Lençóis Maranhenses no período de seca, vale a pena?

Nós do Viajei Bonito tivemos o privilégio de conhecer os Lençóis Maranhenses no período de seca e decidimos contar para você como foi essa experiência. Será que vale a pena?

Antes de começar a descrever o que vimos, para que você possa se situar, entenda que a melhor época para visitar os lençóis é no meio do ano. As lagoas estão cheias, já que acabaram de passar pelo período de chuvas na região e o turismo se aquece nas cidades que dão acesso ao parque nacional.

Então por qual motivo decidimos ir em janeiro? A resposta é simples: o preço. Por conta da baixa temporada e da suposta falta do que fazer nessa época do ano no Maranhão, o valor total da viagem se encaixou perfeitamente no orçamento que tínhamos para o início de 2018.

Agora é hora de responder à pergunta…

Vale a pena visitar os Lençóis Maranhenses no período de seca?

Se você acha que nosso blog é um daqueles sensacionalistas que só vão te dar a resposta no fim do texto depois de muita enrolação, está muito enganado. Respondo agora: vale sim, e vale muito!

Posso dizer que dois fatores justificam essa resposta: o preço e a lotação das atrações. Quem nos lê há mais tempo sabe que nós somos o tipo de casal que está sempre viajando com orçamento baixo e que evita ao máximo qualquer tipo de tumulto. Tudo nos Lençóis Maranhenses no período de seca fica mais barato e com menos seres humanos.

Os preços estão mais baixos

O custo total da viagem para os Lençóis Maranhenses no período de seca já começa bem nas passagens aéreas. Saindo do Rio de Janeiro pagamos cada um R$ 450,60, ida e volta já com as taxas! Fazendo uma pesquisa rápida saindo do Galeão em Julho de 2018, o menor valor que achei foi por R$ 990,00. Podemos dizer que pagamos menos da metade do valor convencional.

Essas diferenças se aplicam também no setor de hotelaria e também nos passeios. E o motivo é meio que óbvio… a procura diminui na baixa temporada. Além disso, com uma demanda muito menor do que no meio do ano, negociar no valor dos passeios durante a baixa temporada se torna mais fácil.

Hospedagens mais baratas e serviços melhores

Como disse, a redução das tarifas também se aplicam no setor hoteleiro e além disso, os serviços prestados ficam muito melhores, já que com a baixa movimentação de turistas é possível dar mais atenção aos clientes. Em Barreirinhas nós ficamos na Pousada do Riacho e em Santo Amaro ficamos na Pousada Bellas Águas. Você pode ler a nossa revisão sobre a Pousada Bellas Águas aqui.

As atrações estão mais vazias

Tudo bem… as lagoas também estão mais vazias, mas não deixam de ser bonitas… e as dunas estarão lá em qualquer parte do ano. Particularmente eu gosto mais de dunas do que de lagoas, então pra mim aquilo ali tava perfeito.

Visitar os Lençóis Maranhenses no período de seca é, de fato, encarar um cenário com uma essência deserta, não somente pelos montes de areia até onde a vista alcança como também pela escassez de grupos grandes de turistas. Com isso era muito comum pegar atrações conhecidas com pouquíssimos ou até mesmo nenhum turista.

Siga nossa página no Facebook

O que fazer nos Lençóis Maranhenses no período de seca?

Se você está indo para o Maranhão nos meses que fazem parte da baixa temporada, saiba que há uma série atrações nos Lençóis Maranhenses no período de seca que valem a visita: assistir a um pôr do sol nas dunas de Barreirinhas; curtir uma tarde nos bares a beira do rio como em Santo Amaro do Maranhão; visitar São Luís e Alcântara sem tumulto; participar dos famosos passeios de 4×4 “com emoção” pelas dunas mais íngremes; visitar a foz do Rio Preguiças e uma infinidade de passeios de barco e praias paradisíacas.

Se limitar ao fato de que na baixa temporada não há lagoas fartas é perder uma grande oportunidade de conhecer o Maranhão. Se sua disponibilidade é no período da seca, não pense, vá! Não vai faltar o que fazer, você gastará menos e terá o espaço quase que todo para você aproveitar com seus companheiros.

Qual é a melhor época para ir aos Lençóis Maranhenses?

Embora o parque funcione o ano inteiro e cada época do ano ter sua beleza particular, para quem quer ver as lagoas cheias, a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses é entre entre maio e setembro, período em que não costuma chover. A partir de meados de setembro e começo de outubro, as lagoas começam a esvaziar. Entre novembro e janeiro, época em que estivemos no Maranhão, as lagoas já estavam mais vazias e começava o período de chuvas, que ficam mais intensas entre março e abril.

Assista ao vídeo

Fizemos um vídeo enquanto visitávamos os Lençóis Maranhenses no período de seca e nele você verá um pouco do que presenciamos. Dá pra pensar melhor assim, não é verdade?

Leia mais sobre nossa viagem pelo Maranhão

Barreirinhas

Carolina / Chapada das Mesas

Santo Amaro do Maranhão

São Luís do Maranhão / Alcântara

Vídeos

Prepare-se para sua viagem

Pousada do Riacho

Rua Nova, 85

Descrição obtida de Booking

A Pousada do Riacho apresenta chalés em tijolo, situados em jardins floridos e rodeados por palmeiras tropicais. Fica apenas a 500 metros do centro de Barreirinhas e propõe aventuras, desportos e ecoturismo.

Quando você utiliza o botão abaixo para procurar sua hospedagem, o Viajei Bonito ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. É uma forma de ajudar nosso blog a continuar vivo, trazendo informações valiosas para sua viagem.

Verificar disponibilidade

Em Barreirinhas, nossa sugestão de hospedagem é a Pousada do Riacho. Você pode procurar outros hotéis através do Booking, ou então se sua preferência é por albergues, acesse o Hostelworld.

Vai alugar um carro? Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOF. Veja como é simples fazer sua cotação e reservar um carro pela internet.

Mesmo sem a obrigatoriedade de contratar um seguro viagem ao viajar pelo Brasil, é altamente recomendável para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiro.

A Viator oferece passeios, tours, visitas a atrações turísticas e guias para vários destinos no mundo! Descubra o que ela tem a oferecer para Brasil e Américas Central e do Sul.

Adriano Castro

Formado em Ciência da Computação pela UFJF, trabalhou durante 10 anos como analista de sistemas até chutar o balde e tocar a vida como freelancer, carregando seus projetos para onde quer que vá. Créditos da imagem de capa: Gisele Rocha