Atlanta, Geórgia: o que fazer, como chegar e onde ficar
Há muito o que fazer em Atlanta e a gente só se dá conta disso quando chega lá. Além de sua importância histórico-social na luta pelos Direitos Humanos, a capital da Geórgia vem ganhando destaque entre as cidades turísticas dos Estados Unidos por oferecer atrações que atendem a todos os estilos de viajantes.
Ecoturismo, gastronomia, arte, cultura, compras ou história. Seja lá o que você procura em um destino de viagem, Atlanta pode lhe oferecer. Listamos aqui os principais pontos turísticos da cidade e também alguns lugares pouco conhecidos, mas igualmente interessantes. Vamos nessa?
Navegue pelo post
Como chegar a Atlanta?
Basicamente, as principais formas de se chegar a Atlanta são:
De avião
O Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson é o aeroporto mais movimentado do mundo, transportando mais de 100 milhões de pessoas por ano. Leia o nosso post para entender como ir do Aeroporto ao Centro de Atlanta.
De carro
A cidade de Atlanta é cortada por duas importantes rodovias: a Interstate 75 e a Interstate 85. Se a sua ideia for viajar por outras cidades e estados, a melhor forma de se deslocar é alugando um carro.
No nosso canal do YouTube você vai encontrar diversas dicas para dirigir nos Estados Unidos, incluindo a documentação necessária e leis de trânsito diferentes das nossas.
Quando ir a Atlanta?
A melhor época para viajar para Atlanta pode variar de acordo com os seus interesses. Em relação ao clima, as temperaturas estão mais amenas na primavera e no outono, períodos em que também chove menos. São os meses de março, abril, maio, setembro, outubro e novembro.
Ao escolher quando viajar para Atlanta, leve em consideração o calendário de eventos locais mas reserve hospedagem com antecedência, pois a cidade fica ainda mais movimentada que o normal.
Quantos dias ficar em Atlanta?
Três dias é um tempo razoável para visitar os principais pontos turísticos de Atlanta, embora também seja possível passar 15 dias desbravando a cidade sem repetir nenhuma atração. Mas se você não dispuser nem de 72 horas para passear pela capital da Geórgia, veja o nosso roteiro com o que fazer em Atlanta durante uma conexão.
Onde se hospedar em Atlanta?
Downtown, Midtown, Buckhead, Grant Park, Inman Park e Old Fourth Ward são áreas seguras, próximas de boa parte dos pontos turísticos em Atlanta e bem abastecidas pelo transporte público. Leia também nosso guia completo sobre onde se hospedar em Atlanta.
Hotéis de luxo:
Hotéis econômicos:
O que fazer em Atlanta?
Apresentaremos aqui os principais pontos turísticos em Atlanta. Veja também o nosso roteiro pelas locações de The Walking Dead e os parques mais bonitos para visitar nos arredores da cidade.
Centennial Olympic Park
Construído para os Jogos Olímpicos de Verão de 1996, o Centennial Olympic Park continua sendo uma grande atração no centro de Atlanta. Assista aos shows de água e luzes da Fonte dos Anéis, que acontecem todos os dias em horários variados. Consulte a agenda para não perder a hora!
Do outro lado da rua está a inconfundível SkyView Atlanta, uma roda-gigante de 61 metros de altura com cápsulas climatizadas que oferecem uma vista incrível dos arredores. Fazer o passeio à noite é ainda mais interessante!
Se quiser fazer um roteiro olímpico, visite também a State Farm Arena, onde aconteceram disputas de vôlei, o Georgia World Congress Center, onde se deram as provas de judô, tênis de mesa, levantamento de peso, handebol e esgrima, entre outros, e também o Georgia Tech Campus Recreation Center, onde aconteceram as provas aquáticas.
Horário de funcionamento: o parque funciona todos os dias, das 7h às 23h.
Preço: entrada gratuita
CNN Center
[vb_gallery ids=”21506,21507″]
Ao sair do parque você terá a oportunidade de conhecer o primeiro canal exclusivamente jornalístico dos Estados Unidos. É possível entrar de graça no prédio e ficar na praça de alimentação, de onde se tem uma ideia da grandiosidade da emissora, mas só quem paga pelas visitas guiadas pode conhecer os bastidores e aprender sobre as etapas da produção de notícias.
Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 17h. Fechado na Páscoa, Ação de Graças, Véspera de Natal e Dia de Natal.
Preços: a partir de $16,50. Consulte o site oficial.
World of Coca-Cola
O refrigerante mais consumido no mundo inteiro foi inventado aqui, no Centro de Atlanta, pelo farmacêutico John S. Pemberton. Sabemos que consumir refrigerante em exagero não faz bem, mas não dá para perder a oportunidade de visitar uma das fábricas, principalmente se nela existe um museu com salas interativas e cinema 4-D, além de uma sala de degustação com edições limitadas que você só poderá experimentar (ou relembrar) aqui.
Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 17h. A partir das 9h aos sábados.
Preço: $18,50
National Center For Civil and Human Rights
O Centro Nacional para os Direitos Civis e Humanos é um dos lugares que você não pode deixar de visitar em Atlanta se quiser ser uma pessoa melhor. Construído em 2014, ele aborda o Movimento Americano pelos Direitos Civis e o Movimento Global pelos Direitos Humanos, relembrando vitórias passadas e mencionando os desafios do futuro.
O edifício por si só é uma obra-prima. Os três andares são ocupados por salas e exposições interativas que nos fazem refletir sobre o nosso papel no mundo. Você não será mais a mesma pessoa quando sair de lá.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 17h. Domingo, das 12h às 17h.
Preços: $19,99 para adultos e $15,99 para crianças entre 6 e 12 anos. Estudantes e aposentados pagam $17,99.
Martin Luther King Jr. National Historic Site
[vb_gallery ids=”21513,21514,21512″]
E por falar em Direitos Humanos, o Martin Luther King Jr. National Historic Site é outro lugar que não pode ficar de fora do roteiro de Atlanta. O complexo foi criado em 1980 para preservar os lugares onde ele nasceu, viveu, trabalhou, adorou a Deus e, por fim, foi sepultado.
Vale mencionar que durante os 12 anos em que Martin Luther King Jr. liderou o Movimento Americano pelos Direitos Civis, os afro-americanos fizeram mais progressos em direção à igualdade do que nos três séculos anteriores. Por toda a sua luta incansável, em 1964 ele se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz. Não deixe de visitar o King Center, um espaço muito bonito que agora é a morada eterna do ativista e de sua esposa.
Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 17h. No verão o horário se estende até às 18h.
Preço: entrada gratuita em todos os espaços, mas você pode fazer uma visita guiada com duração de 2 horas e meia por $35.
Fox Theatre
Construído na década de 1920, o Fox Theatre é um dos mais exóticos pontos turísticos em Atlanta. O edifício não foi projetado para ser um cinema, mas uma mesquita, por isso você identificará elementos da arquitetura islâmica na fachada e no interior do teatro.
Fazer uma visita guiada é a melhor forma de conhecer a história do “The Fox” e contribuir para a sua preservação.
Horário de funcionamento: segundas, quintas e sábados em horários variados. Consulte o site oficial.
Preços: $18 para adultos, $15 para idosos e $5 para crianças menores de 10 anos.
Georgia State Capitol
O Capitólio da Geórgia é o edifício governamental mais importante do estado e está aberto à visitação. Conta com um museu que procura preservar e interpretar a história do próprio edifício, com mobiliário antigo, obras de arte, documentos e bandeiras. O acervo pode até não ser muito atrativo, mas o interior do prédio é de cair o queixo.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Preço: entrada gratuita
Atlanta BeltLine
[vb_gallery ids=”21519,21520″]
Os Estados Unidos são uma referência quando falamos em reocupação de espaços urbanos inutilizados. Na Geórgia o melhor exemplo disso é o Atlanta BeltLine, uma área de lazer construída onde antes havia 36 km de trilhos inoperantes. É um lugar que não pode ficar de fora da lista com o que fazer em Atlanta se você quiser ter contato com a população local.
O espaço é frequentado por pessoas de todas as idades, seja para praticar esportes, andar de bicicleta, fazer piquenique, aulas de ginástica, etc. Tem até um parque de skate, o Historic Fourth Ward Skate Park, que na sua inauguração contou com a presença de esportistas do mundo inteiro. Consulte o calendário de eventos para ficar por dentro da programação.
Krog Street Market
[vb_gallery ids=”21521,21523,21522″]
O Krog Street Market é um espaço estiloso montado onde antes funcionava uma fábrica de fornos e panelas de ferro. Dezenas de restaurantes e lojas de bebidas atendem aos paladares mais exigentes. Só não espere preços de “street food”, os valores fazem jus à qualidade do que é servido.
Horários de funcionamento: de segunda a quinta, das 7h às 21h; sexta, das 7h às 22h; sábado e domingo, das 8h às 21h.
Street art tour
[vb_gallery ids=”21525,21527″]
Atlanta é referência em arte de rua, com mais de 600 murais espalhados pela cidade. Saindo do Krog Street Market, siga pela Edgewood Avenue para ver incontáveis desenhos. Outro lugar bacana para quem curte arte urbana é o Krog Tunnel, com pinturas sobrepostas que mudam a cada dia. Só não aconselho passar por lá à noite, porque não há iluminação suficiente e a rua fica deserta.
Outros lugares para fotografar street art em Atlanta são a BeltLine, Little Five Points, Old Fourth Ward, East Atlanta Village e Wylie Street, em Cabbagetown.
Little Five Points
[vb_gallery ids=”21531,21530″]
Little Five Points é de longe o bairro mais legal da cidade, pois é repleto de lojas vintage de roupas e de discos, restaurantes veganos, lanchonetes descoladas, bares alternativos, espaços casuais e arte urbana. É a locação perfeita para as suas fotos do Instagram! Ideal para quem procura o que visitar em Atlanta fora dos roteiros engessados.
Jackson Street Bridge
Para ter uma visão privilegiada e gratuita do horizonte de Atlanta, a melhor opção é parar na Jackson Street Bridge. Fãs de The Walking Dead irão reconhecer essa vista com facilidade! Se você for fã da série, faça um tour guiado pelas locações de TWD, que foram gravadas em Atlanta e na cidade vizinha de Senoia.
Ponce City Market
O Ponce City Market é mais um exemplo de reaproveitamento de espaços inutilizados em Atlanta. Ele trouxe uma nova função ao edifício histórico onde antes funcionava o escritório regional da Sears, Roebuck & Co. Hoje é um espaço de convivência, com boas lojas, restaurantes e área de lazer.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 21h e domingo, das 11h às 18h.
Jimmy Carter Presidential Library and Museum
Este é outro lugar para quem procura o que fazer em Atlanta fora do circuito turístico tradicional. Jimmy Carter nasceu na Geórgia e decidiu fundar na capital do estado a primeira das 13 bibliotecas presidenciais que existem atualmente nos Estados Unidos.
Mas essa não é uma biblioteca convencional. Na verdade ela é um centro de pesquisa e museu, com acervo de mais de meio milhão de fotografias, correspondências, documentos, além de arquivos multimídias. Tem também uma réplica do Salão Oval, que é o gabinete do presidente na Casa Branca, em Washington. Você também poderá ver o Prêmio Nobel da Paz que Carter recebeu em 2002.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 16h45. Domingo, das 12h às 16h45.
Preços: adultos pagam $12, enquanto estudantes, militares e aposentados pagam $10.
Fernbank Museum of Natural History
[vb_gallery ids=”21537,21538″]
Amantes da ciência vão à loucura no Museu de História Natural de Fernbank, com réplicas dos maiores dinossauros já encontrados na Terra. O museu possui três andares que abrigam nove exposições permanentes e temporárias, além do cinema IMAX com tela gigante 4k e efeitos realísticos.
Horário de funcionamento: Diariamente, das 10h às 17h. Fechado no Dia de Ação de Graças e no Natal.
Preços: $20. Ingressos para o cinema são pagos à parte. Consulte o site oficial.
Atlanta Botanical Garden
Coloque o Jardim Botânico na sua lista com o que fazer em Atlanta se você busca um lugar para fugir do agito da cidade, mas sem se distanciar do centro. O parque ocupa uma área de aproximadamente 121.000 m² no coração da Midtown. Sua marca registrada são as esculturas vivas gigantescas, que chegam até 7 metros de altura.
Se não tiver medo de altura, caminhe pela Canopy Walk, uma passarela de 180 m de extensão que permite aos visitantes percorrer uma das últimas florestas urbanas remanescentes da cidade, a cerca de 10 metros do solo.
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h.
Preços: $21,95 para adultos e $18,95 para crianças entre 3 e 12 anos.
Piedmont Park
Adjacente ao Jardim Botânico, o Piedmont Park é um espaço público com parquinhos, áreas para piqueniques, quadras de tênis, piscina pública e até parque para cachorros. Aqui acontecem uma série de eventos importantes, como o Atlanta Jazz Festival, a Parada do Orgulho Gay, o Atlanta Dogwood Festival, entre outros. Proporciona vistas maravilhosas da cidade, dignas de cartões-postais.
Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 23h.
Preços: entrada gratuita
High Museum of Art
O High Museum é a principal instalação de arte do sudeste dos Estados Unidos. Se você é apaixonado por arte e procura o que fazer em Atlanta relacionado a isso, programe-se para conhecer a vasta coleção permanente e as galerias itinerantes com exposições de artistas renomados do mundo inteiro. Os dois prédios que abrigam o museu são magníficos, projetados pelos arquitetos Richard Meier e Renzo Piano.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 17h; se estende até às 21h na sexta-feira e permanece fechado aos domingos.
Preço: $14,50
Center For Puppetry Arts
[vb_gallery ids=”21547,21548″]
Viajando com crianças? Então o Center For Puppetry Arts não pode ficar de fora da sua lisa com o que fazer em Atlanta! Este é o maior museu dos Estados Unidos (senão do mundo) dedicado às marionetes e está dividido em três seções: performance, educação e museu.
Você se lembra dos Muppets? E da Vila Sésamo? Os personagens estão expostos aqui! E dizem que eles têm o poder de nos transportar de volta à nossa infância.
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 17h; sábado, das 10h às 17h e domingo, das 12h às 17h.
Preço: $12,50
The Goat Farm Arts Center
[vb_gallery ids=”21549,21550,21551″]
Outro lugar interessante para visitar em Atlanta é o Goat Farm Arts Center, um centro de artes visuais e performáticas instalado em um antigo complexo de prédios industriais do século 19.
O grupo trabalha para unir ciência, design e tecnologia através da arte, promovendo concertos, exibições de filmes, apresentações de dança, oficinas, exposições de arte e teatros experimentais.
Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 19h.
Preços: consulte a página oficial.
Doll’s Head Trail
[vb_gallery ids=”21544,21546,21545″]
Se você estiver viajando de carro ou se não se importar de passar um tempo se deslocando através do transporte público, poderá conhecer a trilha mais macabra dos arredores de Atlanta: a Doll’s Head Trail.
A trilha na verdade fica no condado de Dekalb e faz parte do Constitution Lakes Park, onde muitos anos atrás funcionava uma empresa de tijolos que fazia escavações no lugar, formando-se assim os lagos.
O fato é que por ter ficado muito tempo abandonado, a natureza tomou conta do espaço. A prefeitura o transformou em parque, mas foi um cidadão comum que teve a ideia de transformar o lixo encontrado no local em arte.
Além das cabeças de bonecas encontradas ali, ele usou televisões, placas de ferro, roupas e mais um monte de coisas que encontrou jogadas pelo caminho. São 2,5 km em um cenário de filme de terror. Você teria coragem de andar por ali?
Stone Mountain Park
[vb_gallery ids=”21541,21542″]
O último item desta lista com o que fazer em Atlanta também fica em uma área afastada do centro e só vale a pena visitar se você estiver de carro. O Stone Mountain Park é o ponto turístico mais visitado da Geórgia e oferece opções de lazer para crianças, trilhas em meio à natureza, programação cultural e até teleférico.
Mas o grande atrativo é de fato a montanha de granito onde foi esculpida a maior escultura em alto-relevo do mundo. O monólito tem nada menos que 2.359,401 m² e 251 metros de altura. Na imagem estão retratados três importantes figuras importantes na Guerra Civil dos Estados Unidos: o presidente Jefferson Davis e os generais Robert E. Lee e Thomas J. “Stonewall” Jackson.
Horário de funcionamento: diariamente, das 5h à meia-noite.
Preço: $20 por carro
Seguro viagem para os Estados Unidos
O seguro viagem não é obrigatório para todas as modalidades de visto nos Estados Unidos, mas é muito importante e deve fazer parte de seu planejamento. A partir de R$ 10 por dia você contrata sua apólice e viaja sem o risco de desembolsar uma boa quantia com necessidades médicas e também com imprevistos menores, como extravio de bagagem.
Use os nossos cupons e pague ainda menos!
[vb_post_list tag=”georgia” limit=”15″ title=”Leia mais sobre Atlanta e a Geórgia”]