Viajei Bonito

Planejamento de viagens e nomadismo digital

Onde ficar em Istambul: os melhores bairros e hotéis

Istambul tem se tornado um destino muito requisitado pelos turistas. É a maior cidade da Turquia – com mais de 15 milhões de habitantes – e uma das maiores da Europa. Além disso, possui a particularidade de ser a única cidade a ocupar dois continentes: Europa e Ásia. Por ser um ótimo destino de férias, é muito importante nos dedicarmos ao planejamento de onde ficar em Istambul.

Istambul foi a capital de diversos impérios poderosos. Em 330 D.C, era a capital do Império Romano e chamava Nova Roma. Pouco tempo depois virou a famosa Constantinopla, tornando-se uma das cidades mais importantes do mundo. A parte oriental do Império Romano virou o Império Bizantino e Constantinopla permaneceu sendo sua capital.

Quando os turcos otomanos tomaram Constantinopla (em 1453 D.C.), passou a ser a capital do Império Otomano. Foi nesse período que a cidade passou a se chamar Istambul. Curiosidade à parte, ao contrário do que muitas pessoas acham, a capital da Turquia é Ancara, e não Istambul.

Hoje, além de dar opções de onde se hospedar em Istambul, vou falar também sobre os principais bairros da cidade. Você saberá quais são os pontos fortes e fracos dos bairros mais procurados e os pontos turísticos e passeios próximos de cada um. Além disso, vou listar opções de hotéis e albergues em cada um dos bairros, para que você consiga aproveitar ao máximo a sua viagem por lá.

Cidadãos brasileiros que viajam a turismo podem ficar na Turquia até 90 dias, sem a necessidade de visto. Para entrar no país basta apresentar:

  • Passaporte válido
  • Passagem de volta
  • Seguro viagem
  • Reserva de hospedagem
  • Comprovantes de recursos financeiros para a viagem

Melhores bairros onde ficar em Istambul

Como dito, Istambul é a única cidade que faz parte tanto do continente europeu quanto do asiático. No entanto, o próprio lado europeu da cidade também é “dividido”. O responsável por isso é o Chifre de Ouro, um braço de mar que divide a Istambul histórica da moderna.

Porém, para transitar entre essas duas Istambul contrastantes, basta cruzar a Ponte Gálata. Para se chegar do lado asiático, há um ferry próximo da Ponte Gálata de onde saem cerca de 3 barcos por hora. Os bilhetes podem ser adquiridos no próprio píer, através das máquinas. O trajeto dura cerca de 20 minutos.

Bem, voltando ao assunto, mostraremos aqui os melhores bairros onde ficar em Istambul, tanto os bairros mais centrais, históricos e próximos aos principais pontos turísticos quanto alguns bairros mais alternativos e modernos.

Sultanahmet

Santa Sofia (Hagia Sophia), Istambul, Turquia
Santa Sofia (Hagia Sophia), Istambul, Turquia. Créditos: Adli Wahid / Fonte: Unsplash

Cercado pelas muralhas da Cidade Velha e banhado pelo Mar de Mármara, Sultanahmet ainda guarda resquícios do que um dia foi Constantinopla. Fica no lado europeu e é considerado o coração do turismo da cidade, já que aqui estão concentrados igrejas, mesquitas, palácios e museus, assim como restaurantes renomados e os melhores hotéis de Istambul.

Sultanahmet, sem dúvida, é a melhor localização para os visitantes que estão explorando a cidade pela primeira vez e procuram um lugar para ficar a uma curta distância das principais atrações. Além disso, é um bairro extremamente interessante para fotógrafos, uma vez que sua arquitetura magnífica proporcionará oportunidades para capturar fotos memoráveis. No entanto, é importante mencionar que o único aspecto negativo desse lugar são os preços inflacionados, devido à sua localização privilegiada no Centro Histórico.

Pontos turísticos: Mesquita Azul, Santa Sofia, Cisterna da Basílica, Palácio de Topkapi, Grande Bazar, Hipódromo Bizantino, Fonte do Sultão Ahmed III, Cisterna de Filoxeno, Museu de Arte Turca e Islâmica e Museus Arqueológicos de Istambul.

Onde ficar em Istambul no bairro Sultanahmet

Algumas opções de hospedagem perto dos principais pontos turísticos de Istambul.

Beyoglu

Beyoglu, distrito com boas opções de hotéis em Istambul
Beyoglu, distrito com boas opções de hotéis em Istambul. Créditos: Damla Özkan / Fonte: Unsplash

Ao atravessarmos o Corno de Ouro, encontramos, ainda no lado europeu, o vibrante distrito de Beyoglu. Se você está em busca de onde ficar em Istambul gastando pouco, este é o local ideal. Beyoglu é um distrito cosmopolita, animado e moderno, com uma vida noturna pulsante, sendo o completo oposto de Sultanahmet. Além disso, é considerado o centro de entretenimento da cidade, oferecendo uma infinidade de opções, como bares, pubs, restaurantes, cafés, cinemas e teatros.

Para aqueles que optam por se hospedar em Beyoglu, recomenda-se reservar acomodações próximas à Praça Taksim e à Avenida Istiklal, onde há uma ampla oferta de serviços e opções de transporte. Para chegar aos pontos turísticos do centro histórico, basta fazer um curto trajeto de bonde e funicular. No entanto, há também muitas atrações que podem ser exploradas a pé, permitindo uma experiência ainda mais imersiva na região.

Pontos turísticos: Torre de Gálata, Praça Taksim, Avenida Istiklal, Museu de Pera, Museu da Pintura e Escultura, Museu de Arte Moderna de Istambul, Sinagoga Neve Shalom e Miniatürk, Çiçek Pasajı (também conhecida como “Cité de Péra”).

Onde ficar em Istambul no bairro Beyoglu

Algumas opções de hotéis baratos em Istambul, além de hostels com dormitórios compartilhados.

Antes de continuar a leitura, que tal ver as nossas fotos no Instagram?

Karakoy

Karakoy, uma boa opção de onde ficar em Istambul
Karakoy, uma boa opção de onde ficar em Istambul. Créditos: Samet Kurtkus / Fonte: Unsplash

Karaköy, por sua localização estratégica ao norte do Corno de Ouro, tornou-se um importante centro comercial e portuário de Constantinopla no século 13. Para se ter uma ideia, ainda restam várias construções históricas do período Bizantino, as quais se somam às características arquitetônicas e culturais dos povos que chegaram ao local em busca de refúgio de guerras e perseguições religiosas.

Após a queda do Império Otomano, a região passou por um período de abandono. No entanto, a partir dos anos 2000, um projeto de reocupação foi implementado, resultando em uma transformação significativa. Esse processo foi impulsionado pela inauguração do Museu de Arte Moderna nas antigas docas, o qual deu vida novamente ao bairro e o estabeleceu como um dos principais centros culturais e artísticos da cidade.

Hoje em dia, Karaköy é considerada uma das melhores opções de hospedagem em Istambul. As ruas do bairro foram renovadas com arte urbana, proporcionando um ambiente seguro e atraente. Além disso, o local conta com uma ampla oferta de cafés descolados, coworkings, ateliês e galerias de arte, bem como excelentes hotéis e hostels. Vale ressaltar que a região é bem servida pelo transporte público, facilitando o acesso a outras partes da cidade, inclusive ao lado asiático, o qual pode ser alcançado em menos de uma hora a partir do porto.

Pontos turísticos: Mixer Art Gallery, SALT (antigo banco otomano), Mesquita Yeralti Camii, Mesquita Nusretiye, Bankalar Caddesi, Ponte de Gálata,Escadaria de Camondo e Kilic Ali Pasa Hamam, um dos banhos turcos mais antigos do país.

Onde ficar em Istambul no bairro Karakoy

Gálata

Torre de Gálata, um dos principais pontos turísticos de Istambul, Turquia
Torre de Gálata, um dos principais pontos turísticos de Istambul, Turquia. Créditos: Selim Çetin / Fonte: Pexels

Há quem classifique Gálata e Karakoy como um único bairro, entretanto, são lugares distintos. Gálata, localizado na parte alta do distrito de Beyoglu, possui uma aparência de cidade cenográfica. Isso se deve à sua icônica torre medieval, às ruas de pedra e aos edifícios neoclássicos. Além disso, o visual se torna ainda mais charmoso durante o pôr-do-sol, que podemos apreciar aqui de camarote.

Diversas culturas e civilizações habitaram Gálata ao longo dos séculos, o que torna essa área uma das melhores opções de hospedagem em Istambul, graças à sua rica diversidade. Aqui, você encontrará uma enorme variedade de lojas legais, bares despojados, restaurantes informais e boates onde as noites parecem não ter fim. Além disso, é possível encontrar hotéis bem localizados para sua estadia.

De resto, é importante mencionar que as ladeiras são o único ponto desfavorável. Se você estiver viajando com malas pesadas, crianças pequenas ou pessoas com dificuldade de locomoção, ficar aqui pode não ser uma boa escolha. Apesar disso, vale ressaltar que há um funicular que conecta Gálata à parte baixa de Istambul, o que pode facilitar o acesso para aqueles que precisam de uma alternativa mais conveniente.

Pontos turísticos: Torre de Gálata, Museu Galata Mevlevi (vá durante a apresentação dos Dervixes Rodopiantes), Museus dos Judeus Turcos, Igreja de Santo Antônio de Pádua, Escadaria de Camondo e Türk Telekom Arena.

Onde ficar em Istambul no bairro Gálata

Veja onde se hospedar em um dos melhores bairros de istambul.

Besiktas

Palácio Dolmabahçe, Besiktas, Istambul, Turquia
Palácio Dolmabahçe, Besiktas, Istambul, Turquia. Créditos: Kayra Sercan / Fonte: Unsplash

Afastado dos pontos turísticos mais emblemáticos, Besiktas é uma ótima opção para quem procura onde ficar em Istambul junto aos moradores locais e deseja descobrir lugares pouco explorados.

Apesar de estar distante das principais atrações, o distrito é seguro e bem conectado às outras áreas. Além disso, conta com um importante terminal de ônibus e um porto de onde saem os barcos para o lado asiático.

Vale ressaltar que Besiktas é o principal centro financeiro da Turquia e uma das áreas mais importantes de Istambul devido às suas universidades, construções históricas e zona de comércio. Portanto, se você estiver em busca de uma perspectiva diferente para explorar a cidade, essa é uma excelente escolha.

Pontos turísticos: Palácio Dolmabahçe, Palácio de Yıldız, Palácio de Ciragan, Palácio Ihlamur, Mesquita de Bebek, Ponte Fatih Sultan Mehmet, Museu Naval de Istambul e Estádio Besiktas JK (Vodafone Park).

Onde ficar em Istambul no bairro Besiktas

Balat

Balat, bairro seguro para se hospedar em Istambul

Localizado na margem sul do Corno de Ouro, Balat é um bairro antigo de grande importância histórica, sendo inclusive protegido pela UNESCO. Além disso, vale ressaltar que foi o lar de uma das primeiras comunidades judaicas da cidade, estabelecida há mais de 2.000 anos.

Atualmente, Balat tem se tornado um destino favorito para fotógrafos, modelos e influencers, graças às suas encantadoras construções coloridas e instalações artísticas. Ao percorrer suas ruas históricas, é possível encontrar mercados animados, lojas vintage, galerias de arte e ateliês de cerâmica.

No mais, escolher Balat como local de hospedagem em Istambul é uma excelente opção para aqueles que desejam escapar do agito turístico e vivenciar uma verdadeira imersão cultural, acompanhando o cotidiano dos habitantes locais.

Pontos turísticos: Colégio Ortodoxo Grego Phanar, Igreja Búlgara de Santo Estêvão, Igreja de São Salvador em Chora (uma das mais belas da época bizantina), Igreja de Santa Maria dos Mongóis, Mesquita Yavuz Selim, Sinagoga Ahrida e Sinagoga de Yanbol.

Onde ficar em Istambul no bairro Balat

Onde NÃO se hospedar em Istambul

Assim como em qualquer cidade grande, Istambul também possui áreas com alto índice de criminalidade, que devem ser evitadas a todo custo.

A saber, os bairros perigosos de Istambul são: Kadirga, Aksaray, Gedik Paşa, Tarlabaşi, Kasimpaşa, Sultanbeyli, Sarigol, Gülsuyu, Dolapdére, Hacıhüsrev, Bagcilar, Kuştepe, Sehit Muhtar, Kamer Hatun e Kocatepe.

A lista é grande, né? Por isso, em se tratando de onde ficar em Istambul, é melhor seguir as nossas recomendações e escolher alguns dos hotéis e hostels indicados neste artigo.

Outras opções de hospedagem em Istambul

Mostramos neste post uma lista com os melhores hotéis de Istambul, em bairros seguros, bem abastecidos pelo transporte público e localizados estrategicamente próximo aos pontos turísticos. No entanto, a cada dia surgem novos estabelecimentos, que você pode conhecer através do Booking e Hostelworld.

Você também pode utilizar o mapa para encontrar hospedagem nos melhores bairros de Istambul. Basta segurar e arrastar o cursor.

Aproveite para ver o que fazer em Istambul e selecionar os pontos turísticos do seu interesse.

Booking.com

Seguro viagem para a Turquia

O seguro viagem não é mais obrigatório na Turquia, mas como você sabe, ele é exigido na imigração dos países que fazem parte do Tratado de Schengen.

Além de tratamento médico-hospitalar, o seguro também garante cobertura odontológica e farmacêutica, indenização em casos de invalidez permanente por acidente ou morte e traslado do corpo. Também oferece assistência em problemas mais simples, como desvio de bagagem e perda de documentos e cartões.

Use os nossos cupons de descontos e economize!

VOUDE28

Esse cupom dá direito a 28% de desconto.

  1. Acesse a página da Seguros Promo
  2. Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
  3. Selecione a apólice
  4. Utilize o cupom na etapa de pagamento

Cupom temporário válido até 30/11/2024

Osmar Sexto

Formado em Ciência da Computação, ex-analista de sistemas e jogador profissional de poker desde 2013, vai levando a vida rodeado por músicas, esportes, jogos, séries e viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo