Navegação pelo Canal de Beagle, em Ushuaia

Resolvi participar da navegação pelo Canal de Beagle com destino ao Farol do Fim do Mundo em cima da hora. Li poucas coisas a respeito desse passeio, só sabia que era um “must do in Ushuaia” e fui no impulso, no estilo “maria-vai-com-as-outras”. 

Pois bem, lembra daquela história de que expectativas podem destruir uma viagem? Eu não estava botando fé no rolê e de repente as boas surpresas começaram a acontecer. À medida em que o catamarã ia se afastando da costa, dava para ter uma visão panorâmica da cidade de Ushuaia. Nenhum registro que eu fazia retratava com fidelidade a beleza daquela vista, então preferi parar e ficar só admirando. Essa vibe de contemplação se manteve até a guia começar as explicações sobre o Canal de Beagle.

Conflito no Canal de Beagle

Eu me lembrava vagamente de ter estudado sobre o Canal de Beagle na escola. Sabia que Argentina e Chile disputaram território naquelas bandas, pela posição estratégica e pela presença de recursos naturais valiosos, como petróleo e urânio. Nada mais que isso.

A guia trouxe informações enriquecedoras que para mim eram novas, como, por exemplo, que o Canal de Beagle recebeu esse nome em homenagem ao navio britânico HSM Beagle, que em sua segunda expedição trouxe a bordo o naturalista Charles Darwin.

São 240km de extensão na área limítrofe entre Argentina e do Chile. É ali que as águas dos oceanos Atlântico e Pacífico se misturam, mas não espere um fenômeno tão impressionante quanto o encontro das Águas em Manaus. São belezas completamente distintas.

Fauna fueguina no Canal de Beagle

Embora o destino final seja o Farol do Fim do Mundo, durante a navegação no Canal de Beagle o catamarã passa pela Isla de los Lobos e Isla de los Pájaros, pequenas ilhotas onde podemos observar leões marinhos, cormorões, albatrozes, patos e gaivotas.

Durante os meses mais quentes, entre outubro e abril, o catamarã passa também pela Isla Martillo, a famigerada Pinguinera, habitat de pinguins-de-magalhães e pinguins-gentoo em fase de reprodução. Com sorte, também é possível avistar alguns pinguins-rei.

💡 Contrariando o senso-comum de que não é possível ver pinguins no inverno, as excursões para desembarcar na Pinguinera estavam funcionando a todo vapor em agosto, mês em que estivemos em Ushuaia.

Reservar passeio Pinguinera 

Islas Bridge

O dia estava bonito, embora ventasse muito, então pudemos fazer uma brevíssima caminhada pelas Islas Bridge, onde viviam os povos indígenas Yámanas antes da chegada dos colonizadores. Nossa guia explicou que a vegetação ali é típica dos bosques subpolares magalânicos, mas que os fortes ventos e a baixa temperatura impediam o desenvolvimento das plantas. Pude identificar ali a planta calafate – que já conhecia de outros passeios – e algumas orquídeas.

Entre a vegetação, encontrei estas frutinhas na beirada da trilha e como não tinha nenhum guia por perto para me explicar o que era, peguei um exemplar para mostrar quando chegasse ao barco. Mandei mal! Levei uma bronca porque “a ilha recebe milhares de visitantes por mês e se cada um resolver pegar uma frutinha para descobrir do que se trata, não sobrará nenhuma para contar a história“. Curta e grossa, mas cheia de razão.

Posteriormente descobri que a fruta se chama “chaura”.

Chaura, o fruto proibido das Islas Bridge, em Ushuaia
Chaura, o fruto proibido das Islas Bridge, em Ushuaia. Créditos: Gisele Rocha

Faro Les Eclaireurs

Chegamos ao destino final da navegação no Canal de Beagle com o sol se pondo timidamente atrás das nuvens. O Faro Les Eclaireurs, mais conhecido como Farol do Fim do Mundo, foi construído em 1919 e mede 11 metros de altura. Hoje em dia ele é controlado remotamente, mas não é possível descer para uma visita. Vê-lo à curta distância já é suficientemente belo.

Fiz algumas fotos desse cartão postal do Ushuaia e voltei para dentro do barco para me aquecer. Nessa hora a guia passou carimbando o “Certificado de Buen Navegante”, uma lembrança que todos ganham no começo do passeio. Depois disso, rumamos de volta à cidade e acabou-se o que era doce.

Dicas imprescindíveis para a navegação no Canal de Beagle

  • Além do ticket do passeio, é preciso pagar uma taxa de 20 pesos (R$1,21) no porto. Não aceitam cartões, então leve a grana trocada.
  • Chegue cedo se você quiser pegar um bom lugar. A navegação começava às 15h, eu cheguei ao porto às 14h40 e 10 minutos depois já tinha uma fila quilométrica.
  • Garanta o seu lugar na janela antes do catamarã sair. Deixe para ir para o deck quando a embarcação estiver se aproximando das ilhotas, pois venta muito e você logo logo vai querer voltar para o seu lugar quentinho dentro do barco.
  • Um fotógrafo profissional fica a bordo para tirar fotos dos passageiros interessados em um “recuerdo” bonitinho. Cada imagem é vendida por 150 pesos (R$9,06).
  • O barco dá voltas em torno das ilhas para que todos possam usufruir igualmente de todas as vistas, mas acho quem se senta do lado direito leva uma pequena vantagem.
  • Não monopolize o espaço externo. Todo mundo quer fotografar os animais e o espaço externo é restrito. Então, faça alguns cliques e se distancie da grade para que outros viajantes também possam registrar o passeio.
  • Agasalhe-se com casaco corta-vento impermeável, pois a ventania faz a gente sentir bastante frio. Se chover a coisa piora ainda mais.
  • Use uma touca que se prenda ao queixo, pois o vento pode arrancá-la e jogá-la ao mar facilmente.
  • Existe uma lanchonete a bordo, que vende cafés, sanduíches, tortas e outros quitutes, mas não são baratos (paguei 100 pesos em um misto). Se quiser economizar, leve um lanchinho na bolsa.

Informações úteis

Horários: 9h (apenas entre novembro e abril) e 15h.
Duração: aproximadamente 3 horas

Reservar navegação pelo Canal de Beagle 

Onde se hospedar em Ushuaia

Recomendamos que você se hospede no Centro, onde estão concentrados os melhores restaurantes, mercados e agências de turismo. Como as ruas se distribuem em ladeiras acentuadas que podem ser escorregadias quando estão cobertas de gelo, é aconselhável escolher estadia nas proximidades das Avenida San Martín, Maipú e Gobernador Deloqui. Nossas sugestões são o Hostel Yakush (para os mochileiros) e Hotel Albatros (para quem não abre mão de conforto e sofisticação).

Seguro viagem para Ushuaia

E por falar em ladeiras íngremes que se tornam verdadeiros tobogãs quando estão molhadas ou congeladas, nem pense em abrir mão do seguro viagem! Uma simples consulta com exame de raio-x pode custar uma verdadeira fortuna. Leia sobre seguro viagem para a América do Sul ou faça um orçamento usando o banner abaixo.

Seguros Promo
VIAJEIBONITO5
Cupom que dá direito a 5% de desconto Ver todos os cupons Enviar por e-mail

Como utilizar este cupom
  1. Acesse a página da Seguros Promo
  2. Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
  3. Selecione a apólice
  4. Utilize o cupom na etapa de pagamento

Informe abaixo seu e-mail para receber este cupom em sua caixa postal. Ele não será armazenado, nem utilizado para enviar campanhas de marketing.

Leia mais sobre Ushuaia

Navegação pelo Canal de Beagle, em Ushuaia

Prepare-se para viajar

Ícone seguro viagem

Use o cupom CRIANCA para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Compre passagens aéreas com até 35% de desconto usando o comparador de preços ou utilize a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus, a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

7 pensou em “Navegação pelo Canal de Beagle, em Ushuaia

  1. Adorei conhecer mais sobre esse passeio. Esse é um dos lugares que tenho muita vontade de conhecer. Beleza e natureza únicas no fim do mundo. Amei as imagens e as dicas desse post. Parabéns!

  2. Essa navegação no canal de Beagle é um passeio belíssimo! Eu amei fazer! As paisagens são inacreditáveis e poder ver a vida selvagem tão de perto é um privilégio. Fora o tanto de foto linda que a gente tira no caminho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo