo do traslado Glaciarium.

Reservar passeio

Excursão a El Chaltén, com almoço

Excursão a El Chalten

Excursão a El Chalten. Créditos: GetYourGuide

Este passeio dura cerca de 13h. Você sairá de El Calafate, rumo à vila de El Chaltén, que também pertence ao Parque Nacional Los Glaciares. El Chaltén é conhecida como a “capital do trekking”. É na vila que você visitará o Centro de Interpretação Glacial. Do alojamento The Pudu Lodge, você seguirá a pé até um dos mirantes do Monte Fitz Roy e do Monte Torre, equipado com um mapa e um almoço, que serão entregues quando você iniciar as trilhas.

Reservar tour

Cruzeiro Glaciar e visita à Estância Cristina, com trilha

Fazenda Estância Cristina, em El Calafate, Argentina

Fazenda Estância Cristina, em El Calafate, Argentina. Créditos: GetYourGuide

Este tour dura cerca de 6h, saindo de El Calafate com destino ao Glaciar Upsala, também no Parque Nacional Los Glaciares. A bordo de um barco, você viajará em meio a icebergs e paisagens de tirar o fôlego. Em seguida, navegará até o Canal Cristina. Desembarcando, seguirá até a Estância Cristina, uma fazenda fundada em 1914. Lá, você terá 6 horas para explorar a área. Há passeios para quem procura algo mais tranquilo e também para quem quer se aventurar por trilhas, a bordo de um veículo 4×4.

Reservar passeio

Passeio turístico de El Calafate com cavernas de Walichu

Cavernas Walichu, em Calafate, Argentina

Cavernas Walichu, em Calafate, Argentina. Créditos: GetYourGuide

Quando você procura o que fazer em El Calafate, deve perceber que a maioria dos passeios saem rumo ao Parque Nacional Los Glaciares. Este passeio aqui é diferente, pois ele é focado na própria cidade de El Calafate. Com duração de cerca de 4h, você poderá descobrir edifícios típicos ao explorar a velha cidade. O passeio nas cavernas de Walichu é memorável.

Continua após a publicidade

Lá você vai aprender mais sobre a tradição e os costumes dos nativos. Além disso, conhecerá a arte rupestre e verá pinturas nas rochas, que existem há mais de 4000 anos. O passeio termina com a visita ao Centro de Interpretação Histórica El Calafate, onde você aprenderá sobre a história natural da cidade e do Lago Argentino.

Reservar passeio

Balcon de El Calafate: passeio panorâmico por 4×4

Balcon de El Calafate, Argentina

Balcon de El Calafate, Argentina. Créditos: GetYourGuide

Este é um passeio mais curto, que dura cerca de 3h. Você sairá de seu hotel em El Calafate, num veículo 4×4 e subirá cerca de 1.100 metros acima do nível do mar. No caminho, vistas indescritíveis poderão ser contempladas, sobre a geleira Perito Moreno. Você será levado ao Balcon de El Calafate. É lá onde você terá uma vista panorâmica do Lago Argentino, da cidade de El Calafate, do Chaltén Hill e da Torre Hill. Passará também pelo Anita Country Estate e irá até La Piedra do los Sombreros, antes de voltar à cidade.

Reservar tour

Excursão a Torres del Paine, com almoço

Excursão a Torres del Paine, no Chile

Excursão a Torres del Paine, no Chile. Créditos: GetYourGuide

Esta excursão dura o dia inteiro. Ela é um pouco diferente pois o destino do passeio está em solo chileno. Partindo de El Calafate, você atravessará a estepe patagônica, do norte ao sul, em direção ao Parque Torres del Paine. Você poderá se aventurar a bordo de um 4×4 por dezenas de estradas do parque. Poderá também caminhar por centenas de trilhas, em busca de pontos estratégicos onde você contemplará as mais espetaculares vistas do parque. Próximo do meio dia, desfrute de um piquenique na montanha.

Reservar tour

Passagens aéreas em promoção para El Calafate

É sempre bom ficar antenado nas passagens aéreas com destino ao aeroporto de El Calafate. Frequentemente as companhias aéreas fazem promoções relâmpagos e os preços realmente valem a pena. Uma outra opção que pode sair mais em conta é pegar um voo até Buenos Aires e de lá um outro voo para El Calafate.

Caso tenha ficado alguma dúvida ou você queria algum esclarecimento referente à GetYourGuide ou a algum dos passeios citados, entre em contato conosco. Use os comentários abaixo, teremos o maior prazer em ajudar.

Boa viagem!

Leia mais sobre nossa viagem pelo extremo sul das Américas

Buenos Aires

Ushuaia

Punta Arenas

Puerto Natales

El Calafate

Vídeos

Prepare-se para sua viagem

Em El Calafate, nossa sugestão de hospedagem é a Boutique Hotel La Cantera (85, diárias a partir de R$389,00). Aprenda a reservar um hotel pela internet aqui. Você pode procurar outros hotéis através do Booking, ou então se sua preferência é por albergues, acesse o Hostelworld.

Quer economizar em sua viagem? Conheça então os cupons de desconto oferecidos pelo Viajei Bonito.

Veja o motivo pelo qual recomendamos o seguro viagem para quem viaja pela América do Sul. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiro. Como alternativa, nós sugerimos que você também faça uma cotação na Real Seguro Viagem.

Vai alugar um carro? O preço do aluguel de veículos na categoria Economico em El Calafate é de aproximadamente R$225,00 por diária (confira mais preços aqui). Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOF. Veja como é simples fazer sua cotação e reservar um carro pela internet.

testamos o chip internacional da Easysim4u e aprovamos tanto o serviço quanto a qualidade da internet no exterior. Clique aqui para ver todas as opções de coberturas disponíveis nos EUA e em mais de 210 países! Ainda, utilize o cupom VIAJEIBONITO10 para garantir 10% de desconto em seu pedido! Recomendamos que você dê uma olhada no plano Dados Mundi que sai a partir de R$212,37. O Viajei Bonito indica também como alternativa o chip da Yes Brasil.

A GetYourGuide oferece passeios, tours, visitas a atrações turísticas e guias para vários destinos no mundo! Descubra o que ela tem a oferecer para El Calafate. Você pode conferir também o nosso passo-a-passo sobre como reservar tours e guias pela internet.

Descubra quando viajar para El Calafate, ou então pesquise por preços de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais na plataforma da Kayak.

Se você teve algum voo cancelado, atrasado, perda de conexão, overbooking, extravio de bagagem ou outros tipos de imprevisto com companhias aéreas, faça aqui uma consulta e descubra se você tem direito a indenizações. A Resolvvi cuida de toda a burocracia e você recebe o valor sem sair de casa, além de pagar apenas se ganhar.

Receba um desconto em sua primeira viagem com a Uber ao utilizar o cupom 9udns9 durante o cadastro pelo aplicativo ou então através deste link.

Osmar Sexto

Formado em Ciência da Computação, ex-analista de sistemas e jogador profissional de poker desde 2013, vai levando a vida rodeado por músicas, esportes, jogos, séries e viagens.

Ver mais artigos de Osmar Sexto

Créditos da imagem de capa: Gisele Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *