Viajando de ônibus entre Ushuaia e Punta Arenas no inverno

Nosso rolê pela Patagônia estava prestes a ir para as cucuias depois que uma empresa de transportes que seria nossa parceira nessa viagem resolveu sumir do mapa em cima da hora sem enviar as passagens que foram combinadas. Era noite de sábado e nossa viagem entre Ushuaia e Punta Arenas seria na manhã de segunda-feira. Diante da irresponsabilidade alheia, era necessário tomar uma atitude.

Mais uma vez, Bárbara – a nossa fada madrinha da viagem – entrou em ação e disse que tínhamos 15 minutos para chegar ao único ponto de vendas de passagens que estava aberto em Ushuaia antes de encerrarem o expediente, que só reabriria na segunda-feira às 9h da manhã, sendo que o ônibus sairia às 4h50.

Lá vai Adriano deslizando ladeira abaixo, com as botas desamarradas e umas notas de pesos argentinos no bolso para tentar comprar as benditas passagens. Tempos depois ele voltou ao hostel com duas passagens da Tecni Austral, empresa que nos levaria de uma cidade a outra numa viagem que prometia durar 12 horas, mas já sabíamos que tomaria muito mais tempo que isso.

Prestes a encarar 15 horas de viagem de ônibus na Patagônia
Prestes a encarar 15 horas de viagem de ônibus na Patagônia. Créditos: Adriano Castro

A viagem de ônibus entre Ushuaia a Punta Arenas

O ônibus chegou às 4h35, ou seja, 25 minutos antes do horário marcado. No pátio que funciona como a rodoviária existe um quiosques, que estavam fechados naquela hora. No lado de fora, havia alguns bancos, onde nos sentamos para esperar o ônibus. Logo em frente existe um posto de gasolina e lá você pode usar o banheiro.

Mesmo estando no inverno, tivemos a sorte de não sentir muito frio. No entanto, como o terminal de ônibus está próximo ao mar, ventava bastante, por isso é importante ir agasalhado, independente da época do ano.

A viagem entre Ushuaia e Punta Arenas no inverno é feita em dois trechos. O primeiro, de Ushuaia para Río Grande, dura cerca de 4 horas. O segundo é entre Río Grande e Punta Arenas, num trajeto que levaria aproximadamente 8 horas para ser percorrido.

No primeiro trecho, o ônibus era bem pequeno, com poltronas muito apertadas que não inclinam, além de estarem um pouco sujas de farelo de pão e cabelo. O ônibus não tem banheiro, o que é até bom, já que a calefação poderia até piorar certos odores.

No começo da viagem estava frio dentro do ônibus, depois ficou um calor insuportável. Tiramos todas as camadas de blusas e só foi possível nos refrescar colocando o braço na janela, buscando alguma frestinha onde entrasse o ar frio de fora. Pela primeira vez fiquei feliz com goteiras da saída de ar pingando em mim. Sério, olha o meu estado!

Rodeada de agasalhos dentro do ônibus que sai de Ushuaia para Punta Arenas
Rodeada de agasalhos dentro do ônibus que sai de Ushuaia para Punta Arenas. Créditos: Adriano Castro

Ao desembarcar em Río Grande, era necessário ir ao guichê e trocar os vouchers por passagens. Fomos colocados nas últimas poltronas no busão, que dessa vez tinha banheiro. Só conseguíamos pensar no pesadelo que a Patrícia do Bagagem de Memórias relatou no blog dela. Já imaginávamos o futum que teríamos que aturar pelo resto da viagem, mas felizmente tivemos mais sorte. A viagem foi agradável, o ônibus estava menos sujo que o anterior e tinha até cafezinho liberado.

O chato foi ter de esperar mais de três horas para passar pela imigração da Argentina. 1 hora e meia foi o tempo que esperamos pelas instruções, depois saímos para carimbar os passaportes e então, mais meia hora de fila. Voltamos para o ônibus e aguardamos por mais uma hora. Depois descobrimos que faltou luz na fronteira e por essa razão o tempo de espera aumentou drasticamente

Seguimos viagem e até a próxima parada nada de interessante aconteceu. De repente, quando desembaçamos a janela, vimos que estávamos próximos de um rio. Nada mais nada menos que o Estreito de Magalhães. Era hora de atravessarmos de balsa.

Foram apenas 20 minutos de travessia. Primeiro desembarcaram os automóveis e depois os passageiros.

Já não aguentávamos mais ficar sentados. A viagem que inicialmente duraria 12 horas, durou mais de 15. Chegamos a Punta Arenas às 20h30, doidos por um banho. Desejo realizado com sucesso no Innata Patagonia Hostal.

Onde comprar e quanto custam as passagens de Ushuaia para Punta Arenas

Não vimos a necessidade de adquirir as passagens pela internet com antecedência, tendo em vista que conseguimos comprar a nossa na véspera. Mas isso foi no inverno, que é baixa temporada.

Em Ushuaia, você pode comprar passagens na Rayen Aventura, que fica na San Martin, loja 611. Custou 900 pesos argentinos (R$54,36)

As únicas empresas que a viagem de Ushuaia para Punta Arenas no inverno são a Bus-Sur (que nós NÃO recomendamos) e a Tecni Austral.

Tours e passeios em Ushuaia

O Viajei Bonito indica a Brasileiros em Ushuaia para contratação de tours, passeios e traslados em Ushuaia (além de outras cidades argentinas próximas). Você pode utilizar o cupom abaixo para garantir um desconto em qualquer pacote.

Brasileiros em Ushuaia
VIAJEIBONITO
Cupom que dá direito a 5% de desconto Ver todos os cupons Enviar por e-mail

Como utilizar este cupom
  1. Acesse o site da Brasileiros em Ushuaia
  2. Escolha o tour que deseja contratar
  3. Preencha a data e os demais campos solicitados
  4. Clique em COMPRAR
  5. Digite ou cole o cupom na tela do Carrinho de Compras
  6. Clique no botão USAR CUPOM

Informe abaixo seu e-mail para receber este cupom em sua caixa postal. Ele não será armazenado, nem utilizado para enviar campanhas de marketing.

Dicas adicionais

  • Faz muito calor dentro do ônibus e muito frio fora dele, portanto, vista-se com uma camiseta por baixo das camadas de blusa.
  • Não há pausas para lanches, então leve a sua própria comida. Evite apenas alimentos de origem animal, pois na fronteira com o chile os oficiais são bem rigorosos em caso de vistoria.
  • Leve com você um bom livro e o celular cheio de músicas e séries, pois o tempo custa a passar.
Leve alguma distração para passar o tempo, pois a viagem entre Ushuaia e Punta Arenas é longa
Leve alguma distração para passar o tempo, pois a viagem entre Ushuaia e Punta Arenas é longa. Créditos: Adriano Castro

Assista ao vídeo

Leia mais sobre nossa viagem pelo extremo sul das Américas

Buenos Aires

Ushuaia

Punta Arenas

Puerto Natales

El Calafate

Vídeos

Viajando de ônibus entre Ushuaia e Punta Arenas no inverno

Prepare-se para viajar

Ícone seguro viagem

Use o cupom CRIANCA para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Compre passagens aéreas com até 35% de desconto usando o comparador de preços ou utilize a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus, a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

14 pensou em “Viajando de ônibus entre Ushuaia e Punta Arenas no inverno

  1. Que aventura essa de vocês hein, curti! Que bom que no final deu certo e vocês não tiveram que cancelar a viagem. Com relação as dicas, sempre levo um lanchinho (nunca se sabe o que pode acontecer ne?!) e mesmo que o ônibus tenha wi fi eu tb levo séries e artigos pra ver/ler já baixados (vai que a net não funciona, ne rs).

  2. Que perrengue! Queria saber por que a imigração na Argentina é tão demorada. Quando voltávamos de TdP para El Calafate, foi o ó!

    1. De TDP pra Calafate foi até de boa se comparada à primeira, mas o que eu vejo é que eles deixam 2 oficiais para uma fila de centenas de pessoas, aí não tem como ser rápido mesmo.

  3. Nossa, quanto perrengue! Por mais maravilhoso que seja o lugar, esse tipo de viagem não é pra mim pois gosto muito de conforto. E muita safadeza da outra companhia deixar vocês na mão. Profissionalismo ZERO! Mas o importante é que vocês tenham curtido o resto da viagem!

  4. Puxa, mas que situação voces passaram heim? Pena! Mas assim, bom que no mínimo vira experiência pra contar aqui né? Eu tenho meio que panico de passar fome e calor, com calor não há o que fazer, mas comida eu tento sempre ter ( só não tenho se esqueço!) uhahuah

    1. Eu sou friorenta, então não sinto mto calor. Fome é mesmo um problema, mas o Adriano sempre lembra de comprar comida, então esse aperto a gnt nunca passou. Agora, problemas com cheio ruim e tédio são sempre difíceis de resolver.

  5. Confesso que nunca peguei uma viagem de busão de tantas horas, mas dos males acho que o maior vcs conseguiram escapar pq passar a viagem com cheiro ruim é insuportável só pensar. Essa empresa que deu o cano é a Bus-Sur? Já pra passar longe.

  6. Wow, que grande viagem essa! Eu tambe´m já fiz algumas viagens que duraram muitas horas, mas essa parte de primeiro estar muito frio e depois terem que tirar a roupa pelo calor insuportável não é nada agradável. Bom relato de viagem!

  7. Quando faço longas viagens sentadas, nas última horas dentro vontade de sair correndo kkkkk. Muito valiosas as suas dicas, principalmente a de levar lanchinho. Uma curiosidade: há troca de motoristas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo