Como ir de Barreirinhas para Paulino Neves

Em nossa viagem pelo Maranhão, escolhemos ir de Barreirinhas para Paulino Neves de forma a curtir o pôr do sol nas dunas, já que nossos primeiros dias nos lençóis maranhenses foram presentados com muita chuva. Só não fazíamos ideia da aventura que seria esse trajeto que, na teoria, é muito simples.

Bom, pra começar, atolamos o carro na areia duas vezes, uma na saída de Barreirinhas e uma outra já bem próximo de nosso destino. Mas não se desespere, pois lhe darei algumas dicas sobre como evitar esses imprevistos.

Antes de começar, deixo aqui meu convite para ler todos os nossos outros artigos sobre o Maranhão para que você tenha uma ideia dos roteiros que fizemos por suas estradas e cidades. Descubra agora, então, como ir de Barreirinhas para Paulino Neves.

Por que fomos de Barreirinhas para Paulino Neves?

Basicamente para ver o pôr do sol. Enquanto estávamos em Barreirinhas para visitar os lençóis maranhenses e suas dunas, choveu exatamente quando visitávamos o parque, e assim não pudemos assisti-lo atrás dos montes de areia. Como tínhamos uma tarde livre em um dos dias, descobrimos que Paulino Neves era bem distribuída de dunas e para lá rumamos.

Estrada de Barreirinhas para Paulino Neves, Maranhão

Estrada de Barreirinhas para Paulino Neves, Maranhão. Créditos: Adriano Castro

Como ir de Barreirinhas para Paulino Neves?

Primeira coisa: guarde seu GPS no porta-luvas! Sim, ele é inútil por lá… pelo menos foi durante nossa visita… pode ser que enquanto você lê este arti0go os serviços do Google já tenham corrigido as falhas.

Logo na saída de Barreirinhas para Paulino Neves pelo caminho que o GPS indicava, atolamos o carro justamente porque a estrada não era acessível por carros de passeio, apenas por veículos com tração nas quatro rodas. E não é aquele tipo de lugar que você imagina que vai dar treta: apenas quando o pneu do carro começou a pentear a areia é que percebemos a situação, e uma vez com ele em movimento, parar poderia ser pior… nesse caso o pior foi ter continuado.

Carro atolado na saída de Barreirinhas, Maranhão

Carro atolado na saída de Barreirinhas, Maranhão. Créditos: Gisele Rocha

Depois que um morador das proximidades, com muita boa vontade, chamou seu vizinho para nos rebocar é que conhecemos a verdadeira estrada, que nada tinha a ver com a estrada que o celular nos indicava. Por isso digo: nesses casos nada melhor do que o boca a boca! Tomar opinião com os moradores é a melhor forma de chegar. E assim seguimos.

Deu um trabalhão pegar a estrada, pra falar a verdade, mesmo depois disso. Voltamos para o asfalto mas seguimos direto por ele quando na verdade deveríamos quebrar numa estradinha de terra que ficava em uma série de curvas em zigue-zague. Quando vimos já era tarde e estávamos justamente na pista do aeroporto da cidade.. dentro dela! Como nosso carro não decolaria nem que batêssemos as mãos pelo vidro como asas, voltamos e pedimos ajuda a outros moradores.

Uma outra boa alma queria tanto ajudar que pegou sua moto e nos guiou até a estrada de chão que vai de Barreirinhas para Paulino Neves. Essa simpática casinha foi nossa referência para a volta, já que não há placas indicando a saída.

Início da estrada de Barreirinhas para Paulino Neves, Maranhão

Início da estrada de Barreirinhas para Paulino Neves, Maranhão. Créditos: Adriano Castro

A estrada, que passa por trás do aeroporto, varia entre estrada de chão e calçamento. Nos trechos de terra, a quantidade enorme de costelas fazia o carro tremer como se estivesse decolando no aeroporto e passando por fortes turbulências… com isso andávamos muito devagar. Por sorte saímos com tempo suficiente para pegar o por do sol.

Pegando a estrada, foram quase 1 hora e 20 minutos até Paulino Neves sem bifurcações complexas. Foi só seguir direto. Dependendo do veículo, você conseguirá fazer esse percurso em um tempo menor.

O que fazer em Paulino Neves

Na cidade de Paulino Neves não há muito o que fazer. Conhecemos um bar que ficava na beira do rio com algumas de suas mesas na água: perfeito para passar uma tarde se refrescando… já é algo a se fazer! Acredito que o turismo por lá esteja concentrado nos passeios de 4×4 que você pode contratar nas pousadas e em alguns bares como o que paramos para pedir informações.

Mas o que fomos fazer em Paulino Neves mesmo? Ah sim, assistir ao pôr do sol. E assim rumamos para a entrada do Complexo Delta 3. Impossível não se lembrar da entrada da Area 51 que visitamos há uns dois anos atráseike nostalgia.

Entrada do Complexo Delta 3, Paulino Neves, Maranhão

Entrada do Complexo Delta 3, Paulino Neves, Maranhão. Créditos: Adriano Castro

Ao lado dos portões do grande complexo dos moinhos de vento há uma quebrada que leva até o mar em alguns poucos quilômetros. Entretanto, a areia fofa que abria essa estradinha nos assustou um pouco, já que havíamos atolado o carro algumas horas antes.

Nosso maior medo era descer para o mar e atolar na volta, quando já estivesse escuro. Por isso nossa ideia foi a de testar a descida e a subida naquele momento. Se o carro atolasse, poderíamos pedir ajuda ao segurança que tomava conta da guarita.

Bom, o plano foi um sucesso, o problema foi o pós-plano. Depois de descer e subir facilmente, nosso amigo que acompanhava a viagem, Rafael Barletta, e que dirigia nessa hora, jogou o carro pro outro lado da pista, onde nem precisávamos passar para chegar ao mar, e ali ele atolou! …masoq… Resultado, pedimos ajuda ao segurança e alguns funcionários da empresa nos ajudaram a tirar o carro dali.

Atolar três vezes seria demais, então como havia dunas onde estacionamos, resolvemos nos contentar com a vista que tínhamos ali. O mar ficou apenas no horizonte e pudemos ter pelo menos uma noção do quão bonito é o pôr do sol nos lençóis maranhenses.

Onde se hospedar em Barreirinhas e Paulino Neves

Pelo que pudemos observar nas cidades que visitamos no Maranhão, as pousadas são a melhor pedida. Para Paulino Neves, não encontramos nada na cidade, por isso a recomendação fica para Atins, a pouco mais de 20 km.

Confira nossas recomendações para Paulino Neves (Atins) e Barreirinhas. E se você planeja conhecer também Santo Amaro, temos um artigo completo que indica a pousada em que nos hospedamos por lá.

Assista ao vídeo

Tudo o que foi falado no artigo está no vídeo que produzimos sobre os lençóis maranhenses, inclusive as atoladas! Vale a pena assistir.

Vale a pena alugar um carro para viajar pelo Maranhão?

Sim! Vale muito a pena! Mas para não deixar este post grande demais, recomendo ler o artigo que já escrevi sobre carros e estradas no Maranhão.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre como ir de Barreirinhas para Santo Amaro, sinta-se à vontade para nos perguntar através dos comentários abaixo. Todo feedback é muito válido!

Até a próxima!

Leia mais sobre nossa viagem pelo Maranhão

Barreirinhas

Carolina / Chapada das Mesas

Santo Amaro do Maranhão

São Luís do Maranhão / Alcântara

Vídeos

Como ir de Barreirinhas para Paulino Neves

Prepare-se para viajar

Use o cupom FERIAS para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus,  a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Adriano Castro

Formado em Ciência da Computação pela UFJF, trabalhou durante 10 anos como analista de sistemas até chutar o balde e tocar a vida como freelancer, carregando seus projetos para onde quer que vá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo