Lavras Novas: o que fazer, onde ficar e onde comer

Qualquer fim de semana em Lavras Novas proporciona um passeio sensacional tanto pela beleza natural quanto pela riqueza cultural. Não é à toa que é meu destino predileto sempre que sobra um fim de semana sem compromissos.

Margeada pelas serras do Trovão e da Chapada e a localizada a pouco mais de 100km de Belo Horizonte, o distrito de Ouro Preto ganhou fama e status de destino para casais apaixonados em busca de dias de puro romance.

Neste guia você descobrirá o que fazer em Lavras Novas e poderá ver em primeira mão algumas dicas de restaurantes, bares e pousadas.

O que fazer em Lavras Novas?

Se você chegou até aqui é porque demonstra interesse em saber o que fazer em Lavras Novas. Além de passear pelas ruelas e degustar o que a comida mineira tem de melhor para oferecer, o vilarejo ainda conta com inúmeras opções voltadas para o ecoturismo sem gastar nenhum centavo.

💡 Fique ligado!

Se a grana tá curta, evite o aluguel de quadriciclos, caiaques e todas as invenções humanas. Divirta-se apenas com suas próprias pernas nos mais variados passeios gratuitos pelas trilhas dos arredores de Lavras Novas.

Pedra do Equilíbrio

Antes mesmo de chegar ao centrinho de Lavras Novas você vai avistar uma obra surpreendente da natureza. A Pedra do Equilíbrio parece que vai sair rolando a qualquer momento. Ela fica do lado esquerdo da estrada, no sentido de quem está subindo a serrinha rumo ao vilarejo. Apesar de ser um lugar bonito, é difícil estacionar o carro para fazer fotos, principalmente aos finais de semana e feriados, quando há intenso fluxo de automóveis.

Passeio pelas ruas

Se estiver de carro, estacione na primeira vaga que encontrar e vá caminhar. As ruas de Lavras Novas estão repletas de casas charmosas e construções pitorescas. Seria uma pena conhecê-las apenas pela janela de um automóvel. Andar a pé contribui, e muito, para curtir a vibe do local.

Igreja Nossa Senhora dos Prazeres

Igreja Nossa Senhora dos Prazeres em Lavras Novas, Minas Gerais, Brasil
Igreja Nossa Senhora dos Prazeres em Lavras Novas, Minas Gerais, Brasil. Créditos: Gisele Rocha

A igreja de cores rosa e branca é o marco de Lavras Novas e foi construída por escravos a mando de mineradores. As pedras eram tiradas na entrada do distrito e levadas pelos trabalhadores até o local onde ela está hoje.

Mirante da Pedra

Quem quer andar pouco pode apostar nos dois melhores mirantes da vila. O mirante da pedra está a apenas 500 metros do fim da rua principal. De dia é possível observar as serras e à noite observar a lua – com sorte encontrará alguém tocando violão ou gaita. Leve agasalho, pois o vento não perdoa!

Mirante da Rua da Fonte

O mirante da Rua da Fonte oferece um pôr do sol digno de filme. Ele fica ao lado da Pousada da Pedra, não tem erro.

Mirante da entrada da cidade

Pôr do sol visto do mirante da entrada da cidade de Lavras Novas, Minas Gerais
Pôr do sol visto do mirante da entrada da cidade de Lavras Novas, Minas Gerais. Créditos: Gisele Rocha

Ao que parece, esse mirante não tem outro nome. Ele fica na entrada/saída de Lavras Novas, na subida de uma montanha. Há uma área segura para estacionar o carro e contemplar a vista, que fica ainda mais bonita durante o pôr do sol.

Cachoeiras

Várias piscinas naturais ideais para nado são encontradas na região dos pocinhos
Várias piscinas naturais ideais para nado são encontradas na região dos pocinhos. Créditos: Juliana Xavier

Com um pouco de disposição dá para chegar às cachoeiras locais, como a famosa Três Pingos. Adeptos de trilhas e caminhadas podem fazer todos os percursos a pé, já aqueles que não abrem mão da comodidade proporcionada pelos automóveis terão de encarar estradas de terra bastante esburacadas.

Se você tem planos de visitar a Represa do Custódio, é sugerido alugar um dos quadriciclos disponíveis na cidade por conta da qualidade das estradas de chão até lá. O esforço é recompensador: a represa tem uma vista linda, especialmente em dias frios e nos fins de tarde.

Onde comer em Lavras Novas

Como Lavras Novas é composta basicamente por uma única rua, fica fácil achar bares e restaurantes. Muitos deles estão colados uns nos outros, com mesinhas espalhadas pela praça. Basta pedir o cardápio e ver se gosta ou não.

Entre os estabelecimentos mais conhecidos estão:

  • Restaurante Santo Graal (que tem uma armadura na entrada, impossível não notar)
  • Bar Carumbé
  • Restaurante Bem-Ti-Vi
  • Pimenta Rosa
  • Casa Nativa

Onde se hospedar em Lavras Novas

Onde se hospedar em Lavras Novas
Onde se hospedar em Lavras Novas. Créditos: Adriano Castro

As caras hospedagens ainda existem, mas há alguns anos dividem espaço com um novo filão de negócio encontrado pela população local: o aluguel de simples chalés ou suítes.

Os preços das diárias nessas novas empreitadas variam entre R$ 80 e R$ 150, dependendo da época, e muitas das opções incluem farto café da manhã.

Como você já deve ter ouvido falar, as pousadas em Lavras Novas são muito populares e como referência, indicamos aqui a Pousada Provincia.

O Vilarejo da Chapada é logo ali

Estar em Lavras Novas ainda permite dar um pulo na Chapada, vilarejo com menos de 70 habitantes e 500 metros de extensão. O povoado fica a 9km do distrito e parece ter parado no tempo: guarda na fachada das poucas casas e na capela do século 19 histórias de um tempo remoto.

A vila tem fauna e flora preservados. Com no máximo 30 minutos de caminhada é possível alcançar a Cachoeira do Castelinho, com águas geladas e poço excelente para banho. Devido ao fácil acesso, há apenas uma forte descida no caminho e que fica cheia nos fins de semana de sol.

Outros lugares para conhecer nos arredores de Lavras Novas

Você vai precisa de um fim de semana inteiro para conhecer Lavras Novas e suas cachoeiras, mas se você tiver mais tempo, vale a pena conhecer outras cidades próximas, como Mariana, Congonhas, Ouro Branco e o vilarejo de Itatiaia.

Tenha em mente que Lavras Novas não tem banco, caixa eletrônico, nem posto de gasolina e a única farmácia funciona apenas em horário comercial.

Leia mais sobre Minas Gerais

Lavras Novas: o que fazer, onde ficar e onde comer

Prepare-se para viajar

Use o cupom FERIAS para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus,  a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Viajei Bonito

Somos duas pessoas apaixonadas por movimento. Para nós, cair na estrada é mais importante do que um projeto futuro de estabilidade e quaisquer oportunidades de novas viagens, por mais remotas e loucas que pareçam ser, a gente tá pegando!

Um pensamento em “Lavras Novas: o que fazer, onde ficar e onde comer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo