Para te ajudar a decidir quais as melhores cidades para conhecer em Portugal, preparamos um artigo especial, contando os pontos fortes das principais cidades e dando algumas dicas imperdíveis para escolher a melhor hospedagem. 

Seja qual for a estação do ano em que viaja, Portugal reúne atrativos de cair o queixo. Para quem gosta de praias ou montanhas, cidades históricas ou modernas, tradição ou inovação: tem um pouquinho de tudo isso nas cidades lusitanas. 

Para ler em seguida

1 Lisboa

Onde ficar em Lisboa, Portugal
Onde ficar em Lisboa, Portugal. Créditos: TTstudio / Fonte: Flickr

É impossível não começar uma lista de cidades para conhecer em Portugal mencionando sua apaixonante capital, Lisboa.

Quem desembarca na cidade para iniciar um roteiro turístico pela região já pode ter, de cara, um gostinho do que é a essência do país: um mix de construções tradicionais e modernas, muita arte — seja nos muros ou nas ruas, com os artistas de vários cantos do mundo que fazem dali seus palcos —,  ruelas e becos floridos e suas calçadas de pedras. 

Para conhecer os principais pontos turísticos da capital, é importante separar no mínimo 3 dias de viagem. Assim, é possível dar um rolê completo e desfrutar de tudo o que torna Lisboa a cidade mais visitada de Portugal e uma das 100 mais visitadas do mundo. 

Entre os pontos turísticos, destacamos a Torre de Belém, o Teleférico do Parque das Nações (que, em cerca de 8 minutos de percurso, oferece uma vista estonteante de pontos imperdíveis da cidade), o Castelo de São Jorge, o Mosteiro dos Jerónimos, o Jardim Botânico D’Ajuda, o Miradouro das Amoreiras, os bairros Chiado e Alto (tradicionais redutos boêmios e lares de poetas, artistas de rua e intelectuais) e os museus (Calouste Gulbenkian, Museu Nacional de História Natural, Casa Fernando Pessoa, Casa das Histórias, Museu do Oriente, etc.). Descubra quanto custa viajar para Lisboa

Onde ficar em Lisboa? 

Confira nosso post com as melhores dicas de hospedagem em Lisboa: principais regiões, melhores hotéis e informações importantes para levar em conta antes de decidir onde ficar na cidade.

✈️ Alerta de promoção de passagens!

Para encontrar promoções de passagens aéreas para Portugal e ficar por dentro da época mais barata para viajar, basta criar um alerta no site Kayak ou verificar o calendário da seção Quando Viajar da Viajanet.
Criar alerta

2 Sintra

Palácio da Pena, Sintra, Portugal
Palácio da Pena, Sintra, Portugal. Créditos: Angel Torres / Fonte: Flickr

Distante um pouco menos de 30 quilômetros da capital, Sintra é uma das cidades que merece um bate-e-volta partindo de Lisboa. A bela cidade serrana guarda uma série de tesouros arquitetônicos, naturais e gastronômicos que fazem a visita valer a pena.

Não podem ficar de fora do roteiro visitas ao Palácio Nacional da Pena, Monserrate, Palácio Nacional de Queluz, a Quinta da Regaleira, o Castelo dos Mouros, Museu das Artes de Sintra, a Aldeia da Praia (com espaço para camping e um hostel), o Parque da Liberdade, o Chalet e Jardim Condessa d’Edla. Para quem curte uma aventura, o Quantum Park tem opções para dar e vender: é um dos maiores parques de trampolins da Europa, e possui mais de 3 mil m² com diversas atividades para todas as idades. 

Para quem é amante da natureza, as praias da Maçã, Ursa e Azenhas do Mar são as opções imperdíveis.

Onde se hospedar em Sintra

Por se tratar de um destino relativamente pequeno, a melhor dica é: busque uma hospedagem na região central! Assim, fica fácil se locomover para todos os pontos turísticos. Confira abaixo algumas dicas de hotéis e hostels na região: 

3 Coimbra

Coimbra, uma das cidades para conhecer em Portugal
Coimbra, uma das cidades para conhecer em Portugal. Créditos: Kirk K / Fonte: Flickr

Localizada na região central do país, Coimbra é uma das principais cidades para conhecer em Portugal. Construiu sua fama como uma região universitária (em razão dos milhares de estudantes que, a cada ano, iniciam seus ciclos na tradicional Universidade de Coimbra) e noturna, com resquícios de tradicionalismo histórico. 

No entanto, há mais para ver e viver na cidade. Por isso, uma estadia de 2 a 3 dias pode proporcionar uma série de boas memórias para guardar no coração e na câmera! 

A zona ribeirinha, o Convento de São Francisco, o Mosteiro de Santa Clara, o Jardim Botânico, o Museu Nacional Machado de Castro, os Arcos do Jardim (antigo aqueduto da cidade), a Praça da República e o parque de miniaturas Portugal dos Pequenitos não podem ficar de fora dos planos na cidade. Descubra quanto custa viajar para Coimbra

Onde ficar em Coimbra?

A região da Universidade de Coimbra é conhecida como “Alta”, e é um bom local para se hospedar, já que está no centro da cidade e permite alcançar diversos pontos turísticos a pé. A outra opção é a “baixa” de Coimbra; região onde se concentram o comércio e as casas mais antigas da cidade. É também uma opção a se considerar! Veja a seguir nossas dicas de hospedagem na cidade de Coimbra, considerando ambas as regiões:

4 Óbidos

Castelo de Óbidos, Portugal
Castelo de Óbidos, Portugal. Créditos: Jean-Michel Brunet / Fonte: Flickr

Óbidos é uma das cidades para visitar em Portugal com atmosfera medieval, daquelas que te transportam diretamente para filmes clássicos. Um bom passeio pelo local pode ser feito em um dia, motivo pelo qual é perfeitamente possível alinhar uma ida à cidade e a outros destinos no mesmo dia. 

A principal atração da cidade é o magnífico Castelo de Óbidos, construção datada do século XIII. Além disso, a cidade conta com uma muralha de 2km de extensão, por meio da qual é possível ter uma vista privilegiada de toda a cidade. 

Quem viaja a Óbidos também não pode deixar de conhecer a Livraria Santiago, a Matriz de Santa Maria, a Rua Direita, o Mercado Biológico, o Aqueduto e a Lagoa de Óbidos, a maior lagoa da península ibérica. 

Hospedagens em Óbidos

Quer algumas dicas de hospedagem na cidade medieval? Então confira a seguir: 

5 Guimarães

Parque da Penha, em Guimarães, uma das cidades para visitar em Portugal
Parque da Penha, em Guimarães, uma das cidades para visitar em Portugal. Créditos: dmitriymoroz / Fonte: iStock

Destino ainda pouco explorado pelos turistas que acabam se prendendo ao eixo Lisboa-Porto, Guimarães guarda uma série de surpresas a quem se dispõe a conhecê-la. 

Marcada por traços medievais, a cidade, construída por volta do século X, é tida como berço de Portugal, uma vez que, em suas terras, foi estabelecido o centro administrativo do condado Portucalense por D. Henrique. 

Seu Centro Histórico medieval, um dos mais bem preservados do país, está classificado como Património da Humanidade pela UNESCO, e é um destino imperdível no roteiro de quem visita a cidade.

Além disso, recomendamos a visita ao Castelo de Guimarães, ao Paço dos Duques de Bragança, o mosteiro e igreja de Nossa Senhora da Oliveira, o Parque da Penha, acessível de bondinho, o Largo da República do Brasil, entre outros. 

Onde ficar em Guimarães

Por ser a principal região turística da cidade, o Centro Histórico pode ser uma boa pedida na hora de decidir onde ficar em Guimarães. Veja abaixo algumas dicas de locais para ficar na região: 

6 Braga

Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga, Portugal
Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga, Portugal. Créditos: Angela Compagnone / Fonte: Unsplash

A cidade de Braga pode ser perfeitamente acoplada a Guimarães em uma visita de um dia. Por conta da proximidade entre as duas cidades, fica fácil visitá-las em uma só tacada. 

No ano de 2019, a cidade ganhou um motivo extra para ser incluída no roteiro dos viajantes: foi contemplada com o 2º lugar da lista “Melhor destino europeu 2019“, ficando atrás apenas de Budapeste

Entre os passeios recomendados, estão o Arco da Porta Nova, a Catedral de Braga (a mais antiga de Portugal), a Igreja de São Marcos, a Praça da República, o Theatro Circo, o Jardim de Santa Bárbara, o Mosteiro de Tibães, o Palácio do Raio e o Santuário do Bom Jesus do Monte.

Ah! Se você leu nossas recomendações e pensou que a cidade de Braga só é turística por seus pontos ligados à religiosidade, temos uma surpresa: a cidade é extremamente jovem, e, por isso, conta também com uma série de eventos e estabelecimentos noturnos para aproveitar. 

Onde ficar em Braga

Confira algumas dicas de hospedagens em locais estratégicos da cidade de Braga: 

7 Porto 

Azulejos da Capela das Almas, na Baixa do Porto, Portugal
Azulejos da Capela das Almas, na Baixa do Porto, Portugal. Créditos: Dominik Kuhn / Fonte: Unsplash

Na região norte do país, Porto é uma das cidades para visitar em Portugal com mais pontos turísticos para visitar. Repleta de memórias e traços que representam a história da cidade nos tempos idos e atuais, ela é conhecida como a Invicta

Com seus quase 250 mil habitantes, a cidade do Porto coleciona cartões postais. A estética de suas construções antigas em consonância com as ruelas de pedra proporciona jogos de luz e sombra que deixam sem fôlego turistas e moradores. 

Entre os pontos turísticos imperdíveis estão a Ribeira, a Estação São Bento, a Praça da Liberdade, o Palácio de Cristal, a Fundação Serralves, o Estádio do Dragão, o Jardim Botânico, a Livraria Lello, a Casa da Música, a Torre dos Clérigos e mais! 

Quem curte turismo gastronômico não pode deixar de provar a francesinha, prato tradicional da cidade: uma espécie de misto quente, recheado com carne bovina, presunto (chamado pelos locais de “fiambre”), salsicha e queijo e coberto por um molho levemente picante à base de tomate, cerveja preta e vinho do Porto. Descubra quanto custa viajar para o Porto

Onde ficar em Porto

Se está em busca das melhores dicas para escolher a freguesia ideal para sua hospedagem, não deixe de leo artigo sobre onde ficar no Porto, um especial sobre o assunto! 

8 Vila Nova de Gaia

Capela do Senhor da Pedra, em Nova Vila de Gaia, Portugal
Capela do Senhor da Pedra, em Nova Vila de Gaia, Portugal. Créditos: Pedro Sousa / Fonte: Unsplash

“Vizinha de porta” da cidade do Porto, Vila Nova de Gaia também está entre as nossas dicas de cidades para conhecer em Portugal. Separada da invicta pelo Rio Douro, Gaia é superacessível, e merece ao menos uma visitinha rápida para conhecer seus principais atrativos. 

O Jardim do Morro, que se avista da Ribeira do Porto, proporciona um pôr do sol de encher os olhos. Logo a seu lado, é possível conhecer também o Mosteiro da Serra do Pilar. Há também as caves de vinho do porto, o convento Corpus Christi, a Capela do Senhor da Pedra, o Parque Biológico de Gaia, o Teleférico e as praias da Afurada, da Granja e Pedras Amarelas

Onde se hospedar em Vila Nova de Gaia

A dica de ouro para quem se hospeda em Gaia é buscar um local que permita fácil acesso ao Porto. Veja abaixo algumas dicas de hotéis e hostels próximos aos acessos à cidade Invicta: 

9 Matosinhos

Matosinhos, Porto, Portugal
Matosinhos, Porto, Portugal. Créditos: jaime.silva / Fonte: Flickr

Parte da área metropolitana da cidade do Porto, Matosinhos é uma cidade litorânea, com pouco mais de 175 mil habitantes. 

Famosa por suas praias com ondas, Matosinhos atrai surfistas da região, além de oferecer ao turista uma série de boas opções de passeios, como o Mercado Municipal, o Parque Urbano do Carriçal, a Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, a Galeria Municipal, o Forte Nossa Senhora das Neves.

Onde se hospedar em Matosinhos

Confira algumas dicas de hospedagens próximas dos principais pontos turísticos da cidade de Matosinhos: 

10 Aveiro

Aveiro, a veneza portuguesa
Aveiro, a veneza portuguesa. Créditos: Ricardo Resente / Fonte: Unsplash

Aveiro, a Veneza Portuguesa, está localizada a poucos minutos da cidade do Porto. Por isso, se você vai à Invicta, não tem desculpa para não visitar, também, sua charmosa vizinha. 

Para quem chega à Aveiro para turistar, a lista de lugares para visitar e passeios para fazer é extensa: antes de qualquer coisa, para sentir as boas-vindas da cidade, curta o Canal Central em um passeio de moliceiro. Em seguida, bata pernas! Conheça o Mercado de Peixe, o Museu de Aveiro, a Igreja de Santa Joana. Se o tempo estiver bom, vá até a beira-mar da praia da Costa Nova e aproveite a vista: das casinhas coloridas às águas azuis, cada detalhe é encantador. 

Onde se hospedar em Aveiro

Abaixo, você encontra algumas dicas de hospedagem em Aveiro:

11 Viana do Castelo

Ponte de Lima, Viana do Castelo, Portugal
Ponte de Lima, Viana do Castelo, Portugal. Créditos: Bert Kaufmann / Fonte: Flickr

Passagem obrigatória para os peregrinos que seguem rumo a Santiago de Compostela, Viana do Castelo é uma cidade portuária que faz divisa com a Espanha. 

Versátil, a cidade tem história, natureza, comércio e tradições locais. Tudo o que um turista precisa para voltar pra casa com a mala mais cheia — de souvenirs ou experiências! Coloque esta na sua lista de cidades para visitar em Portugal se o seu intuito for fazer turismo religioso.

Entre os destinos que não podem faltar no roteiro, estão o Zimbório, no monte de Santa Luzia, o Museu do Traje e do Ouro, o Museu das Artes Decorativas, o navio hospital Gil Eannes, a Praça da Liberdade, o Castelo de Santiago da Barra, os jardins Público e Dom Fernando, o Parque Ecológico Urbano e o Rio Lima

📌 Passeio sugerido em Viana do Castelo: visita guiada em Viana do Castelo saindo do Porto. Ver outros passeios

Onde ficar em Viana do Castelo

Sugestões de hospedagens nesta cidade localizada no norte de Portugal.

12 Seia (Serra da Estrela)

Torre, Serra da Estrela, Portugal
Torre, Serra da Estrela, Portugal. Créditos: hl_1001 / Fonte: Flickr

A Serra da Estrela, montanha mais alta de Portugal continental e parte da cidade de Seia, é muito conhecida pelos portugueses como destino de inverno, por ser uma das únicas regiões do país na qual é possível ver neve.

Para quem vai estar na região na época, o convite é tentador. As paisagens são deslumbrantes, e há, ainda, opções de esportes de inverno, como pistas de esqui e snowboard.

Mas não se prenda a isso! A Serra é um belo destino em qualquer época do ano, e merece fazer parte do roteiro de quem busca cidades para conhecer em Portugal. 

Quem visita a cidade de Seia, que abriga o Parque Natural da Serra da Estrela não pode deixar de conhecer o Museu do Pão, do Brinquedo e o Museu Natural da Eletricidade. Também vale dar um pulo na Igreja Matriz, na Igreja da Misericórdia e no Pelourinho de Seia. 

 Já no Parque da Serra da Estrela, não deixe de ir até a Torre (ponto mais alto do parque, com 1993m de altitude), à Lagoa Comprida, ao intrigante Covão dos Conchos e à praia fluvial do Vale do Rossim.

Onde ficar em Seia? 

Por ser uma cidade pequena, Seia possui opções restritas de alojamentos. Há, no entanto, uma série de cidades vizinhas com boas opções para se hospedar: 

13 Faro

Vista da Catedral de Faro, Algarve, Portugal
Vista da Catedral de Faro, Algarve, Portugal. Créditos: Heather Cowper / Fonte: Flickr

A última cidade da lista não poderia ser outra: Faro une as características das cidades anteriores e mistura traços medievais com encantos naturais. 

Como destino para férias, Faro é pouco considerada, sendo utilizada geralmente como porta de entrada para o sul de Portugal pelo principal aeroporto da região. Por essa razão, Faro preserva seu ambiente tranquilo e pacato, situado entre as muralhas da antiga cidade.

Também parte do Algarve, a cidade, de cerca de 65 mil habitantes tem muito a mostrar: inclua no roteiro passeios pelo Parque Natural da Ria Formosa, Centro Histórico, Capela dos Ossos, , Paço Episcopal, Museu Regional do Algarve, Arco da Vila, Jardim Manuel Bivar, além de um mergulho na praia de FaroDescubra quanto custa viajar para Faro

Onde ficar em Faro

Separamos algumas dicas de hospedagens em locais estratégicos na cidade de Faro. Confira a seguir: 

14 Lagos

Praia do Camilo, Algarve, Lagos, Portugal
Praia do Camilo, Algarve, Lagos, Portugal. Créditos: LauraRinke / Fonte: Pixabay

A última cidade da lista de cidades para visitar em Portugal não poderia ser outra. Lagos, na região do Algarve, é um convite a curtir dias ensolarados. Com praias de águas cristalinas, como a Praia Dona Ana, com seus monumentos naturais impressionantes, como a Ponta da Piedade, a cidade combina perfeitamente com aquele céu de brigadeiro, um chinelo nos pés e uma Super Bock gelada na mão.

Aproveite o passeio para conhecer a Marina de Lagos, o Mercado Municipal, o centro histórico da cidade, o Castelo dos Governadores, e, ainda, uma memória de tristes práticas do passado português: o Mercado de Escravos

Dicas de hospedagem em Lagos

Anote as dicas de hospedagem nos melhores locais para curtir a cidade de Lagos: 

Outras cidades para conhecer em Portugal

Se você quer acrescentar mais destinos à sua lista de cidades para conhecer em Portugal, visite o portal do Turismo do país. Lá, você encontra informações sobre cada uma das regiões do país, além de uma lista com outros destinos e seus principais atrativos. Tem um pedacinho de Portugal para todos os gostos e épocas! 

Seguro viagem obrigatório

O seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros é obrigatório em todos os países-membros do Tratado de Schengen, grupo ao qual Portugal se enquadra. Fizemos um artigo explicando todos os detalhes sobre o seguro viagem para Europa, consulte caso tenha dúvidas sobre o assunto.

No mais, temos alguns cupons de descontos para você economizar!

Seguros Promo
VIAJEIBONITO5

Cupom que dá direito a 5% de desconto

Ver todos os cupons

Como utilizar este cupom

  1. Acesse a página da Seguros Promo
  2. Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
  3. Selecione a apólice
  4. Utilize o cupom na etapa de pagamento
Seguros Promo
FERIAS

Cupom que dá direito a 15% de desconto

Ver todos os cupons

Cupom temporário válido entre 04/12/2019 e 19/12/2019

Os passos são os mesmos do nosso cupom

Real Seguro Viagem
PROMO10

Cupom que dá direito a 10% de desconto

Ver todos os cupons

Como utilizar este cupom

  1. Basta utilizar este link
  2. No momento da conclusão da compra, o valor do desconto será automaticamente aplicado ao total

Leia mais sobre Portugal

Prepare-se para sua viagem

Conheça o tour de 7 dias começando em Marrakech e indo até o Deserto do Saara no sul do Marrocos! Nesta viagem você conhecerá também Ouarzazate, o Kasbah de Telouet, o Ksar UNESCO de Ait Benhaddou e o incrível Gorges du Todra. Clique aqui para maiores informações.

Em Lisboa, nossa sugestão de hospedagem é o Sunset Destination Hostel (92, diárias a partir de R$68,00). Já em Coimbra, recomendamos o Hotel Ibn-Arrik (89, diárias a partir de R$329,00). Em Porto, nossa recomendação é o OportoHouse (88, diárias a partir de R$191,00). Aprenda a reservar um hotel pela internet aqui. Você pode procurar outros hotéis através do Booking, casas e quartos no Airbnb ou então se sua preferência é por albergues, acesse o Hostelworld.

Quer economizar em sua viagem? Conheça então os cupons de desconto oferecidos pelo Viajei Bonito.

Os países europeus exigem que os viajantes tenham contratado seguro viagem, geralmente com valores mínimos estabelecidos para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Leia também o que escrevemos sobre seguro viagem para a Europa. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiroE se liga que tá rolando promoção! Até o dia 19/12/19 você pode usar o cupom FERIAS para garantir 15% de desconto em sua apólice! Aproveite esse descontão porque ele é por tempo limitado! Como alternativa, nós sugerimos que você também faça uma cotação na Real Seguro Viagem.

Viajar pela Europa de trem é uma experiência que serve bem a qualquer tipo de viajante, é fácil e em muitos casos mais barato até mesmo que os voos low cost. Você pode pesquisar preços para uma infinidade de destinos na Omio. Aprenda aqui a comprar passagens de trem na Europa pela internet.

Vai alugar um carro? O preço do aluguel de veículos na categoria Economico em Lisboa é de aproximadamente R$35,00 por diária (confira mais preços aqui). Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOF. Veja como é simples fazer sua cotação e reservar um carro pela internet. Compare preços para Coimbra e Porto.

testamos o chip internacional da Easysim4u e aprovamos tanto o serviço quanto a qualidade da internet no exterior. Clique aqui para ver todas as opções de coberturas disponíveis nos EUA e em mais de 210 países! Ainda, utilize o cupom VIAJEIBONITO10 para garantir 10% de desconto em seu pedido! Recomendamos que você dê uma olhada nos planos Dados Mundi e 4G Europa que saem a partir de R$214,43 e R$226,80 respectivamente. O Viajei Bonito indica também como alternativa o chip da Yes Brasil.

A GetYourGuide oferece passeios, tours, visitas a atrações turísticas e guias para vários destinos no mundo! Descubra o que ela tem a oferecer para Lisboa, Coimbra e Porto. Você pode conferir também o nosso passo-a-passo sobre como reservar tours e guias pela internet.

Descubra quando viajar para Lisboa e Porto, ou então pesquise por preços de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais na plataforma da Kayak. Aprenda a criar um alerta de passagens aéreas em promoção.

Se você teve algum voo cancelado, atrasado, perda de conexão, overbooking, extravio de bagagem ou outros tipos de imprevisto com companhias aéreas, faça aqui uma consulta e descubra se você tem direito a indenizações. A Resolvvi cuida de toda a burocracia e você recebe o valor sem sair de casa, além de pagar apenas se ganhar.

TransferWise é o serviço de transferência de moedas para dentro e para fora do Brasil que utilizamos sempre que precisamos efetuar ou receber pagamentos internacionais. De todos no mercado, ele é o que garante até o momento a taxa de câmbio mais próxima da conversão atual.

Receba um desconto em sua primeira viagem com a Uber ao utilizar o cupom adrianoc135ue durante o cadastro pelo aplicativo ou então através deste link.

Em Coimbra, o almoço simples sai por volta de R$32,61, já o fast-food sairá por mais ou menos R$27,95. Considerando o cappuccino, podemos dizer que o cafezinho da tarde custa R$5,59. Em restaurantes, a garrafa d'água de 330ml custa R$3,84, o refrigerante - considerando também o de 330ml - custa R$5,36 e o pint de cerveja R$6,99. Descubra quanto custa viajar para Coimbra, Lisboa e Porto.

Adicione ao Pinterest

Clique na imagem para adicionar este artigo em seu Pinterest e veja também nossos painéis. Foto por: Katia De Juan / Fonte: Unsplash

Isabella Brando

Jornalista por paixão e curiosa por natureza, aposta na simplicidade para fazer grandes descobertas. Divide as horas do dia entre o trabalho, numa agência de comunicação, e constantes pesquisas sobre possíveis-próximos-destinos para desbravar.

Ver mais artigos de Isabella Brando

Créditos da imagem de capa: Angel Torres / Fonte: Flickr

Um comentário em “14 cidades para conhecer em Portugal (com planilhas de gastos!)”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *