A cidade do Porto vem se consolidando, a cada ano, como um dos destinos mais procurados de Portugal. Só neste ano, até julho, o aeroporto da cidade recebeu mais de 7,5 milhões de passageiros! Por essa razão, saber onde ficar em Porto, Portugal é um fator determinante para desfrutar plenamente do passeio! 

A explicação para esse número crescente de turistas não é difícil: uma cidade com múltiplos traços culturais, com paisagens de tirar o fôlego e um custo de vida ainda bastante acessível. É ou não é um combo perfeito?

Se você está pensando em conhecer a Invicta, continue lendo esse post: preparamos algumas dicas imperdíveis para você escolher onde ficar em Porto, Portugal

Sumário

Onde ficar em Porto, Portugal: o que levar em conta antes de decidir?

Voltar para o sumário

Antes de decidir o lugar perfeito para se hospedar em Porto, é bacana fazer algumas reflexões que podem influenciar bastante na sua escolha: 

  • Qual é o fator determinante para a sua decisão? Economia? Conforto? Proximidade dos pontos turísticos? 
  • Você está considerando a possibilidade de visitar locais mais distantes? Se sim, é importante optar por um alojamento próximo de paradas de ônibus (autocarro) e estações de metrô. 
  • Em que estação do ano você viaja? Além de influenciar muito no número de turistas que viajam para Porto, o verão também pode ser determinante para te ajudar na escolha de um lugar para ficar, afinal, ter acesso fácil a atividades a céu aberto e até praias pode ser um belo diferencial, não é? 

💡 Alerta de passagens baratas!

Para encontrar promoções de passagens aéreas para Portugal e ficar por dentro da época mais barata para viajar, recomendamos que você crie um alerta no site Kayak ou verifique o calendário da seção Quando Viajar da Viajanet.

Criar alerta

Os melhores locais para se hospedar em Porto

Voltar para o sumário

A cidade do porto é dividida em freguesias, que correspondem a regiões/bairros no Brasil. Algumas freguesias são agrupamentos de bairros, e outras, representam apenas a extensão de um deles. 

A seguir, indicamos os melhores locais para ficar em cada freguesia de acordo com o seu perfil de viagem. Confira! 

Cedofeita

Voltar para o sumário
Ruas de Cedofeita, uma boa área para se hospedar em Porto, Portugal
Ruas de Cedofeita, uma boa área para se hospedar em Porto, Portugal. Créditos: reflexer / Fonte: Flickr

A região de Cedofeita faz parte de uma união de freguesias que engloba, também, Miragaia, , Santo Ildefonso, São Nicolau e Vitória, conhecida como União de Freguesias do Centro

No entanto, Cedofeita é a parte mais cultural e descolada dessa união de freguesias e, portanto, uma de nossas dicas de onde ficar em Porto, Portugal

Por sua proximidade com o centro, Cedofeita abriga, também, uma ativa vida noturna, com bares e pubs e ruas repletas de comércio. Em seus arredores, travessas e becos recontam a história do Porto por meio das casinhas coloridas com suas grandes portas. 

Pontos turísticos na região de Cedofeita: Fonte das Oliveiras, Espaço 77 (o bar famoso por vender versões mini da cerveja Super Bock a apenas €0,50), Galeria Paris, Igreja de São Martinho de Cedofeita, Rotunda da Boavista, Mercado Bom Sucesso, Igreja e Cemitério da Lapa, Casa da Música, Fundação Serralves e Ó! Galeria.

Hotéis:

Hostels:

Reserve hospedagem em Cedofeita agora

Baixa do Porto

Voltar para o sumário
Azulejos da Capela das Almas, na Baixa do Porto, Portugal
Azulejos da Capela das Almas, na Baixa do Porto, Portugal. Créditos: Dominik Kuhn / Fonte: Unsplash

A Baixa do Porto é o coração pulsante da cidade. Nesta região, que reúne muito da arquitetura tradicional da cidade, está localizada a Avenida Aliados, que interliga praticamente todos os pontos turísticos centrais de Porto, e que abriga vida a qualquer hora do dia. 

Para quem busca conforto e facilidade de locomoção, a Baixa do Porto pode ser um bom lugar para se hospedar em Porto. 

Pontos turísticos na região da Baixa do Porto: Praça da Liberdade, Estação São Bento, Igreja da Santíssima Trindade, Capela das Almas, Mercado Bolhão, Praça da Batalha, Rua Santa Catarina, Torre dos Clérigos, Livraria Lello, Majestic Café, Teatro Municipal do Porto, Antigo Palácio dos Constantinos, entre muitos outros pontos. 

Hotéis:

Hostels:

Reserve hospedagem na Baixa do Porto agora

Ribeira

Voltar para o sumário
Ribeira, uma boa opção para quem procura onde ficar em Porto, Portugal
Ribeira, uma boa opção para quem procura onde ficar em Porto, Portugal. Créditos: franky1st / Fonte: Pixabay

Ah, a Ribeira! Não há quem não se encante por um pôr do sol à beira do Rio Douro. Aqui, se concentra a maioria esmagadora dos turistas que visitam Porto, por razões que não são difíceis de entender. 

Seja à beira do rio ou num dos bares e restaurantes com vista para a Ponte Luís I, estar na Ribeira é se sentir, de fato, em Porto. Não à toa, o local foi classificado, junto do centro histórico, como Patrimônio Mundial da Unesco.

Pontos turísticos na região da Ribeira: margem do Rio Douro, repleta de bares, restaurantes, arte, cultura, música e aquele pôr-do-sol difícil de ser superado. Temos também o Museu do Vinho do Porto, a Igreja Monumento de São Francisco, a Sé do Porto, a Igreja Paroquial de São Nicolau, A Praça da Batalha, resquícios da Mulhada Primitiva e da Muralha Fernandina e a ponte D. Luis I, que leva ao Jardim do Morro.

Hotéis:

Hostel:

Reserve hospedagem na Ribeira agora

Continua após a publicidade

Bonfim

Voltar para o sumário
Igreja do Bonfim, localizada em um dos melhores bairros para se hospedar em Porto, Portugal
Igreja do Bonfim, localizada em um dos melhores bairros para se hospedar em Porto, Portugal. Créditos: Tomas Groulik / Fonte: Shutterstock

Puxando um bocado de sardinha, não posso deixar de incluir aqui, como dica, a freguesia do Bonfim, que, por acaso, vem sendo minha casa desde que cheguei aqui. 

Para quem busca um local estratégico, o Bonfim certamente deve ser considerado como opção na hora de decidir onde ficar em Porto

Encantador do início ao fim, o bairro mistura o que há de mais tradicional e moderno em termos de comércio e construções, e reúne excelentes praças e parques para sentar e curtir o dia com um bom livro (e uns bons vinhos). Além de uma vasta gama de mercados próximos, é possível caminhar até o centro histórico, Ribeira e outros pontos turísticos sem grandes esforços. 

No Bonfim está localizada a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, e, por isso, o bairro é repleto de galerias de arte, brechós e outros comércios voltados para o segmento artístico e cultural. 

Pontos turísticos na região do Bonfim: Igreja do Bonfim, Biblioteca Pública Municipal do Porto, Museu Militar, Lavadouro das Fontainhas, Igreja Paroquial de Santo António das Antas, Monte do Tadeu, Baixa do Porto, Ribeira e Estádio do Dragão.

Hotéis:

Hostels:

Reserve hospedagem no Bonfim agora

Vila Nova de Gaia

Voltar para o sumário
Pôr do sol no Jardim do Morro, Vila Nova de Gaia, Portugal
Pôr do sol no Jardim do Morro, Vila Nova de Gaia, Portugal. Créditos: Roney Gonçalves

Vila Nova de Gaia é uma cidade litorânea que faz divisa com o Porto. Com o boom do turismo e o consequente aumento expressivo dos preços de aluguéis de casas e quartos no Porto, Gaia se tornou uma opção muito considerada, tanto por quem viaja para ficar, quanto para quem visita. 

O grande pulo do gato é escolher bem o local. Por ser uma cidade, há hotéis por toda parte, e alguns deles exigem que o deslocamento para os pontos turísticos do Porto seja feito via algum meio de transporte. 

As freguesias de Santa Marinha e Afurada e as regiões próximas à estação de metrô (aqui chamadas de métro, com acento no “e”) General Torres são recomendadas! 

Pontos turísticos em Vila Nova de Gaia: Jardim do Morro, Mosteiro da Serra do Pilar, Caves de vinho do Porto, Capela do Senhor da Pedra, Teleférico, praias! 

Hotéis: 

Hostels:

Reserve hospedagem em Vila Nova de Gaia agora

Seguro viagem obrigatório

Voltar para o sumário

O seguro viagem é exigido por todos os países-membros do Tratado de Schengen. Viajantes que não estiverem em posse de uma apólice podem ser deportados ao país de origem.

Além de obrigatório, o seguro é altamente recomendado, uma vez que ele oferece cobertura médico-hospitalar, cobertura odontológica, traslado do corpo e regresso sanitário, seguro por invalidez ou morte acidental, além de oferecer assistência em questões menos graves, como perda de documento e extravio de bagagem. Leia mais sobre o seguro viagem para a Europa e use os nossos cupons para conseguir descontos.

Seguros Promo
VIAJEIBONITO5

Cupom que dá direito a 5% de desconto

Ver todos os cupons

Como utilizar este cupom

  1. Acesse a página da Seguros Promo
  2. Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
  3. Selecione a apólice
  4. Utilize o cupom na etapa de pagamento
Seguros Promo
BLACK

Cupom que dá direito a 15% de desconto

Ver todos os cupons

Cupom temporário válido entre 05/11/2019 e 21/11/2019

Os passos são os mesmos do nosso cupom

Real Seguro Viagem
PROMO10

Cupom que dá direito a 10% de desconto

Ver todos os cupons

Como utilizar este cupom

  1. Basta utilizar este link
  2. No momento da conclusão da compra, o valor do desconto será automaticamente aplicado ao total

Leia mais sobre Portugal

Prepare-se para sua viagem

Voltar para o sumário

Conheça o tour de 7 dias começando em Marrakech e indo até o Deserto do Saara no sul do Marrocos! Nesta viagem você conhecerá também Ouarzazate, o Kasbah de Telouet, o Ksar UNESCO de Ait Benhaddou e o incrível Gorges du Todra. Clique aqui para maiores informações.

Em Porto, nossa sugestão de hospedagem é o OportoHouse (88, diárias a partir de R$191,00). Aprenda a reservar um hotel pela internet aqui. Você pode procurar outros hotéis através do Booking, casas e quartos no Airbnb ou então se sua preferência é por albergues, acesse o Hostelworld.

Quer economizar em sua viagem? Conheça então os cupons de desconto oferecidos pelo Viajei Bonito.

Os países europeus exigem que os viajantes tenham contratado seguro viagem, geralmente com valores mínimos estabelecidos para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Leia também o que escrevemos sobre seguro viagem para a Europa. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiroE se liga que tá rolando promoção! Até o dia 21/11/19 você pode usar o cupom BLACK para garantir 15% de desconto em sua apólice! Aproveite esse descontão porque ele é por tempo limitado! Como alternativa, nós sugerimos que você também faça uma cotação na Real Seguro Viagem.

Viajar pela Europa de trem é uma experiência que serve bem a qualquer tipo de viajante, é fácil e em muitos casos mais barato até mesmo que os voos low cost. Você pode pesquisar preços para uma infinidade de destinos na Omio. Aprenda aqui a comprar passagens de trem na Europa pela internet.

Vai alugar um carro? O preço do aluguel de veículos na categoria Economico em Porto é de aproximadamente R$40,00 por diária (confira mais preços aqui). Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOF. Tem cupom de desconto rolando! Até o dia 30/11/2019 você garante 5% de desconto ao utilizar o cupom ESQUENTA5OFF (confira as condições aqui). Veja como é simples fazer sua cotação e reservar um carro pela internet.

testamos o chip internacional da Easysim4u e aprovamos tanto o serviço quanto a qualidade da internet no exterior. Clique aqui para ver todas as opções de coberturas disponíveis nos EUA e em mais de 210 países! Ainda, utilize o cupom VIAJEIBONITO10 para garantir 10% de desconto em seu pedido! Recomendamos que você dê uma olhada nos planos Dados Mundi e 4G Europa que saem a partir de R$215,94 e R$228,39 respectivamente. O Viajei Bonito indica também como alternativa o chip da Yes Brasil.

A GetYourGuide oferece passeios, tours, visitas a atrações turísticas e guias para vários destinos no mundo! Descubra o que ela tem a oferecer para Porto. Você pode conferir também o nosso passo-a-passo sobre como reservar tours e guias pela internet.

Descubra quando viajar para Porto, ou então pesquise por preços de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais na plataforma da Kayak. Aprenda a criar um alerta de passagens aéreas em promoção.

Se você teve algum voo cancelado, atrasado, perda de conexão, overbooking, extravio de bagagem ou outros tipos de imprevisto com companhias aéreas, faça aqui uma consulta e descubra se você tem direito a indenizações. A Resolvvi cuida de toda a burocracia e você recebe o valor sem sair de casa, além de pagar apenas se ganhar.

TransferWise é o serviço de transferência de moedas para dentro e para fora do Brasil que utilizamos sempre que precisamos efetuar ou receber pagamentos internacionais. De todos no mercado, ele é o que garante até o momento a taxa de câmbio mais próxima da conversão atual.

Receba um desconto em sua primeira viagem com a Uber ao utilizar o cupom adrianoc135ue durante o cadastro pelo aplicativo ou então através deste link.

Em Porto, o almoço simples sai por volta de R$33,92, já o fast-food sairá por mais ou menos R$27,14. Considerando o cappuccino, podemos dizer que o cafezinho da tarde custa R$6,92. Em restaurantes, a garrafa d'água de 330ml custa R$4,37, o refrigerante - considerando também o de 330ml - custa R$5,96 e o pint de cerveja R$6,96. Descubra quanto custa viajar para Porto.

Adicione ao Pinterest

Clique na imagem para adicionar este artigo em seu Pinterest e veja também nossos painéis. Foto por: roya ann miller / Fonte: Unsplash

Isabella Brando

Jornalista por paixão e curiosa por natureza, aposta na simplicidade para fazer grandes descobertas. Divide as horas do dia entre o trabalho, numa agência de comunicação, e constantes pesquisas sobre possíveis-próximos-destinos para desbravar.

Ver mais artigos de Isabella Brando

Créditos da imagem de capa: Michael Baccin / Fonte: Unsplash. Imagem utilizada nas redes sociais: ESB Professional / Fonte: Shutterstock.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *