O Los Cormoranes (75) foi a hospedagem parceira do Viajei Bonito em Ushuaia durante nossa viagem pelo extremo sul das Américas. Conhecemos o hostel através do Booking (75) e fomos muito bem recebidos por seu proprietário. Ficamos ao todo seis noites, em diferentes momentos da viagem, o que nos permitiu analisar o estabelecimento em diferentes momentos, com pouca e muita movimentação.

Nos parágrafos seguintes você confere uma revisão totalmente sincera de como foi nossa experiência no hostel. Ainda, resumimos tudo em uma lista de prós e contras para que você possa bater o martelo enquanto estiver escolhendo onde se hospedar em Ushuaia.

Antes que você comece a leitura, aproveite a visita para ler mais sobre Ushuaia e entenda o motivo pelo qual nós recomendamos a contratação de um seguro viagem em roteiros pela América do Sul.

Localização

Hostel Los Cormoranes, em Ushuaia, Argentina

Hostel Los Cormoranes, em Ushuaia, Argentina. Créditos: Viajei Bonito

Por mais que o hostel esteja situado no alto de um morro, não consideramos ruim sua localização. Para chegar até a rua principal de Ushuaia, a San Martín, descíamos por dez minutos a pé. Para voltar era um pouquinho mais complicado, já que era só subida. Nada que atrapalhasse: gostamos de andar e cá pra nós, com tanta comida boa na cidade as caminhadas nos ajudavam a queimar um pouco de calorias.

Uma das vantagens do hostel estar no alto, é a neve ali em cima custava a derreter, diferente do centro da cidade, que raramente a mantinha acumulada. Era muito comum começar o dia com a paisagem branca e as ruas congeladas em nosso entorno.

Bem próximo ao hostel está a avenida Hernando de Magallanes, onde é possível comer muito bem e barato! Digamos que ela seja mais ou menos a metade do caminho até o centro, então muitas vezes evitávamos descer o morro inteiro para almoçar, jantar ou lanchar.

Staff

O staff do hostel é ótimo. Tanto seu proprietário, Hugo, quanto os demais colaboradores nos tratavam muito bem o tempo todo. Enquanto gastávamos tempo nas dependências do albergue, era muito comum ver o recepcionista correndo como um louco tentando achar os viajantes que estavam com hora marcada para um tour. E mesmo nessa correria, em nenhum momento foram desrespeitosos, muito pelo contrário, eles apressavam a galera com muita paciência e muitas vezes ofereciam ajudar a pessoa no que fosse necessário para que ela não perdesse a hora – como lavar suas louças ou carregar suas malas até a recepção.

Hostel Los Cormoranes, em Ushuaia, Argentina

Hostel Los Cormoranes, em Ushuaia, Argentina. Créditos: Gisele Rocha

Em nosso último dia precisávamos pegar um ônibus pela madrugada e eles agendaram um táxi para nós. Estávamos preocupados com a possibilidade de o taxista furar e perdermos o único ônibus do dia. Percebendo essa preocupação, um dos recepcionistas nos indicou o quarto em que ele estaria dormindo e nos disse para bater na porta caso o taxista estivesse atrasado. Ele então faria o que fosse necessário para arrumar outro (felizmente não precisamos acioná-lo).

A moça que cuida do café da manhã também é muito simpática e faz questão que todos comecem o dia de estômago cheio! Até porque para suportar o frio rigoroso da cidade é necessário estar bem alimentado.

Café da manhã

O café da manhã estava incluído nas diárias e é bem farto! Eram servidos pães e bolos com acompanhamentos como manteiga, geleia e doce de leite. Talvez essa última tenha sido a grande surpresa na alimentação que nos deparamos na Argentina e no Chile: pão ou bolo com doce de leite. Era simplesmente delicioso e combinava muito bem com um café da manhã, por mais que estejamos acostumados a comer isso como sobremesa.

O hostel conta com uma pessoa que cuida da cozinha enquanto todos estão tomando café e oferece aos hóspedes ovos mexidos ou torradas. Além disso tudo havia também biscoitos, sucos, chás, leite e cereais.

Comodidades

A cozinha do hostel é muito completa e conta com um forno enorme além do fogão. Vimos, inclusive, alguns hóspedes assando pizza neles. Nos arredores do Los Cormoranes (75) é possível encontrar bons mercadinhos (ou kioskos, como são chamadas as lojas de conveniência). Neles é possível encontrar o básico para se cozinhar em casa, se deseja economizar em alimentação durante a viagem.

É na cozinha que os hóspedes se encontram para interagir. Por volta das 21h00 o lugar estava sempre cheio de gente de vários lugares do mundo, mas mesmo com as conversas paralelas, dos quartos não se ouvia nada, uma vez que o som era bem abafado pelas portas.

No período em que estivemos em Ushuaia não havia quartos privativos disponíveis e fomos alocados em um dormitório de oito camas. Caso você também opte pelo Los Cormoranes (75), nossa recomendação é que sua reserva seja para um quarto com cama de casal, duas ou três camas no máximo, especialmente se estiver indo com mais uma pessoa.

Continua após a publicidade

Os dormitórios mistos de oito camas estavam cheios na maior parte do tempo e não tinham espaço suficiente para as malas de todos os viajantes. Elas acabavam se acumulando em frente aos lockers, prejudicando a abertura.

Além disso, por Ushuaia ser uma cidade fria, os quartos tinham aquecimento que ficava ligado o dia inteiro. Quando cheios, especialmente de madrugada, o clima ficava abafado e, por sorte, dormíamos ao lado da janela, podendo abri-la um pouco para o ar circular. Entretanto se você pegar as camas do fundo não terá essa opção.

Um outro problema dos dormitórios era o fato de que os banheiros não têm entrada por dentro do hostel, sendo necessário caminhar pelo pátio para acessá-los. Em dias muito frios era complicado sair do banho quente e pegar friagem para chegar até o quarto. Existem opções com banheiros privativos, e dessa forma recomendamos que reserve neles.

Por fim, um detalhe bobo, mas que nos prejudicou um pouco é a pequena quantidade de tomadas. No dormitório havia apenas uma e mesmo com o filtro de linha improvisado pelo staff do hostel era praticamente impossível conseguir carregar tudo, sendo necessário utilizar as tomadas da cozinha, que também costumavam estar ocupadas durante a noite. Para nós que viajamos com mais de uma câmera além dos celulares e laptops, foi uma tarefa árdua conseguir manter tudo carregado para o dia seguinte.

Prós e contras do Los Cormoranes

Vista do Hostel Los Cormoranes, em Ushuaia, Argentina

Vista do Hostel Los Cormoranes, em Ushuaia, Argentina. Créditos: Adriano Castro

Resumindo tudo que dissemos nos parágrafos anteriores, segue uma lista de prós e contras do Los Cormoranes (75):

Prós

  • Localização razoável (se você também gosta de andar, considere-a boa!)
  • Ambiente descontraído e com viajantes de vários cantos do mundo
  • Staff muito atencioso e disposto a ajudar
  • Preço de diária acessível, especialmente nos dormitórios
  • Café da manhã completo e com boa diversidade

Contras

  • Dormitórios bagunçados e abafados se estiverem completamente cheios
  • O banheiro compartilhado não tem acesso coberto, sendo necessário caminhar pelo pátio (em dias de frio rigoroso é complicado sair do banho com o corpo quente até o quarto)
  • Internet ruim, especialmente nos horários em que o hostel estava cheio, entretanto sabemos que a internet na cidade de Ushuaia como um todo não é das melhores
  • Pouquíssimas tomadas para que os hóspedes carreguem seus dispositivos eletrônicos

Agora que você já tem uma noção de como foi nossa hospedagem no Los Cormoranes (75), em Ushuaia, e sabe dos prós e contras, talvez tenha mais clareza antes de se decidir. Você pode conferir os preços e tipos de quarto neste link (75), assim como efetuar as reservas.

Leia mais sobre nossa viagem por Ushuaia, Tierra del Fuego e Patagônia

Buenos Aires

Ushuaia

Punta Arenas

Puerto Natales

El Calafate

Vídeos

Prepare-se para sua viagem

Quer economizar em sua viagem? Conheça então os cupons de desconto oferecidos pelo Viajei Bonito.

É altamente recomendável contratar um seguro viagem para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiroE se liga que tá rolando promoção! Até o dia 24/10/19 você pode usar o cupom SEGURA para garantir 15% de desconto em sua apólice! Aproveite esse descontão porque ele é por tempo limitado! Como alternativa, nós sugerimos que você também faça uma cotação na Real Seguro Viagem.

Pesquise por preços de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais na plataforma da Kayak. Aprenda a criar um alerta de passagens aéreas em promoção.

Receba um desconto em sua primeira viagem com a Uber ao utilizar o cupom 9udns9 durante o cadastro pelo aplicativo ou então através deste link.

Viajei Bonito

Somos duas pessoas apaixonadas por movimento. Para nós, cair na estrada é mais importante do que um projeto futuro de estabilidade e quaisquer oportunidades de novas viagens, por mais remotas e loucas que pareçam ser, a gente tá pegando!

Ver mais artigos de Viajei Bonito

Créditos da imagem de capa: Viajei Bonito

Um comentário em “Onde nos hospedamos em Ushuaia, Argentina”

  1. Fiquei nesse hostel em 2015.
    A equipe de lá foi fantástica. Muito atenciosos e dando dicas boas de como chegar nos lugares.
    Realmente a localização não é uma das melhores, mas nada que uma pequena caminhada não resolva. Lembro que voltei do Cerro Martial até lá andando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *