Viajei Bonito

Planejamento de viagens e nomadismo digital

Dicas para curtir o Carnaval em Belo Horizonte

Se eu tivesse ido morar fora do Brasil seis anos atrás e voltasse hoje para a minha terra, Belo Horizonte, em pleno carnaval, ia achar que estava na cidade errada. Sou do tempo em que pular carnaval em Belo Horizonte era sinônimo de alugar uma dúzia de filmes na locadora mais próxima e ficar debaixo das cobertas comendo pipoca. BH parecia mesmo a cidade fantasma ou o apocalipse zumbi durante a festa do rei Momo. Mas tudo mudou numa velocidade tão assustadora, que hoje a cidade recebe mais de 2 milhões de turistas para curtir a folia, que já dá um banho nas mais famosas do estado, como Diamantina e [link tag=”ouro-preto”]Ouro Preto[/link].

Ainda é janeiro, mas os blocos já estão na rua, ensaiando e anunciando o que vem por aí. Para quem não vê a hora de cair na folia e já está planejando pular o carnaval de 2018 em BH, a gente traz só dica boa para você, dos blocos mais badalados àqueles menores que valem a pena. Além de um bônus de onde se hospedar na cidade.

Praia da Estação, bloco de Carnaval em Belo Horizonte, Minas Gerais
Praia da Estação, bloco de Carnaval em Belo Horizonte, Minas Gerais. Créditos: Overmundo / Fonte: Flickr

Os bambambãs

Os blocos de rua mais concorridos do Carnaval de Belo Horizonte são estes:

Então, Brilha

É o bloco que abre o carnaval de Belo Horizonte e lota o centro da cidade, mesmo sendo realizado às 7h da madrugada. Isso mesmo. Mal o sol nasceu e já tem (muita) gente na rua Guaicurus toda trabalhada no brilho para festejar a chegada do feriadão mais animado do ano. Se encha de purpurina e não esqueça de programar o despertador.

Praia da Estação

Onde termina o Então Brilha começa o Praia. Quem aguenta o pique, emenda. E quem não acorda cedo, já troca o pijama pelo traje de banho e dá início à folia justamente neste bloco. O percurso é longo e regado a muita água – vinda do banho de mangueira, jogada direto do trio nos foliões.

Baianas Ozadas

Geralmente é o recorde de público de todo o carnaval. Ou seja, se prepare para ver muita gente, mas vai ser difícil acompanhar mesmo o bloco e ouvir tão bem a música. Toca axé de raiz e quem acompanha o Baianas costuma vestir branco.

Havaianas Usadas

Surgiu de uma divisão do Baianas Ozadas e fez sua estreia no carnaval de Belo Horizonte em 2017, já arrastando 50 mil foliões. Então quem curte axé de raiz tem uma segunda (ou primeira) alternativa na manga.

Me beija que eu sou pagodeiro

O próprio nome já diz a que veio. O me beija toca o melhor do pagode dos anos 90. Daqueles que até quem não curte o estilo musical sabe de cor, na ponta da língua.

Alcova Libertina

Ideal para os fãs do bom e velho Rock in Roll. No carnaval de Belo Horizonte, até quem é roots consegue se encontrar. O bloco sai num trio elétrico e só toca clássicos de Stones, Beatles, Led Zepellin em ritmo de marchinha, frevo ou maracatu.

Juventude Bronzeada

Assim como a Praia, também reúne os foliões em traje de banho e se pintam de branco, em uma alusão à Timbalada.

Nossas escolhas

Blocos escolhidos por nós para curtir este carnaval. São movimentados, mas suportáveis.

Alô Abacaxi

A energia da Tropicália dos anos 60 e 70 embala o bloco, com muito batuque logo de manhã. Ao som de Caetano, Gil e Gal, o cortejo é lindo de ver e tem muito espaço para a diversidade.

Bloco da Esquina

Se você foi criança nos anos 90, vai conhecer praticamente todas as músicas do Bloco da Esquina. A turma toca todas aquelas músicas de MPB que sua mãe ouvia em fita K7 no carro. Do Clube da Esquina a 14 Bis, os hits, ao ritmo de carnaval, ganham uma animação sem igual e reúne um público bem família.

Unidos do Barro Preto

O maracatu é a estrela do bloco e, em ritmo de carnaval, não tem como ficar parado. Nunca está cheio demais, nem vazio demais. Então dá para curtir o carnaval sem muito aperto, empurra empurra e com som de qualidade.

Beiço do Wando

É brega, mas é pop. Homenageia o falecido cantor mineiro, mas não deixa de tocar outras pérolas que a gente finge que não gosta mas canta até ficar rouco, como Fábio Jr, Roupa Nova, Magal e Raça Negra, entre outros.

Garotas Solteiras

Quem gosta das divas do pop já tem destino certo. O bloco toca Beyoncé e todos os hits similares.

Magnólia

É para os amantes do jazz, o que já revela um ambiente tranquilo e amigável. O cortejo se inspira nos tradicionais de New Orleans.

Onde ficar em Belo Horizonte durante o carnaval

Opte pelo Centro ou bairros próximos, pois a maioria dos blocos está mesmo na região centro-sul/leste. Só no circuito Savassi/Santa Efigênia/Santa Tereza, você já terá diversão garantida para os cinco dias (oficiais) de carnaval. E é super fácil se deslocar entre eles, seja de ônibus, ou de táxi – já que todos esses bairros estão próximos. Se não quer gastar muito, procure pelo [bookinglink id=”488542″ text=”Minas Hostel”] ou [bookinglink id=”2430303″ text=”Hotel Sorrento”], que são mais simples.

O belorizontino recebe bem e, embora o carnaval de Belo Horizonte seja tradição a pouco tempo, já tem muito morador abrindo suas casas durante a festa do Rei Momo. Mas se você ainda não olhou um lugar para ficar e decidiu que BH será seu destino no carnaval, não perca tempo! As opções de hospedagem já estão escassas!

Outros Carnavais

Ainda está cogitando outros destinos para o feriado? Que tal ler o nosso guia de sobrevivência para o Carnaval do Rio de Janeiro e outras dicas para fugir do Carnaval em Aiuruoca?

Juliana Xavier

Formada em Comunicação Social, após 10 anos empreendendo seus conhecimentos em grandes empresas, decidiu que era hora de empreender em si mesma e ser livre para criar o que quiser.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo