Os Lençóis Maranhenses são destino obrigatório para quem curte natureza, praia e sol. Com altas dunas de areia branca que mudam constantemente por causa do forte vento, formando cenários únicos e lagoas de água doce em tons de azul e verde, não é à toa que o local atrai visitantes de todo o país e até de fora do Brasil. Se você também será um desses visitantes, mas ainda não sabe onde se hospedar, separamos algumas pousadas nos Lençóis Maranhenses para você poder escolher e aproveitar cada minuto de sua viagem!
No Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é possível encontrar lagoas construídas pelo acúmulo de águas da chuva aprisionadas em dunas com mais de 40 metros, formando um imenso “deserto cheio de oásis”. Ainda que seja um território muito tranquilo e quase paradisíaco, toda a região é repleta de entretenimento como praias, paisagens incríveis e passeios bem legais, fazendo dessa viagem uma experiência única. O parque abrange várias cidades, entre elas Barreirinhas, Santo Amaro e Atins, que são os principais pontos de apoio para turistas.
Sumário-
Barreirinhas
-
Pousada do Riacho
-
Chalé Marinas
-
Pousada Jatobá
-
Santo Amaro
-
Pousada Bellas Águas
-
Pousada Paraíso
-
Ciamat Camp
-
Atins
-
Pousada Vila de Pescador
-
Pousada Flamboyant
-
Eco Pousada Filhos do Vento
-
Outras Pousadas nos Lençóis Maranhenses
-
Leia mais sobre a nossa viagem pelo Maranhão
-
Barreirinhas
-
Carolina / Chapada das Mesas
-
Santo Amaro do Maranhão
-
São Luís do Maranhão / Alcântara
-
Vídeos
-
Para ler em seguida As páginas abaixo serão abertas em uma nova janela
-
Onde se hospedar em Santo Amaro do Maranhão
-
Seguro viagem nacional: por que ele é tão importante?
-
Indenização por cancelamento de voo: descubra se você tem direito
1 Barreirinhas
Voltar para o sumário-
Rafael Barletta tomando Guaraná Jesus em Vassouras, nos Pequenos Lençóis, Maranhão. Gisele Rocha -
Dunas em Vassouras, nos Pequenos Lençóis, Maranhão. Adriano Castro -
Adriano curtindo o encontro do Rio Preguiças com o mar em Caburé, Maranhão. Gisele Rocha
Das cidades da região, Barreirinhas é a mais bem estruturada para receber turistas. Por isso é o melhor ponto para encontrar veículos 4×4 e barcos para fazer os circuitos turísticos e conhecer a área. Cercada por muita natureza, oferece vários passeios, sossego e muita cultura, além de algumas atrações sazonais como a tradicional Festa do Vaqueiro, em julho, e o Festival de Jazz e Blues, em agosto. Veja as pousadas que selecionamos para essa parte dos Lençóis Maranhenses.
Pousada do Riacho
Voltar para o sumárioPara quem busca tranquilidade e não dispensa comodidade e bem-estar, a Pousada do Riacho (65) é ideal, pois além dos serviços mais básicos como wi-fi, frigobar, TV e ar-condicionado, oferece rede de descanso e vista para o jardim, que é muito bem cuidado pelos proprietários. O café da manhã é bem farto e inclui alguns pratos e sucos típicos da região .
Chalé Marinas
Voltar para o sumárioSimples e acolhedor, com um bom café da manhã, acomodações limpas e aconchegantes, além de atendentes muito simpáticos, o Chalé Marinas (68) oferece wi-fi gratuito, terraço ao ar livre e redes na varandinha. Os fundos da pousada dão acesso direto ao rio Preguiças e é possível, inclusive, dar um mergulho se quiser. Ela fica perto do cais, da Casa de Artesanato, de restaurantes e da Igreja de Barreirinhas. Para o centro, são apenas dez minutos de caminhada.
Pousada Jatobá
Voltar para o sumárioPequena, porém muito confortável, a Pousada Jatobá (72) dispõe de quartos com ar-condicionado, wi-fi e mesa de trabalho (alô, nômades digitais). É localizada bem próxima à rua Beira Rio, uma das principais da cidade, onde ficam bares, restaurantes, farmácias, mercados e lojas. Apesar da limpeza e dos aposentos serem bem avaliados, o forte da pousada é a hospitalidade da proprietária e da equipe, todos sempre dispostos a ajudar com muita simpatia.
2 Santo Amaro
Voltar para o sumário-
Passeio de barco é uma opção em Betânia, Santo Amaro do Maranhão. Gisele Rocha -
Banho no Rio Alegre, em Santo Amaro, durante o período de seca nos Lençóis Maranhenses. Rafael Barletta -
Adriano descansando na rede em Betânia, Santo Amaro do Maranhão, Brasil. Gisele Rocha
Apesar do difícil acesso por carros comuns, Santo Amaro tem as lagoas mais bonitas da região. Tudo lá é bem pertinho, então se locomover a pé é a melhor opção para conhecer o local e a cultura. Por ser uma das entradas menos exploradas para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, é considerada como “o paraíso escondido dos Lençóis”.
Pousada Bellas Águas
Voltar para o sumárioA Pousada Bellas Águas (65) é conhecida por sua acolhida gentil e pela tranquilidade. Apesar de ser possível fazer tudo a pé na cidade, tem uma ótima localização, pois fica próxima ao rio Alegre e bem perto do centro. Oferece quartos limpos e bem cuidados com frigobar, wi-fi e TV, além de um café da manhã bastante variado e super gostoso. Leia mais sobre a nossa experiência na Pousada Bellas Águas nesse post que fizemos sobre onde se hospedar em Santo Amaro.
Pousada Paraíso
Voltar para o sumárioCom uma boa localização e ambiente acolhedor com quartos amplos e bem cuidados com depósitos para bagagem, a Pousada Paraíso (67) tem muitos atrativos como churrasqueira, lounge compartilhado, jardim e terraço ao ar livre. Um diferencial bem bacana é que eles dispõe de bicicletas gratuitas para os hóspedes. A recepção funciona 24 horas e o atendimento é muito bem avaliado como prestativo e solícito.
Ciamat Camp
Voltar para o sumárioSe você quer distrair a mente e entrar em contato intenso com a natureza, a pousada Ciamat Camp (65) pode ser o lugar perfeito. Com um estilo rústico e decoração simples, porém super cuidadosa e chalés de madeira com acomodações confortáveis e bichos por todos os lados, a pousada tem jardim, lounge compartilhado e praia privativa com barzinho e redes nos quiosques. No restaurante é servida comida brasileira e há opções vegetarianas também.
3 Atins
Voltar para o sumário-
Encontro do rio com o mar em Caburé, Maranhão. Adriano Castro -
Atins, paz e sossego nos Lençóis Maranhenses. Fred Schinke / Fonte: Flickr -
Atins, o lado roots dos Lençóis Maranhenses. Fred Schinke / Fonte: Flickr
Atins é uma pequena vila de pescadores localizada na foz do Rio Preguiças que fica entre o rio, o mar e o oceano e que guarda praias deliciosas, uma ótima culinária e artesanato primoroso. As opções de hospedagem variam entre pousadas bem em conta (bom para quem curte fazer mochilão) e estadias suntuosas.
Pousada Vila de Pescador
Voltar para o sumárioA pousada Vila de Pescador (66) tem quartos amplos com ar-condicionado e apesar de oferecerem wi-fi, não há TV nos dormitórios, o que é até melhor para quem quer aproveitar o melhor da fauna e flora locais. Tanto as acomodações quanto o café da manhã são simples e extremamente agradáveis. A pousada fica próxima a restaurantes e conta com um bonito jardim, bar e recepção 24 horas, tudo muito limpo e aconchegante.
Pousada Flamboyant
Voltar para o sumárioA dois minutos de caminhada da praia, a Pousada Flamboyant (83) é perfeita para quem curte atividades como trilha e kitesurf. Dispõe de wi-fi, churrasqueira, terraço ao ar livre, restaurante e loja de presentes. Os quartos são amplos e arejados e os chalés ficam rodeados por uma encantadora paisagem de um jardim muito bem cuidado. Tudo complementado pelos belos mosaicos que enfeitam toda a pousada.
Eco Pousada Filhos do Vento
Voltar para o sumárioBangalôs de palha, redes, decoração rústica e a receptividade inerente aos maranhenses. Isso e muito mais você vai encontrar na Eco Pousada Filhos do Vento (69), que está rodeada por belos jardins e fica a poucos passos da praia. Além de todas as regalias proporcionada pela equipe, a pousada oferece passeios pela região diante de pagamento à parte. Se você estiver viajando com seu animal de estimação, fique tranquilo, pois esta é uma pousada pet friendly.
Outras Pousadas nos Lençóis Maranhenses
Voltar para o sumárioFizemos esta lista baseada em nossas próprias experiências, incluindo estabelecimentos em que nos hospedamos durante a viagem ao Maranhão, além de outras que nos pareceram interessantes durante o nosso planejamento. Se nenhuma dessas opções foram do seu agrado, você pode encontrar muitas outras pousadas nos Lençóis Maranhenses com auxílio do Booking, do Hostelworld e do Airbnb (cadastre-se com o nosso link para ganhar até R$130 de desconto na sua primeira hospedagem).
Antes de preparar sua viagem e reservar sua pousada, verifique o calendário, pois como as lagoas são formadas por águas da chuva é preciso atenção às datas: de novembro a janeiro é o período de estiagem no Nordeste e as lagoas ficam mais baixas; em setembro e outubro e de fevereiro até abril o nível das águas é médio, já entre maio e agosto as lagoas ficam bem cheias.
Leia mais sobre a nossa viagem pelo Maranhão
Voltar para o sumário- As principais estradas do Maranhão
- Como ir de São Luís para os Lençóis Maranhenses
- Lençóis Maranhenses no período de seca, vale a pena?
- O que levar e o que usar nos Lençóis Maranhenses
- Pousadas nos Lençóis Maranhenses: onde se hospedar em Barreirinhas, Atins e Santo Amaro
- Turismo no Maranhão: praias, passeios e traslados
Barreirinhas
Voltar para o sumário- Como ir de Barreirinhas para Paulino Neves
- Passeios em Barreirinhas, a porta de entrada dos Lençóis Maranhenses
- Passeio de lancha voadeira pelo Rio Preguiças, no Maranhão
- Circuito Lagoa Bonita, o passeio de boas-vindas nos Lençóis Maranhenses
Carolina / Chapada das Mesas
Voltar para o sumárioSanto Amaro do Maranhão
Voltar para o sumário- Onde se hospedar em Santo Amaro do Maranhão
- Santo Amaro do Maranhão, o lado alternativo dos Lençóis Maranhenses
São Luís do Maranhão / Alcântara
Voltar para o sumário- Visitando o Museu do Reggae em São Luís do Maranhão
- Como ir de São Luís para Alcântara (e vice-versa)
- O que fazer em Alcântara, como chegar e onde ficar
Vídeos
Voltar para o sumário- São Luís do Maranhão e Alcântara
- De São Luís do Maranhão a Barreirinhas
- Lençóis Maranhenses, Barreirinhas e Santo Amaro
- De Santo Amaro do Maranhão a Carolina
- Chapada das Mesas e outras atrações nas proximidades
