A Noite de Pioneiros e mais uma renovação de votos em Ushuaia

A noite de nosso terceiro dia em Ushuaia foi dedicada a um passeio muito divertido que fizemos com a Tierra del Fuego Aventura e com a Ushuaia Blanca: a Noche de Pioneros. Esse passeio foi realizado como parte da parceria com a All Patagonia durante nossa viagem pelo extremo sul das Américas.

O roteiro que conta normalmente com uma caminhada, jantar e pilotagem de snowmobiles foi muito além e nos presentou com uma surpresa enorme: uma cerimônia improvisada de renovação de votos!

Você lerá agora uma revisão sincera de tudo que vimos no passeio e caso queira maiores informações deixamos um link para consulta no final. Divirta-se!

A caminhada

A primeira parte da noite começa com uma caminhada, semelhante à que tivemos no Full Day Nieve, quando usamos as raquetes nas botas para andar sobre a neve fofa. A diferença é que agora só tínhamos a luz das lanterninhas que colocamos na cabeça.

Durante a caminhada, nosso guia parou algumas vezes para que pudéssemos descansar e aproveitou esses momentos para contar algumas histórias sobre o lugar. Algumas delas muito interessantes e que remetem a um passado quando Ushuaia e região levavam meses para conseguir se comunicar com Buenos Aires, já que os telegramas precisavam percorrer longas distâncias de navio.

Foram aproximadamente 40 minutos até chegarmos à uma cabana muito charmosa e aconchegante, onde começou a segunda parte: o jantar.

O jantar

Cada um nessa hora podia escolher sua bebida: água, refrigerante, vinho ou cerveja. Como estávamos com os corpos congelando por conta da caminhada, eles ainda nos ofereceram vinho quente. Eu que não sou muito chegado a vinho bebia aquilo com tanto gosto quanto se bebe um chopp gelado num dia ensolarado de praia.

Para acompanhar as bebidas, sopa de carneiro e pães foram servidos.

A parte mais interessante do jantar foi quando um dos guias nos mostrou como os pioneiros faziam café. Ele executou o “passo-a-passo” em um bule onde misturou o pó de café, a água, o açúcar e uma parente distante de nossa cachaça, tudo em suas devidas proporções.

Nesse momento perguntei o porquê do local se chamar Tierra del Fuego. Ele nos contou que durante a descoberta da região, os responsáveis pela expedição viam de longe as fogueiras que os nativos mantinham – visto que eram um povo que dominava a arte de fazer e de transportar fogo. Para dar mais emoção à história que contariam quando voltassem para casa, chamara o lugar de Terra do Fogo, dando um charme de heroísmo ao “descobrimento”.

A renovação de votos

Semanas antes do passeio, quando ainda estávamos planejando nossa viagem e entramos em contato com a All Patagonia, contamos sobre os nossos casamentos ao redor do mundo. Eles gostaram tanto da ideia que resolveram fugir um pouco do roteiro desse passeio para celebrar uma cerimônia improvisada de renovação de votos.

Assim, após o jantar, a parte final do passeio ganhou um elemento a mais e quando saímos da cabana, uma fogueira nos esperava com os demais participantes em sua volta. Os guias agora seriam nossos cerimonialistas. Gisele ainda ganhou alguns adornos de noiva que lhe couberam muito bem.

A cerimônia durou algo em torno de 20 minutos e contou com palavras improvisadas e muito bem preparadas, que fizeram uma relação sobre os liquens que crescem na região resultante da pureza do ar e a pureza do próprio casamento. Celebramos ali nossa sexta cerimônia.

As snowmobiles

Para encerrar o passeio, fizemos o caminho de volta em snowmobiles – aquelas motos de neve que mostramos nesse vídeo. No início eu pilotei e em seguida a Gisele. Foram aproximadamente 30 minutos de percurso passando pelos mesmos lugares que havíamos caminhado anteriormente.

Leia mais sobre a nossa viagem ao extremo sul das Américas

Buenos Aires

Ushuaia

Punta Arenas

Puerto Natales

El Calafate

Vídeos

A Noite de Pioneiros e mais uma renovação de votos em Ushuaia

Prepare-se para viajar

Use o cupom SAUDE para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom MULHER50 e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus,  a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Adriano Castro

Formado em Ciência da Computação pela UFJF, trabalhou durante 10 anos como analista de sistemas até chutar o balde e tocar a vida como freelancer, carregando seus projetos para onde quer que vá.

9 pensou em “A Noite de Pioneiros e mais uma renovação de votos em Ushuaia

  1. gente que máximo essa renovação de votos!!! adorei. primeiramente, felicidades. Segundo. que passeio legal esse com snowmobiles, jantarzinho… adorei!

  2. Que passeio incrível! Adoro esse tipo de aventura, acampar, trilha, caminhadas e tudo o envolve natureza. Achei muito bacana eles improvisarem uma renovação de votos para vocês. haha

  3. Gente, adorei o cenário para renovar os votos! Nós também sempre marcamos uma viagem para comemorar nossos aniversários de casamento e pra nós, não tem celebração melhor. Parabéns por mais um casamento, rs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo