Passeio de lancha pelo Rio Preguiças, no Maranhão
Imagine um passeio que mistura rio de águas calmas, dunas, animais silvestres, vilas ribeirinhas e uma boa pausa para almoço à beira-mar. O passeio de lancha pelo Rio Preguiças é um dos roteiros alternativos nos Lençóis Maranhenses e está disponível o ano inteiro, mesmo na época seca.
Neste artigo, explico como funciona o tour, quanto custa, por onde ele passa, o que esperar de cada parada e se ele realmente vale a pena incluir no seu roteiro. Aproveite para ver como ir de São Luís para Barreirinhas e o que levar na mala para os Lençóis Maranhenses.
Navegue pelo post
- Como é o passeio de lancha pelo Rio Preguiças?
- Roteiro do passeio de lancha pelo Rio Preguiças
- Quanto custa o passeio pelo Rio Preguiças?
- Dicas importantes para o passeio no Rio Preguiças
- Qual é a melhor época para fazer o passeio pelo Rio Preguiças?
- Onde se hospedar em Barreirinhas
- Leia mais sobre Barreirinhas e os Lençóis Mranhenses
Como é o passeio de lancha pelo Rio Preguiças?
O passeio pelo Rio Preguiças é feito de lancha voadeira, começa cedinho, por volta das 8h30 da manhã e vai até o fim da tarde, antes do pôr do sol. 12 pessoas é a lotação máxima da embarcação.
Diferente dos demais passeios do parque, esse tour não tem como foco principal as dunas e lagoas, e justamente por isso é uma ótima opção para quem visita os Lençóis Maranhenses durante o período da seca.
Apesar de ocupar quase o dia inteiro, o passeio não fica cansativo. Ele passa por três vilarejos, inclui diferentes atividades ao longo do trajeto e ainda dá espaço para aproveitar a gastronomia local e relaxar. Afinal de contas, de correria já basta a rotina, nas férias a gente quer ficar de boa.

Roteiro do passeio de lancha pelo Rio Preguiças
Não importa a agência escolhida, o itinerário e os preços do tour de lancha pelo Rio Preguiças são praticamente os mesmos. Podem existir pequenos acréscimos na programação, desde que haja consenso entre os viajantes e o condutor da lancha. Seja como for, é um passeio que vale a pena, e você vai entender o porquê a seguir.
Vassouras
Nosso passeio começou às 8h30, quando saímos do cais da Avenida Beira Rio, em Barreirinhas. A primeira parada foi em Vassouras, povoado localizado nos Pequenos Lençóis. Lá fomos calorosamente recebidos por macaquinhos efusivos, que faziam de tudo para conseguir comida dos turistas. Avisaram também que não é bom dar bobeira com bolsas, câmeras e celulares soltos, porque eles pegam o que encontram pela frente.
Há placas para todos os lados comunicando que é expressamente proibido alimentar os animais. Parece maldade, mas é para o bem de todos. Primeiramente porque os nossos alimentos cheios de açúcar, sal e gordura fazem mal à saúde deles. Além disso, os macacos perdem a capacidade de caça quando conseguem comida com facilidade e acabam usando o tempo que gastariam procurando comida se reproduzindo. O resultado disso é uma superpopulação de primatas e desequilíbrio ambiental.


Depois de fotografar e interagir com os macacos, você pode escolher entre passear nas dunas e banhar-se nas lagoas, tomar banho de rio, comprar artesanatos ou tomar uma gelada no restaurante. Conseguimos fazer tudo isso sem pressa.
Tempo de intervalo:aproximadamente 40 minutos.


Mandacaru
O segundo destino éMandacaru, cidade conhecida pelo farol de 35 metros de altura que é de propriedade da Marinha. Sem pagar nada você pode subir os 160 degraus e ter uma vista de 360° do rio, do mar e dos vilarejos vizinhos. Se você tiver vertigem, vá com calma antes de se escorar na mureta.



No caminho entre o porto e o farol você vai passar por várias lojinhas de artesanato e lanchonetes. O calor que fazia era convidativo a um sorvete e eu escolhi dois sabores regionais:bacuri e açaí(conhecido localmente como “juçara”), duas frutas nativas da Amazônia.


Aproveitamos também para experimentar algumas cachaças com sabores para lá de exóticos até ouvir nosso guia nos chamando de volta para a lancha.
Tempo de intervalo:aproximadamente 50 minutos.
Caburé
A última parada do passeio de lancha voadeira pelo Rio Preguiças geralmente é em um restaurante em Caburé, uma península entre o mar e o rio. No entanto, o condutor nos propôs esticar o passeio até a Ponta da Brasília, na foz do rio. Assim poderíamos ver o encontro das águas e aproveitaríamos a praia deserta. Os passageiros que concordaram pagaram R$15 a mais e ficaram no barco, enquanto aqueles que não se interessaram desembarcaram no restaurante.
No caminho a gente passou por inúmeras ilhotas, se estivéssemos em um barco particular poderíamos ter parado em algumas, mas valeu a pena do mesmo jeito.
A faixa de areia na ponta da península é de 300 metros, então fica fácil intercalar banhos de rio e de mar. Para quem deseja finalizar o passeio e ir para Atins, é possível pegar outra lancha e fazer a travessia pelo Rio Preguiças, num trajeto que leva cerca de 20 minutos.



No nosso caso, voltamos para o restaurante, almoçamos e depois fomos passear praia. Existe a opção de alugar um quadriciclo e desbravar a área, mas nós escolhemos sossegar. Ainda deu tempo de tomar umas cervejas e cochilar na rede. A vida que pedimos a Deus!
Tempo de intervalo: aproximadamente 25 minutos na Ponta da Brasília + 2 horas no restaurante.
Saímos de Caburé às 14h35 e por volta das 16h já estávamos na Pousada do Buriti, em Barreirinhas. De banho tomado, resolvemos dar uma volta e trocamos o jantar por um copão de açaí em uma das lojas que ficam às margens do rio. Excelente lugar para curtir o fim de tarde.
Quanto custa o passeio pelo Rio Preguiças?
O passeio pelo Rio Preguiças custa, em média, R$ 120 por pessoa, valor pesquisado em janeiro de 2026. O preço costuma incluir o transporte em lancha voadeira e as paradas ao longo do roteiro, mas não cobre alimentação nem taxas extras, que devem ser pagas à parte durante o passeio.
Como os preços são praticamente os mesmos em qualquer agência, eu achei mais prático contratar através da Civitatis, para não correr o risco de ficar sem lugar, já que só cabem 12 pessoas na lancha.
Dicas importantes para o passeio no Rio Preguiças
O passeio pelo Rio Preguiças pode ser feito durante todo o ano, já que não depende diretamente das lagoas cheias. Ainda assim, os melhores dias são os de tempo firme e sol, comuns na maior parte do ano. Em raros dias de chuva intensa, a experiência pode ficar comprometida, por se tratar de um passeio totalmente ao ar livre.
Qual é a melhor época para fazer o passeio pelo Rio Preguiças?
Aqui vão alguns conselhos para que o passeio de barco pelo Rio Preguiças flua bem:
- Esteja pontualmente no ponto de encontro marcado, senão você pode perder o passeio, sem chances de reembolso.
- Não coma muito no café da manhã para não enjoar com os solavancos da lancha voadeira.
- Não alimente os macacos durante as paradas, isso causa desequilíbrio no ecossistema.
- Leve dinheiro em espécie para almoço e compras extras, pois nem todo lugar tem sinal para pagamento via pix.
- Se possível, compre artesanato nas comunidades ribeirinhas para ajudar no sustento dos moradores locais.
- Reserve o passeio com antecedência, especialmente na alta temporada (váliso para todos os tours dos Lençóis Maranhenses).
- Use protetor solar, chapéu e óculos escuros.
- Tenha uma capa impermeável para celular e câmera.
Onde se hospedar em Barreirinhas



Em Barreirinhas nós nos hospedamos na Pousada do Buriti, que fica muito bem localizada, perto do centrinho e a menos de 5 minutos caminhando até o cais, de onde sai e lancha para o passeio pelo Rio Preguiças.
As instalações são ótimas, com um pátio ajardinado, piscina adulto e infantil, um pequeno playground para as crianças, redes de descanso e quartos confortáveis. O café da manhã já está incluso no valor da diária, com variedades de pães, bolos, frutas sucos e um cafezinho delicioso.
Leia mais sobre Barreirinhas e os Lençóis Mranhenses
Com qual agência vc fez esse passeio de lancha pelo rio preguiça?
obrigada