O que fazer em Ushuaia, Patagônia Argentina

A “baía que penetra fundo terra adentro na direção oeste” ou, simplesmente, Ushuaia é habitada pelo homem há milhares de anos, mas foi após sua colonização que ganhou importância e atualmente é um dos destinos mais procurados na América do Sul. No post de hoje elegemos os melhores pontos turísticos para você descobrir o que fazer em Ushuaia, na Patagônia Argentina.

As cores da cidade mudam a cada estação do ano, mas em qualquer época Ushuaia é ideal para quem curte programas ao ar livre. Lá você encontra atividades como esqui, safáris fotográficos, rilhas, cicloturismo, navegação e muito mais. Então, chega de papo e vamos ao que interessa.

Onde se hospedar em Ushuaia?

A maior parte dos pontos turísticos se concentra no centro de Ushuaia e para os demais passeios as agências oferecem transfer. A cidade tem muitas ladeiras, fica cansativo e perigoso subi-las quando está nevando, por isso que recomendo que você se hospede nas redondezas da Avenida San Martín e Avenida Maipú.

O Albergue 5 Hermanos é um hostel novo, com boas instalações, quartos compartilhados com camas confortáveis, café da manhã e internet gratuitos. Entretanto, se você procura um lugar mais exclusivo, o Hotel Albatros oferece excelente estrutura, com quartos elegantes, sauna, spa e academia. Ambos estão localizados no coração da cidade.

Placa "Ushuaia Fin del Mundo", na Patagônia Argentina

Placa “Ushuaia Fin del Mundo”, na Patagônia Argentina. Créditos: Gisele Rocha

O que fazer em Ushuaia?

Antes de começar com o roteiro, passe na Secretaria de Turismo em frente ao porto e veja se há alguma programação especial para os dias em que você estiver na cidade. Aproveite para carimbar o seu passaporte. São quatro opções de estampas, mas se o lugar estiver muito cheio os atendentes vão permitir que você escolha apenas uma entre elas. É de graça!

Do lado de fora você verá a icônica placa com os dizeres “Ushuaia Fin del Mundo”. Garanta a sua foto de recordação e depois é só começar a bater perna. Deixo aqui um mapa para você baixar e usar offline no celular.

Parque Yatana

O Parque Yatana é um bosque cercado de arte e cultura que fica no centro de Ushuaia. Durante décadas o lugar funcionou como depósito de lixo e era frequentado por usuários de drogas, mas em 2004 foi recuperado pela Fundación Cultivar que desenvolveu ali diversos projetos sociais, culturais e educativos. Na antiga casa dentro do parque são realizadas exposições e em junho há o Festival Nacional da Noite Mais Longa, com direito à atividades recreativas e culturais, além da descida com tochas.

Museu Marítimo e Presídio de Ushuaia

O edifício que funcionou como prisão até 1947, foi declarado Monumento Histórico Nacional em 1997 e então passou a ser uma espécie de “centro cultural” que abriga o Museu Marítimo, que apresenta as expedições e navios que passaram pela terra do fogo; como também o Museu Antártico, além de galeria de arte, lanchonete, correios e loja de lembrancinhas.

No Museu do Presídio há uma ala que não foi restaurada na qual é possível ver como era a vida dos prisioneiros na época. As visitas guiadas são gratuitas e você fica sabendo sobre os casos dos detentos mais famosos e ainda conhece um pouco mais sobre da história de Ushuaia.

Horário de funcionamento: de março a dezembro; todos os dias das 10h às 20h. Janeiro e fevereiro, das 9h às 20h. Última entrada às 19h30.

Galeria Temática Historia Fueguina

Galeria Temática História Fueguina é um programa diferente, que agrada a pessoas de todas as idades. Ela reconta a história da colonização e povoamento da Terra do Fogo através de cenários e estátuas em tamanho natural. Já do lado de fora é possível ver as esculturas que imitam prisioneiros e guardas.

Tem áudio-guia em português para facilitar a compreensão de cada cena e seu respectivo momento histórico. Vale a pena!

Horário de funcionamento: de terça a domingo,das 12h às 20h.

Museu do Fim do Mundo

Referência sócio-cultural da cidade, o Museu do Fim do Mundo guarda uma coletânea de peças resgatadas de naufrágios, uma galeria de mau gosto com pássaros empalhados e outra com objetos de uso cotidiano dos indígenas Yámana, os primeiros habitantes dessa terra.

O museu ocupa dois edifícios, o primeiro deles abrigava a sede do Banco Nación até 1976 e o segundo funcionava como Palácio do Governo, onde são expostos móveis antigos e objetos decorativos.

Horário de funcionamento: de outubro a março, todos os dias das 9h às 20h. De abril a setembro, das 12h às 19h. Visitas guiadas são gratuitas, consulte a bilheteria para obter horários atualizados.

Cápsula do Tempo Philco

Se você é fã de filmes estilo “De volta para o futuro”, vai adorar a Capsula del Tiempo Philco. Apesar de parecer um monumento como outro qualquer, ele contém um recipiente com vídeos de programas de TV de 1992, mensagens de argentinos, músicas e outros registros. A ideia é só abrir a cápsula em 2492, e mostrar para o povo do futuro como eram as coisas no nosso tempo.

HMS Justice Saint Christopher

O HMS Justice é um navio da Marinha Real Britânica que, depois de ser usado na Segunda Guerra Mundial para resgatar embarcações e tripulantes em perigo, foi vendido para fins comerciais em 1946, e acabou naufragando de frente para a cidade de Ushuaia. Fica próximo ao porto, dá para vê-lo de perto sem ser necessário mergulhar no mar congelante.

Praça e Memorial das Malvinas

Como o próprio nome já diz, a Praça homenageia os mortos na disputa entre Argentina e Reino Unido pelas Ilhas Malvinas, que ocorreu em 1982, a famosa Guerra das Malvinas. Nela você encontra o Monumento a los Caídos e também uma estrutura de cerca de 20 metros, com os nomes de cada um dos falecidos no combate.

Casa Beban

Construída em 1911, era residência de um dos homens mais influentes da cidade. Anos mais tarde foi usada como clínica médica, hotel e comércios variados, o que contribui para sua má conservação, até que o governo intercedeu, restaurou a casa e a transformou num museu.

O mais curioso é que o lugar original da moradia não é onde ela está posicionada agora. Isso mesmo! Ela foi desmontada e transportada peça por peça para o Paseo de las Rosas, espaço com uma paisagem que combina muito mais com sua arquitetura típica e forte.

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

Siga nossa página no Facebook

Passeios em Ushuaia

Listamos aqui alguns passeios oferecidos em Ushuaia, que podem estar indisponíveis de acordo com a estação do ano e condições climáticas. Entre em contato com alguma agência local antes de viajar e monte a sua programação. Nós recomendamos a All Patagonia pelo ótimo atendimento, mas os preços são basicamente os mesmos em qualquer estabelecimento.

Glaciar Martial

Para quem curte uma boa aventura este é um ótimo passeio. Isso porque para chegar até a Geleira é preciso caminhar, subindo mata adentro. Esse é o momento para admirar a fauna e flora ao seu redor.

Após a subida e o baque de uma vista incrível da cidade, você pode fazer outras atividades disponível no Glaciar Martial, como esqui e tirolesa e voltar para a cidade de Ushuaia de bicicleta numa trilha do bosque. Mas se você não faz o estilo desbravador, não tem problema! Dá para chegar lá de teleférico tranquilamente, aproveitando as belíssimas paisagens.

Parque Nacional Tierra del Fuego e o Trem do Fim do Mundo

Para os amantes da natureza esta é uma atração obrigatória. O Parque Nacional da Tierra del Fuego tem lagos, represas, pântanos e, ainda, a combinação entre montanhas, bosque e mar. Durante o tour são feitas várias paradas para contar a história fueguina e apreciar a imponência natural de cada paisagem. O Parque também dispõe de mostras culturais sobre os Indígenas Alakushi, restaurante e, claro, o Trem do Fim do Mundo.

Durante o trajeto de cerca de 1 hora na Maria Fumaça você ouve a história da ferrovia que, antigamente, levava os condenados da Prisão de Ushuaia até suas áreas de trabalho, enquanto observa vistas sem igual, como a cachoeira da Macarena e o cemitério de árvores. Enquanto você espera para embarcar, pode perceber a memória do local e as peculiaridades da região na Estação do Fim do Mundo, onde também tem uma loja de lembrancinhas e uma lanchonete. Leia o relato completo sobre o nosso passeio pelo Parque Nacional Tierra del Fuego.

Navegação pelo Canal de Beagle

Programa obrigatório para todo turista. A navegação mostra várias belezas e conta a história nativa enquanto passa pela Isla de los Pájaros, Isla de los Lobos e chega até o Farol do Fim do Mundo. Durante o trajeto é possível ver leões marinhos, albatrozes, patos e, claro, os ilustres cormorões. Fizemos um post com algumas dicas para você aproveitar melhor a fantástica navegação pelo Canal de Beagle em Ushuaia.

Expedição 4×4

Outro circuito bem aventureiro e que também engloba os bosques fueguinos é a Expedição Off Road em Ushuaia. Em um carro 4×4 você conhece a região dos lagos, desfruta de paisagens incríveis, além de fazer uma paradinha para aproveitar a gastronomia com comidas típicas. Tudo repleto de muita emoção.

Trekking Laguna Esmeralda

É um dos passeios mais clássicos de Ushuaia. Tudo começa com uma trilha, na qual você consegue ver rios, bosques fueguinos, castoreiras e a Cordilheira dos Andes, até chegar na impressionante Lagoa Esmeralda. Em épocas mais quentes, quando não há neve, é possível ver a famosa coloração das águas, que dá nome ao lugar. Já no inverno o espaço se transforma numa enorme geleira. Aqui a gente conta melhor como foi o trekking da Laguna Esmeralda no inverno.

Centro Invernal Tierra Mayor

Complexo que reúne diversas atividades de inverno. Além do tradicional esqui e snowboard, conta ainda com rotas em motos de neve, caminhada com raquetes de neve, esqui cross-country e circuitos com quadrículos de neve. Com tanto entretenimento, é recomendável passar um dia inteiro no centro invernal Tierra Mayor, como a gente fez.

Noite de Pioneiros

Experiência única e profunda, a Noite dos Pioneiros envolve uma série de trilhas por entre caminhos percorridos pelos primeiros homens que desbravaram a terra e uniram Ushuaia ao restante da Argentina. Após chegar à base, é feita uma travessia de snowmobile ou de raquetes de neve até chegar à Cabana Histórica, onde um jantar é servido, para depois, fazer o caminho de volta. A gente fez a nossa sexta renovação de votos matrimoniais lá! 💝

Silencio Andino Llanos del Castor

Llanos del Castor é um centro invernal que oferece várias opções de atividades na neve. Aqui você faz caminhada com raquete e passeia de moto de neve na calada da noite. Ah! E ainda aproveita um jantar rústico muito bacana. Leia o nosso relato sobre o Silencio Andino em Llanos del Castor.

Avenida San Martin, a principal em Ushuaia

Avenida San Martin, a principal em Ushuaia. Créditos: Gisele Rocha

Esses foram os passeios que fizemos no inverno, mas há muitos outros que podem ser feitos durante a primavera e o verão, como a Pinguinera, um tour que te leva para ver pinguins na Isla Martillo. Procure uma agência para saber o que fazer em Ushuaia durante as diferentes estações do ano.

Antes de terminar, recomendo fortemente que você contrate um serviço de seguro viagem antes de ir a Ushuaia, pois com o clima gélido, ruas escorregadias e atividades na neve, é melhor se precaver e garantir atendimento médico. Os planos custam a partir de R$9 por dia.

Leia mais sobre Ushuaia e toda a Patagônia

Argentina flag
Buenos Aires

Argentina flag
Ushuaia

Chile flag
Punta Arenas

Chile flag
Puerto Natales

Argentina flag
El Calafate

Vídeos

Prepare-se para sua viagem

Hotel Albatros

Maipu 505

Descrição baseada em avaliações do Booking

A partir de revisões obtidas no Booking, a localização do hotel é ótima. Quem já se hospedou por lá avaliou como ótima a limpeza. Os serviços prestados e as comodidades foram muito bem classificados, chamando atenção também pelo conforto. Os funcionários se destacam pelo excelente atendimento. Podemos dizer que o custo benefício é bom.

Diárias a partir de R$441,00 (preço atualizado em 27 de julho de 2018)

Quando você utiliza o botão abaixo para procurar sua hospedagem, o Viajei Bonito ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. É uma forma de ajudar nosso blog a continuar vivo, trazendo informações valiosas para sua viagem.

Verificar disponibilidade

Em Ushuaia, nossa sugestão de hospedagem é o Hotel Albatros (diárias a partir de R$441,00). Aprenda a reservar um hotel pela internet aqui. Você pode procurar outros hotéis através do Booking, ou então se sua preferência é por albergues, acesse o Hostelworld.

Vai alugar um carro? O preço do aluguel de veículos na categoria Compacto em Ushuaia é de aproximadamente R$195,00 por diária pela Hertz (confira mais preços aqui). Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOF. Veja como é simples fazer sua cotação e reservar um carro pela internet.

De malas prontas para Ushuaia e em busca de desconto em passeios, tours e transfers? Conte à All Patagonia que você a conheceu pelo Viajei Bonito e garanta um preço melhor na contratação. Leia mais aqui!

Receba um desconto de R$10 em cada uma de suas primeiras 2 viagens com a Uber ao utilizar o cupom adrianoc135ue durante o cadastro pelo aplicativo ou então através deste link.

Veja o motivo pelo qual recomendamos o seguro viagem para quem viaja pela América do Sul. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiroE se liga que tá rolando promoção! Se a sua viagem for de 05/10/18 até 15/10/18 você pode usar o cupom CRIANCA para garantir 10% de desconto em sua apólice! Aproveite esse descontão porque ele é por tempo limitado!

A Viator oferece passeios, tours, visitas a atrações turísticas e guias para vários destinos no mundo! Descubra o que ela tem a oferecer para Américas Central e do Sul, Argentina e Ushuaia.

Do Brasil, o voo mais barato para Ushuaia sai de São Paulo no dia 28/08/18 com volta em 05/09/18 e custa R$1.598,01 (ver as datas). Confira todas as opções de voo para Ushuaia.

Com base em cotações atualizadas diariamente do Alpha Vantage, a proporção entre o Peso argentino e o Real é de 1 ARS para 0,1306 BRL. Utilizando o voucher VIAJEIBONITO você garante em sua primeira compra 10% de desconto no spread da BeeCâmbio e 25% de desconto no spread da Remessa Online, além de garantir as melhores taxas para câmbio de moeda. Confira nosso passo-a-passo para enviar e receber dinheiro do exterior durante uma viagem.

Viajei Bonito

Somos duas pessoas apaixonadas por movimento. Para nós, cair na estrada é mais importante do que um projeto futuro de estabilidade e quaisquer oportunidades de novas viagens, por mais remotas e loucas que pareçam ser, a gente tá pegando! Créditos da imagem de capa: Gisele Rocha