Ushuaia, Argentina: o que fazer, como chegar, onde ficar

O que fazer em Ushuaia, Argentina? A cidade mais austral do mundo é habitada pelo ser humano há milhares de anos, mas foi após sua colonização que ganhou importância e atualmente é um dos destinos mais procurados na América do Sul.

Neste guia você conhecerá os principais pontos turísticos dessa terra conhecida como “Fim do Mundo”, mas não é só isso. Listamos também os documentos necessários para viajar, meios de transportes para chegar, a melhor época para ir, o que levar na mala, entre outras dicas práticas.

Boa leitura!

Documentos necessários para ir a Ushuaia

Como chegar a Ushuaia

Como chegar em Ushuaia, Argentina
Como chegar em Ushuaia, Argentina. Créditos: Gisele Rocha

De avião

Não há voos direto do Brasil para Ushuaia, sendo necessário fazer uma conexão em Buenos Aires ou El Calafate. As companhias que operam nesse trecho são Latam e Aerolíneas Argentinas.

De ônibus

Dentro da Patagônia os deslocamentos por terra são lentos e burocráticos, ja que é necessário cruzar a fronteira entre Argentina e Chile mais de uma vez, dependendo do seu destino final.

Nós contamos em outro post como foi a viajar de ônibus entre Ushuaia e Punta Atenas no inverno e através do nosso relato você verá que apesar de ter sido cansativo, foi uma experiência interessante. Principalmente na hora de atravessar o Estreito de Magalhães de balsa.

As principais empresas de ônibus que operam em Ushuaia são:

  • Tecni Austral
  • Taqsa
  • Bus-Sur (não recomendamos)

De navio

É possível chegar e sair de Ushuaia a bordo de um navio durante a primavera e o verão. Entre setembro e abril a Australis refaz em 8 noites a rota percorrida por Darwin, saindo de Punta Arenas e terminando em Ushuaia.

Já a Norwegian Star oferece cruzeiros de 14 dias saindo de Buenos Aires ou Santiago passando por várias cidades turísticas até chegar em Ushuaia.

Durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, a Silversea faz uma viagem à Antártida em 11 noites saindo do porto de Ushuaia. É o nosso sonho de viajante!

Melhor época para ir a Ushuaia

As cores da cidade mudam a cada estação do ano, mas em qualquer época Ushuaia é ideal para quem curte programas ao ar livre. Durante o verão os dias são mais longos e menos congelantes, mas ainda assim faz bastante frio. É a melhor época para ir ao Ushuaia se você pretende ver pinguins na Isla Martillo, carinhosamente chamada de “Pinguinera“.

Já no inverno os dias são mais curtos e o frio é intenso, com neve cobrindo toda a paisagem. Fomos durante a estação e não nos arrependemos, pois é nessa época do ano que se pode fazer atividades nos centros invernais, como esqui, andar de raquetes, pilotar um snowmobile, entre outras.

Quantos dias ficar em Ushuaia?

Independentemente da época escolhida, recomendo que sua estada em Ushuaia dure ao menos 4 dias. Não é tempo suficiente para fazer todos os passeios, mas é possível fazer um roteiro conciso com as principais atividades disponíveis em cada estação do ano. Falaremos sobre elas na seção “o que fazer em Ushuaia“.

Onde se hospedar em Ushuaia?

A maior parte dos pontos turísticos se concentra no centro de Ushuaia e para os demais passeios as agências oferecem transfer. A cidade tem muitas ladeiras, fica cansativo e perigoso subi-las quando está nevando, por isso que recomendo que você se hospede nas redondezas da Avenida San Martín e Avenida Maipú.

O Hostel Yakush é um albergue novo, com boas instalações, quartos compartilhados com camas confortáveis, café da manhã e internet gratuitos. Entretanto, se você procura um lugar mais exclusivo, o Hotel Albatros oferece excelente estrutura, com quartos elegantes, sauna, spa e academia. Ambos estão localizados no coração da cidade.

Placa "Ushuaia Fin del Mundo", na Patagônia Argentina
Placa “Ushuaia Fin del Mundo”, na Patagônia Argentina. Créditos: Gisele Rocha

O que fazer em Ushuaia?

Antes de começar com o roteiro, passe na Secretaria de Turismo em frente ao porto e veja se há alguma programação especial para os dias em que você estiver na cidade. Aproveite para carimbar o seu passaporte. São quatro opções de estampas, mas se o lugar estiver muito cheio os atendentes vão permitir que você escolha apenas uma entre elas. É de graça!

Do lado de fora você verá a icônica placa com os dizeres “Ushuaia Fin del Mundo”. Garanta a sua foto de recordação e depois é só começar a bater perna. Deixo aqui um mapa para você baixar e usar offline no celular.

Parque Yatana

O Parque Yatana é um bosque cercado de arte e cultura que fica no centro de Ushuaia. Durante décadas o lugar funcionou como depósito de lixo e era frequentado por usuários de drogas, mas em 2004 foi recuperado pela Fundación Cultivar que desenvolveu ali diversos projetos sociais, culturais e educativos. Na antiga casa dentro do parque são realizadas exposições e em junho há o Festival Nacional da Noite Mais Longa, com direito à atividades recreativas e culturais, além da descida com tochas.

Museu Marítimo e Presídio de Ushuaia

O edifício que funcionou como prisão até 1947, foi declarado Monumento Histórico Nacional em 1997 e então passou a ser uma espécie de “centro cultural” que abriga o Museu do Marítimo, que apresenta as expedições e navios que passaram pela terra do fogo; como também o Museu Antártico, além de galeria de arte, lanchonete, correios e loja de lembrancinhas.

No Museu do Presídio há uma ala que não foi restaurada na qual é possível ver como era a vida dos prisioneiros na época. As visitas guiadas são gratuitas e você fica sabendo sobre os casos dos detentos mais famosos e ainda conhece um pouco mais sobre da história de Ushuaia.

Horário de funcionamento: de março a dezembro; todos os dias das 10h às 20h. Janeiro e fevereiro, das 9h às 20h. Última entrada às 19h30.

Galeria Temática Historia Fueguina

Galeria Temática História Fueguina é um programa diferente, que agrada a pessoas de todas as idades. Ela reconta a história da colonização e povoamento da Terra do Fogo através de cenários e estátuas em tamanho natural. Já do lado de fora é possível ver as esculturas que imitam prisioneiros e guardas.

Tem áudio-guia em português para facilitar a compreensão de cada cena e seu respectivo momento histórico. Vale a pena!

Horário de funcionamento: de terça a domingo,das 12h às 20h.

Museu do Fim do Mundo

Referência sócio-cultural da cidade, o Museu do Fim do Mundo guarda uma coletânea de peças resgatadas de naufrágios, uma galeria de mau gosto com pássaros empalhados e outra com objetos de uso cotidiano dos indígenas Yámana, os primeiros habitantes dessa terra.

O museu ocupa dois edifícios, o primeiro deles abrigava a sede do Banco Nación até 1976 e o segundo funcionava como Palácio do Governo, onde são expostos móveis antigos e objetos decorativos.

Horário de funcionamento: de outubro a março, todos os dias das 9h às 20h. De abril a setembro, das 12h às 19h. Visitas guiadas são gratuitas, consulte a bilheteria para obter horários atualizados.

Cápsula do Tempo Philco

Se você é fã de filmes estilo “De volta para o futuro”, vai adorar a Capsula del Tiempo Philco. Apesar de parecer um monumento como outro qualquer, ele contém um recipiente com vídeos de programas de TV de 1992, mensagens de argentinos, músicas e outros registros. A ideia é só abrir a cápsula em 2492, e mostrar para o povo do futuro como eram as coisas no nosso tempo.

HMS Justice Saint Christopher

O HMS Justice é um navio da Marinha Real Britânica que, depois de ser usado na Segunda Guerra Mundial para resgatar embarcações e tripulantes em perigo, foi vendido para fins comerciais em 1946, e acabou naufragando de frente para a cidade de Ushuaia. Fica próximo ao porto, dá para vê-lo de perto sem ser necessário mergulhar no mar congelante.

Praça e Memorial das Malvinas

Como o próprio nome já diz, a Praça homenageia os mortos na disputa entre Argentina e Reino Unido pelas Ilhas Malvinas, que ocorreu em 1982, a famosa Guerra das Malvinas. Nela você encontra o Monumento a los Caídos e também uma estrutura de cerca de 20 metros, com os nomes de cada um dos falecidos no combate.

Casa Beban

Construída em 1911, era residência de um dos homens mais influentes da cidade. Anos mais tarde foi usada como clínica médica, hotel e comércios variados, o que contribui para sua má conservação, até que o governo intercedeu, restaurou a casa e a transformou num museu.

O mais curioso é que o lugar original da moradia não é onde ela está posicionada agora. Isso mesmo! Ela foi desmontada e transportada peça por peça para o Paseo de las Rosas, espaço com uma paisagem que combina muito mais com sua arquitetura típica e forte.

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

Passeios em Ushuaia

Listamos aqui alguns opções de tours que são oferecidos de acordo com a estação do ano e condições climáticas. Nós visitamos a cidade durante o inverno, época de esqui e outras atividades na neve. Consulte a disponibilidade dos passeios em Ushuaia de acordo com a data em que você estará lá.

Glaciar Martial

Para quem curte uma boa aventura este é um ótimo passeio. Isso porque para chegar até a Geleira é preciso caminhar, subindo mata adentro. Esse é o momento para admirar a fauna e flora ao seu redor.

Após a subida e o baque de uma vista incrível da cidade, você pode fazer outras atividades disponível no Glaciar Martial, como esqui e tirolesa e voltar para a cidade de Ushuaia de bicicleta numa trilha do bosque. Mas se você não faz o estilo desbravador, não tem problema! Dá para chegar lá de teleférico tranquilamente, aproveitando as belíssimas paisagens.

Parque Nacional Tierra del Fuego e o Trem do Fim do Mundo

Para os amantes da natureza esta é uma atração obrigatória. O Parque Nacional da Tierra del Fuego tem lagos, represas, pântanos e, ainda, a combinação entre montanhas, bosque e mar. Durante o tour são feitas várias paradas para contar a história fueguina e apreciar a imponência natural de cada paisagem. O Parque também dispõe de mostras culturais sobre os Indígenas Alakushi, restaurante e, claro, o Trem do Fim do Mundo.

Durante o trajeto de cerca de 1 hora na Maria Fumaça você ouve a história da ferrovia que, antigamente, levava os condenados da Prisão de Ushuaia até suas áreas de trabalho, enquanto observa vistas sem igual, como a cachoeira da Macarena e o cemitério de árvores. Enquanto você espera para embarcar, pode perceber a memória do local e as peculiaridades da região na Estação do Fim do Mundo, onde também tem uma loja de lembrancinhas e uma lanchonete. Leia o relato completo sobre o nosso passeio pelo Parque Nacional Tierra del Fuego.

Clique para reservar

Navegação pelo Canal de Beagle

Programa obrigatório para todo turista. A navegação mostra várias belezas e conta a história nativa enquanto passa pela Isla de los Pájaros, Isla de los Lobos e chega até o Farol do Fim do Mundo. Durante o trajeto é possível ver leões marinhos, albatrozes, patos e, claro, os ilustres cormorões. Fizemos um post com algumas dicas para você aproveitar melhor a fantástica navegação pelo Canal de Beagle em Ushuaia.

Clique para reservar

Expedição 4×4

Outro circuito bem aventureiro e que também engloba os bosques fueguinos é a Expedição Off Road em Ushuaia. Em um carro 4×4 você conhece a região dos lagos, desfruta de paisagens incríveis, além de fazer uma paradinha para aproveitar a gastronomia com comidas típicas. Tudo repleto de muita emoção.

Trekking Laguna Esmeralda

É um dos passeios mais clássicos de Ushuaia. Tudo começa com uma trilha, na qual você consegue ver rios, bosques fueguinos, castoreiras e a Cordilheira dos Andes, até chegar na impressionante Lagoa Esmeralda. Em épocas mais quentes, quando não há neve, é possível ver a famosa coloração das águas, que dá nome ao lugar. Já no inverno o espaço se transforma numa enorme geleira. Aqui a gente conta melhor como foi o trekking da Laguna Esmeralda no inverno.

Clique para reservar

Centro Invernal Tierra Mayor

Complexo que reúne diversas atividades de inverno. Além do tradicional esqui e snowboard, conta ainda com rotas em motos de neve, caminhada com raquetes de neve, esqui cross-country e circuitos com quadrículos de neve. Com tanto entretenimento, é recomendável passar um dia inteiro no centro invernal Tierra Mayor, como a gente fez.

Noite de Pioneiros

Experiência única e profunda, a Noite dos Pioneiros envolve uma série de trilhas por entre caminhos percorridos pelos primeiros homens que desbravaram a terra e uniram Ushuaia ao restante da Argentina. Após chegar à base, é feita uma travessia de snowmobile ou de raquetes de neve até chegar à Cabana Histórica, onde um jantar é servido, para depois, fazer o caminho de volta. A gente fez a nossa sexta renovação de votos matrimoniais lá! 💝

Silencio Andino Llanos del Castor

Llanos del Castor é um centro invernal que oferece várias opções de atividades na neve. Aqui você faz caminhada com raquete e passeia de moto de neve na calada da noite. Ah! E ainda aproveita um jantar rústico muito bacana. Leia o nosso relato sobre o Silencio Andino em Llanos del Castor.

Avenida San Martin, a principal em Ushuaia
Avenida San Martin, a principal em Ushuaia. Créditos: Gisele Rocha

Esses foram os passeios que fizemos no inverno, mas há muitos outros que podem ser feitos durante a primavera e o verão, como a Pinguinera, um tour que te leva para ver pinguins na Isla Martillo.

O que levar na mala para Ushuaia

Agora que você já sabe como chegar e o que fazer em Ushuaia, é hora de pensar na mala. Nós já publicamos um post sobre onde comprar roupas para neve no Brasil e também já contamos onde alugar roupas de frio em Ushuaia. O resto é com você! Não se esqueça de levar:

  • Segunda pele
  • Blusa e calça térmicas
  • Fleece ou moletom flanelado
  • Casaco quente e impermeável
  • Calça jeans (para dias normais)
  • Calças impermeáveis (para dias nevosos)
  • Cachecol e gola
  • Meias comuns e térmicas
  • Luvas
  • Gorros, toucas e aquecedores de orelhas
  • Chinelo
  • Botas de trekking impermeáveis (aprenda a escolher boas botas de trekking)
  • Roupas íntimas
  • Produtos de higiene pessoal (xampu, condicionador, escova de cabelo, escova de dente, pasta de dente, fio dental e coletor menstrual)
  • Remédios (e apólice de seguro viagem)
  • Câmera, carregador, cartão de memória e capa protetora
  • Celular, carregador e capa protetora
  • Documentos, dinheiro e cartões
  • Chave de casa

Passagens aéreas para Ushuaia

Leia mais sobre Ushuaia

Ushuaia, Argentina: o que fazer, como chegar, onde ficar

Prepare-se para viajar

Ícone seguro viagem

Use o cupom CRIANCA para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Compre passagens aéreas com até 35% de desconto usando o comparador de preços ou utilize a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus, a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo