Sak Yant: como consegui a minha de graça em Bangkok
Nos últimos anos, o interesse mundial pelas Sak Yant – tatuagens feitas por monges budistas na Tailândia – aumentou consideravelmente, principalmente depois que a Angelina Jolie apareceu com algumas delas em suas costas no começo dos anos 2000.
Há registros de que as sak yants já eram utilizadas há mais de mil anos por guerreiros do sudeste asiático que acreditavam na proteção que emanavam dos desenhos geométricos. Por isso, para os tailandeses essas tatuagens são sagradas e não devem ser tratadas como algo banal.
Já que para muitos turistas o que era sagrado se tornou estético, os tailandeses passaram a esconder informações sobre como e onde fazer uma Sak Yant legítima.
Quando eu via moradores locais com o corpo coberto por sak yants e perguntava onde ou com quem haviam feito a tatuagem mágica, notava que eles não queriam falar sobre isso, fingiam que não entenderam a pergunta e, diante da minha insistência, as respostas eram sempre evasivas: “faz muito tempo, não lembro”, “o lugar é longe”, e por aí vai.
Depois de muita pesquisa e persistência, eu consegui a minha tatuagem sagrada e agora trago a você o primeiro guia em português sobre Sak Yant em Bangkok.
Navegue pelo post
Sak Yant Tattoo: os significados das tatuagens sagradas
A palavra Sak significa “tatuagem” e Yant é derivado de Yantra, que significa “desenho geométrico sagrado”.
No geral, as Sak Yant são uma mistura de orações budistas gravadas na pele durante rituais mágicos oriundos do hinduísmo que foram incorporados pelo budismo e são como amuletos para trazer proteção, imunidade contra doenças, resistência a ataques físicos, vitórias e prosperidade.
Existem inúmeros desenhos e inscrições, com infinitas variações que se adaptam às necessidades de quem a recebe.
⚠️ Use o cupom de desconto VIAJEIBONITO20 para ter 20% de desconto no seguro viagem. Pagando pelo PIX, você garante mais 5% OFF!
Gao Yord (picos de Buda)
Essa é uma das Sak Yants mais poderosas e por isso geralmente é a primeira que recebemos. Foi essa que o monge escolheu para mim.
Os 9 picos do Gao Yord representam os nove picos mitológicos do Monte Meru – uma montanha sagrada na cosmologia hindu e budista, considerada o centro de todos os universos físicos, metafísicos e espirituais.
O desenho é formado por diversos quadrados que podem variar em tamanho e quantidade. Cada um deles representa um poder: compaixão, bondade, lealdade, popularidade, autoridade, segurança, força, fortuna, invencibilidade, proteção contra desastres naturais, entre outros.
Hah Taew (5 linhas)
Tradicionalmente, as cinco linhas do hah taew apresentam os seguintes significados:
- A primeira linha oferece proteção para a sua casa e o livra de punições injustas.
- A segunda linha reverte karma negativo e ma-sorte.
- A terceira linha protege você contra o uso de magia negra e maldições.
- A quarta linha fornece boa sorte, fortuna e sucesso.
- A quinta linha é conceder carisma e torná-lo mais atraente ao para o sexo oposto.
Paed Tidt (8 direções)
Esta é a Sak Yant dos viajantes, já que o Yantra é composto oito mantras escritos em dois círculos concêntricos e tem o poder de protegê-lo em qualquer direção que você vá.
A tatuagem também incorpora oito representações do Buda, uma para cada dia da semana, sendo que para quarta-feira há duas representações.
Hanuman
Hanuman é um personagem mitológico, cultuado como um guerreiro astuto, inteligente, valente e charmoso.
Acredita-se que aqueles que usam esse Yant podem vencer todos os inimigos. Por isso, essa é a Sak Yant mais procurada pelos lutadores de Muay Thai.
Suea Koo
O tigre é um animal temido, que representa força, inteligência, agilidade e poder, por isso é dada a pessoas com profissões arriscadas, geralmente em situações de liderança.
Acredita-se que ela também ajuda nas negociações comerciais, por isso é uma das mais procuradas por empreendedores.
Sak Yant em Bangkok: encontrando um templo e um monge
O Wat Bang Phra é o templo mais conhecido dentre aqueles em que os monges fazem Sak Yant. Ele fica a 45 quilômetros de distância do centro de Bangkok e é a opção mais fácil para quem está na capital tailandesa.
Eu tinha lido algumas coisas sobre esse lugar que quase me fizeram desistir da tatuagem sagrada. A primeira é que eles tatuavam dezenas de pessoas com a mesma agulha, algo impensável para os dias de hoje. A segunda é que era necessário madrugar no templo, pois a fila era longa.
Continuei buscando alternativas através da internet, inclusive com o Ajarn Noo Kanpai, aquele que tatuou as 5 linhas e o tigre nas costas da Angelina. Por ser tão requisitado, passou a cobrar o mínimo de 200 mil bath (cerca de 2 mil reais) por um desenho. Ele é um ex-monge e hoje faz da tatuagem o seu negócio.
Entrei em contato com muita gente. Todos me pediam pra escolher um desenho, me davam um preço e o endereço do estúdio. Nada diferente do habitual, nada parecido com a tatuagem sagrada que eu estava buscando.
O fim da viagem se aproximava e eu não havia encontrado nenhum templo que fizesse a Sak Yant em seu ritual tradicional. Já estava aceitando a ideia de voltar para casa sem o meu tão almejado amuleto.
Aconteceu que antes de embarcarmos de volta ao Brasil, tínhamos um dia inteiro em Bangkok e não havíamos planejado nada. Chegamos cedo e nosso check-in era só às 14h. Então me deu o estalo de ir ao Wat Bang Phra.
Já era tarde (por volta 11h), mas decidi ignorar o que tinha lido em outros blogs e arrisquei chegar lá perto do meio-dia e ver no que dava. Se ao chegar lá eu não conseguisse atingir o meu objetivo, ao menos conheceríamos mais um templo incrível. Fomos de Uber e o próprio motorista se ofereceu para nos aguardar. Deu tudo certo!
Higiene e saúde
Essa é uma questão que me preocupava bastante. Entretanto, vi cartazes de campanhas de combate a Aids espalhados por todo o templo. Percebi também que as agulhas de metal eram separadas após o uso e levadas para dentro do templo. Quando voltavam, eram colocadas em um líquido azul. É assim que é feito e não tem como tirar a pontinha para uma agulha mais fina.
Se existe risco? Talvez, mas se os instrumentos cirúrgicos e odontológicos são esterilizados e reutilizados, acredito que as varas de metal funcionam da mesma maneira.
💡 Onde ficar em Bangkok
A melhor área para se hospedar em Bangkok é nos arredores da Khao San Road, a rua mais turística da capital tailandesa e, portanto, uma das regiões mais seguras. Nós recomendamos o Buddy Boutique Inn, mas você pode analisar outras opções que estejam alinhadas ao seu orçamento e estilo de viagem.
O ritual da Sak Yant
Chegando ao Wat Bang Phra, foi necessário comprar uma cesta com alguns itens para oferecer ao monge: flores, velas, incensos e um maço de cigarro mentolado. Tudo isso custou 50 bath (menos de 5 reais). Vi algumas pessoas colocando dinheiro em um envelope, sempre notas de pouco valor, então doei mais 20 bath. Isto é, ao todo eu paguei cerca de R$7 pela minha Sak Yant. O que não significa nada perto do poder de proteção que eu acredito que ela tem.
Ao contrário do que pensei, o lugar não estava cheio. Como todos dizem que é necessário ir cedo e eu fui na hora do almoço, provavelmente boa parte das pessoas já tinham ido embora.
A fila corria aleatoriamente. Quando vi algumas pessoas que chegaram depois sendo tatuadas antes de mim, esperei que um rapaz terminasse a dele, me levantei e me dirigi ao monge. Lembrando que ninguém lá falava inglês, então foi tudo por meio de gestos.
As oferendas foram recolhidas pelo monge, que me deu uma almofada para colocar no colo e escolheu o desenho que faria em mim, no caso, o Yant Gao Yord (nove picos), que geralmente é o primeiro a ser feito em quem não tem nenhuma Sak Yant e é a mais poderosa entre elas.
Essa tatuagem é feita nas costas, o mais próximo possível da cabeça, que para os budistas é a parte mais sagrada do corpo humano. Não se pode escolher o desenho e o lugar onde a Sak Yant será tatuada.
Ele chamou o Adriano e um outro homem que estava esperando para ajudarem no processo, esticando e segurando a minha pele para que ele pudesse fazer a Sak Yant. Por isso nós não temos fotos ou filmagens do ritual.
A tatuagem é feita com uma longa vara de metal (não de bambu) e a tinta é composta por óleos, ervas e carvão vegetal. Ao invés de uma linha reta, como nas tatuagens feitas com máquina, ele vai dando algumas batidas, fazendo linhas pontilhadas. É bem rápido e indolor.
Durante o processo, o monge ia entoando mantras e quando o desenho estava pronto, ele soprou e me pediu para acompanhá-lo em uma oração com as mãos postas em posição de agradecimento. Os poderes mágicos são dados pelos mantras imbuídos nos yantras (os desenhos das tatuagens). Sendo assim, sem os mantras a Sak Yant é apenas uma tatuagem qualquer.
Doeu muito menos que as minhas tatuagens tradicionais e demorou cerca de 15 minutos para ficar pronta.
Antes de continuar a leitura, que tal ver as nossas fotos no Instagram?
Sak Yant em mulheres
Até pouco tempo atrás, diziam que mulheres não poderiam receber as tatuagens sagradas porque os monges não podiam dirigir a palavra a elas, muito menos encostar em sua pele.
O que eu soube de um tailandês é que os monges também são celibatários e que evitam contato com as mulheres para não passarem por tentações. Sendo assim, convém que as mulheres estejam cobertas e vestidas com roupas que não marquem o corpo. Eles só precisam ter acesso à parte que vão tatuar. Reforço que não sou grande conhecedora do assunto e essa foi a informação que eu tive de quem mora lá.
Regras para não quebrar a mágica da Sak Yant
Existem regras que devemos seguir a partir do momento em que recebemos a Sak Yant. Algumas delas conseguimos cumprir sem esforços, enquanto outras exigem atenção, equilíbrio e perseverança.
- Não mate uma pessoa intencionalmente.
- Não roube para ganho pessoal.
- Não minta para prejudicar os outros. Todos nós dizemos mentiras amenas e há uma diferença entre as situações.
- Não tenha relações sexuais com parceiros de outras pessoas.
- Não cuspa no banheiro. O vaso sanitário deve ser um lugar limpo e não mantê-lo dessa forma mostra desrespeito consigo mesmo e com os outros.
- Não xingue ou nem desrespeite seus pais, em hipótese alguma.
- Não fale mal das pessoas pelas costas para prejudicar a imagem delas.
- Não consuma álcool a ponto de tornar-se um incômodo para os outros. Mantenha o controle.
- Não deixe suas roupas íntimas aparentes. A razão para isso é evitar tentações e distrações que o sexo oposto pode trazer. Os próprios monges não estão autorizados a tocar a pele de uma mulher e, por isso mesmo, quando um monge tatua uma, ele irá usar luvas cirúrgicas.
- Não participar de rituais de magia negra. Evite qualquer contato com tais prática sempre que possível.
Quem quebra as regras da sak yant tem a chance de voltar ao templo e refazer o ritual. No Wat Bang Phra isso pode ser feito a qualquer dia, mas se você tiver oportunidade, vá durante o dia de Wai Khru, uma cerimônia tradicional que costuma receber mais de 15 mil pessoas.
Não foi amor à primeira vista
Fiquei apreensiva quando o Adriano me mostrou a primeira foto da minha Sak Yant, mas passou rápido. Me lembrei do tanto que pesquisei para poder fazê-la, dos poderes que ela tem e caí na real de que a estética não é o foco. Sem contar que, além de todos os significados, ela me remete a uma viagem incrível que era um sonho antigo e eu consegui realizar.
Prepare-se para viajar
Use o cupom CONSUMIDOR20 para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.
Gisele Rocha
Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.
Oii… vc sabe me dizer até que horas eles costumam atender as pessoas? Se eu chegar lá umas 16hrs será que consigo ser atendida? Obrigada!
Katherine, acho que enquanto tiver gente, eles vão tatuando. Sempre lia que era necessário madrugar para conseguir e no último dia disponível em Bangkok me arrisquei a ir ao templo ao MEIO DIA pra tentar a sorte. Jamais pensei que encontraria alguém lá nesse horário, já que todo mundo chegava antes das 7 da manhã.
Se você tiver a chance de ir mais cedo, vá e não se arrisque. Se for às 16h e não conseguir fazer a tatuagem, ao menos conhecerá um templo lindo.
Ficou muito linda. Vou pra Tailandia em novembro e também quero muito fazer uma Sak Yant. Posso tirar algumas duvidas com voce?
1) Você conseguiu verificar se a agulha era nova? Estou um pouco receosa de fazer em templos por isso.
2) Você sabe onde fica o estudio do Ajarn Noo Kanpai? Tem algum contato?
Obrigada!! Adorei seus relatos. Parabéns!!
Ei, Rafaela! Eu gosto muito dela, não pela só pelo visual, mas pelos poderes que vêm se comprovando a cada dia.
Sobre as suas perguntas:
1) A agulha não é nova, é esterilizada, assim como os instrumentos das manicures, dos dentistas, dos médicos e tal. Os métodos de esterilização foram aqueles que vi e descrevi aí em cima.
2) O Ajarn Noo cobra a partir de 2 mil reais numa tatuagem mais básica (como os espirais desse amuleto que o monge me deu) e 7 mil numa sak yant como a da Angelina. Aliás, não sei se se enquadra como “sak yant” uma vez que ele comercializou o processo e nem monge ele é mais. O trabalho é feito em um estúdio. Então, não é um amuleto, apenas uma reprodução. Você consegue falar com a equipe dele através do e-mail [email protected].
Gisele, parabéns pelo blog, post e sak yant!
Vou fazer a minha agora no fim do ano e tenho só dúvidas quanto ao que se pode escolher. Pode ser em qualquer lugar das costas? Você pode escolher o desenho entre as sak yants mais conhecidas?
Oi, Paulo! Fico feliz que esteja gostando.
No templo, é o monge que escolhe o seu amuleto e onde ele será desenhado. Talvez por você ser homem, ele lhe dê abertura para falar sobre quais poderes você quer obter com a sak yant (coragem, saúde, vida longa, sabedoria, etc), mas não foi o que observei. Por eu ser mulher, essa abertura foi nula, já que os monges não podem se dirigir a pessoas do sexo oposto.
Antes de mim, muitos outros homens foram tatuados, alguns deles já tinham o corpo coberto pelos amuletos, então o monge fazia de acordo com o que ele achava que a pessoa estivesse precisando. Dizem que esta que eu fiz e a das cinco linhas (igual a da Angelina) são as mais comuns para quem ainda não tem nenhuma.
Alguns estúdios em Bangkok fazem réplicas desses amuletos e aí sim você pode escolher qual quer tatuar e em qual parte das costas (ou dos braços, nunca abaixo da cintura). Mas aí é uma questão mais comercial e estética. Não sai muito barato.
Se ainda tiver alguma dúvida, estou à disposição. :)
Olá, adorei o post e também quero muito fazer uma.
Como foi a ida e volta de uber? vc pediu no seu celular mesmo? saiu muito caro? ele encontrou o endereço e esperou por vc numa boa?
Beeijos,
Ana
Oi, Ana! Pedimos pelo celular mesmo e já no carro negociamos com o motorista para que ele nos esperasse e nos levasse de volta a Bangkok. Embora lá tenha ônibus e taxi, decidimos que seria melhor tentar voltar no Uber por motivos de:
1. Era feriado e os horários de ônibus eram irregulares.
2. Negociar com taxista dá muita preguiça, eles cobram o triplo do preço justo pra você negociar até chegar a um valor razoável, que nem sempre sabemos de quanto é. E se não tiver outro motorista, você terá de voltar com qualquer um, a qualquer preço.
Nos custou algo em torno de R$50 ida e volta, o que é muito barato, já que o templo fica a 45 quilômetros de Bangkok. Dificilmente você vai conseguir Uber lá no templo, então negocie com o motorista quando estiverem saindo do centro, viu?
Boa viagem!
Beijo.
Bonita história! Nada como experimentar na pele a cultura de um lugar! Adorei o post e tatuagem! beijos
Exato, Camila. Se dependesse de mim, seria uma tatuagem em cada lugar e hoje eu seria um gibizinho ambulante.
Caramba, sou muito ligada ao budismo, então planejo fazer uma na minha trip pelo sudeste asiático que estou planejando (e que só vai rolar daqui a uns 4 anos, pelo jeito). Em relação aos “mandamentos” da Sak Yant, o que me preocupa é o último: evitar contado com magia negra, e na concepção deles o que seria magia negra? Participo de práticas pagãs e dentre isso já cheguei até a ter contato com a Goétia e outras formas de magia bem pesadas, mas não as vejo como magia negra ou algo ruim (dependendo do objetivo, claro), então fiquei com uma grande dúvida nesse ponto, já que essa definição é primariamente sociocultural e religiosa e eu gostaria de ter a tatuagem e seguir seus ditos com firmeza, mas sem abandonar meus estudos.
De qualquer maneira, sua tatuagem ficou linda e que ela te proteja e te dê muitas forças!
Boa sorte e muita saúde :)