10 atrações gratuitas em Dublin

Dublin, cidade evoluída que, assim como Londres, tem muitos museus gratuitos. O que é uma alegria infinita para quem tem pouca grana mas quer fazer uma trip legal e mergulhar na cultura do país. Mais que museus, a capital da Irlanda também é conhecida por seus inúmeros parques, pubs e igrejas, muitos deles na faixa, o que contribui ainda mais para um roteiro diverso e econômico. Pequena e plana, é boa para conhecer a pé e poupar ainda mais euros. Como a gente sempre viaja contando moedinhas, fizemos uma lista de 10 atrações gratuitas (e incríveis) em Dublin para você nadar de braçada no seu mochilão e ainda sobrar um troco para os donuts.

1 The Natural History Museum

Animais da fauna mundial estão catalogados no Museu de História Natural, em Dublin, Irlanda

Animais da fauna mundial estão catalogados no Museu de História Natural, em Dublin, Irlanda. Créditos: William Murphy / Fonte: Flickr

Pertinho do centro de Dublin, na Merrion Street, o museu é dividido em duas galerias que contam, por meio de ossadas, réplicas e animais empalhados, a história da fauna no país e no mundo. A ampla coleção inclui o esqueleto de uma baleia azul suspenso no teto e o extinto cedro gigante, de mais de 11 mil anos. O local é conhecido pelos irlandeses como Dead Zoo (zoológico morto), mas, apesar do nome meio mórbido, é impressionante e vale a visita.

Horário de funcionamento: de terça à sábado, de 10h às 17h, e aos domingos de 14h às 17h.

2 Museum of Archaeology

História da Irlanda desde a era Medieval está no imponente Museum of Archaeology

História da Irlanda desde a era Medieval está no imponente Museum of Archaeology. Créditos: Jeff Pioquinto / Fonte: Flickr

O lado de fora já é um museu à parte. A estrutura neoclássica tem colunas de mármore em toda a cúpula principal. Do lado de dentro, o acervo mostra aspectos culturais da Irlanda desde a pré-história, com peças datadas de 7 mil antes de Cristo. Coleções permanentes abrangem a saga celta e viking no país, a partir de objetos e até mesmo múmias. O complexo fica na Kildare Street e para explorá-lo por completo e com calma, talvez seja preciso até mais de uma visita.

Horário de funcionamento: de terça à sábado, de 10h às 17h, e aos domingos de 14h às 17h.

3 National Botanic Garden

O Jardim Botânico de Dublin reúne espécies de todo o mundo e tem entrada gratuita

O Jardim Botânico de Dublin reúne espécies de todo o mundo e tem entrada gratuita. Créditos: Michael Foley / Fonte: Flickr

Um passeio mais que agradável para quem curte plantas, flores e jardins projetados ou apenas quer passar uma tarde tranquila. O National Botanic Garden foi criado em 1795 e, desde então, preserva a biodiversidade para pesquisa, educação ambiental, preservação e desenvolvimento sustentável. São mais de 20 mil espécies de todas as partes do mundo, incluindo florestas tropicais, pântanos e zonas desérticas, distribuídas em 20 hectares. Tudo isso a 3 km do centro de Dublin, em Glasnevin. Definitivamente, não poderia ficar de fora da lista de atrações gratuitas em Dublin.

Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 9h às 17h e aos sábados e domingos de 10h às 18h.

4 Hugh Lane Gallery

Amantes da arte não podem perder a Hugh Lane Gallery, uma das atrações gratuitas em Dublin

Amantes da arte não podem perder a Hugh Lane Gallery, uma das atrações gratuitas em Dublin. Créditos: Divulgação

Monet, Pissaro e Renoir são apenas alguns dos artistas que possuem obras expostas na galeria, que fica em uma construção neoclássica em pleno centro de Dublin, na Parnell Square. É lá também que está o famoso vitral The Eve of St. Agnes e duas salas diferenciadas: o Francis Bacon studio e o Sean Scully room.

Horário de funcionamento: de terça à quinta de 10h às 18h e de sexta a domingo de 10h às 17h. A galeria centenária também oferece tours gratuitos em horários específicos (atualmente terça às 11h e domingo às 13h30)

5 National Gallery of Ireland

Conta a história da arte irlandesa através do tempo. Embora tenha uma estrutura pequena, tem obras de grandes nomes como Monet, Picasso, Goya e Caravaggio. O espaço também conta com obras de artistas modernos e oferece visitas guiadas gratuitas diariamente. A galeria fica na Merrion Square.

Horário de funcionamento: todos os dias de 9h15 às 17h30. Exceto às quintas, quando fecha às 20h30, e aos domingos, quando abre somente às 11h.

6 Phoenix Park

A apenas três quilômetros do centro de Dublin, o Phoenix Park é o maior parque fechado da Europa e tem o dobro do tamanho do famoso Central Park, de Nova York. Impossível conhecer em apenas um dia. Mas reserve ao menos uma manhã ou tarde para passear por lá sem pressa. Além de lagos, avenidas arborizadas e até um zoológico (esse é pago), é lá que vivem, livremente, inúmeros cervos. Encontrá-los não é muito fácil, pois eles ficam soltos nos mais de 700 hectares de área verde. Mas como andam em bando, é possível avistá-los de longe. Com uma cenoura em mãos e um pouco de empatia, eles chegam pertinho dos humanos sem riscos. No Parque também está a casa do presidente, a cruz papal e o segundo maior obelisco do mundo. Fica aberto 24h por dia.

7 Trinity College

Mais que uma universidade, Trinity College de Dublin tem prédios centenários e belos jardins, que podem ser visitados gratuitamente

Mais que uma universidade, Trinity College de Dublin tem prédios centenários e belos jardins, que podem ser visitados gratuitamente. Créditos: Nico Kaiser / Fonte: Flickr

Com quase 500 anos de história, a universidade acaba sendo sim uma opção de passeio por conta dos jardins e prédios de diversas épocas diferentes que a compõem. Fundada para atender apenas os protestantes do sexo masculino, as restrições religiosas foram abolidas no século 19 e as de gênero no início do século 20. O que restaram dessa época são muitos monumentos históricos, como as estátuas do filósofo Edmund Burke e do poeta Oliver Goldsmith, o campanário e a capela. Outro ponto destaque é a Old Library, mas esta é paga (10 euros) e abriga o Book of Kells, um manuscrito ilustrado feito por monges no ano 800 d.C.

8 Chester Beatty Library

Se a verba não tiver sobrando para pagar 10 euros para conhecer a bela biblioteca da Trinity College, você pode ir à Chester Beatty Library, considerado pela Lonely Planet como um dos melhores museus da Europa. A coleção inclui manuscritos, gravuras, pinturas em miniatura e livros raríssimos. Fica atrás no Dublin Castle, em frente ao Dublin Castle Gardens.

9 Museum of Decorative Arts and History

O Museu de Artes Decorativas e Historia de Dublin tem acervo rico e diversificado

O Museu de Artes Decorativas e Historia de Dublin tem acervo rico e diversificado. Créditos: Maulegon / Fonte: Flickr

É um museu bem diversificado, que tem 11 exposições fixas, entre elas a de prataria irlandesa e a de artigos chineses e japoneses, e exposições temporárias. Quem gosta de decoração, vai se encantar pelas áreas de móveis de época e de design moderno. A exposição de cruzes celtas também é de encher os olhos. O que não falta são coisas curiosas para ver. O museu fica próximo ao Phoenix Park, na Benburb Street.

10 Dublin Flea Market

O Flea Market de Dublin acontece apenas no último domingo do mês

O Flea Market de Dublin acontece apenas no último domingo do mês. Créditos: Sebastian Dooris / Fonte: Flickr

A menção honrosa na lista de atrações gratuitas em Dublin vale apenas para quem estiver na cidade no último domingo do mês. A Flea Market é um grande mercado de pulgas, onde se vende todo tipo de cacareco. Vale a visita até mesmo pela boa música e barraquinhas de comida. Acontece sempre das 11h às 17h no The Co-op da Newmarket Square, em Dublin 8.

A primeira quarta-feira do mês

Se você der a sorte de estar em Dublin (ou outas 20 cidades irlandesas) na primeira quarta-feira do mês, ainda ganha um bônus. Nesta ocasião, muitas das atrações pagas tornam-se gratuitas. É a oportunidade de conhecer aquele museu incrível, mas caro, que não estava cabendo no orçamento. Algumas opções são o Dublin Castle e a prisão Kilmainham Gaol.

10 atrações gratuitas em Dublin

Prepare-se para viajar

Use o cupom SEGURANCA para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus,  a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Juliana Xavier

Formada em Comunicação Social, após 10 anos empreendendo seus conhecimentos em grandes empresas, decidiu que era hora de empreender em si mesma e ser livre para criar o que quiser.

7 pensou em “10 atrações gratuitas em Dublin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo