Istambul tem se tornado um destino muito requisitado pelos turistas. É a maior cidade da Turquia – com mais de 15 milhões de habitantes – e uma das maiores da Europa. Além disso, possui a particularidade de ser a única cidade a ocupar dois continentes: Europa e Ásia. Por ser um ótimo destino de férias, é muito importante nos dedicarmos ao planejamento de onde ficar em Istambul.

Istambul foi a capital de diversos impérios poderosos. Em 330 D.C, era a capital do Império Romano e chamava Nova Roma. Pouco tempo depois virou a famosa Constantinopla, tornando-se uma das cidades mais importantes do mundo. A parte oriental do Império Romano virou o Império Bizantino e Constantinopla permaneceu sendo sua capital.

Quando os turcos otomanos tomaram Constantinopla (em 1453 D.C.), passou a ser a capital do Império Otomano. Foi nesse período que a cidade passou a se chamar Istambul. Curiosidade à parte, ao contrário do que muitas pessoas acham, a capital da Turquia é Ancara, e não Istambul.

Hoje, além de dar opções de onde se hospedar em Istambul, vou falar também sobre os principais bairros da cidade. Você saberá quais são os pontos fortes e fracos dos bairros mais procurados e os pontos turísticos e passeios próximos de cada um. Além disso, vou listar opções de hotéis e albergues em cada um dos bairros, para que você consiga aproveitar ao máximo a sua viagem por lá.

Onde ficar em Istambul

Como já foi dito acima, Istambul é a única cidade que faz parte tanto do continente europeu quanto do asiático. Essa separação se dá pelo Estreito de Bósforo, que liga o mar da Mármara ao mar Negro. No entanto, o próprio lado europeu da cidade também é “dividido”. O responsável por isso é o Chifre de Ouro, um braço de mar que divide a Istambul histórica da moderna.

Para transitar entre essas duas Istambul contrastantes, basta cruzar a Ponte Gálata. Para se chegar do lado asiático, há um ferry próximo da Ponte Gálata de onde saem cerca de 3 barcos por hora. Os bilhetes podem ser adquiridos no próprio píer, através das máquinas. O trajeto dura cerca de 20 minutos.

O texto apresentará tanto os bairros mais centrais, históricos e próximos aos principais pontos turísticos quanto alguns bairros mais alternativos e modernos. Esses últimos, mesmo que um pouco mais distantes, são muito bem conectados com toda a cidade através do transporte urbano. Então, caso você se hospede um pouco afastado da parte central/histórica da cidade, saiba que é bem tranquilo de chegar até lá através do transporte público.

Sultanahmet

Santa Sofia (Hagia Sophia), Istambul, Turquia
Santa Sofia (Hagia Sophia), Istambul, Turquia. Créditos: Adli Wahid / Fonte: Unsplash

Cercado pelas muralhas da Cidade Velha e banhado pelo Mar de Mármara, Sultanahmet ainda guarda resquícios do que um dia foi Constantinopla. Fica no lado europeu e é considerado o coração do turismo da cidade, já que aqui estão concentrados igrejas, mesquitas, palácios e museus, assim como restaurantes renomados e os melhores hotéis de Istambul.

Sultanahmet é a melhor localização para quem está visitando a cidade pela primeira vez e busca onde ficar a uma curta distância das principais atrações. É um bairro muito interessante também para fotógrafos, uma vez que sua arquitetura magnífica renderá fotos memoráveis. Seu único aspecto negativo são os preços inflacionados, dado a localização privilegiada no Centro Histórico.

Pontos turísticos: Mesquita Azul, Santa Sofia, Cisterna da Basílica, Palácio de Topkapi, Grande Bazar, Hipódromo Bizantino, Fonte do Sultão Ahmed III, Cisterna de Filoxeno, Museu de Arte Turca e Islâmica e Museus Arqueológicos de Istambul.

Onde ficar em Sultanahmet:

Hotéis:

Albergues:

✈️ Alerta de passagens baratas!

Para encontrar promoções de passagens aéreas para Istambul e ficar por dentro da época mais barata para viajar, recomendamos que você crie um alerta no site Kayak ou verifique o calendário da seção Quando Viajar da Viajanet.
Criar alerta

Beyoglu

Beyoglu, distrito com boas opções de hotéis em Istambul
Beyoglu, distrito com boas opções de hotéis em Istambul. Créditos: Damla Özkan / Fonte: Unsplash

Atravessando o Corno de Ouro, mas ainda no lado europeu, chegamos ao distrito de Beyoglu. Se você busca onde ficar em Istambul gastando pouco, esse é o lugar certo. Beyoglu é um distrito cosmopolita, animado e moderno, com vida noturna pulsante, exatamente o oposto de Sultanahmet. É considerado o centro de entretenimento de Istambul, uma vez que dispõe de inúmeros bares, pubs, restaurantes, cafés, cinemas e teatros. 

Para quem escolhe ficar em Beyoglu, a dica é reservar hospedagem próxima à Praça Taksim e a Avenida Istiklal, onde há maior oferta de serviços e transportes. Para chegar aos pontos turísticos do centro histórico, basta se deslocar por alguns minutos usando o bonde e o funicular, mas também há outras tantas atrações que podem ser visitadas a pé. 

Pontos turísticos: Torre de Gálata, Praça Taksim, Avenida Istiklal, Museu de Pera, Museu da Pintura e Escultura, Museu de Arte Moderna de Istambul, Sinagoga Neve Shalom e Miniatürk, Çiçek Pasajı (também conhecida como “Cité de Péra”).

Onde ficar em Beyoglu:

Hotéis:

Albergues:

Karakoy

Karakoy, uma boa opção de onde ficar em Istambul
Karakoy, uma boa opção de onde ficar em Istambul. Créditos: Samet Kurtkus / Fonte: Unsplash

Karaköy é um bairro pertencente ao distrito de Beyoglu. Por sua localização estratégica ao norte do Corno de Ouro, tornou-se um importante centro comercial e portuário de Constantinopla, no século 13. Do período Bizantino ainda restam várias construções, que atualmente se somam a outras construções características dos povos que chegaram ao local fugindo de guerras e perseguições religiosas, deixando por aqui marcas arquitetônicas e culturais. 

Após a queda do Império Otomano, no início do século passado, a região sofreu com o abandono, até que no início dos anos 2000 um projeto de reocupação começou a ser colocado em prática. O Museu de Arte Moderna, inaugurado nas antigas docas, deu vida novamente ao bairro, transformando-o em um dos centros culturais e artísticos da cidade.

Atualmente esta é uma das melhores localizações para se hospedar em Istambul, com ruas seguras, renovadas pela arte urbana, com cafés descolados, coworkings, ateliês e galerias de arte, além de ótimos hotéis e hostels. A região é bem abastecida pelo transporte público e para chegar ao lado asiático gasta-se menos de uma hora a partir do porto.

Pontos turísticos: Mixer Art Gallery, SALT (antigo banco otomano), Mesquita Yeralti Camii, Mesquita Nusretiye, Bankalar Caddesi, Ponte de Gálata,Escadaria de Camondo e Kilic Ali Pasa Hamam, um dos banhos turcos mais antigos do país.

Onde ficar em Karakoy:

Hotéis:

Albergue:

Gálata

Torre de Gálata, um dos principais pontos turísticos de Istambul, Turquia
Torre de Gálata, um dos principais pontos turísticos de Istambul, Turquia. Créditos: Selim Çetin / Fonte: Pexels

Há quem classifique Gálata e Karakoy com um único bairro, mas são lugares distintos. Gálata fica na parte alta do distrito de Beyoglu e tem cara de cidade cenográfica, graças à sua icônica torre medieval, às ruas de pedra e edifícios neoclássicos. O visual fica ainda mais charmoso durante o pôr-do-sol, que aqui assistimos de camarote.

Diferentes culturas e civilizações habitam Gálata há séculos, tornando essa área uma das melhores para se hospedar em Istambul, graças à sua diversidade. Aqui você encontrará uma enorme variedade de lojas legais, bares despojados, restaurantes informais, boates onde as noites não têm fim e, claro, hotéis bem localizados. 

O único ponto desfavorável são as ladeiras. Se você estiver viajando com malas pesadas, crianças pequenas ou pessoas com dificuldade de locomoção, ficar aqui pode não ser uma boa escolha, embora haja um funicular que conecta Gálata à parte baixa de Istambul.

Pontos turísticos: Torre de Gálata, Museu Galata Mevlevi (vá durante a apresentação dos Dervixes Rodopiantes), Museus dos Judeus Turcos, Igreja de Santo Antônio de Pádua, Escadaria de Camondo e Türk Telekom Arena.

Onde ficar em Gálata:

Hotéis:

❤️ Seguro viagem obrigatório

A Turquia está na lista de países que exigem o seguro viagem e uma apólice pode ser exigida pelo agente de imigração.
Além de tratamento médico-hospitalar, o seguro também garante cobertura odontológica e farmacêutica, indenização em casos de invalidez permanente por acidente ou morte e traslado do corpo. Também oferece assistência em problemas mais simples, como desvio de bagagem e perda de documentos e cartões. Use os nossos cupons de descontos e economize!
Fazer cotação de seguro viagem com desconto

Besiktas

Palácio Dolmabahçe, Besiktas, Istambul, Turquia
Palácio Dolmabahçe, Besiktas, Istambul, Turquia. Créditos: Kayra Sercan/ Fonte: Unsplash

Afastado dos pontos turísticos mais emblemáticos, Besiktas é uma boa opção para quem procura onde ficar em Istambul junto aos moradores locais e descobrir lugares pouco explorados.

Embora esteja distante das principais atrações, o distrito é seguro e bem conectado às outras áreas, tendo inclusive um importante terminal de ônibus e um porto de onde saem os barcos para o lado asiático. Besiktas é o principal centro financeiro da Turquia e uma das áreas mais importantes de Istambul devido às suas universidades, construções históricas e zona de comércio. Fique aqui se você quiser conhecer a cidade sob uma outra perspectiva. 

Pontos turísticos: Palácio Dolmabahçe, Palácio de Yıldız, Palácio de Ciragan, Palácio Ihlamur, Mesquita de Bebek, Ponte Fatih Sultan Mehmet, Museu Naval de Istambul e Estádio Besiktas JK (Vodafone Park).

Onde ficar em Besiktas

Hotéis:

Albergue:

Balat

Balat, bairro seguro para se hospedar em Istambul
Balat, bairro seguro para se hospedar em Istambul. Créditos: Damla Karacabay / Fonte: Shutterstock

Localizado na margem sul do Corno de Ouro, Balat é um antigo bairro grego e armênio, protegido pela UNESCO. Foi também o lar de uma das primeiras comunidades judaicas da cidade, fundada há mais de 2.000 anos. 

A região vem se tornando a favorita de fotógrafos, modelos e influencers graças às suas construções coloridas e instalações artísticas. Nas ruas históricas você vai encontrar mercados, lojas vintage, galerias de arte e ateliês de cerâmica. Balat é uma ótima opção para quem busca onde ficar em Istambul fora do burburinho turístico para viver uma imersão cultural, acompanhando o dia a dia dos turcos que vivem nessa área. 

Pontos turísticos: Colégio Ortodoxo Grego Phanar, Igreja Búlgara de Santo Estêvão, Igreja de São Salvador em Chora (uma das mais belas da época bizantina), Igreja de Santa Maria dos Mongóis, Mesquita Yavuz Selim, Sinagoga Ahrida e Sinagoga de Yanbol.

Onde ficar em Balat

Hotéis:

Outras opções de hospedagens em Istambul

Neste post trouxemos algumas opções de hospedagens em Istambul baseadas em critérios como localização, segurança e mobilidade, mas você pode verificar outras inúmeras opções no Booking, Hostelworld e Airbnb. Deixamos um desconto de presente para você usar com hospedagens ou passeios oferecidos pela plataforma.

Airbnb
giseler55
Cupom que dá direito a até R$200 para sua primeira viagem Ver todos os cupons Enviar por e-mail

Como utilizar este cupom
  1. Acesse o convite clicando aqui
  2. Cadastre-se na plataforma a partir do link
  3. Siga as instruções e restrições do convite presentes na página do Airbnb

Informe abaixo seu e-mail para receber este cupom em sua caixa postal. Ele não será armazenado, nem utilizado para enviar campanhas de marketing.
Osmar Sexto
Formado em Ciência da Computação, ex-analista de sistemas e jogador profissional de poker desde 2013, vai levando a vida rodeado por músicas, esportes, jogos, séries e viagens. Ver mais artigos de Osmar Sexto Créditos da imagem de capa: Svetlana Gumerova / Fonte: Unsplash
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *