As praias de nudismo mais bonitas do Brasil

No Brasil, a prática do nudismo vem ganhando espaço entre os mais jovens. Entretanto, continua sendo um tabu para muita gente, que vê com maus olhos o fato de pessoas compartilharem o mesmo espaço da maneira como vieram ao mundo.

A prática do nudismo (ou naturismo) não tem nada a ver com promiscuidade e exploração sexual. Existem regras a serem cumpridas e o que se prega é o respeito mútuo, para que todos possam entrar em contato íntimo com a natureza em harmonia e segurança.

Neste artigo, vou lhe mostrar 7 praias paradisíacas onde o nudismo é adotado para você largar o receio de lado e mergulhar de cabeça nessa experiência.

Região Sul

Praia do Pinho – Balneário Camboriú – SC

Praia do Pinho, a primeira praia de nudismo do Brasil.

Praia do Pinho, a primeira praia de nudismo oficial do Brasil. Créditos: Otávio Nogueira / Fonte: Flickr

A Praia do Pinho é primeira praia nudista oficial de todo o Brasil e considerada a mais bonita entre todas elas. O visual é exuberante, formado pelo mar cristalinos cercado por costões de pedra que são rigorosamente vigiados. Há uma área de adaptação onde os visitantes que ainda não praticam o naturalismo podem permanecer vestidos até se sentirem mais à vontade para despirem-se.

Embora esteja em um lugar mais isolado, possui boa infraestrutura turística, com restaurantes, bates, barracas, pousadas, campings e estacionamento.

Pedras Altas – Palhoça – SC

Pedras Altas, praia naturalista em Santa Catarina.

Pedras Altas, praia naturalista em Santa Catarina. Créditos: Gretel H / Fonte: TripAdvisor

Pedras Altas é indicada para famílias com crianças, pois o mar é manso, sem ondas fortes. O acesso é um pouco difícil e deve ser evitado em dias de chuva.

É fácil achar bares e restaurantes por ali e para quem quer hospedar-se no local, pode escolher entre pousadas e campings, alguns com estacionamento. A praia é equipada com chuveiros e banheiros, além de uma cozinha para os campistas.

Região Sudeste

Abricó – Rio de Janeiro – RJ

Praia de Abricó, a única que permite a prática do nudismo no Rio de Janeiro.

Praia de Abricó, a única que permite a prática do nudismo no Rio de Janeiro. Créditos: Barbara Eckstein / Fonte: Flickr

Está localizada na Cidade Maravilhosa, só que bem longe do reduto turístico. Para quem está no Centro ou na Zona Sul e pensa em visitá-la, prepare-se para longas horas de trânsito. A Praia de Abricó fica em Grumari, e é a única praia de nudismo oficial no Rio de Janeiro.

Olho de Boi – Búzios – RJ

Praia Olho de Boi, entre Búzios e Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro.

Praia Olho de Boi, entre Búzios e Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro. Créditos: Rodrigo Soldon Seguir / Fonte: Flickr

Esta é uma praia totalmente selvagem, sem nenhuma infraestrutura turística. A Olho de Boi está escondida entre os costões de pedras e pode ser considerada um pequeno pedaço de céu, devido à beleza do mar, limpo e tranquilo.

Por algum motivo, convencionou-se que ela é a melhor praia de nudismo para o público GLBT, apesar de considerar que todos devem ser respeitados em qualquer ambiente.

Para se chegar lá é necessário fazer a trilha que sai da Praia Brava, em Cabo Frio.

Barra Seca – Linhares – ES

Praia naturalista Barra Seca, no Espírito Santo.

Praia naturalista Barra Seca, no Espírito Santo. Créditos: TripAdvisor

Podemos dizer que esta é a praia mais preparada para receber os visitantes, embora não seja das mais bonitas. A ilha é equipada com chuveiros, banheiros e churrasqueira, mas é necessário levar a própria comida a ser preparada. Não há mercados por perto.

A Praia Seca possui 200 metros de extensão e o mar é bastante agitado. Para quem não sabe nadar, o ideal é curtir apenas a areia grossa, seja se bronzeando ou praticando esportes.

Siga nossa página no Facebook

Região Nordeste

Massarandupió – Entre Rios- BA

Praia de nudismo Massarandupió, na Bahia.

Praia de nudismo Massarandupió, na Bahia. Créditos: Fred Schinke / Fonte: Flickr

Um cenário paradisíaco na Costa dos Coqueiros, banhado pelas águas agitadas e cristalinas, emoldurado pelo verde. A Praia de Massarandupió é também área de proteção ambiental, pois ali ocorre a desova das tartarugas todos os anos.

Para chegar à praia, é necessário fazer uma caminhada de intensidade moderada pelas dunas. O trecho leva cerca de 20 minutos para ser percorrido, mas isso segura a privacidade dos banhistas. Cada passo vale a pena quando se leva em consideração o espetáculo natural a ser visto.

Tambaba – Conde – PB

Tambaba, um bela praia nudista na Paraíba.

Tambaba, um bela praia nudista na Paraíba. Créditos: Gisele Rocha

Tambaba foi a primeira praia liberada para o nudismo na região Nordeste. Embora tenha sido registrada apenas em 1989, a prática já acontecia desde muito tempo.

É indicada inclusive para famílias com crianças, já que o mar é calmo e as formações rochosas criaram piscinas naturais com águas levemente aquecidas. O lugar é cercado de árvores e falésias, mas a privacidade é reforçada com a separação das áreas: uma para casais e famílias, outra para homens desacompanhados. Há ainda uma terceira área isolada, onde os banhistas podem andar vestidos.

Para quem quiser se hospedar por ali, procure pelas pousadas. Em algumas delas, os hóspedes podem circular sem roupa.

Regras de conduta do nudismo

Siga o código de ética, sempre.

Siga o código de ética, sempre. Créditos: Fred Schinke / Fonte: Flickr

Não é porque todo mundo fica pelado que qualquer um pode chegar fazendo o que bem entende. O Nudismo é uma prática séria e para botar ordem nas coisas foi criada a Federação Brasileira de Naturismo, que estabeleceu algumas regras de conduta a serem adotadas em praias e clubes desse segmento.

  • É terminantemente proibido qualquer tipo de ato obsceno em áreas públicas ou qualquer atitude que possa deixar os outros praticantes constrangidos.
  • É vetado portar ou fazer uso de substâncias ilícitas.
  • Não é permitido sentar-se em lugares de uso comum sem proteção higiênica.

Cada ambiente nudista tem outras regras próprias e é fundamental parar para lê-las antes de qualquer coisa. No mais, use o bom senso.

Dicas de sobrevivência

Nas praias naturalistas, a nudez é bem vinda e respeitada.

Nas praias naturalistas, a nudez é bem vinda e respeitada. Créditos: Fred Schinke / Fonte: Flickr

  • Escolha praias filiadas à Federação Brasileira de Naturismo, pois alguns lugares que se dizem naturalistas são apenas espaços para algazarra e o risco de assédio não é baixo.
  • Nunca se esqueça de levar canga ou toalha de praia, porque não é nada agradável sentar com as “coisas” em contato direto com a areia.
  • Passe protetor solar em tudo! A pele lá embaixo é muito fina e acaba queimando muito mais depressa, então você pode imaginar o estrago. Minha dica é comprar protetor hipoalergênico, para evitar irritações.
  • Não deixe de aplicar repelente. Devido ao grave surto de zika vírus, é melhor estar sempre prevenido.
  • Tenha cuidado para onde olha. Se for pego secando uma pessoa, poderá arrumar problemas e até ser expulso do local.

Agora que você conhece as regras e viu que frequentar praias de nudismo não é coisa de gente depravada, já pode visitar aquela mais próxima de você.

Já foi a alguma? Conte-nos como foi através do espaço para comentários.

Prepare-se para sua viagem

Vai alugar um carro? Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOF. Veja como é simples fazer sua cotação e reservar um carro pela internet.

Mesmo sem a obrigatoriedade de contratar um seguro viagem ao viajar pelo Brasil, é altamente recomendável para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiro.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo. Créditos da imagem de capa: milegodoy / Fonte: Flickr
  • Denis Mendes

    Olho de boi.. sai da praia brava de buzios e nao de cabo frio.

  • Mariana Bueno

    Minha experiência mais próxima foi na Espanha, mas não era nudismo, era só topless. Acho o conceito interessante e adorei ler as regras de conduta (pra quem acha que é bagunça). E são praias lindas, né!

  • MARCIO

    Que interessante esse post. Não sabia que existiam praias de nudismo tão bonitas assim

  • Alexandra de Souza

    Que post interessante! De todas só conheço a do Abricó. Só tem praias lindas neste post. Parabéns.

  • Symone Dias

    São todas maravilhosas, mas não sei se um dia vou conhecer, pois acho que não consigo rssss…Já que para entrar tem que ser adepto ao nudismo né!

  • um post no mínimo bem interessante, conheço várias pessoas que já visitaram praias de nudismo, eu nunca consegui ir em uma, não sei se toparia, mas achei válido ver que no Brasil existem vários lugares para a prática!