Viajei Bonito

Planejamento de viagens e nomadismo digital

Agistri: uma ilha grega deserta e paradisíaca

Se lembra daqueles caderninhos de perguntas da escola? Sempre rolava a clássica pergunta: “quem você levaria para uma ilha deserta?”. Eu tive a sorte de conhecer uma das ilhas paradisíacas e pouco frequentadas da Grécia e, pasmem, não levei ninguém.

Trata-se da pequena ilha de Agistri, pouco povoada e desconhecida por parte dos turistas. Eu mesma fui parar ali por engano. Estava indo para Egina, a maior ilha do Golfo Sarônico, mas desci no porto errado e acabei ficando com uma praia inteira praticamente só para mim, em pleno dia de verão. Nenhum outro plano meticulosamente elaborado seria tão relaxante quanto ficar ali, deitada frente na beira daquele mar calmo e cristalino. De longe só se via uma imensidão colorida de azul turquesa.

Vista ao desembarcar na ilha de Agistri, na Grécia.
Vista ao desembarcar na ilha de Agistri, na Grécia. Créditos: Gisele Rocha

O que fazer em Agistri

Antes de me jogar nas águas do Egeu, resolvi dar uma volta por aquele pequeno território. Não me espantou que eu fosse a única turista, pois a ilha abriga apenas 700 moradores e não há muitas atações para quem chega de fora. Aliás, nem precisa, só aquelas cores intensas do mar, da vegetação exuberante e das flores já são muito atrativas.

A primeira construção que vi me parecia muito familiar. Tinha formato arredondado, com as paredes pintadas de branco e o telhado azul. Muito parecida com as casas de Mikonos, outra ilha a quilômetros de onde estava. No caso, não se tratava de uma residência, mas da igreja de Agia Anargyri, tão diferente das basílicas luxuosas que encontrei pela Europa. Quis entrar para conhecê-la por dentro, mas estava fechada.

Agioi Anargyri, uma igreja simpática na ilha de Agistri, Grécia
Agioi Anargyri, uma igreja simpática na ilha de Agistri, Grécia. Créditos: Gisele Rocha

Eu poderia pegar um ônibus e dar uma volta para conhecer outros espaços, mas ao invés disso preferi, enfim, desfrutar do mar que naquele dia era todinho meu.

Praias de Agistri

Skala

[vb_gallery ids=”3945,3946″]

Não precisa andar muito para encontrar uma praia paradisíaca. Na mesma praia do porto, a Skala, é possível relaxar em uma das espreguiçadeiras ou correr para o mar. É o lugar perfeito para famílias com crianças e para pessoas que não sabem nadar, pois o mar é bem raso e sem ondas. Ali você encontra alguns restaurantes com pratos típicos e precinho bem camarada.

Megalochori

Megalochori, ou Mylos, é a capital da pequena ilha de Agistri, na Grécia.
Megalochori, ou Mylos, é a capital da pequena ilha de Agistri, na Grécia. Créditos: Juha / Fonte: Flickr

Megalochori é também conhecida pelo nome de Mylos (Milos) e fica na vila de mesmo nome, que é a capital de Agistri e, por isso, uma das praias mais movimentadas da ilha. Quando digo “mais movimentadas”, não está nem perto do que vemos nas praias brasileiras. Embora esteja entre as mais conhecidas e de fácil acesso, é um reduto de paz e calmaria.

Ótimo para quem quer um pouco de tranquilidade, mas não abre mão das comodidades como: sombrinhas, espreguiçadeiras e lanchonetes.

O cenário pitoresco do entorno é composto por casinhas brancas, pintadas com cal e telhas de barro. Há também uma espécie de museu com achados arqueológicos. Vale muito a pena visitar! Dá para chegar lá de ônibus saindo da praia de Skala.

 Chalikiada

[vb_gallery ids=”3942,3928,3929″]

É uma praia de difícil acesso e não há qualquer infraestrutura para turistas. Para chegar até lá é preciso pegar um ônibus até a vila de Limenaria e caminhar por uma bela floresta de coníferas e descer por um precipício, por isso é preciso estar atento. Pela privacidade que oferece, é o destino favorito dos naturalistas que frequentam a ilha.
Leve o que for beber e comer, pois não há qualquer restaurante por perto. Só não se esqueça de recolher o lixo depois.

Dragonera

[vb_gallery ids=”3932,3931,3930″]

Dragonera, oferece boa estrutura para os banhistas, com guarda-chuvas e espreguiçadeiras. Há restaurantes por perto e é possível chegar lá de ônibus, completando o percurso com uma caminhadinha curta.

Seria repetitivo dizer que ela é um pedaço de paraíso, então vou dizer que além da beleza exuberante, seu diferencial é ser uma praia de areia, enquanto a maioria é composta por cascalho.

Halikiada

[vb_gallery ids=”3959,3958″]

Uma das praias mais bonitas de Agistri, tomada pelos campistas que gostam de acampar à beira-mar. O acesso é feito através de trilha com nível mediano de dificuldade.

 Magiza

Um cenário cinematográfico, é assim que defino a praia de Magiza. Enquanto na praia de Skala encontrei umas 5 pessoas, nesta eu estava realmente sozinha, estirada na faixa de cascalho fino que envolve o mar azul turquesa. Enquanto as pedras massageavam as minhas costas, eu só ouvia o barulho das ondas e de alguns pássaros.

Para chegar lá basta percorrer 10 minutos de trilha saindo a partir do cemitério da cidade. É o lugar perfeito para quem quer ficar sozinho pensando na vida, mas não espere encontrar barraquinhas ou restaurantes por lá. Leve o que quiser consumir, mas não deixe lixo para trás.

Bariama

Bariama está próxima à praia de Magiza, a uns 15 minutos de trilha desde o cemitério. Prepare as canelas (e a câmera fotográfica) para caminhar entre as árvores exuberantes, não é necessário ser nenhum atleta para fazê-lo. Ao chegar lá, você poderá admirar o mar enquanto se protege do sol na sombra dos pinheiros.

Leve tudo que precisar, pois não há lojas e lanchonetes por perto.

Mareza

As águas profundas de Mareza são convidaticas a um mergulho. Agistri, na Grécia
As águas profundas de Mareza são convidaticas a um mergulho. Agistri, na Grécia. Créditos: Agistri Inn / Fonte: Flickr

É uma praia mais funda, própria para mergulho. O lugar também merece uma visita pela igreja à beira-mar, com uma bela cúpula dourada e maravilhosos afrescos. O acesso é fácil e pode ser feito de ônibus até a vila de Limenaria e uma leve caminhada até a praia.

Skliri

Skliri é o paraíso. Fica na ilha de Agistri, Grécia
Skliri é o paraíso. Fica na ilha de Agistri, Grécia. Créditos: agistriathensisland.com

É uma praia bem pequena, onde cabem menos de 20 pessoas. Para chegar lá é preciso caminhas por terrenos rochosos e inclinados. Pode ser perigoso, então não indico para pessoas que estejam sozinhas, muito menos para as que estão viajando com crianças.

Para os aventureiros, ao menos ali você não precisa se preocupar com a comida, pois existem restaurantes por perto.

Xekofti

Também muito boa para ir com crianças, pois se parece mais uma piscina natural. Fica na área de Megalochori, onde é fácil chegar de ônibus ou de barco.

 Aponisos

[vb_gallery ids=”3920,3921,3922″]

Mais uma praia espetacular, banhada pelo mar azul turquesa e cercada por coníferas que chegam bem perto do mar. Para chegar lá, pegue um ônibus saindo de Skala ou Megalochori, depois basta seguir uma trilha bem tranquila. Aponisos é um excelente lugar para nadar, graças às águas cristalinas. Aproveite também para comer alguns mariscos e beber ouzo enquanto admira a vista.

Ilhas

Agistri é cercada por outras ilhas ainda menores com cenários pitorescos. Você pode contratar um serviço de barco no porto de Skala e se transportar até lá.

Como chegar a Agistri

Banhistas se refrescando próximo ao porto de Skala. Agistri, Grécia
Banhistas se refrescando próximo ao porto de Skala. Agistri, Grécia. Créditos: Gisele Rocha

Ferries saem do porto Pireus, em Atenas, e em cerca de 1 hora chega ao porto Skala ou Milos, em Agistri. A mesma embarcação para na ilha de Egina, então fique atento.

Quanto custa ir a Agistri

Eu comprei as passagens no Pireus mesmo, horas antes de embarcar e me custaram em torno de €12, ida e volta. Esses valores são de agosto de 2012.

Os barcos saem praticamente de hora em hora, e recomendo que deixe para comprar no porto mesmo, pois as poucas empresas que vendem pela internet cobram mais caro.

Onde ficar em Agistri

Você pode fazer um bate-e-volta a Agistri a partir de Atenas ou, se quiser esticar o passeio para conhecer todas as praias, poderá escolher um dos poucos hotéis da ilha. Eu recomendo o [bookinglink id=”96684″ text=”Yianna Hotel”], que fica bem perto do porto Skala.

Oriente-se pelo mapa

[vb_gmap mid=”zFVZjv05Tca4.k5Bgc4FJSoCk”]

Veja outras fotos da ilha de Agistri, um paraíso perdido na Grécia:

[vb_gallery ids=”3923,3939,3937,3934,3927,3926,3938″]

Gostou? Então volto à pergunta inicial: quem você levaria para esta ilha deserta?

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo