Lençóis Maranhenses no período de seca, vale a pena?

Nós do Viajei Bonito tivemos o privilégio de conhecer os Lençóis Maranhenses no período de seca e decidimos contar para você como foi essa experiência. Será que vale a pena?

Antes de começar a descrever o que vimos, para que você possa se situar, entenda que a melhor época para visitar os lençóis é no meio do ano. As lagoas estão cheias, já que acabaram de passar pelo período de chuvas na região e o turismo se aquece nas cidades que dão acesso ao parque nacional.

Então por qual motivo decidimos ir em janeiro? A resposta é simples: o preço. Por conta da baixa temporada e da suposta falta do que fazer nessa época do ano no Maranhão, o valor total da viagem se encaixou perfeitamente no orçamento que tínhamos para o início de 2018.

Agora é hora de responder à pergunta…

Vale a pena visitar os Lençóis Maranhenses no período de seca?

Se você acha que nosso blog é um daqueles sensacionalistas que só vão te dar a resposta no fim do texto depois de muita enrolação, está muito enganado. Respondo agora: vale sim, e vale muito!

Posso dizer que dois fatores justificam essa resposta: o preço e a lotação das atrações. Quem nos lê há mais tempo sabe que nós somos o tipo de casal que está sempre viajando com orçamento baixo e que evita ao máximo qualquer tipo de tumulto. Tudo nos Lençóis Maranhenses no período de seca fica mais barato e com menos seres humanos.

Os preços estão mais baixos

O custo total da viagem para os Lençóis Maranhenses no período de seca já começa bem nas passagens aéreas. Saindo do Rio de Janeiro pagamos cada um R$ 450,60, ida e volta já com as taxas! Fazendo uma em Julho de 2018, o menor valor que achei foi por R$ 990,00. Podemos dizer que pagamos menos da metade do valor convencional.

Essas diferenças se aplicam também no setor de hotelaria e também nos passeios. E o motivo é meio que óbvio… a procura diminui na baixa temporada. Além disso, com uma demanda muito menor do que no meio do ano, negociar no valor dos passeios durante a baixa temporada se torna mais fácil.

Hospedagens mais baratas e serviços melhores

Como disse, a redução das tarifas também se aplicam no setor hoteleiro e além disso, os serviços prestados ficam muito melhores, já que com a baixa movimentação de turistas é possível dar mais atenção aos clientes. Em Barreirinhas nós ficamos na Pousada do Riacho e em Santo Amaro ficamos na Pousada Bellas Aguas. Você pode ler a nossa revisão sobre a Pousada Bellas Águas.

As atrações estão mais vazias

Tudo bem… as lagoas também estão mais vazias, mas não deixam de ser bonitas… e as dunas estarão lá em qualquer parte do ano. Particularmente eu gosto mais de dunas do que de lagoas, então pra mim aquilo ali tava perfeito.

Visitar os Lençóis Maranhenses no período de seca é, de fato, encarar um cenário com uma essência deserta, não somente pelos montes de areia até onde a vista alcança como também pela escassez de grupos grandes de turistas. Com isso era muito comum pegar atrações conhecidas com pouquíssimos ou até mesmo nenhum turista.

O que fazer nos Lençóis Maranhenses no período de seca?

Se você está indo para o Maranhão nos meses que fazem parte da baixa temporada, saiba que há uma série atrações nos Lençóis Maranhenses no período de seca que valem a visita: assistir a um pôr do sol nas dunas de Barreirinhas; curtir uma tarde nos bares a beira do rio como em Santo Amaro do Maranhão; visitar São Luís e Alcântara sem tumulto; participar dos famosos passeios de 4×4 “com emoção” pelas dunas mais íngremes; visitar a foz do Rio Preguiças e uma infinidade de passeios de barco e praias paradisíacas.

Se limitar ao fato de que na baixa temporada não há lagoas fartas é perder uma grande oportunidade de conhecer o Maranhão. Se sua disponibilidade é no período da seca, não pense, vá! Não vai faltar o que fazer, você gastará menos e terá o espaço quase que todo para você aproveitar com seus companheiros.

Qual é a melhor época para ir aos Lençóis Maranhenses?

Embora o parque funcione o ano inteiro e cada época do ano ter sua beleza particular, para quem quer ver as lagoas cheias, a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses é entre entre maio e setembro, período em que não costuma chover. A partir de meados de setembro e começo de outubro, as lagoas começam a esvaziar.

Entre novembro e janeiro, época em que estivemos no Maranhão, as lagoas já estavam mais vazias e começava o período de chuvas, que ficam mais intensas entre março e abril.

Assista ao vídeo

Fizemos um vídeo enquanto visitávamos os Lençóis Maranhenses no período de seca e nele você verá um pouco do que presenciamos. Dá pra pensar melhor assim, não é verdade?

Leia mais sobre nossa viagem pelo Maranhão

Lençóis Maranhenses no período de seca, vale a pena?

Essas informações foram úteis para você?

Ajude-nos a continuar compartilhando histórias incríveis e dicas úteis! Escaneie o QR code abaixo com o seu app para pagamentos e faça uma contribuição voluntária para manter nosso blog de viagens vivo. Obrigada pelo seu apoio!

PIX para viajeibonito

Prepare-se para viajar

Ícone seguro viagem

Use o cupom DELAS23 para adquirir o seguro viagem com até 23% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 200 países utilizando o chip da America Chip, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. 

Compre passagens aéreas com até 35% de desconto usando o comparador de preços ou utilize a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Adriano Castro

Formado em Ciência da Computação pela UFJF, trabalhou durante 10 anos como analista de sistemas até chutar o balde e tocar a vida como freelancer, carregando seus projetos para onde quer que vá.

8 pensou em “Lençóis Maranhenses no período de seca, vale a pena?

  1. Boa Noite!
    Parabéns pelo vídeo.
    Gostaria de saber se vale a pena fazer bate e volta Barreirinhas/Santo Amaro e Barreirinhas/Atins no mês de janeiro?
    Estou indo com minha esposa em janeiro de 2020.

    Att;
    Alexandre

    1. Oi, Alexandre!!

      Fazer bate e volta a Santo Amaro não vale a pena, pois há bastante passeios para fazer ali. Um dia apenas seria pouco tempo.
      Sobre ir aos Lençóis Maranhenses em janeiro, tenha em mente que boa parte das lagoas estarão secas, então a paisagem fica bem diferente das fotos que você vê na internet. Atins é bem legal, vale a pena ir durante o período de seca para se banhar nas praias.

      Se ainda houver alguma dúvida, conte com a gente!

      Abraços!

  2. Olá, estou indo agora no fim de fevereiro, estão me garantindo que a maioria das lagoas estarão cheias, espero que sim. Acho que a maioria das minhas dúvidas foram respondidas, só restou uma que não vi em nenhum blog; Quais são os valores de barreirinhas, é caro pra comer? e lembrancinhas?

    Att.

  3. Ola queridos estou aqui pesquisando sobre os lencois e me deparei com o artigo de vcs. Mto obrigada pelas informacoes. Moro nos USA e estou indo para o Brasil em Dezembro com a minha familia marido fihos de 18,15 and 7. Chegaremos em Belo Horizonte mas gostaria de explorar lugares bonitos com eles. Meu pensamento foi nordeste temos 7 dias. Algumas outras sugestoes alem dos lencois.

  4. Oi Adriano, adorei seu texto. Leve, direto e descontraído. Eu acredito que viajar fora da temporada além de ter todas vantagens já acima mencionadas por você, a gente também estará colaborando com a economia de algumas famílias, afinal, sem turismo eles não tem sustento. Obrigada pelo ótimo texto!! Au revoir…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo