O Los Cormoranes (75) foi a hospedagem parceira do Viajei Bonito em Ushuaia durante nossa viagem pelo extremo sul das Américas. Conhecemos o hostel através do Booking (75) e fomos muito bem recebidos por seu proprietário. Ficamos ao todo seis noites, em diferentes momentos da viagem, o que nos permitiu analisar o estabelecimento em diferentes momentos, com pouca e muita movimentação.

Nos parágrafos seguintes você confere uma revisão totalmente sincera de como foi nossa experiência no hostel. Ainda, resumimos tudo em uma lista de prós e contras para que você possa bater o martelo enquanto estiver escolhendo onde se hospedar em Ushuaia.

Antes que você comece a leitura, aproveite a visita para ler mais sobre Ushuaia e entenda o motivo pelo qual nós recomendamos a contratação de um seguro viagem em roteiros pela América do Sul.

Localização

Hostel Los Cormoranes, em Ushuaia, Argentina

Hostel Los Cormoranes, em Ushuaia, Argentina. Créditos: Viajei Bonito

Por mais que o hostel esteja situado no alto de um morro, não consideramos ruim sua localização. Para chegar até a rua principal de Ushuaia, a San Martín, descíamos por dez minutos a pé. Para voltar era um pouquinho mais complicado, já que era só subida. Nada que atrapalhasse: gostamos de andar e cá pra nós, com tanta comida boa na cidade as caminhadas nos ajudavam a queimar um pouco de calorias.

Uma das vantagens do hostel estar no alto, é a neve ali em cima custava a derreter, diferente do centro da cidade, que raramente a mantinha acumulada. Era muito comum começar o dia com a paisagem branca e as ruas congeladas em nosso entorno.

Bem próximo ao hostel está a avenida Hernando de Magallanes, onde é possível comer muito bem e barato! Digamos que ela seja mais ou menos a metade do caminho até o centro, então muitas vezes evitávamos descer o morro inteiro para almoçar, jantar ou lanchar.

Staff

O staff do hostel é ótimo. Tanto seu proprietário, Hugo, quanto os demais colaboradores nos tratavam muito bem o tempo todo. Enquanto gastávamos tempo nas dependências do albergue, era muito comum ver o recepcionista correndo como um louco tentando achar os viajantes que estavam com hora marcada para um tour. E mesmo nessa correria, em nenhum momento foram desrespeitosos, muito pelo contrário, eles apressavam a galera com muita paciência e muitas vezes ofereciam ajudar a pessoa no que fosse necessário para que ela não perdesse a hora – como lavar suas louças ou carregar suas malas até a recepção.

Hostel Los Cormoranes, em Ushuaia, Argentina

Hostel Los Cormoranes, em Ushuaia, Argentina. Créditos: Gisele Rocha

Em nosso último dia precisávamos pegar um ônibus pela madrugada e eles agendaram um táxi para nós. Estávamos preocupados com a possibilidade de o taxista furar e perdermos o único ônibus do dia. Percebendo essa preocupação, um dos recepcionistas nos indicou o quarto em que ele estaria dormindo e nos disse para bater na porta caso o taxista estivesse atrasado. Ele então faria o que fosse necessário para arrumar outro (felizmente não precisamos acioná-lo).

A moça que cuida do café da manhã também é muito simpática e faz questão que todos comecem o dia de estômago cheio! Até porque para suportar o frio rigoroso da cidade é necessário estar bem alimentado.

Café da manhã

O café da manhã estava incluído nas diárias e é bem farto! Eram servidos pães e bolos com acompanhamentos como manteiga, geleia e doce de leite. Talvez essa última tenha sido a grande surpresa na alimentação que nos deparamos na Argentina e no Chile: pão ou bolo com doce de leite. Era simplesmente delicioso e combinava muito bem com um café da manhã, por mais que estejamos acostumados a comer isso como sobremesa.

O hostel conta com uma pessoa que cuida da cozinha enquanto todos estão tomando café e oferece aos hóspedes ovos mexidos ou torradas. Além disso tudo havia também biscoitos, sucos, chás, leite e cereais.

Comodidades

A cozinha do hostel é muito completa e conta com um forno enorme além do fogão. Vimos, inclusive, alguns hóspedes assando pizza neles. Nos arredores do Los Cormoranes (75) é possível encontrar bons mercadinhos (ou kioskos, como são chamadas as lojas de conveniência). Neles é possível encontrar o básico para se cozinhar em casa, se deseja economizar em alimentação durante a viagem.

É na cozinha que os hóspedes se encontram para interagir. Por volta das 21h00 o lugar estava sempre cheio de gente de vários lugares do mundo, mas mesmo com as conversas paralelas, dos quartos não se ouvia nada, uma vez que o som era bem abafado pelas portas.

No período em que estivemos em Ushuaia não havia quartos privativos disponíveis e fomos alocados em um dormitório de oito camas. Caso você também opte pelo Los Cormoranes (75), nossa recomendação é que sua reserva seja para um quarto com cama de casal, duas ou três camas no máximo, especialmente se estiver indo com mais uma pessoa.

Continua após a publicidade

Os dormitórios mistos de oito camas estavam cheios na maior parte do tempo e não tinham espaço suficiente para as malas de todos os viajantes. Elas acabavam se acumulando em frente aos lockers, prejudicando a abertura.

Além disso, por Ushuaia ser uma cidade fria, os quartos tinham aquecimento que ficava ligado o dia inteiro. Quando cheios, especialmente de madrugada, o clima ficava abafado e, por sorte, dormíamos ao lado da janela, podendo abri-la um pouco para o ar circular. Entretanto se você pegar as camas do fundo não terá essa opção.

Um outro problema dos dormitórios era o fato de que os banheiros não têm entrada por dentro do hostel, sendo necessário caminhar pelo pátio para acessá-los. Em dias muito frios era complicado sair do banho quente e pegar friagem para chegar até o quarto. Existem opções com banheiros privativos, e dessa forma recomendamos que reserve neles.

Por fim, um detalhe bobo, mas que nos prejudicou um pouco é a pequena quantidade de tomadas. No dormitório havia apenas uma e mesmo com o filtro de linha improvisado pelo staff do hostel era praticamente impossível conseguir carregar tudo, sendo necessário utilizar as tomadas da cozinha, que também costumavam estar ocupadas durante a noite. Para nós que viajamos com mais de uma câmera além dos celulares e laptops, foi uma tarefa árdua conseguir manter tudo carregado para o dia seguinte.

Prós e contras do Los Cormoranes

Vista do Hostel Los Cormoranes, em Ushuaia, Argentina

Vista do Hostel Los Cormoranes, em Ushuaia, Argentina. Créditos: Adriano Castro

Resumindo tudo que dissemos nos parágrafos anteriores, segue uma lista de prós e contras do Los Cormoranes (75):

Prós

  • Localização razoável (se você também gosta de andar, considere-a boa!)
  • Ambiente descontraído e com viajantes de vários cantos do mundo
  • Staff muito atencioso e disposto a ajudar
  • Preço de diária acessível, especialmente nos dormitórios
  • Café da manhã completo e com boa diversidade

Contras

  • Dormitórios bagunçados e abafados se estiverem completamente cheios
  • O banheiro compartilhado não tem acesso coberto, sendo necessário caminhar pelo pátio (em dias de frio rigoroso é complicado sair do banho com o corpo quente até o quarto)
  • Internet ruim, especialmente nos horários em que o hostel estava cheio, entretanto sabemos que a internet na cidade de Ushuaia como um todo não é das melhores
  • Pouquíssimas tomadas para que os hóspedes carreguem seus dispositivos eletrônicos

Agora que você já tem uma noção de como foi nossa hospedagem no Los Cormoranes (75), em Ushuaia, e sabe dos prós e contras, talvez tenha mais clareza antes de se decidir. Você pode conferir os preços e tipos de quarto neste link (75), assim como efetuar as reservas.

Leia mais sobre nossa viagem por Ushuaia, Tierra del Fuego e Patagônia

Buenos Aires

Ushuaia

Punta Arenas

Puerto Natales

El Calafate

Vídeos

Prepare-se para sua viagem

Quer economizar em sua viagem? Conheça então os cupons de desconto oferecidos pelo Viajei Bonito.

É altamente recomendável contratar um seguro viagem para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiro. Como alternativa, nós sugerimos que você também faça uma cotação na Real Seguro Viagem.

Pesquise por preços de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais na plataforma da Passagens Promo.

Receba um desconto em sua primeira viagem com a Uber ao utilizar o cupom 9udns9 durante o cadastro pelo aplicativo ou então através deste link.

Viajei Bonito

Somos duas pessoas apaixonadas por movimento. Para nós, cair na estrada é mais importante do que um projeto futuro de estabilidade e quaisquer oportunidades de novas viagens, por mais remotas e loucas que pareçam ser, a gente tá pegando!

Ver mais artigos de Viajei Bonito

Créditos da imagem de capa: Viajei Bonito

Um comentário em “Onde nos hospedamos em Ushuaia, Argentina”

  1. Fiquei nesse hostel em 2015.
    A equipe de lá foi fantástica. Muito atenciosos e dando dicas boas de como chegar nos lugares.
    Realmente a localização não é uma das melhores, mas nada que uma pequena caminhada não resolva. Lembro que voltei do Cerro Martial até lá andando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *