Perito Moreno: o dia em que conhecemos a famosa geleira

A gigante geleira chamada Perito Moreno já estava em nossos planos de viagem assim que decidimos viajar para Ushuaia e suas cidades próximas. É uma daquelas atrações que supera até mesmo a maior das expectativas, por mais que sempre tomemos muito cuidado com elas. Ver de perto uma geleira é a certeza de ter observado um elemento natural raro no planeta, e valeu a pena ter dedicado um dia inteiro de nossa viagem por El Calafate para visita-la.

O tour que fizemos foi em parceria com a All Patagonia. Maiores informações a respeito da contratação podem ser encontradas no final deste artigo, que é uma revisão muito sincera de nossa experiência com eles.

Se estiver interessado também no que fazer na região próxima ao parque, você pode ler mais sobre El Calafate aqui.

O tour

O dia amanhecia quando nos buscaram no Boutique Hotel La Cantera. Como El Calafate é uma cidade bem pequena, os demais turistas que participaram do tour foram rapidamente coletados sem muitas voltas e poucos minutos depois já estávamos a caminho da geleira.

Onde ficar em El Calafate

Nossa indicação de hospedagem em El Calafate é o Boutique Hotel La Cantera, cuja revisão pode ser lida aqui.

O percurso é longo, e nos momentos em que a guia ficava em silêncio era inevitável fechar os olhos para cochilar, mesmo com todas as paisagens belíssimas que passavam na janela, em especial o Lago Argentino com seus paredões de montanhas nevadas ao fundo. Felizmente a van parava em alguns pontos estratégicos para que pudéssemos acordar e tirar boas fotografias.

Nossa guia era muito atenciosa e em vários momentos nos perguntava se estava falando rápido demais para que pudéssemos entender suas explicações. E ela falou de tudo um pouco: geografia, história e muitas informações interessantes sobre o parque Los Glaciares. Uma delas se refere ao nome da geleira Perito Moreno, que não deve ser confundido com o Parque Nacional Perito Moreno, uma vez que são lugares completamente diferentes.

Diferença entre a geleira Perito Moreno (Los Glaciares) e o Parque Nacional Perito Moreno
Diferença entre a geleira Perito Moreno (Los Glaciares) e o Parque Nacional Perito Moreno. Créditos: Google Maps

Depois de muita estrada, adentramos no parque, onde pagamos 500 pesos argentinos (R$30,20) por pessoa – tarifa que não está incluída no pacote do tour. O deserto plano que há pouco tempo estávamos observando pela janela foi rapidamente substituído por uma sinuosa estrada congelada em meio a sobes e desces entre as árvores.

Alguns minutos depois avistávamos a grande geleira de longe, nos primeiros mirantes que a van parou para tirarmos fotos.

Vale a pena fazer a navegação?

Terminada a parada do último mirante antes que chegássemos à Perito Moreno, a guia perguntou aos participantes quem faria a navegação pelo lago para ver de perto a geleira. Decidimos que apenas a Gisele participaria dessa parte do passeio. O preço por pessoa também era de 500 pesos argentinos (R$30,20) e não estava incluído no pacote.

A van chega até o restaurante, onde os participantes têm alguns minutos para ir ao banheiro e tomar um café. Logo em seguida ela seguiria para a área de embarque.

Eu resolvi ficar e caminhar por conta própria nos arredores do restaurante, de onde era possível ver a geleira e até mesmo pegar alguns dos pedaços dela que se desprenderam e foram boiando até a margem do rio.

Beira do lago no Parque Nacional Los Glaciares, na Argentina
Beira do lago no Parque Nacional Los Glaciares, na Argentina. Créditos: Adriano Castro

A navegação tem duração de uma hora e, pelo que entendi com o feedback da Gisele, não se deve ir com muita expectativa: o custo-benefício não vale tanto a pena, uma vez que o passeio seguinte nos levaria até uma distância considerável da geleira.

A geleira Perito Moreno

A última parte do tour – e também a mais emocionante – nos levou até uma plataforma com uma vista sensacional para o grande paredão de gelo. A alguns metros do restaurante está o início do complexo de trilhas suspensas que conta com 5 percursos: branca (acessível), amarela (central), vermelha (inferior), verde (bosque) e azul (da costa).

Trilhas disponíveis em Perito Moreno, na Argentina
Trilhas disponíveis em Perito Moreno, na Argentina. Créditos: Gisele Rocha

Essa parte do tour é livre. Você pode optar por acompanhar a guia ou fazer o percurso que mais lhe chamar a atenção. Deve-se prestar atenção apenas ao tempo, que era limitado. Tínhamos algo em torno de 90 minutos para encaixar nosso percurso e encontrar o pessoal no restaurante para ir embora.

Era possível fazer o trajeto completo, que pegava as trilhas verde, vermelha, amarela e azul, entretanto não teríamos tempo para parar e fazer fotos e vídeos com calma, como gostamos de fazer. Logo, optamos pela amarela, que nos trouxe uma visão inesquecível da zona de ruptura da Perito Moreno.

Durante toda a caminhada ouvíamos barulhos estrondosos, como se fossem trovões. Na verdade, eram os pedaços de gelo se desprendendo da geleira, que muitas vezes caiam no lago, provocando ondas: é simplesmente um espetáculo. Tivemos a sorte de ver uma dessas quedas praticamente em nossa frente.

O problema é saber para onde olhar, já que são quilômetros de fachada. A dica é você evitar ao máximo se distrair com o celular ou qualquer outra coisa senão a geleira. Esperar pelo som de nada adiantará, visto que quando você escutar o estrondo, o pedaço de gelo já caiu ou está terminando de cair, dada a distância da plataforma à geleira. Por isso se quiser fotografar um evento imprevisível como esse, recomendo travar a câmera em um tripé de forma que você possa estar prestando atenção na geleira e não no equipamento.

O que fizemos foi parar e fixar nossa atenção em um ponto, que era justamente chamado de zona de ruptura, e ficamos ali por uns 10 minutos. Pudemos observar um bloco que se desprendeu da parte central da fachada e despencou na água. Não deu tempo de fotografá-lo, infelizmente.

Assista ao vídeo

Como contratar o tour

Você pode conferir os preços de todos os tours em Perito Moreno através da plataforma da GetYourGuide ou então na página da Brasileiros em Ushuaia. Para essa última, oferecemos também um cupom de desconto que pode ser usado em qualquer pacote do site.

Brasileiros em Ushuaia
VIAJEIBONITO
Cupom que dá direito a 5% de desconto Ver todos os cupons Enviar por e-mail

Como utilizar este cupom
  1. Acesse o site da Brasileiros em Ushuaia
  2. Escolha o tour que deseja contratar
  3. Preencha a data e os demais campos solicitados
  4. Clique em COMPRAR
  5. Digite ou cole o cupom na tela do Carrinho de Compras
  6. Clique no botão USAR CUPOM

Informe abaixo seu e-mail para receber este cupom em sua caixa postal. Ele não será armazenado, nem utilizado para enviar campanhas de marketing.

Leia mais sobre nossa viagem ao extremo sul das Américas

Buenos Aires

Ushuaia

Punta Arenas

Puerto Natales

El Calafate

Vídeos

Perito Moreno: o dia em que conhecemos a famosa geleira

Prepare-se para viajar

Use o cupom SAUDE para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom MULHER50 e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus,  a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Adriano Castro

Formado em Ciência da Computação pela UFJF, trabalhou durante 10 anos como analista de sistemas até chutar o balde e tocar a vida como freelancer, carregando seus projetos para onde quer que vá.

4 pensou em “Perito Moreno: o dia em que conhecemos a famosa geleira

  1. Gente que experiência incrível! Olha que nunca me interessei em conhecer essa região, mas depois do seu post tudo mudou. Essa trilha amarela tem uma visão incrível. Agora que conhecer.

  2. Deve ser incrível ver essas geleiras de perto! As fotos estão maravilhosas e as dicas também… adorei o post e quero muito um dia viver essa experiência. Parabéns pelo post! Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo