Viajei Bonito

Planejamento de viagens e nomadismo digital

15 melhores lugares para viajar em fevereiro no Brasil

Conheça os melhores lugares para viajar em fevereiro no Brasil para aproveitar os dias de calor intenso e curtir o Carnaval, mesmo sem folia. 

Embora ainda seja considerado período de alta temporada, no período que precede há uma pequena baixa no fluxo de turistas, o que possibilita encontrar hotéis e passeios com preços melhores, além de lugares mais vazios, sem as superlotações típicas dos meses de férias.

Voltando ao assunto, a você que se pergunta para onde viajar em fevereiro no Brasil, este artigo apresenta sugestões de praias, passeios culturais e destinos mais isolados. Escolha o que tem mais a ver com o seu estado de espírito atual e caia na estrada!

As piscinas naturais e praias paradisíacas renderam à Península de Maraú o apelido de “Polinésia Baiana”. Se o seu objetivo for viajar no mês de fevereiro para um destino (ainda) pouco movimentado e rico em belezas naturais, este é o lugar ideal.

Programe-se para assistir ao pôr-do-sol esplendoroso na praia da Ponta do Mutá e fique por ali mesmo para aproveitar a noite nos barzinhos locais, sempre muito animados com diferentes estilos musicais.

Outra atração relaxante é a praia de Taipu de Fora, com a maré baixa, forma piscinas naturais, perfeito para praticantes de mergulho. E se você ainda estiver disposto, faça um passeio de barco pela Baía de Camamu para conhecer cinco ilhas: Grande, Goió, Sapinho, Campinho e Pedra Furada.

No mais, se você quiser expandir os horizontes e conhecer as outras maravilhas que a Costa do Dendê tem a oferecer, recomendamos que você alugue um carro para ter mais autonomia e criar o próprio roteiro.

Temperatura média:26°C
Precipitação:97mm
Onde ficar: Butterfly House Bahia ou Akua Concept.

2. São Miguel dos Milagres – AL

Seguindo na mesma pegada de praias idílicas de águas mansas e cristalinas, São Miguel dos Milagres também é um dos melhores lugares para viajar em fevereiro no Brasil. A Praia de São Miguel dos Milagres é a que dá nome à região, logo, é a principal da cidade. Ela é rodeada por coqueiros, tem águas de tom esverdeado e lá você vai encontrar uma das melhores piscinas de águas naturais da Costa dos Corais.

Já a Praia do Marceneiro é quase deserta, perfeita para quem deseja fugir das multidões. É lá que fica a singela Capela dos Milagres. E para quem curte acomodações mais luxuosas, a Praia do Toque é a mais indicada. Sua beleza não perde para nenhuma das já mencionadas nesse tópico, por isso vale a pena conhecer. Dedique um tempo para conhecer o Santuário do Peixe-Boi às margens do rio Tatuamunha e incentivar o turismo de base comunitária.

Temperatura média: 26,4°C
Precipitação: 75mm
Onde ficar: Sitio Peixe do Mato ou Pousada Riacho dos Milagres

3. Recife – PE

A cidade de Recife é um dos melhores lugares para viajar em fevereiro, pois há muito o que fazer dentro da área urbana e nos seus arredores. Se você gosta de passeios históricos, irá adorar a parte antiga da cidade.

A Praça do Marco Zero, o Museu do Paço do Frevo e o Instituto Ricardo Brennand são lugares imperdíveis. E quando há Carnaval, as ruas são tomadas pelos icônicos bonecos gigantes, que você também pode ver na Embaixada de Pernambuco em qualquer época do ano.

Você também pode ler sobre o que fazer em Recife, com uma lista de 15 atrações imperdíveis. Aproveite para experimentar também bebidas e comidas típicas de Recife.

Algumas celebrações recorrentes no mês de fevereiro tornam a visita ainda mais especial:

  • Noite dos Tambores Silenciosos: acontece tradicionalmente no Pátio do Terço há mais de 50 anos. A festa celebra a ancestralidade negra e é uma das manifestações mais aguardadas do reinado de Momo. O auge da manifestação acontece quando os tambores param de tocar a meia noite, e no silêncio iniciam cerimônias e cânticos em homenagem a Iansã.
  • Caboclinhos: são grupos que resgatam a cultura indígena e se apresentam tradicionalmente durante as festas do carnaval de rua.
  • Maracatu de Baque Solto: trata-se de manifestações populares e religiosas que são compostas por dança, música e poesia.

Temperatura média: 26,8°C
Precipitação: 71mm
Onde ficar: Bugan Recife Hotel by Atlantica ou Hotel Atlante Plaza

4. Natal – RN

Uma das opções para viajar em fevereiro é a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, principalmente para quem curte muito calor. Um dos lugares a se visitar é o Morro do Careca, famoso por suas dunas e com areia branca onde você pode se divertir andando de buggy.

Além disso, conta com belas praias como a de Ponta Negra, Maracajaú, Genipabu, da Pipa e do Cotovelo.

Também é ponto turístico para quem curte o carnaval, pois o local fica cheio de atrações, com shows, blocos, desfiles de escola de samba, bandas frevo, muito folclore e baile de máscaras.

Temperatura média: 26,7°C
Precipitação: 110mm
Onde ficar: Wish Natal ou Aquaria Natal Hotel

Alugue um carro para viajar!

A melhor forma de explorar um novo destino, com liberdade total, é alugando um carro. Em muitos casos você poderá economizar, evitando despesas com traslados e deslocamentos em geral. Além disso, o veículo lhe dará autonomia para visitar lugares onde o transporte público não chega.

Nós usamos e recomendamos a Rentcars, plataforma que compara os preços entre as principais locadoras do país e ainda permite que você reserve gratuitamente, sem taxas de cancelamento. O pagamento é feito no momento da retirada e pode ser dividido em até 12x sem juros.

5. Cajueiro da Praia – PI

Que tal um lugar pouco conhecido para viajar em fevereiro no Brasil? Cajueiro da Praia é um povoado localizado em meio aos coqueirais e está na Rota das Emoções, nesse itinerário encontram-se outros 13 destinos incríveis que inclui os estados do Piauí, Maranhão e Ceará.

Cajueiro da Praia tem esse nome em referência ao – que dizem ser – maior pé de caju do mundo! Essa é a última praia do Piauí e está separada do Ceará pelo Rio Timonha. Quem se dispõe a quebrar o sedentarismo e percorrer a Trilha do Barbaço consegue ver de perto as pinturas rupestres dos sítios arqueológicos. uma ótima opção, os turistas podem contornar a praia do Cajueiro e conhecer os sítios arqueológicos e o pé de caju mais famoso por ser o maior do mundo que dá nome ao lugar.;

Em um raio de menos de 10 km você pode visitar as praias de Barrinha, Sardim, Itaim e Barra Grande, ideal para quem quer praticar esportes como o kitesurf. No vilarejo não há muitas opções de pousadas, o que é o ideal para quem busca por tranquilidade.

Temperatura média: 26,7°C
Precipitação: 169mm
Onde ficar: Pousada La Ilha ou Borogodó Ville

6. Marapanim - PA

Um dos lugares mais baratos para viajar em fevereiro é Marapanim, a terra do carimbó, um lugar singular e com raízes históricas. As praias mais conhecidas são Marudá e Crispim.

A praia de Marudá possui aproximadamente 1,5 Km de extensão e tem restaurantes especializados em frutos do mar. Já a praia de Crispim é destino certo para quem busca tranquilidade, pois se localiza em uma área de proteção ambiental. As piscinas naturais que se formam na maré baixa são ótimas para quem viaja com crianças.

Na Vila de Camará, a Praia do Lambe é o lugar certo para quem gosta de algo mais deserto. Quando a maré está alta se torna uma espécie de ilha, onde antes servia de apoio para pescadores e somente moradores locais frequentam. Hoje é uma ótima pedida para passeios turísticos!

Temperatura média: 25,4°C
Precipitação: 334mm
Onde ficar: Pousada Santa Bárbara

7. Boa Vista – RR

Boa Vista oferece muitas opções de lazer e é uma ótima opção para viajar em fevereiro fora do circuito turístico tradicional. Nos seus arredores há muitos parques, rios e praias de água doce para conhecer, além das atrações históricas.

A orla Taumanan é uma faixa que se estende às margens do Rio Branco e leva a um belo mirante para curtir a paisagem. No entorno da orla também há restaurantes e bares para aproveitar enquanto curte as atrações musicais que há no lugar.

Para conhecer um pouco mais da história do estado, você pode ir ao Monumento aos Pioneiros, na Matriz de Nossa Senhora do Carmo, uma das igrejas mais importantes da região. Outro lugar para se conhecer é a Prelazia, uma construção bastante significativa.

O Centro Cívico é o lugar mais movimentado da cidade, nesse ponto turístico se encontram alguns outros muito importantes como: Monumento ao Garimpeiro e o Palácio do Governo.No mais, não vá embora antes de passar no Mercado Municipal São Francisco para experimentar os pratos típicos da região e as frutas originárias da Floresta Amazônica. Muitos gringos dariam tudo para experimentar essas iguarias!

Temperatura média: 28°C
Precipitação: 35mm
Onde ficar: Aipana Plaza Hotel ou Uiramutam Palace Hotel

8. Tangará da Serra – MT

Se você não mora na região Centro-Oeste e nem é adepto de esportes radicais, é provável que nunca tenha ouvido falar de Tangará da Serra, que fica a cerca de 260 km de Cuiabá, capital do Mato Grosso.

A paisagem é marcada por cachoeiras grandiosas, corredeiras, grutas e paredões rochosos, possibilitando a prática de várias modalidades de esportes de aventura, como: rafting, canoagem, rapel e escalada. Quem tiver preparo físico também pode percorrer trilhas em meio à mata, mas sempre acompanhado de um guia local.

Tangará da Serra também tem opções para quem não é adepto a nenhuma modalidade esportiva. O etnoturismo indígena é o forte da região e com um pouco de sorte você poderá participar de apresentações culturais e se inteirar sobre os costumes indígenas que resistem ao tempo e à globalização.

Se ao pesquisar para onde viajar em fevereiro você buscava encontrar um lugar para se desligar do mundo e viver experiências inigualáveis, Tangará da Serra pode ser uma excelente escolha!

Temperatura média: 25°C
Precipitação: 226mm
Onde ficar: Hotel Itatiaia

9. Caldas Novas – GO

Se ao invés de viajar em fevereiro para se isolar em destinos pouco conhecidos você preferir se divertir em um lugar adorado por pessoas de todas as idades, Caldas Novas não vai decepcioná-lo. A cidade é conhecida por suas águas termais e parques aquáticos com toboáguas e brinquedos de outro mundo. Entre os clubes mais procurados estão: Hot Park, DiRoma Acqua Park, Lagoa Termas Parque, Water Park e Clube Privê.

Além das deliciosas piscinas de água quente há muitas opções que valem a pena incluir no roteiro, como o Parque Estadual Serra de Caldas, para quem quer conhecer uma parte do Cerrado ainda preservado e fazer uma trilha e ao final se maravilhar com a Cachoeira Paredão, com queda d’água de 6 metros de altura.

Temperatura média: 25°C
Precipitação: 226mm
Onde ficar: Piazza DiRoma ou Hotel Morada do Sol

10. Aiuruoca – MG

Encravada na Serra da Mantiqueira, bem no Sul de Minas, Aiuruoca é uma cidade mística que conta com mais de 85 cachoeiras, algumas delas abertas ao público, outras em propriedades particulares. Impossível conhecer todas elas, mas dê uma atenção especial à Cachoeira dos Garcias, uma das mais imponentes da região.

Reserve um dia inteiro para passear no Vale do Matutu, nadar no Poço das Fadas, almoçar no restaurante da Tia Iraci e passar um tempo em silêncio, longe dos aparelhos eletrônicos, apenas contemplando a natureza e a vista do Pico do Papagaio, um paredão com mais de 2100 metros de altura.

E por falar nele, a trilha do Pico do Papagaio tem cerca de 15 km (ida e volta) e exige bom condicionamento físico. São 4 horas para ir e 3 horas e meia para voltar, além do tempo para descansar lá em cima. Quem se dispor a encarar o desafio será recompensado com uma vista fantástica e banhos revigorantes de cachoeira. Contrate um guia, assim você movimenta a economia local e não corre o risco de se perder pelo caminho.

Temperatura média: 20°C
Precipitação: 201mm
Onde ficar: Pousada Paraíso dos Tucanos ou Chalé Solar no Matutu

11. Angra dos Reis – RJ

Para quem gosta de viajar em fevereiro no Brasil para curtir o Carnaval, em tempos normais (em uma realidade sem o coronavírus) mais de 60 blocos tomam as ruas de Angra dos Reis faça chuva ou faça sol. Mas se o objetivo for fugir da folia, dá para fazer passeios de barco com direito a mergulho para avistar a rica fauna marinha da Costa Verde.

Entre as principais praias de Angra, não podemos deixar de citar a Praia da Figueira, a Praia de Tanguá, a Praia do Lagarto, Praia do Dentista, Amendoeiras e Ponta da Piedade, sendo as três últimas localizadas na Ilha da Gipóia.

Se tiver mais que um fim de semana, acrescente a Ilha Grande ao roteiro e faça um passeio de barco para conhecer o maior número de praias que puder. Elas são paradisíacas, dignas de produções cinematográficas!

Temperatura média: 24°C
Precipitação: 219mm
Onde ficar: Pousada Mestre Augusto ou Pousada e Mergulho Jamanta

12. Cunha – SP

Bem na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo encontra-se a cidade de Cunha, que com um pouco de programação pode ser um dos lugares mais baratos para viajar em fevereiro no Brasil.

Cunha é pequena, mas é versátil. Seus atrativos se espalham ao longo da estrada Cunha-Paraty, com cachoeiras e mirantes belíssimos, como a Pedra da Macela. Mas se der bobeira, você perde o ponto de parada e já era, vai ter que andar bastante para fazer o retorno. Falando nisso, alugar um carro é primordial caso você não tenha um, pois não há ônibus urbanos que levem aos atrativos. Uber também é uma invenção que ainda não chegou à cidade.

O principal ponto turístico de Cunha é o Lavandário e há inclusive quem faça um bate e volta na cidade apenas para isso. Se você estiver lendo este texto com atenção, vai descobrir que o Contemplário é mais bonito e menos concorrido, logo, suas fotos ficarão muito melhores. Restaurantes também existem aos montes. Mas não são apenas restaurantes, são experiências que estimulam todos os sentidos. Programe-se para chegar por volta das 11h30 no Olivário e em outro dia no Canto das Cachoeiras. São os melhores!

Temperatura média: 21,5°C
Precipitação: 186mm
Onde ficar: Reino Solar ou Pousada Vila Rica. Veja também outras opções de pousadas baratas em Cunha.

13. Foz do Iguaçu – PR

Foz de Iguaçu é um dos melhrores lugares para viajar em fevereiro porque os dias de sol são predominantes, favorecendo passeios ao ar livre.

Conhecer a Tríplice Fronteira e ter a oportunidade de ir de ônibus à Argentina ou ao Paraguai é apenas um dos motivos para ir a Foz, mas o grande cartão-postal sem dúvidas são as Cataratas do Iguaçu. Para se ter uma ideia, o complexo é formado por 275 quedas d’água que chegam a até 82m de altura e vazão de 1,3 milhão de litros por segundo, em média.

A Usina Hidrelétrica de Itaipu é um empreendimento binacional desenvolvido pelo Brasil e Paraguai com partes abertas ao público. Durante a visita você irá conhecer os principais pontos do reservatório de abastecimento, tudo acompanhado por guias turísticos.

Esses são apenas alguns dos principais pontos turísticos, mas ainda há muito o que fazer em Foz do Iguaçu. Programe-se com antecedência para não se arrepender mais tarde.

Temperatura média: 26,2°C
Precipitação: 158mm
Onde ficar: Selina Foz ou Hotel das Cataratas

14. Balneário Camboriú - SC

Balneário Camboriú é um dos pontos turísticos mais badalados de Santa Catarina, principalmente no verão, quando suas areias são tomadas por turistas de todo o país e a vida noturna fica ainda mais agitada.

Entre as praias mais amadas pelos viajantes, podemos mencionar a Praia do Estaleiro e a do Estaleirinho, cercadas por costões de pedra e vegetação nativa, a Praia dos Amores, que é uma das favoritas dos surfistas devido às boas ondas e a Praia do Pinho, que é a primeira praia naturalista oficial de todo o Brasil.

Para se divertir, visite o Parque Unipraias, que tem um teleférico ligando duas praias e se pode ver toda a paisagem da região. E para aproveitar as férias em família, desloque-se por 40 km até o Beto Carrero World, o maior parque temático da América Latina.

Temperatura média: 25°C
Precipitação: 205mm
Onde ficar: Rizzu Marina Hotel ou Hotel Blumenau

15. Torres – RS

A cidade de Torres, no Rio Grande do Sul, é dona de belas praias e tem seu litoral recortado por falésias de basalto, um cenário incrível!

O Parque da Guarita que tem como principal atração as torres sul e a do meio e a Praia da Guarita. O Morro do Farol fica fora do parque e de lá dá para ver a Praia da Cal, Praia Grande, Prainha e Morro do Meio.

Ou você pode querer dar uma volta de barco até a Ilha dos Lobos, unidade de conservação que atua como refúgio dos lobos e leões marinhos, devido a isso não é permitido o desembarque e nem atividades de pesca ou práticas esportivas. Leia mais sobre o que fazer em Torres no blog parceiro Latitude Infinita.

Temperatura média: 24°C
Precipitação: 163mm
Onde ficar: Dunas Praia Hotel ou Aruá Pousada Boutique

Antes de continuar a leitura, que tal ver as nossas fotos no Instagram?

Outros lugares para viajar em fevereiro no Brasil

Neste país de proporções continentais, existem muitos outros lugares para viajar em fevereiro. Nós selecionamos 15 cidades englobando todas as regiões do país, mas você pode conhecer outros destinos nacionais para visitar em qualquer época do ano.

Para a sua tranquilidade, contrate o seguro viagem nacional, que custa menos de R$ 5 por dia e cobre consultas, exames e internações nos melhores hospitais do país, assim você estará protegido para se entregar a qualquer aventura.

VOUDE28

Esse cupom dá direito a 28% de desconto.

  1. Acesse a página da Seguros Promo
  2. Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
  3. Selecione a apólice
  4. Utilize o cupom na etapa de pagamento

Cupom temporário válido até 30/11/2024

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

10 pensou em “15 melhores lugares para viajar em fevereiro no Brasil

  1. Quantos ótimos destinos para escolher para viajar em fevereiro! Desses listados eu tenho muita vontade de conhecer Torres.Aquelas formações rochosas são lindíssimas, não é mesmo?

  2. Adorei as dicas de lugares para viajar. Fevereiro sem dúvidas é uma época excelente para se programar para tirar um descanso das festas de início de ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo