10 atrações gratuitas em Dublin
Dublin, cidade evoluída que, assim como [link tag=”londres”]Londres[/link], tem muitos museus gratuitos. O que é uma alegria infinita para quem tem pouca grana mas quer fazer uma trip legal e mergulhar na cultura do país. Mais que museus, a capital da Irlanda também é conhecida por seus inúmeros parques, pubs e igrejas, muitos deles na faixa, o que contribui ainda mais para um roteiro diverso e econômico. Pequena e plana, é boa para conhecer a pé e poupar ainda mais euros. Como a gente sempre viaja contando moedinhas, fizemos uma lista de 10 atrações gratuitas (e incríveis) em Dublin para você nadar de braçada no seu mochilão e ainda sobrar um troco para os donuts.
Navegue pelo post
[su_dropcap]1[/su_dropcap] The Natural History Museum
Pertinho do centro de Dublin, na Merrion Street, o museu é dividido em duas galerias que contam, por meio de ossadas, réplicas e animais empalhados, a história da fauna no país e no mundo. A ampla coleção inclui o esqueleto de uma baleia azul suspenso no teto e o extinto cedro gigante, de mais de 11 mil anos. O local é conhecido pelos irlandeses como Dead Zoo (zoológico morto), mas, apesar do nome meio mórbido, é impressionante e vale a visita.
Horário de funcionamento: de terça à sábado, de 10h às 17h, e aos domingos de 14h às 17h.
[su_dropcap]2[/su_dropcap] Museum of Archaeology
O lado de fora já é um museu à parte. A estrutura neoclássica tem colunas de mármore em toda a cúpula principal. Do lado de dentro, o acervo mostra aspectos culturais da Irlanda desde a pré-história, com peças datadas de 7 mil antes de Cristo. Coleções permanentes abrangem a saga celta e viking no país, a partir de objetos e até mesmo múmias. O complexo fica na Kildare Street e para explorá-lo por completo e com calma, talvez seja preciso até mais de uma visita.
Horário de funcionamento: de terça à sábado, de 10h às 17h, e aos domingos de 14h às 17h.
[su_dropcap]3[/su_dropcap] National Botanic Garden
Um passeio mais que agradável para quem curte plantas, flores e jardins projetados ou apenas quer passar uma tarde tranquila. O National Botanic Garden foi criado em 1795 e, desde então, preserva a biodiversidade para pesquisa, educação ambiental, preservação e desenvolvimento sustentável. São mais de 20 mil espécies de todas as partes do mundo, incluindo florestas tropicais, pântanos e zonas desérticas, distribuídas em 20 hectares. Tudo isso a 3 km do centro de Dublin, em Glasnevin. Definitivamente, não poderia ficar de fora da lista de atrações gratuitas em Dublin.
Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 9h às 17h e aos sábados e domingos de 10h às 18h.
[su_dropcap]4[/su_dropcap] Hugh Lane Gallery
Monet, Pissaro e Renoir são apenas alguns dos artistas que possuem obras expostas na galeria, que fica em uma construção neoclássica em pleno centro de Dublin, na Parnell Square. É lá também que está o famoso vitral The Eve of St. Agnes e duas salas diferenciadas: o Francis Bacon studio e o Sean Scully room.
Horário de funcionamento: de terça à quinta de 10h às 18h e de sexta a domingo de 10h às 17h. A galeria centenária também oferece tours gratuitos em horários específicos (atualmente terça às 11h e domingo às 13h30)
[su_dropcap]5[/su_dropcap] National Gallery of Ireland
Conta a história da arte irlandesa através do tempo. Embora tenha uma estrutura pequena, tem obras de grandes nomes como Monet, Picasso, Goya e Caravaggio. O espaço também conta com obras de artistas modernos e oferece visitas guiadas gratuitas diariamente. A galeria fica na Merrion Square.
Horário de funcionamento: todos os dias de 9h15 às 17h30. Exceto às quintas, quando fecha às 20h30, e aos domingos, quando abre somente às 11h.
[su_dropcap]6[/su_dropcap] Phoenix Park
[vb_gallery ids=”10794,10795″]
A apenas três quilômetros do centro de Dublin, o Phoenix Park é o maior parque fechado da Europa e tem o dobro do tamanho do famoso Central Park, de [link tag=”nova-york”]Nova York[/link]. Impossível conhecer em apenas um dia. Mas reserve ao menos uma manhã ou tarde para passear por lá sem pressa. Além de lagos, avenidas arborizadas e até um zoológico (esse é pago), é lá que vivem, livremente, inúmeros cervos. Encontrá-los não é muito fácil, pois eles ficam soltos nos mais de 700 hectares de área verde. Mas como andam em bando, é possível avistá-los de longe. Com uma cenoura em mãos e um pouco de empatia, eles chegam pertinho dos humanos sem riscos. No Parque também está a casa do presidente, a cruz papal e o segundo maior obelisco do mundo. Fica aberto 24h por dia.
[su_dropcap]7[/su_dropcap] Trinity College
Com quase 500 anos de história, a universidade acaba sendo sim uma opção de passeio por conta dos jardins e prédios de diversas épocas diferentes que a compõem. Fundada para atender apenas os protestantes do sexo masculino, as restrições religiosas foram abolidas no século 19 e as de gênero no início do século 20. O que restaram dessa época são muitos monumentos históricos, como as estátuas do filósofo Edmund Burke e do poeta Oliver Goldsmith, o campanário e a capela. Outro ponto destaque é a Old Library, mas esta é paga (10 euros) e abriga o Book of Kells, um manuscrito ilustrado feito por monges no ano 800 d.C.
[su_dropcap]8[/su_dropcap] Chester Beatty Library
[vb_gallery ids=”10798,10799″]
Se a verba não tiver sobrando para pagar 10 euros para conhecer a bela biblioteca da Trinity College, você pode ir à Chester Beatty Library, considerado pela Lonely Planet como um dos melhores museus da Europa. A coleção inclui manuscritos, gravuras, pinturas em miniatura e livros raríssimos. Fica atrás no Dublin Castle, em frente ao Dublin Castle Gardens.
[su_dropcap]9[/su_dropcap] Museum of Decorative Arts and History
É um museu bem diversificado, que tem 11 exposições fixas, entre elas a de prataria irlandesa e a de artigos chineses e japoneses, e exposições temporárias. Quem gosta de decoração, vai se encantar pelas áreas de móveis de época e de design moderno. A exposição de cruzes celtas também é de encher os olhos. O que não falta são coisas curiosas para ver. O museu fica próximo ao Phoenix Park, na Benburb Street.
[su_dropcap]10[/su_dropcap] Dublin Flea Market
A menção honrosa na lista de atrações gratuitas em Dublin vale apenas para quem estiver na cidade no último domingo do mês. A Flea Market é um grande mercado de pulgas, onde se vende todo tipo de cacareco. Vale a visita até mesmo pela boa música e barraquinhas de comida. Acontece sempre das 11h às 17h no The Co-op da Newmarket Square, em Dublin 8.
A primeira quarta-feira do mês
Se você der a sorte de estar em Dublin (ou outas 20 cidades irlandesas) na primeira quarta-feira do mês, ainda ganha um bônus. Nesta ocasião, muitas das atrações pagas tornam-se gratuitas. É a oportunidade de conhecer aquele museu incrível, mas caro, que não estava cabendo no orçamento. Algumas opções são o Dublin Castle e a prisão Kilmainham Gaol.
Vocês sabem me informar se as feiras já voltaram a funcionar?
Infelizmente não temos essa informação, Jolie.
Ainda não conheço esses lugares, mas adoraria.
Belos retratos!
Juliana, seu post me deu saudades dos tempos de intercâmbio.
O National Botanic Garden me lembrou o Jardim Botânico de Curitiba. As estufas são muito parecidas.
É verdade, Angélica! Boa observação!
Obrigada pelo comentário!